• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As contribuições de Tolkien na vida de cada um de nós

Sindar Princess

Que deselegante...
Em função do X Nacional realizado no último dia 06/09, nossa querida amiga de fórum, Elanor Ladeira, escreveu algo muito interessante no tópico pós encontro. Olhem só:

"...sempre que nos encontramos eu penso se Tolkien tinha idéia de que mudaria e influenciaria a vida de tanta gente de uma maneira tão forte... sempre penso no que uma história é capaz de fazer... na capacidade de mudar para sempre a vida de pessoas tão distantes no tempo e espaço... cheguei a conclusão de que fazer isso é o que devemos ter por herói... e pra finalizar a viagem sentimental pensei na beleza do herói que escolhi, pois ao contrário da grande maioria dos outros heróis, Tolkien tinha a pena, não a espada na mão...."

Lindíssimo, não é mesmo? Ela tem seus motivos para pensar assim e nos contará porque.
Por incrível que pareça, ao ler o que a Elanor escreveu, me identifiquei de prontidão e comentei com ela que pensei nisso, exatamente nisso, ao ver as pessoas reunidas naquele dia. Em primeira instância todos alí se conheceram em função de Tolkien.

Para mimTolkien é, simbolicamente, o padrinho de minha união com o Elendil. Sem Tolkien eu jamais o conheceria!

Além de alguns grandes amigos conhecidos através de Tolkien.

E pra você? O que Tolkien trouxe de bom?
 
Sem muito tempo pra postar, mas confesso que fiquei arrepiado ao ler o trecho "Tolkien tinha a pena, e não a espada na mão".

O que o Professor me trouxe de bom? Primeiramente os momentos de lazer e de cultura ao ler seus livros. E, entre outras coisas, as grandes amizades "virtuais" que fiz aqui no fórum!

Valeu Tolkien!
 
Sem muito tempo pra postar, mas confesso que fiquei arrepiado ao ler o trecho "Tolkien tinha a pena, e não a espada na mão".

O que o Professor me trouxe de bom? Primeiramente os momentos de lazer e de cultura ao ler seus livros. E, entre outras coisas, as grandes amizades "virtuais" que fiz aqui no fórum!

Valeu Tolkien!

vem me trazendo isso também e de uns tempos para ca venho contaminando varios de meus amigos com esse vício a melhor das drogas os contos do professor :roll:
 
Tô nessa porra de vida nerd de fóruns nerds há mais de sete anos por causa dessa porra desse Tolkien - o qual leio há mais de 14 anos. E meus melhores amigos hoje conheço por causa dessa porra de fórum. E eu ainda hoje gosto de ler e reler e reler de novo essas merdas de livros - "O Silmarillion" é o livro que mais li na vida. E várias outras coisas que não estou afim de contar agora. Maldito seja esse Tolkien do caralho. :lol:
 
Em poucas palavras: Tolkien remodelou meu estilo de vida, meu modo de encarar as responsabilidades, além de enxergar os valores como algo mais palpável do que aquilo que a sociedade moderna tenta desmerecê-los.

Claro que o legal nesse fato de aqui no forum podermos encontrar pessoas com os mesmos interesses, é que podemos não apenas nos sentir como parte de uma família, mas também comprovar a amplitude que a obra de Tolkien tem em nossas vidas, no âmbito vivencial mesmo e não apenas imaginário.

Tudo o que sei é que, antes de conhecer Tolkien, existia algum tipo de lacuna, não sei exatamente como explicar. Mas depois dos filmes e, consequentemente, do meu contato com os livros, passei a enxergar as coisas realmente importantes com mais respeito. E isso significa colocar a simplicidade da vida acima de tudo. Tolkien era um amante da natureza, e não se sentia confortável com o avanço da industrialização e com estresse advindo disso. Hoje o mundo é erguido sobre as bases da mecanização...não há mais espaço para acreditar naquilo que Tolkien acreditava. E acho que é por isso que as obras do nosso professor significam tanto, porque estamos numa mesma sintonia de acreditar num mundo que, de fato, existe, e ele acontece à medida que lemos os livros ou assistimos aos filmes.

Excelente tópico, Senhora Sindar!
 
Última edição:
Bom, a Sindar queria me convencer a abrir esse tópico mas eu passei a vez :oops: hehehe

Como escrevi lá no outro tópico, eu realmente fico emocionada com esse tipo de coisa... com essa capacidade que uma pessoa, uma só, tem de mudar a vida de milhares de outras apenas contando uma história...

Mexe com meus sentimentos a respeito de coletividade, humanidade, poder das idéias, poder da palavra, poder dos sonhos...

Tolkien disse que queria escrever uma história sem fim... e eu espero que ele hoje saiba que conseguiu!

O SdA e o Silmarillion foram os livros que mais li na vida também hehehehe

Graças a história que uma pessoa resolver contar um dia, eu conheci meu marido (minha alegria de viver hoje), e tivemos nossa filha, a Elanor, Tolkien deu o nome da minha filha e ela vai carregar e contar a história dele para onde for, sempre...

Graças a história que ele um dia colocou no papel (com sua pena hehehe) nós estamos aqui, nos conhecemos, e temos a capacidade de nos mobilizarmos para realizar qualquer coisa.

E nunca gosto de falar sobre isso sem citar a Valinor e todas as pessoas que fizeram dela o que ela é! Ela também leva a história de Tolkien para todos em todos os lugares... ela também mudou nossa vida...

É isso... :obiggraz:
 
Pois é... o crédito inicial vai pra Elanor...
Eu juro que pedi pra ela abrir esse tópico, mas ela é tímida! :lol:
Gostei dos testemunhos até agora.
Cada um seguindo adiante e fazendo seu papel na história. Não era isso que Tolkien queria?
Acho que estamos no caminho...
 
É bacana esta coisa de unir as pessoas que, de certa forma, estariam impossibilitadas de se conhecerem e tudo mais. Não pude ir ao Nacional este ano, mas eu também penso a mesma coisa sempre que estes encontros me vem à mente.

Eu fico meio que sem palavras pra descrever com precisão as contribuições de Tolkien para minha vida. Fiquei de certa forma impressionado com o texto da Elanor, sobre Tolkien ser um verdadeiro Herói, mas que optou pelo caminho da "pena", e não da espada. Graças a essa maravilhosa obra O Senhor dos Anéis (pois foi através dela que fui introduzido neste fantástico universo), fiz várias amizades que considero bastante e foi aqui neste fórum.
 
É isso.

Mas eu muitas vezes penso em coisas que vão além das amizades, amores, (filhos)...

Penso no poder de reunir pessoas em torno de algo comum... quantos nós somos? Pensem...

É sempre emocionante...
 
Nossa, excelente tópico!

Tentei te dar um karma Sindar, mas o sistema da Valinor não deixou, acho que meus últimos karmas foram para você, rs.

Também dei um karma para Elanor, por suas belíssimas palavras. Assim como o professor, você sou usarmuito bem a pena (na verdade o teclado, mas "a pena" soa mais poético, rs). Você é de fato, uma tolkeniana, uma seguidora do nosso amado herói.

Bem, quanto ao tópico: A influência de Tolkien na minha vida é gigantesca. Realmente não consigo mais me imaginar sem essa obra. Aprendi muito com ela, vivênciei muitas emoções com ela, acho que me organizei e me encontrei, psicologicamente falando, com ela. Até hoje a Terra-Média é meu refúgio preferido. Adoro visitar o Condado de vez em quando, rs.

Fiz muito amigos virtuais e se eu conseguir ir ao Nacional no ano que vem, tenho certeza que farei amigos reais também, tudo por causa de Tolkien. Não tenho tatuagens, mas se tivesse, com certeza seria com a temática Tolkeniana, tenho também o desejo secreto de compra o Um Anel, hauhahuauhuhahua.

E claro, além das amizades que o professor (e também o Fórum Valinor) proporcionou, fico pensando nos pequenos, como a Elanor, filha de Elanor. É incrível imaginar que ela existe por causa de uma história que foi escrita e fãns dessa história se conheceram e construíram uma família. Bonito não é? É uma vida nova que surgiu por causa de uma história! Isso é que é uma história com bons frutos! Muito bonito, isso me faz pensar, qual é o poder de uma boa história?

Além disso, com a edição das obras e a produção dos filmes (que foram e que virão), imagina quantos empregos não foram gerados? Quantos pais de família não conseguiram sustentar sua casa, tudo por causa de uma história! A contribuição do professor não é apenas literária e no campo do entretenimento (o que já seria uma grande contribuição). Mas extrapola os limites da literatura e do entretenimento (lembrei agora das bandas de música também e jogos baseados na obra), e atinge o real. Mudou a vida de muita gente, de verdade. Colocou muito leite nas canecas de muitas crianças, e muita imaginação, conforto, lazer e criatividade nas cabeças de muitos adultos.

Um brinde ao nosso herói, nosso amado professor Tolkien.
 
Bom, o Forja-Quente fez um exelente trabalho extrapolando as infuências para o mundo em geral!

Inicialmente, meu contato com Tolkein não alterou significativamente o curso dos acontecimentos, mas sim serviu de confirmação às minhas inclinações; pois me identifiquei muito com a forma que ele tinha de encarar a Fantasia, a sub-criação, e a verossimilhança. Tanto é que me empolgo muito mais lendo "On Fairy-Stories" ou alguma das cartas do que propriamente com seus contos.

Decorreu daí um aprofundamento nos estudos² de semântica, ampliação de vocabulário e foi um empurrão significativo para reestruturar meu estilo de escrita e melhorar minhas técnicas de redação e exposição, principalmente quanto à clareza das idéias.

Também em conseqüência de minha afinidade com os pontos de vista do Professor iniciei uma imersão no RPG medieval - que antes apenas conhecia de nome -, sempre buscando a verossimilhança e a consistência dos cenários.

Por fim, lucrei toda a gama de seguidores de Tolkien que vim a conhecer.

1 - Por não ter alterado significativamente quero dizer que não representou nenhuma mudança brusca de comportamento, nem trouxe grande novidade em uma primeira instância, embora as consequëncias disso sempre se abram e se tornem cada vez maiores nos níveis subsequentes.
2 - Estudos por diletantismo, pesquisas livres e muita leitura.
 
Olha, nunca gostei de foruns ou coisas do tipo na intenet, mas aqui na Valinor eu simplesmente me sinto em casa, é como se conhecesse de verdade todos os meus amigos daqui, e isso ajuda muito.
Mesmo estando passando por momentos dificutosos eu me sinto muito bem em conversar com essas pessoas maravilhosas.
Se isso por si só já nao bastasse, depois que me tornei fan, tomei mas gosto pela leitura, consegui um maior poder de concentração e de certa forma mostrei para meus amigos que posso defender uma bandeira, pois ser fan do professor é nao apenas acreditar, mas mostrar aos outros que ainda é possivel sonhar com um lugar, onde Orc e Homem vivem em "paz e Harmonia", sonhar que ainda podemos acreditar que em algum lugar em nossos corações, há espaço para sonhar...
Foi isso que mudou, um certo professor me ensinou que ainda podemos sonhar...:amem:
Valeu
 
Aqui encontrei meus amigos, aqui encontrei uma amiga que hoje é como irmã, minha outra metade, aqui encontrei minha fuga ao ócio, minha distração da rotina, minha cura das tristezas, aqui encontrei meu melhor amigo que muito amo, aqui descontei minhas frustrações as curando aos poucos...

Se não houvesse Tolkien eu não teria vindo atrás de "letrinhas élficas", eu num teria conhecido os doidos do chat que acabaram me fazendo rir muito e jamais querer me afastar, eu não teria conhecido o Edu que me instigou ao VTBBC que me envolve, a Roberta, Luzz, nessa e Lee que são minhas paixõezinhas, o Alf que é meu amigo compreensível, o Sauron, Café e os loucos que hoje andam no OMG... enfim... minha vida estaria o marasmo de antes sem os sorrisos de hoje.

Só posso agradecer, não há o que queixar... Sem Tolkien = sem Valinor... e sem Valinor pra mim hoje é algo inconcebível de descrever.
 
E claro, além das amizades que o professor (e também o Fórum Valinor) proporcionou, fico pensando nos pequenos, como a Elanor, filha de Elanor. É incrível imaginar que ela existe por causa de uma história que foi escrita e fãns dessa história se conheceram e construíram uma família. Bonito não é? É uma vida nova que surgiu por causa de uma história! Isso é que é uma história com bons frutos! Muito bonito, isso me faz pensar, qual é o poder de uma boa história?


Obrigado pelos elogios :kiss:

Minha idéia é sempre essa, o poder de uma boa história... o poder de um livro...
 
Através de suas Obras, Tolkien me ensinou o valor da amizade verdadeira, da fidelidade, paternidade, garra, honra, valor à linhagem, a perfeição da Natureza, etc...

Não tenho dúvidas de que ele foi um grande professor, um homem sábio, pai dedicado e um escritor carinhoso com suas criações.

O meu muito obrigado, grande mestre Tolkien!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo