• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"As Relações Perigosas" (Choderlos de Laclos)

Ana Lovejoy

Administrador
Um livro bem interessante, a começar pela forma como o Choderlos conta a história: através de cartas trocadas pelos personagens da trama. Com isso, a leitura fica bem leve.. e... ok, acho que tem uma coisa meio de voyeur. Acho que cai na mesma explicação de porque os livros com forma de diário fazem tanto sucesso.

A história conta as armações que a Marquesa de Merteuil faz com o Visconde de Valmond para se vingar de um homem que no passado deu um fora nela. Toda a trama gira em torno de questões sobre sedução (Valmond é muito bom no negócio :grinlove: ), traição e principalmente, orgulho.

E é interessante também porque ao longo da história, nota-se várias críticas do Choderlos à sociedade da época. Tem uma passagem bem legal em que uma das personagens denomina o duelo (de espadas, que hoje achamos tão romântico) algo "primitivo".

Ah, e para quem estiver com preguiça de ler o livro (mas que vergonha :aham: ) tem dois filmes baseados nessa história:

*Ligações Perigosas* - com John Malkovitch, um filme bem fiel à obra.

*Segundas Intenções* - uma versão teen do livro, vale a pena ver para perceber como é que fizeram as adaptações da história para o tempo de hj.
 
Eu gostei do livro, apesar de não gostar de livros que queiram me passar uma lição de moral. O final é extremamente moralista, com a [spoiler:57d5a6a671]Marquesa de Merteuil ficando sem dinheiro e deformada pela varíola.[/spoiler:57d5a6a671]

Sinceramente achei espirutuosa a dela vingança contra o Sr de Prévan. :lol:

Há outro filme baseado nesse livro: Valmont que foi dirigido pelo Milos Forman. O final desse filme não é fiel ao livro como os ouros dois, mas mantém o clima de hipocrisia.
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Ah, e para quem estiver com preguiça de ler o livro (mas que vergonha :aham: ) tem dois filmes baseados nessa história:

*Ligações Perigosas* - com John Malkovitch, um filme bem fiel à obra.

*Segundas Intenções* - uma versão teen do livro, vale a pena ver para perceber como é que fizeram as adaptações da história para o tempo de hj.

Ana eu assisti Segundas Intenções e achei meio fraquinho... pelo visto o diretor não foi feliz ao basear o filme no livro não né? :o?:
 
Anon, levando em conta que é um filme para teen, dá para entender pq é fraquinho. Mas mesmo assim é bacana para ver as sacadas deles na hora de trazer para os tempos atuais a história. Por exemplo, a personagem que seria a Presidenta não tem que optar entre a traição ou não do marido, mas se perde ou não a virgindade. *Bacaninha*, se é que vc me entende.

E Anigel, também não gosto muito de histórias que tentem passar lição de moral, prefiro realmente as que fazem críticas sem personagens maniqueístas e coisas do gênero. O Choderlos consegue conduzir muito bem a crítica, pintando muito bem as questões da vaidade humana... até... bem... até aquele momento que vc falou no spoiler :tsc: Completamente desnecessário e deu tonzinho de "Viu, não façam isso, meninos!" mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo