• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arda arredondada!

Cësárin

Usuário
Gente, não sei se já existe um tópico a respeito, mas no Silma diz que no começo dos tempos, durante A Música, Eru fez surgir no vazio um "globo", mas no Akallabêth é dito que ele arredondou Arda, e que todas as rotas se tornaram curvas, o que nos faz supor que Arda era plana. Afinal, Arda foi criada plana ou redonda?
 
O "Globo" era Eä, não Arda. Arda foi criada plana, se mantendo assim até a Queda de Númenor, que também foi quando Aman saiu de Arda - mas não de Eä.
 
Realmente é isso mesmo, eu também já tive essa duvida uma vez, aquilo que Eru mostra aos ainur é Ëa, ou seja, o universo, que tem a forma de um globo e do lado de fora dele é o Vazio. Arda (Terra) era plana até a queda de Numenor quando Eru arrendondou ele.
 
como uma coisa pode ser plana num apoiada sobr euma superfície redonda ? não haveria equilíbrio e a superfície de contato seria seria mínima . Perdoem-me se falei algo meio ... nada a ver .. mas só li o início do silmarillion e não prestei atenção nisso de arda ser plana , apenas na parte do globo que foi criado ... então .. como assim algo plano numa superfície curva ??
 
Sendo Eru um Deus onipotente e nada democrático :lol: , ele virou e disse:
-Essa porra vai ser plana, e quem é macho de reclamar? (mais ou menos não com essas palavras :mrgreen: ). E assim foi, já que ele cria as leis da física sacou???
Daí quando ele achou que os caras passaram dos limites lá embaixo e os Valar renunciaram as sua funções burocráticas, ele disse outra vez:
-Que a porra plana, agora seja redonta, pq eu mando aqui c****** .(tb mais ou menos assim :P ).
E foi.

E não era numa superfície curva, dá uma lidinha em Ambarkanta - Sobre a forma do mundo, que vc vai entender melhor, é um texto escrito pelo próprio Tolkien e tá nas HoME, inéditas no Brasil (novidade, né? :disgusti: Daí fica o troxa do Peregrino se matando pra traduzir em casa...)
 
Araglar disse:
como uma coisa pode ser plana num apoiada sobr euma superfície redonda ? não haveria equilíbrio e a superfície de contato seria seria mínima . Perdoem-me se falei algo meio ... nada a ver .. mas só li o início do silmarillion e não prestei atenção nisso de arda ser plana , apenas na parte do globo que foi criado ... então .. como assim algo plano numa superfície curva ??
Você entendeu errado. Arda era como uma laranja cortada ao meio. Ela ficava no meio de um "globo" que é Eä. Esse globo são todas as coisas do Universo, podemos dizer. Fora de Eä, há apenas o Vazio e as Mansões de Eru, que também é provavelmente para onde os Homens vão após a morte.
 
eu pensei que eles fossem pros palácios de mandos

Eles vão para Mandos, mas passam lá apenas um tempo. Em seguida, eles seguem para um destino misterioso, do qual somente Eru, Manwë e Námo (e Tolkien) têm conhecimento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo