• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Guerras dos Glorfindels

TT1

Dilbert
Novo texto na seção Michael Martinez, desta vez tratando sobre um personagem que sempre desperta curiosidade entre os leitores das obras: Glorfindel. Esse belo texto, traduzido por Bernardo "Maglor" Lepore, tenta jogar um pouco de luz à discussão.

Ler o texto Completo

Link Relacionado: Seção Michael Martinez
 
Michael Martinez disse:
Por alguma razão, a revelação em O Retorno da Sombra que "anos depois, muito posteriormente à publicação de O Senhor dos Anéis" J.R.R. Tolkien decidiu, após muito pensar, que o Glorfindel de Valfenda era de fato o Glorfindel de Gondolin retornado dos mortos, não tem muito peso para alguns. Por quê? Porque a decisão de ligar os dois personagens foi feita anos depois, após a publicação de O Senhor dos Anéis.

Oba, esse era um texto que realmente estava faltando para o esclarecimento dos fãs e leitores amadores, que podem conferir para saber mais. É bom saber que Tolkien fala verdadeiramente que "os dois" são os mesmos, apesar de ter contradições com a origem verdadeira deles. Mas se esse assunto é misterioso, então este é o passo para a discussão começar:

Martinez disse:
Há algo de comovente no sacrifício de Glorfindel, e eu não posso deixar de imaginar se Tolkien não estava projetando algo sobre seus amigos Rob Gilson e Geoffrey Bache Smith, ambos mortos na Primeira Guerra Mundial.
Martinez disse:
...os amigos da juventude de Tolkien significavam para ele: Tolkien, Smith, Gilson e Christopher Wiseman formavam o coração de um pequeno clube que eles chamavam Tea Club, Barrovian Society

Eu imagino que seguindo esta idéia, pode sim ser associado. Mas uma coisa que fica duvidosa é que Tolkien diz em SdA, no inicio, antes da história, que ele não foi influenciado pela Guerra. Mas assim, homenageando os seus amigos, então quer dizer que de fato ele fora influenciado, mesmo que indiretamente. Para mim, a Guerra apesar de ruim no geral, para Tolkien especificamente foi um tanto positivo: foi nela que Tolkien lutou para defender sua amada Inglaterra, criando assim a fantasia do Condado, exemplificando entre outras coisas...

E o que mais pode ter deixado Tolkien triste, foi que ele perdeu quase todos seus amigos na guerra, por isso que indiretamente dizendo, SdA foi escrito no mundo real exatamente na época certa, como um sentimento de vingança de Tolkien, para derrotar o mal. Inclusive o tom da narrativa de SdA é singelo, igual a uma guerra acontecendo, antes e pós ela.

Martinez disse:
Tolkien, Smith, Gilson e Christopher Wiseman
Martinez disse:
A morte pode tornar-nos repugnantes e indefesos como indivíduos, mas não pode acabar com os quatro imortais!

Err... fazendo um comparativo com esses dois trechos do texto, você que esta lendo, consegue imaginar e fazer um comparativo com SdA ?

Descobriu a resposta ?

Pense...


Hum, agora que vc tentou decifrar o enigma, vamos ver se vc acertou: O trecho cita 4 amigos, (é claro que Tolkien tinha mais amigos, assim como a resposta tambem) e associando com SdA vc encontra a resposta. Frodo, Sam, Merry e Pippin lhe dizem algo ? Sim, exatamente. O paralelo que eu estou tentando mostrar, embora pode ser indireto, faz sentido. E esse é mais um dos casos. Além de muito que nós nem imaginamos...

Gostou da charadinha :mrgreen: ?

É claro que se fosse explicar melhor, daria para fazer muitas conclusões, mas vamos a um caso: Frodo ser Tolkien (nesse caso, pois eu sei que o que se diz é que ele é Beren, he he), pois Frodo pasou pela Guerra do Anel, assim como Tolkien pela Guerra Mundial, ou seja, os dois passam por sacrifício, e alémde fatos como a perda de amigos, Frodo perdeu Gandalf em Moria, seu melhor amigo. (...)

Martinez disse:
Na verdade, existe um poder em Valfenda capaz de resistir à força de Mordor, por um tempo: e em outros lugares ainda moram outros poderes..."

Na forma mais simples e/ou humildimente de dizer sobre isso é que Mordor (representação do Mal) pode sim ser forte. Porém os seus inimigos (o Bem) somam a mesma quantidade, ou talvez mais, de sua força. Sendo assim, o Bem pode ser mais forte, mas é mais distribuido em todas partes boas da TM (se tratando de Guerra do Anel...). Isso quer dizer resumidamente que "sempre haverá um amigo a quem recorrer :grinlove: "

Martinez disse:
Seria difícil imaginar um livro que tratasse apenas de Glorfindel, apesar de ele e Gandalf terem se envolvido em um número razoável de aventuras. Talvez lá pelo ano de 2061 seja lançada uma série de televisão tratando dos dois, e os fãs de Tolkien poderão finalmente explorar um pouco do fascínio que esse personagem exerce sobre eles.

:lol: Mas ate lá, estarei com 71 anos. E estarei careca de saber sobre tudo de Tolkien, apesar que a genética de minha família não faz com que eu fique careca :think:


_____________________________
No geral falando, eu considero este texto muito importante para os interessados no assunto, e um ótimo texto para ser indicado nessas e outras discussões aqui do Forum... Obrigado Maglor por trazer este texto a nós :obiggraz:
 
Preciso dizer algo alem do que foi dito pelo Cachopardo! ?
Mas que as discuçoes em cima de Glorfindel

(Ou como meu irmao o chama, Golorfindel filho de J.R.R.Tolkien o Arwen filha de Pj do Livro - "GdeTolkienNLG de Arwen de PJ")
Irao continuar irão, tem gente q ainda nao acredita q Balrog nao tem asas(c vc fikou revoltado com esse comentario e prq ainda tem argumentos para defender as asas) assim como alguem ainda tera sobre Glorfindel, Mas q é um belo adendo de Martinez nao podemos negar!
Vale a todos lerem!
 
Lancaster W de Belformont disse:
Preciso dizer algo alem do que foi dito pelo Cachopardo! ?

:mrgreen: Obrigado pelo elogio Lancaster (e aos outros que me elogiaram no outros tópicos do mesmo estilo) :mrgreen: Eu sempre procuro fazer o melhor em torno de coisas que me deixam curioso, inclusive estes textos publicados aqui.

Eu penso e acredito que assim, eu posso abrir uma discussão em torno do texto. Pois os textos publicados aqui no formato de tópico são poucos debatidos. E isso é o que tambem a Claurelin discutiu comigo em torno disto: veja bem, não é todo mundo que pode ficar meia hora lendo um texto de 7 páginas (menos ou mais) e abrir uma discussão para atrair as opiniões. Portanto eu sempre que posso, vou comentar estes textos para fazer com que o publico discuta mais interessadamente.

Oh, sim, eu sei que tem gente que lê, mas não comenta, mesmo assim é pouco. O que eu penso é que devia-se ser mais discutido estes textos tão interessantes, portanto nada melhor do que um bom e velho comentário :mrgreen:

:)
 
Eu só me pergunto uma coisa: O que estava passando pela cabeça do professor ao resolver fazer dos dois Glorfindels um só? :think: É facil especular mas o certo é quer nunca teremos certeza do que ele queria com isso...
 
Ele o fez na tentativa de corrigir um "lapso" de sua parte: ao incluir Glorfindel no SdA, ele se esquecera que já havia um Glorfindel anterior no legendário, que datava de 1917, do conto A Queda de Gondolin. Quando percebeu o engano, ele tentou "arrumá-lo" o melhor que pôde, para que não houvesse qualquer discrepância entre o texto do SdA e o do Quenta Silmarillion, pois ele ainda almejava publicar esse último em vida.

A explicação que ele forneceu me parece muito boa, pois está de acordo com tudo mais que ele escreveu sobre a reencarnação élfica.

Dada a quantidade de nomes em sua Obra, não me surpreende que ele tenha esquecido um nome, mesmo um que era relevante nos mitos; embora muitas vezes pareça que não, devido ao trabalho monumental que foi seu legendário, Tolkien ainda era humano.
 
Tilion disse:
Ele o fez na tentativa de corrigir um "lapso" de sua parte: ao incluir Glorfindel no SdA, ele se esquecera que já havia um Glorfindel anterior no legendário, que datava de 1917, do conto A Queda de Gondolin. Quando percebeu o engano, ele tentou "arrumá-lo" o melhor que pôde, para que não houvesse qualquer discrepância entre o texto do SdA e o do Quenta Silmarillion, pois ele ainda almejava publicar esse último em vida.

A explicação que ele forneceu me parece muito boa, pois está de acordo com tudo mais que ele escreveu sobre a reencarnação élfica.

Dada a quantidade de nomes em sua Obra, não me surpreende que ele tenha esquecido um nome, mesmo um que era relevante nos mitos; embora muitas vezes pareça que não, devido ao trabalho monumental que foi seu legendário, Tolkien ainda era humano.
Por falar em quantidade de nomes, eu to perdidaço com aquela quantidade de nomes no Silmarillion. Peloamordedeus, eu imagino como deve ter sido dificil pro professor criar e guardar isso tudo na memória.
 
Tilion disse:
A explicação que ele forneceu me parece muito boa, pois está de acordo com tudo mais que ele escreveu sobre a reencarnação élfica.

Eu vejo nessa "explicação" um dos exemplos mais interessantes de como Tolkien era genial quando se dedicava a criar seus mitos. Ele transformou uma repetição de nomes, que para muitos autores seria simplesmente um detalhe facilmente corrigível, em parte da idéia que criou um dos pontos fundamentais de todo o conjunto, o renascimento élfico.
 
Bota genial nisso, Maglor. O Tolkien era capaz de inventar histórias admiráveis em cima desses incidentes com nomes.

Maxdirty, se você visse o rolo que é a história desses nomes... ele misturava, criava e trocava os nomes de uma forma tal que nem dá para encanar em querer lembrar de tudo. Só o Thingol por exemplo acho que teve uns cinco nomes diferentes, que de vez em quando se confundiam com os nomes dos seus irmãos. O Tolkien teve que fazer um índice para o SdA, por exemplo, mas acho que para o Silma (que tem cerca de setecentos nomes só no índice) ele nunca chegou a fazer nada do tipo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo