• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (48ª Semana) - Dire Straits

Eriadan

Well-Known Member
Dire Straits

dire_straits.jpg


Uma das bandas de rock mais influentes das décadas de 70 e 80. Artigo completo Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dire_Straits

Conheci Dire Straits pelo álbum Brothers in Arms, de 1985, e não tardou até adquirir o primeiro da banda, Dire Straits (1978), que trazia a música que eu mais sentia falta - o grande clássico que é o nº 01 do meu TOP 5, que segue:


5. Calling Elvis

Como as outras quatro músicas não poderiam faltar na minha lista, deixei esta 5ª para pensar melhor, pois adoro outras como "Walk of Life", "Why Worry?", "So Far Away" e "Brothers in Arms", mas resolvi deixar uma homenagem a esta que encabeça o último álbum da banda, "On Every Road" (1991)" - e, na minha modesta opinião, é quem o salva. Clipe divertido também.



4. Money for Nothing

Mark Knopfler realmente se superava: o guitarrista mais foda que eu já ouvi, e particularmente nessa música ele me deixa todo arrepiado! O desespero para chegar meu Warriors of Rock do Guitar Hero se explica pela existência dessa faixa (50% por isso, "Bohemian Rhapsody" respondem pelos outros 50%). O clipe também é um marco, foi um dos primeiros produzidos pela MTV (da qual a própria música fala):



3. Tunnel of Love

Tenho alguma coisa com esta música. Não gosto dela! Acho pouco elaborada, repetitiva, chata, letra boba... mas sabem aquelas músicas que não parecem tocar nos ouvidos, mas dentro de você? É uma coisa estranha, mas acho que os amantes de música sabem do que estou falando. Quando ela começa a tocar, fico emocionado, como se ela se associasse a alguma lembrança que eu não consigo identificar.



2. Your Latest Trick

Eu já disse isso algumas vezes no "Que música você está ouvindo": sou um grande apreciador (e estou numa fase de devoção) ao sax. E, atualmente, estou fazendo uma seleção de músicas que têm a presença dessa maravilha instrumental. Pois, da seleção, não tem Kenny G que vença "Your Latest Trick"! É o solo mais bonito de saxofone que eu conheço, e o arranjo musical acompanha a beleza. Belíssima música, e quem a ouve logo após um rock como "Money for Nothing" não consegue acreditar que se trate da mesma banda.



1. Sultans of Swing


Precisa mesmo dizer alguma coisa? Um clássico, é a melhor definição, o grande cartão-postal dos Dire Straits. Sei lá, nem consigo comentar nada: estou a ouvindo enquanto escrevo, não dá pra raciocinar direito. PORRA, ouçam essa guitarra! E essa bateria! Até o baixo é foda!

 

Anexos

  • dire_straits.jpg
    dire_straits.jpg
    25,2 KB · Visualizações: 47
Última edição por um moderador:
Maioria das minhas bandas favoritas decaíram muito nos anos 80, quase todas na verdade, mas Dire Straits é uma grande exceção, banda que soube achar seu som e ser uma das mais influentes daquela década, aí vai o meu TOP 5:

5 - Lady Writer


4 - Brothers In Arms


3 - Sultans Of Swing


2 - Romeo & Juliet


1 - Private Investigations

 
Última edição por um moderador:
O grande diferencial e porque não dizer a "alma" dessa banda é o Mark Knopfler um dos maiores guitarristas de todos os tempos. O cara manda muito bem!

"Brothers in Arms" é um albúm que marcou época e que é muito dificil deixa-lo de fora em qualquer lista de Top 10 maiores álbuns de Rock de todos os tempos e que da década de 80 pra mim é o maior independente de qualquer banda e gênero musical.

É uma pena que na virada pra década seguinte quando lançaram o seu último álbum, justo no mesmo ano em que Nirvana, Pearl Jam, Metallica estavam estourando, além de outras bandas, ficou dificil eles voltarem a ter a mesma projeção e depois disso não houve mais sequência, mas o que eles fizeram ficou eternamente marcado na história.

A minha lista é bem parecida com a do Eriadan (e olha que eu bem que tentei mudar) onde apenas troco uma faixa, ficando assim.

1° Sultants of Swing

2° Money for Nothing

3° Latest Trick

4° Walk of Life

5° Calling Elvis
 
1Brothers in Arms (Brothers in Arms, 1985)
[video=vimeo;5543457]http://vimeo.com/5543457[/video]
Eu acho que Brothers in Arms, o álbum, sofreu com a superexposição (pelo menos 5 das 9 faixas foram tocadas à exaustão). Além disso, na minha opinião, o disco não envelheceu tão bem, principalmente por causa da produção da época. Dito isso, ainda gosto bastante dessa faixa título: do canto sussurrado de Knopfler, do lindo trabalho de guitarra e da bela letra, que diz coisas como:

There's so many different worlds
So many different suns
And we have just one world
But we live in different ones
2Calling Elvis (On Every Street, 1991)
[video=vimeo;27947997]http://vimeo.com/27947997[/video]
Concordo com o Eriadan, é a melhor faixa de On Every Street. Talvez por não tê-la escutado demais na época, ainda tenho vontade de ouví-la ocasionalmente. E sim, o clipe com o visual dos Thunderbirds é bacaninha.
3Sultans of Swing (Dire Straits, 1978)
Difícil fugir desta aqui, não? Não era, de início, uma favorita minha, mas o tempo foi modificando essa posição.
4Twisting by the Pool (ExtendedancEPlay, 1983)
Uma rara incursão pelo rock & roll mais básico e dançante.
5So Far Away (Brothers in Arms, 1985)
Outra de Brothers in Arms que ainda sinto prazer em escutar.
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo