• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Asas dos Balrogs

Balrogs Tinham asas

  • SIM

    Votos: 79 47,3%
  • NÃO

    Votos: 73 43,7%
  • ALGUNS

    Votos: 15 9,0%

  • Total de votantes
    167
Achava que isso era inveção do PJ, mas parece que no livro fala que tinham sim..(embora seja apenas uma metáfora)
Mas ainda prefiro pensar em Balrogs andando por aí e não voando..

(não acredito que essa discussão voltou de novo)
 
Última edição:
Eu tava vendo illustrações de John Howe e Ted Nasmith, principalmente os Balrogs de cada um, e queria mudar meu voto pra 'sim'. Não por que na Obra diz que os Balrogs tem asas, mas simplesmente por que não diz que eles NÃO tem. Também por que eles ficam mais legais com asas do que sem.

attachment.php


Esse é de Ted Nasmith; a luta de Gothmog e Fingon durante o Nirnaeth (Balrog sem asas). Agora que eu olho pra imagem, quem sabe eu to preferindo com asas por que os Balrogs do Nasmith são feios pra caralho.

attachment.php


Esse do John Howe, Glofrindel x Balrog. Eu acho beeeem melhor do que a imagem do Nasmith, mesmo sem ter nenhuma referência a fogo no próprio Balrog. E ele tem asas. :grinlove:
 

Anexos

  • Fingon and Gothmog.jpg
    Fingon and Gothmog.jpg
    110,9 KB · Visualizações: 130
  • imagem.JPG
    imagem.JPG
    93,9 KB · Visualizações: 131
É, ele fica bem atraente com asas....mas ainda assim penso que Tolkien falaria com detalhes se Balrog tivesse asas...
 
O fato de eles "ficarem mais legais com asas" é totalmente subjetivo e acaba valendo só para o gosto pessoal da pessoa, que não há como discutir. Assim como essas imagens, que são a visão dos pintores do que eles também acham "legal".

De um ponto de vista objetivo, só a análise imparcial da obra pode chegar mais perto da verdadeira intenção do autor - já que não há mais como perguntar ao próprio sobre isso.
 
Mas não existe a possibilidade de que no segundo trecho ele estivesse falando de asas de verdade (eu sei, tem as contradições, mas mesmo assim...)?
Teve uma vez em que eu estava justamente conversando com o Fëanor sobre isso e ele me disse que inicialmente os balrogs realmente não tinham asas, mas que depois isso foi mudado e eles ganharam as ditas cujas. Não me lembro exatamente do que ele me disse (faz tempo já...) mas foi algo do genêro. Vou ver direito com ele...

De qualquer modo é bem verdade que eles ficam bem melhores de asas...
 
Eu tava vendo illustrações de John Howe e Ted Nasmith, principalmente os Balrogs de cada um, e queria mudar meu voto pra 'sim'. Não por que na Obra diz que os Balrogs tem asas, mas simplesmente por que não diz que eles NÃO tem. Também por que eles ficam mais legais com asas do que sem.
Foi a mesma teoria que eu defendi no começo do tópico. Votei nas asas porque eles ficam mais fodões com elas!

O fato de eles "ficarem mais legais com asas" é totalmente subjetivo e acaba valendo só para o gosto pessoal da pessoa, que não há como discutir. Assim como essas imagens, que são a visão dos pintores do que eles também acham "legal".
Mas a intenção desse tópico é exatamente fazer um consenso de "visões".
Eu já entendi toda a metáfora (e nem foi agora, eu to nesse tópico mais é pra botar lenha na fogueira) das asas e tudo o mais, mas votei que eles TÊM SIM asas, afinal ficam bem mais legais com elas!
 
Fiquei pensando aqui....se a suposição de Balrogs terem asas for verdadeira...porque o Balrog que atacou Gandalf, na hora em que ele caiu, ele não usou as asas pra voltar?

Se usou me desculpem, não estou lembrada
 
Fiquei pensando aqui....se a suposição de Balrogs terem asas for verdadeira...porque o Balrog que atacou Gandalf, na hora em que ele caiu, ele não usou as asas pra voltar?
Porque no buraco não tinha espaço pra ele abrir as asas. Seria o mesmo que jogar um pardal por um tudo de pvc, ele jamais conseguiria voar ali dentro.
 
Fiquei pensando aqui....se a suposição de Balrogs terem asas for verdadeira...porque o Balrog que atacou Gandalf, na hora em que ele caiu, ele não usou as asas pra voltar?

É possível que eles tinham asas mas não conseguiam voar, apenas planar pequenas distâncias, como galinhas. :dente:
 
É possível que eles tinham asas mas não conseguiam voar, apenas planar pequenas distâncias, como galinhas. :dente:

Pos é a ideia do jedi bate com a a minha, no entanto é como falei acho que seria melhor que alguns tivessem e outros não de moda a não ficar tão igualitário.
 
São dois trechos, um perto do outro. Só que o primeiro é que tem a palavra "como" ("like", em inglês), enquanto no segundo, apesar de não ter a palavra "como", estaria subentendido que "asas" ali se refere à metáfora do primeiro parágrafo, o do "e a sombra ao seu redor se estendeu como duas grandes asas". Seria um simples referente textual, que é chamado de anáfora: um termo ocorre duas vezes dentro de um mesmo contexto, mas para evitar a repetição da mesma palavra ou expressão, ela é substituída por outra que mantém os laços com o que foi dito primeiro. Neste caso, a expressão "a sombra ao seu redor se estendeu como duas grandes asas" ocorre em um parágrafo, enquanto que "suas asas se estenderam de parede a parede" ocorre dois parágrafos adiante. "Asas" no segundo parágrafo seria o referente textual que substitui toda a expressão "a sombra ao seu redor se estendeu como duas grandes asas" - apenas uma palavra da expressão original é repetida, por questões estilísticas, para dar mais fluidez ao texto e criar uma cena de impacto.

Em resumo, isso dá a entender que simplesmente a sombra tomou forma de asas e, depois, ainda nessa forma, essas "asas de sombra" foram o que se estenderam de parede a parede. O Balrog, logo, não possuiria asas físicas, mas uma sombra (que ele controlava como queria) que podia assumir a forma que ele bem entendesse - nesse caso, a de asas, para causar um maior impacto psicológico sobre os membros da Comitiva, para sentirem que seriam "envoltos" pela escuridão etc.

Exato. Era apenas sombras, não haviam asas propriamente ditas. Se elas existissem realmente, a queda do Balrog da ponta seria muito mais complicada e difícil. Tanto que aposto que Gandalf faria alguma outra coisa ao invés de apenas derrubar a ponte.
 
Sim, tem essa questão da queda do próprio balrog. Mesmo se ele tivesse asas ou planasse como galinhas, como Jedi disse, ele não cairia facilmente, ou simplesmente não cairia. Já sem asas, ele sem cai e se estabaca lá embaixo. E também, lá na Torre de Dúrin, como estava sendo constantemente ferido por Gandalf, poderia simplesmente esquecer aquilo e ir embora pra outro canto, talvez...
 
Mas, ele caí pois já estava cansado e ferido. Provavelmente antes de cair, já tinha morrido. Eles (inclusive Gandalf) estavam muito cansados. Contra Glorfindel também, penso que o Balrog que lutou com ele, só caiu pois já estav muito ferido.
 
Mas com relação à primeira queda do balrog da ponte de Khazad-dûm, se ele tivesse asas, não cairia. Não estaria cansado de nada.
 
Veja: Era um abismo, não tinah espaço pra bater asas...e Gandalf estava acima dle, com Glandring.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo