• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (23ª Semana) - R.E.M.

Quickbeam

Rock & Roll

Biografia

R.E.M. foi uma banda de rock norte-americana formada em Athens, Geórgia, em 1980, pelo vocalista Michael Stipe, guitarrista Peter Buck, baixista Mike Mills e pelo baterista Bill Berry. Uma das primeiras bandas populares do rock alternativo, o R.E.M. ganhou atenção, em seus primórdios, devido aos arpejos de guitarra de Peter Buck e aos vocais obscuros de Stipe.

A banda lançou seu primeiro single, "Radio Free Europe", em 1981, pela gravadora independente Hib-Tone. Após este single, veio o EP Chronic Town, em 1982, o primeiro lançamento da banda pela I.R.S. Records. Em 1983, o grupo lançou seu criticamente aclamado primeiro álbum de estúdio, Murmur, construindo sua reputação nos anos seguintes através de novos lançamentos, turnês constantes e apoio de rádios universitárias. Após anos de sucesso underground, o R.E.M. atingiu o mainstream com o single "The One I Love", de 1987. Assinou com a Warner Bros. Records em 1988, e começaram a dar sinais de preocupação política e ambiental, enquanto tocavam em grandes arenas ao redor do mundo.

No começo dos anos 90, quando o rock alternativo começou a experimentar algum sucesso no mainstream, o R.E.M. foi visto como pioneiro no gênero por bandas como Nirvana e Pavement, e lançou os seus dois mais bem-sucedidos álbuns, Out of Time (1991) e Automatic for the People (1992), que desviaram do som tradicional da banda. Monster, de 1994, marcou um retorno ao som mais roqueiro da banda, que saiu em turnê pela primeira vez em seis anos para promovê-lo, turnê que ficou marcada por emergências médicas sofridas pelos três membros do grupo. Em 1996, o R.E.M. assinou um novo contrato com a Warner Bros., especulado em 80 milhões de dólares — à época, o contrato de gravação mais caro da história. No ano seguinte, Bill Berry deixou a banda, enquanto Buck, Mills e Stipe continuaram o grupo como um trio. Após algumas mudanças em seu estilo musical, a banda continuou sua carreira na década seguinte com sucesso comercial e crítico mistos, sendo, em 2007, induzida ao Hall da Fama do Rock and Roll.

Em 21 de setembro de 2011, foi anunciado o fim oficial da banda através de uma nota no site do grupo.

:seta: Discografia do R.E.M.

Conheci o R.E.M. na época de Document, por causa do sucesso de "The One I Love". Se não me engano, também foi o primeiro CD que comprei da banda, anos depois (a partir de Document, fui comprando cada novo álbum que o R.E.M. lançava, até Up). Eu curtia "Pop Song 89", que a 89 FM tocava bastante, mas foi com o lançamento de "Losing My Religion" que realmente virei fã - a primeira e última vez que liguei para o Disk MTv pedindo o clipe de uma música. :dente:

Curiosamente, não dei muita bola, inicialmente, a Automatic for the People (que viria a se tornar meu disco favorito do R.E.M.). Estava em outra vibe na época, escutando dance music, tecno, etc. Quando realmente parei para escutar o álbum, me surpreendi com a beleza e a força que emanavam daquelas canções. Foi por volta dessa época que também comecei a escutar os discos mais antigos, lançados pela I.R.S. - "Radio Free Europe" foi amor à primeira escutada. Murmur e Reckoning são os meus prediletos dessa era.

Depois de Up, escutei cada vez menos a banda e, embora seja triste que tenham acabado, acho que era o tempo apropriado para isso.

1Nightswimming (Automatic for the People, 1992)
Prefiro o clipe com os pelados na piscina, mas não o encontrei com boa qualidade, enfim... Adoro o piano e o arranjo de cordas dessa canção, que transborda melancolia. Ela fala, com nostalgia, de tempos idos da juventude e de toda a liberdade e inocência daqueles dias.
2Wolves, Lower (Chronic Town [EP], 1982)
Esse EP é sensacional e essa faixa de abertura ilustra bem a força que o R.E.M. já demonstrava no início da carreira.

Obs.: Não achei a versão de estúdio, só essa gravação rara em andamento mais rápido (que não deixa de ser interessante).
3E-Bow the Letter (New Adventures in Hi-Fi, 1996)
Escolha bem ousada para o primeiro single de New Adventures, "E-Bow the Letter" é uma canção misteriosa e arrebatadora. Difícil dizer sobre o que exatamente Stipe canta (celebridades? drogas?), entretanto isso só contribui para o clima surreal, dark da música, que segue num crescendo que desemboca num final intenso e belo (<3 Patti Smith).
4It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) (Document, 1987)
Bem, o que falar desse clássico da banda? Gosto muito tanto da veloz letra "rapeada" de Stipe quanto dos contracantos de Mike Mills. É o fim do mundo como o conhecemos e eu me sinto bem. :fones:
5So. Central Rain (I'm Sorry) (Reckoning, 1984)
Adoro aquele "I'm sorry" do refrão, que carrega um grande pesar, um remorso sobre coisas que se desejava, mas não se concretizaram.
 

Anexos

  • REM.jpg
    REM.jpg
    50,7 KB · Visualizações: 64
Última edição por um moderador:
01 - Losing My Religion (Out Of Time,1991)


02 - Nightswimming (Automatic For The People, 1992)


03 - Perfect Circle (Murmur,1983)


04 - Drive (Automatic For The People,1992)


05 - World Leader Pretend (Green,1988)
 
Última edição por um moderador:
Cara, eu adoro R.E.M! Eu fui fazer a indicação, e só então notei que o tópico já existia. Meu TOP:

5. The One I Love


4. Shiny Happy People


3. It's The End Of The World As We Know It

2. Near Wild Heaven


1. Losing My Religion
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo