• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Apêndices

Ué, como assim? Se estão no SdA, como podem ser uma "obra à parte"? Faz parte de SdA, principalmente para explicar fatos de eras passadas e que não puderam estar no texto principal, sobretudo porque Tolkien não conseguiu publicar o Silmarillion antes, o que era sua intenção.

Os Apêndices são importantes para quem não conhece nada da I e II Eras e que nada mais são que a prequência de SdA, apesar de muita gente parecer ignorá-los.
 
Última edição:
Também já me fiz a mesma pergunta. Receio que os Apêndices não tem conteúdo para ser uma obra a parte como por exemplo Contos Inacabados.
Seus capítulos são breves resumos do que vemos em outros livros de Tolkien. Como o Conto das Eras e os Anais dos Reis e Governantes. É algo a explicar o que as vezes só aparece por citações nos livros.
 
Só como curiosidade: a HarperCollins lançou faz um tempo o Senhor dos Anéis em sete volumes: um volume para cada livro (I, II, III, IV, V e VI) e um pros Apêndices.
Os títulos são:
-The Ring Sets Out
-The Ring Goes South
-The Treason of Isengard
-The Ring Goes East
-The War of the Ring
-The End of the Third Age
-Appendices

Então, de certo modo, os Apêndices já foram um livro separado. :mrgreen:
 
E também não acham importante.

o que é um absurdo, ainda que válido.

É válido porque o SdA foi escrito para ser uma obra épica, gigante e de valor literário perene EM SI MESMA, independente de seu contexto histórico-mitológico ficcional. Mas é claro que esse contexto é sedutor demais para qualquer pessoa minimamente apaixonada pela obra.
 
Como o SdA foi meu primeiro contato com a obra do professor, os apendices despertaram uma curiosidade muito grande sobre as eras anteriores. Considerando a quantidade de informações apesar de ser notadamente um pequeno resumo de cada tópico, acho que alguns contém informações muito interessantes, e difíceis de encontrar nas obras mais completas, uso muito para consultas rapidas. Mas existem sim pessoas que não dao importância, acham chato ou até acabam não lendo pois ficam achando que são resumos das proximas edições da editora como ocorre em muitos livros. (minha mãe achou isso uma vez ao folhear o livro, claro que ela não tinha lido então não a culpo....muito...tadinha!..hehe)
 
Quando li pela primeira vez Senhor dos Anéis, nem dei importância pros Apêndices, achando que eles eram sem graças. E ainda era muito novo, com certeza não ia entender muita coisa.
Depois de um tempo resolvi ler e assim fui aprendendo mais sobre o universo Tolkien..
Recomendo a todos lerem..
 
o que é um absurdo, ainda que válido.

É válido porque o SdA foi escrito para ser uma obra épica, gigante e de valor literário perene EM SI MESMA, independente de seu contexto histórico-mitológico ficcional. Mas é claro que esse contexto é sedutor demais para qualquer pessoa minimamente apaixonada pela obra.


Entendi o que vc disse... é como contar uma piada e ter que explica-la depois. Mas, a fascinação é muito grande! A sede que a obra desperta é inevitável. Ninguém com o mínimo de curiosidade se conforma o final de um livro, principalmente um como SdA...
 
Não é uma obra separada.
Apêndice são conjuntos de informações suplementares, no caso informações sobre a história contada. Não podem ser encarada como uma história a parte.
 
Não é uma obra separada.
Apêndice são conjuntos de informações suplementares, no caso informações sobre a história contada. Não podem ser encarada como uma história a parte.

Exatamente, eles são um complemento, um adicional.

Estão no meio termo. Nem são uma obra separada, autônoma, nem fazem parte do corpo narrativo e do enredo da obra principal. A leitura deles (apesar de eu considerar irresistível e importante) é optativa, pois não influem diretamente no drama original.
 
Exatamente, eles são um complemento, um adicional.

Estão no meio termo. Nem são uma obra separada, autônoma, nem fazem parte do corpo narrativo e do enredo da obra principal. A leitura deles (apesar de eu considerar irresistível e importante) é optativa, pois não influem diretamente no drama original.
Gosto de gente assim, inteligente.

Acho que vou parar tudo o que estou lendo para ler novamente a obra e ainda mais atento aos apêndices. Ano passado corte a tradição de ler todos os anos.
 
Gosto de gente assim, inteligente.

Acho que vou parar tudo o que estou lendo para ler novamente a obra e ainda mais atento aos apêndices. Ano passado corte a tradição de ler todos os anos.

Obrigado, caro Menegroth. Discussões interessantes são sempre uma inspiração.

Essa tradição é muito boa, acho que vou adotar... :)
 
Existe, em algum lugar da Valinor, um script de como ler a obra toda. Com os apêndices e tudo. Mas não to conseguindo achar.

É um post do Deriel. Se alguém achar eu dou Thanks. :lol:

Eu nunca li dessa forma, mas já acho que é hora.
 
Não é uma obra separada.
Apêndice são conjuntos de informações suplementares, no caso informações sobre a história contada. Não podem ser encarada como uma história a parte.

Ditto.
Os Apêndices são textos elaborados por Tolkien a fim de complementar sua argumentação.

Olhando o dicionario achamos isso:
s.m. Parte anexa, acréscimo, prolongamento de uma parte principal:
[...]
Suplemento no fim de uma obra.
Fonte:
 
Existe, em algum lugar da Valinor, um script de como ler a obra toda. Com os apêndices e tudo. Mas não to conseguindo achar.

É um post do Deriel. Se alguém achar eu dou Thanks. :lol:

Eu nunca li dessa forma, mas já acho que é hora.

É este post.

Mas vou copiá-lo aqui e acrescentar dois itens (em negrito), um que ficou faltando e outro que foi publicado desde então, e dar uma editada geral:

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até o capítulo "De Eldamar e dos Príncipes dos Eldalië"
- Ler "The Shibboleth of Feanor" no HoME 12, The Peoples of Middle-earth
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler "Aelfwine and Dirhaval" no HoME 11, The War of the Jewels
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Ler Os Filhos de Húrin
- Ler "The Wanderings of Húrin" no HoME 11, The War of the Jewels
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Ler "Maeglin" no HoME 11, The War of the Jewels
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
- Ler "Tal-Elmar" no HoME 12, The Peoples of Middle-earth
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron na penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos Apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos Apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos Apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos Apêndices, sobre os reis da Terra dos Cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler O Hobbit todo
- Ler os Apêndices dos Contos Inacabados (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler A Sociedade do Anel
- Ler As Duas Torres até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de As Duas Torres
- Ler O Retorno do Rei
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.
- Ler "The Epilogue" (o epílogo do SdA) no HoME 9, Sauron Defeated
- Ler "The New Shadow" no HoME 12, The Peoples of Middle-earth
 
Última edição:
Como assim ignorá-los? Tipo não gostam, não tem paciência?

Sim! Como um usuário falou aí acima, tem gente que acha chato, ou não tá afim de encarar mais páginas e páginas de letras miúdas. Mas são páginas que contêm muitas informações e sanaria muitas dúvidas se fossem lidas. Pois, como foi dito, são um complemento, algo importante que serve como pano de fundo para a história principal, que é SdA, e que torna a obra de Tolkien tão coesa e crível.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo