• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (42ª Semana) - ABBA

Quickbeam

Rock & Roll


História

ABBA foi um famoso quarteto de pop rock e música disco, formado em 1972 em Estocolmo na Suécia, que desfrutou de grande popularidade nos anos 70 e que ainda é muito conhecido hoje em dia devido a canções clássicas como "Mamma Mia", "Chiquitita", "Knowing Me, Knowing You", "S.O.S", "Take a Chance on Me", "The Winner Takes It All" e muitas outras. O grupo era composto por dois casais, Agnetha Fältskog & Björn Ulvaeus e Benny Andersson & Anni-Frid Lyngstad. O nome da banda é um acrônimo com as iniciais do primeiro nome de cada um dos integrantes.

Todos os membros já possuíam carreiras musicais de destaque na Suécia em 1972, quando decidiram se juntar para representar seu país no Eurovision Song Contest, mas só venceram na edição de 1974 com a canção "Waterloo", que se tornou o primeiro sucesso internacional da banda. Em seguida, o grupo lançou novas canções com sucesso moderado, porém o grupo só conseguiu atingir o estrelato mundial em 1976, com o grande sucesso do álbum Arrival, que originou os singles "Fernando", que vendeu mais de dez milhões de cópias, e "Dancing Queen", que chegou ao topo das paradas de dezoito países, incluindo a Billboard Hot 100 dos Estados Unidos, sendo a canção mais conhecida da banda até hoje.

Em dezembro de 1977, um novo e mais ambicioso quinto disco, ABBA: The Album, foi lançado para coincidir com a estreia de ABBA: The Movie, um registro da turnê australiana do grupo. O álbum foi recebido pelos críticos ingleses um pouco mais friamente, mas mesmo assim deu origem a vários sucessos, incluindo "The Name of the Game" e "Take a Chance on Me", que atingiram o topo das paradas na Inglaterra.

Em 1979, a banda lançou o álbum Voulez-Vous e iniciou uma grande turnê mundial, a ABBA: The Tour, que durou até o ano seguinte. Ainda em 79, o grupo lançou uma nova coletânea de sucessos, Greatest Hits Vol. 2, que trazia uma faixa exclusiva - "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)", uma canção no estilo disco.

O lançamento de 1980, Super Trouper, apresentou ao público uma grande mudança no estilo do ABBA, com uma presença maior de sintetizadores e letras mais pessoais. O álbum bateu recorde na Inglaterra em relação à pré-venda. Mais de um milhão de cópias haviam sido reservadas antes mesmo do lançamento. A expectativa havia sido originada por "The Winner Takes It All", o oitavo número um do grupo na Inglaterra (o primeiro desde 1978). Também ajudou para isso a letra da canção, escrita por Björn e fortemente inspirada na separação dele e de Agnetha. Pela primeira vez, uma canção do ABBA falava de um assunto tão particular e também apresentava um clima de melancolia tanto na letra quanto na canção.

Em 1981, os integrantes já andavam mais pessoalmente distantes uns dos outros, com os dois casais já divorciados, e estavam dando mais atenção para suas carreiras independentes, mesmo assim ainda lançaram o álbum The Visitors. Apesar de nunca terem brigado ou feito um encerramento oficial, o grupo lançou seu último single, chamado "Thank You for the Music", em 1983 (gravado originalmente em 1977), e depois disso nunca mais se juntou.

Em 1992, para comemorar os vinte anos da criação da banda, a gravadora PolyGram lançou a coletânea ABBA Gold: Greatest Hits, que chegou ao topo das paradas de doze países e já vendeu mais de vinte e oito milhões de cópias no mundo, sendo a quinta compilação mais vendida da história da música.

Em 1999, a discografia do grupo foi adaptada para um musical de palco intitulado Mamma Mia!, que já foi assistido por mais de quarenta e duas milhões de pessoas e lucrou mais de dois bilhões de dólares, tornando-se o musical de maior sucesso de todos os tempos e estando permanentemente em cartaz em vários países. O sucesso da peça levou a uma adaptação para o cinema em 2008, também intitulada Mamma Mia!, que arrecadou mais de seiscentos milhões de dólares e se tornou o filme musical mais lucrativo do cinema.

Em 2010, a banda passou a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame. Em 2012, para comemorar os quarenta anos de criação da banda, Björn e Benny remasterizaram e relançaram o álbum The Visitors, incluindo uma canção inédita chamada "From a Twinkling Star to a Passing Angel".

Hoje em dia, estima-se que o ABBA já tenha vendido mais de trezentos e setenta milhões de álbuns e singles mundialmente, sendo assim o quarto maior vendedor de discos da história e a segunda banda de maior sucesso de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles. A indústria fonográfica estima que o grupo ainda venda de três a quatro milhões de cópias por ano, sendo assim o artista inativo, conjunto ou solo, que mais vende nos dias de hoje, estando na lista de artistas mais vendidos em vários países, como Estados Unidos (mais de doze milhões de cópias), Alemanha (mais de doze milhões de cópias), Reino Unido (mais de onze milhões de cópias), Canadá (mais de cinco milhões de cópias), dentre muitos outros.

Discografia

Álbuns de estúdio

Álbuns ao vivo



attachment.php

Conheci o ABBA através de uma coletânea em vinil, ABBA Dez Anos (1981), de uma prima minha. Lembro que gostava da maioria das músicas desse disco, exceto das últimas do lado B, "Dancing Queen" e "Summer Night City", talvez por causa da qualidade inferior do áudio nessas faixas (curioso, não?). "Dancing Queen" nunca viria a se tornar uma grande favorita minha, mas pelo menos hoje em dia eu gosto da canção. :dente:

attachment.php


A1. Chiquitita
A2. I Do, I Do, I Do, I Do, I Do
A3. Knowing Me, Knowing You
A4. Super Trouper
A5. Gimme! Gimme! Gimme!
A6. I Have a Dream
A7. Money, Money, Money

B1. SOS
B2. Fernando
B3. Waterloo
B4. The Winner Takes It All
B5. Take a Chance on Me
B6. Dancing Queen
B7. Summer Night City

1Knowing Me, Knowing You (Arrival, 1976)
Knowing me, knowing you (a-haa)
There is nothing we can do

Uma das primeiras baladas mais maduras do grupo e ainda uma das melhores. Adoro a melodia, que vai crescendo em intensidade, até desaguar naquele refrão maravilhosamente dramático (a-haa :yep:).
2Like an Angel Passing Through My Room (The Visitors, 1981)
Não ouvi todos os álbuns do ABBA, mas considero The Visitors o melhor entre os que conheço. O curioso é que eu tinha uma certa birra pelo disco, pois meu irmão só o trouxe porque a coletânea que queríamos estava riscada e não pôde ser trocada (era o último exemplar na loja). Mesmo assim, escutei o álbum muitas e muitas vezes, na época, mas só percebi seu valor depois de muito tempo, quando por acaso o revisitei, há alguns anos. "Like an Angel Passing Through My Room" também não me agradou no princípio, havia algo de fantasmagórico, ou até mesmo fúnebre, nessa canção. Hoje em dia, porém, são exatamente essas características que tornam a música interessante aos meus ouvidos. Sem falar que, toda vez que a ouço, tendo a me lembrar da evocativa capa do disco.
attachment.php
3SOS (ABBA, 1975)
Outra balada com um refrão poderoso. Gosto especialmente daquela sucessão de acordes que antecede a chegada do refrão, e do sintetizador que acompanha o trecho que começa com "when you're gone".
4Take a Chance on Me (ABBA: The Album, 1977)
We can go dancing (ooh)
we can go walking (yeeah)
as long as we're together (as long as we're together)

Listen to some music (ooh)
maybe just talking (yeeah)
get to know you better (get to know you better)
:fones:

Outra pérola pop (adoro o "take a chance, take a chance / take take, chance chance").
5Super Trouper (Super Trouper, 1980)
Ah, essas harmonias vocais...
 

Anexos

  • ABBA.jpg
    ABBA.jpg
    57,7 KB · Visualizações: 95
  • ABBA1.jpg
    ABBA1.jpg
    58,7 KB · Visualizações: 97
  • ABBADezAnos.jpg
    ABBADezAnos.jpg
    152,9 KB · Visualizações: 93
  • TheVisitors.jpg
    TheVisitors.jpg
    131,4 KB · Visualizações: 97
Última edição por um moderador:
ABBA! :joy:

Eu já escutei tanto é uma banda que sempre arranca um sorriso e faz a gente se sentir mais leves. São sempre tão dramáticos e a Agnetha e a Anni sempre dando um show de vocal.

1 - Thank You For the Music

Eu simplesmente amo essa música, quantas vezes eu também quis agradecer a música


2 - Knowing Me, Knowing You


3 - Chiquitita


4 - I have a Dream


5 - Gimme Gimme Gimee



Engraçado que para fazer esse tópico eu lembrei porque eu parei de escutar ABBA. Por um acaso encontrei a música que mais gruda na minha cabeça... Honey honey how you thrill me aha honey honey :assobio:
 
Última edição por um moderador:
Acho que é porque Dancing Queen foi uma das músicas mais discoteca do ABBA, mas eu gosto muito mais de outras músicas que não são tão famosas. Para quem não conhece ABBA o filme Mamma Mia tem praticamente todos os sucessos do grupo na forma de enredo o que acaba ficando muito divertido para os fans. :)
 
Nem sou fã para me lembrar das músicas, mas eu colocaria:

1º Dancing Queen

2º The Winner Takes It All

3º Mamma Mia

4º Gimme! Gimme! Gimme!

5º Fernando
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo