1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Arda arredondada!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Cësárin, 16 Nov 2004.

  1. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Gente, não sei se já existe um tópico a respeito, mas no Silma diz que no começo dos tempos, durante A Música, Eru fez surgir no vazio um "globo", mas no Akallabêth é dito que ele arredondou Arda, e que todas as rotas se tornaram curvas, o que nos faz supor que Arda era plana. Afinal, Arda foi criada plana ou redonda?
     
  2. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Provavelmente o "globo" é relacionado ao Eä
     
  3. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    O "Globo" era Eä, não Arda. Arda foi criada plana, se mantendo assim até a Queda de Númenor, que também foi quando Aman saiu de Arda - mas não de Eä.
     
  4. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

  5. Metz

    Metz ...

    Realmente é isso mesmo, eu também já tive essa duvida uma vez, aquilo que Eru mostra aos ainur é Ëa, ou seja, o universo, que tem a forma de um globo e do lado de fora dele é o Vazio. Arda (Terra) era plana até a queda de Numenor quando Eru arrendondou ele.
     
  6. Araglar

    Araglar Usuário

    como uma coisa pode ser plana num apoiada sobr euma superfície redonda ? não haveria equilíbrio e a superfície de contato seria seria mínima . Perdoem-me se falei algo meio ... nada a ver .. mas só li o início do silmarillion e não prestei atenção nisso de arda ser plana , apenas na parte do globo que foi criado ... então .. como assim algo plano numa superfície curva ??
     
  7. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    Sendo Eru um Deus onipotente e nada democrático :lol: , ele virou e disse:
    -Essa porra vai ser plana, e quem é macho de reclamar? (mais ou menos não com essas palavras :mrgreen: ). E assim foi, já que ele cria as leis da física sacou???
    Daí quando ele achou que os caras passaram dos limites lá embaixo e os Valar renunciaram as sua funções burocráticas, ele disse outra vez:
    -Que a porra plana, agora seja redonta, pq eu mando aqui c****** .(tb mais ou menos assim :P ).
    E foi.

    E não era numa superfície curva, dá uma lidinha em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que vc vai entender melhor, é um texto escrito pelo próprio Tolkien e tá nas HoME, inéditas no Brasil (novidade, né? :disgusti: Daí fica o troxa do Peregrino se matando pra traduzir em casa...)
     
  8. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Você entendeu errado. Arda era como uma laranja cortada ao meio. Ela ficava no meio de um "globo" que é Eä. Esse globo são todas as coisas do Universo, podemos dizer. Fora de Eä, há apenas o Vazio e as Mansões de Eru, que também é provavelmente para onde os Homens vão após a morte.
     
  9. eu pensei que eles fossem pros palácios de mandos
     
  10. DarkRider

    DarkRider Só uma torturazinha.

    Eles vão para Mandos, mas passam lá apenas um tempo. Em seguida, eles seguem para um destino misterioso, do qual somente Eru, Manwë e Námo (e Tolkien) têm conhecimento.
     
  11. ha legal eu naum sabia
     

Compartilhar