1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"As Relações Perigosas" (Choderlos de Laclos)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Ana Lovejoy, 24 Jun 2003.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Um livro bem interessante, a começar pela forma como o Choderlos conta a história: através de cartas trocadas pelos personagens da trama. Com isso, a leitura fica bem leve.. e... ok, acho que tem uma coisa meio de voyeur. Acho que cai na mesma explicação de porque os livros com forma de diário fazem tanto sucesso.

    A história conta as armações que a Marquesa de Merteuil faz com o Visconde de Valmond para se vingar de um homem que no passado deu um fora nela. Toda a trama gira em torno de questões sobre sedução (Valmond é muito bom no negócio :grinlove: ), traição e principalmente, orgulho.

    E é interessante também porque ao longo da história, nota-se várias críticas do Choderlos à sociedade da época. Tem uma passagem bem legal em que uma das personagens denomina o duelo (de espadas, que hoje achamos tão romântico) algo "primitivo".

    Ah, e para quem estiver com preguiça de ler o livro (mas que vergonha :aham: ) tem dois filmes baseados nessa história:

    *Ligações Perigosas* - com John Malkovitch, um filme bem fiel à obra.

    *Segundas Intenções* - uma versão teen do livro, vale a pena ver para perceber como é que fizeram as adaptações da história para o tempo de hj.
     
  2. Anigel

    Anigel Eu atropelo duendes!

    Eu gostei do livro, apesar de não gostar de livros que queiram me passar uma lição de moral. O final é extremamente moralista, com a [spoiler:57d5a6a671]Marquesa de Merteuil ficando sem dinheiro e deformada pela varíola.[/spoiler:57d5a6a671]

    Sinceramente achei espirutuosa a dela vingança contra o Sr de Prévan. :lol:

    Há outro filme baseado nesse livro: Valmont que foi dirigido pelo Milos Forman. O final desse filme não é fiel ao livro como os ouros dois, mas mantém o clima de hipocrisia.
     
  3. Anor £

    Anor £ Usuário

    Ana eu assisti Segundas Intenções e achei meio fraquinho... pelo visto o diretor não foi feliz ao basear o filme no livro não né? :o?:
     
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Anon, levando em conta que é um filme para teen, dá para entender pq é fraquinho. Mas mesmo assim é bacana para ver as sacadas deles na hora de trazer para os tempos atuais a história. Por exemplo, a personagem que seria a Presidenta não tem que optar entre a traição ou não do marido, mas se perde ou não a virgindade. *Bacaninha*, se é que vc me entende.

    E Anigel, também não gosto muito de histórias que tentem passar lição de moral, prefiro realmente as que fazem críticas sem personagens maniqueístas e coisas do gênero. O Choderlos consegue conduzir muito bem a crítica, pintando muito bem as questões da vaidade humana... até... bem... até aquele momento que vc falou no spoiler :tsc: Completamente desnecessário e deu tonzinho de "Viu, não façam isso, meninos!" mesmo.
     

Compartilhar