1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Asas dos Balrogs

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Neithan, 17 Ago 2007.

?

Balrogs Tinham asas

  1. SIM

    71 voto(s)
    47,0%
  2. NÃO

    67 voto(s)
    44,4%
  3. ALGUNS

    13 voto(s)
    8,6%
  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Já bebericamos juntos, agarantcho a qualidade das opiniões :yep:


    Bar do Alemão rulez :cerva:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é joselito

    Ok, Enerdhil é realmente bom. Pena que o último post dele foi em 2007.


    Mas e a ideia do Fëanor: Por serem maiar, podem mudar de forma...ou não?
     
  3. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sim e não. Eles originalmente tinham esse poder sim. Mas, como Tolkien comenta no Osanwë-kenta, grande parte dos servos de Melkor perdeu esse poder. Se um balrog tivesse assumido uma forma sem asas, ficaria com o passar do tempo preso àquela forma, não podendo criar asas.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é joselito

    Ou não podendo retirá-las. :mrgreen:
     
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Assim como Melkor ficou preso ao seu corpo após disseminar seu poder pelo mundo e o mesmo ter acontecido com Sauron, não conseguindo mais mudar sua aparência, também com os Balrogs (inferiores a estes dois) a coisa aconteceu da mesma forma.

    Após um tempo corrompidos e vivendo em função do mal de Melkor, ficaram presos em suas formas físicas para sempre, sem poder para se modificarem.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  6. lisseminte

    lisseminte Nox!

    Voando de Moria...

    Ai, ai, a clássica pergunta... :roll: "Balrogs tinham asas ou não?"

    Seria tão bom se Tolkien tivesse conseguido nos responder mais claramente essa pergunta e desfazer mal entendidos... Mas, aqui vou eu emitir minha opinião sobre o assunto:

    Bem, quando li SdA pela primeira vez imaginei que tivessem sim algum par de asas, principalmente pela frase que aparece antes do Balrog atacar. Vi, então que esse fato entraria em contradição com outro, bem importante:

    - Se o balrog realmente tivesse asas, porque caiu junto com Gandalf no abismo, se ele poderia muito bem, institivamente, abrir suas asas e voar para atacar o resto da comitiva? Seria ele uma espécie de pinguim, onde as asas seriam inúteis para o vôo? Não, então elas estavam com defeito? Era só o Balrog de Moria incapaz de voar, alguns sim, outros não? Isso traria mais "Porquês" que com certeza não poderiam ser respondidos de maneira satisfatória, só faria o fã viajar na maionese...

    - Então podemos presumir que não, Balrogs não tinham asas. Isso pode ficar claro no mesmo trecho de SdA que despertou a dúvida: ele não passa de uma metáfora informando que atrás do Balrog havia um rastro de escuridão deixado por ele "como duas asas".

    Espero ter ajudado com essas observações. Até mais.
     
  7. angiuli

    angiuli Mentallion

    Re: Voando de Moria...

    Pode-se argumentar aí que não havia espaço para o que o Balrog conseguisse efetivamente voar. Também pode-se pensar que as asas do Balrog de Moria atrofiaram-se pelo passar das Eras estando em um espaço confinado.

    Essa é uma das teorias mais fortes e uma das que mais faz sentido.
     
  8. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Ninguém leva em consideração uma fala do Legolas, bem ao final da Sociedade do Anel.

    Enquanto a Sociedade está passando a noite em uma das margens do Anduim, um Nazgul alado sobrevoa o rio. Até então ninguém sabia o que era aquilo, pois passou apenas como uma sombra sobre o rio.

    E então Legolas comenta que teve medo daquela sombra, pois poderia ela ser um balrog!!!

    Legolas era sábio o suficiente para saber se um balrog voava ou não, né?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Uzugandalf

    Uzugandalf Usuário

  10. Fëanor

    Fëanor Fnord

    E fim de papo.
     
  11. Ana Lissë

    Ana Lissë Nazgûl boazinha

    Verdade! Verdade mesmo! Até porque ELE MESMO VIU UM BALROG!
    Então realmente balrogs têm asas.

    Queria ver aquele autor que o Deriel me citou rebater isso... :) ;) :D
     
  12. Hexenkönig von Angmar

    Hexenkönig von Angmar Adora torturar um

    Pode-se também argumentar que as asas do Balrog de Moria(e talvez só as dele) não serviam mais para voar;ou que talvez as asas dos Balrogs fossem meros "adornos" ,talvez indicando hierarquia ou coisa assim.Afinal nem tudo que tem asas voa(é só olhar as galinhas e os aviões da TAM).


    Isso,irmã Ana-Lissë,o Legolas VIU um Balrog( e viu com aqueles olhos de visão biônica que os elfos têm),será que ele se enganaria? Tipo: Humm... acho que aquilo são asas ou,talvez,uma corcunda dupla e feia.Creeeeedo."
    rsrsrsrs
     
  13. Carnildo

    Carnildo O Esquecido

    Eu acho estranho o fato dele ter asas.... ele poderia abanar as asas com força e derrubar Gandalf, ou voar com elas para fugir de Gandalf naquela montanhasinha que não lembro o nome.
    Vamos perguntar a Cristopher o que ele acha, ou podemos tentar ressucitar Tolkien
     
  14. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Penso algo parecido com esse argumento... E há como entender melhor a situação.
    Vejam, as "asas" poderiam ter atrofiado com o tempo e com o confinamento dentro dos túneis de Moria e perdido sua força e capacidade de vôo. ( ou o Balrog de Moria estivesse tentando imitar um avião da TAM... :roll::lol:[essa é boa, hein?!] )
    Outro argumento seria de que as asas teriam como principal função, como um "adorno", mas este teria como principal função causar impacto em batalha, dar a impressão de que ele seria maior(como quando, no filme[não gosto de citar o filme, mas é apenas para ilustrar a explicação], o Balrog ao abrir suas asas, é envolvido em fumaça e chamas). Imagina isso contra Elfos, Ananos e Homens em batalha??


    Realmente poderia ser possível de isso ter acontecido na estória ou filme. Mas além do que postei acima, podemos cogitar que o Balrog de Moria era "um covarde"? Digo isso por ele ter ficado "escondido" por tanto tempo. E além disso, ainda posso dizer que o "pavor" que ele sentiu na investida dos Valar ainda não havia sido esquecido. A presença de Gandalf e sua luz o intimidara e o Balrog "amedontrado", ficou sem reação, conseguindo somente abri-las e pegar fogo...

    Naquelas, talvez o Professor tenha se segurado mais na figura de Gandalf para compor essa cena, prendendo-o à "espinguela" que era aquela pontezinha onde aconteceu o confronto, pela limitação de movimentos...
    Talvez o caso fosse outro, de o Balrog já ser tão poderoso, que ao se deparar com alguém que parecia tão velho e insignificante, não se deu ao esforço de precisar voar. E quando da queda, ele se deu conta do problema que aquele velho era, atacando-o com ferocidade, sem deixá-lo arrumar-se para voar.
     
  15. Fëanor

    Fëanor Fnord

    Na verdade quem faz o comentário é o Gimli. Segue o trecho:
    - Louvados sejam o arco de Galadriel e a mão e o olho de Legolas - disse Gimli, enquanto mastigava um pedaço de lembas. - Aquele foi um belo tiro no escuro, meu amigo!
    - Mas quem poderia dizer o que o tiro atingiu? - disse Legolas.
    - Eu não - disse Gimli. - Mas fico feliz em pensar que a sombra não se aproximou mais. Não gostei dela nem um pouco. Pareceu-me semelhante demais à sombra em Moria - a sombra do balrog - finalizou ele, num sussurro.
    - Não era um balrog - disse Frodo, ainda tremendo pelo frio que o assaltara. - Era algo mais gelado. Acho que era... - Parou neste ponto, e ficou em silêncio.

    A Sociedade do Anel, p. 413
     
  16. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Notem que Frodo não corrigiu Gimli dizendo: "Balrogs não têm asas, seu anão idiota!"

    E foi mal por ter confundido. Pensava mesmo que era uma fala do Legolas.
     
  17. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Mas ele não disse que poderia ser o Balrog. Ele disse que lhe lembrou o Balrog. São coisas diferentes. A sombra do Balrog tinha coisas que pareciam asas, lembre-se. Lendo o trecho agora, até pelo comentário de Frodo depois, me parece que eles se referiam muito mais à escurdão e ao medo que o Balrog instigava do que a forma física propriamente dita. Gimli lembrou-se do Balrog, não achou que aquilo fosse um. Mesmo porque um Nazgûl voador é bem diferente de um Balrog para ser confundido realmente com um Balrog.
     
  18. Carnildo

    Carnildo O Esquecido


    Se o frodo falasse isso eu ia rir muito.... Oh Snap!
    Vamos também considerar levar esse debate ao Obama pra discutir com todos os lideres mundiais e chegarem a uma conclusão.
     
  19. Ana Lissë

    Ana Lissë Nazgûl boazinha

    HUAHUAHAUHAUHAUHAUHA!!!!!!!!!!

    É... só assim se chegará a uma conclusão...

    Mas que seja, se a sombra lembrou um balrog, po, é porque tem coisas de balrog. E Gmli não ia achar que uma sombra alada era um balrog se este não voasse ou, pelo menos, não tivesse asas.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  20. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Usemos outro exemplo:

    Um urubu passa sobre a sociedade e Gimli diz:
    "Isso me lembrou o macaco que encontramos em Moria."


    Convenhamos, não faz sentido nenhum!
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1

Compartilhar