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Anotações Adicionais Sobre Nienna

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As transformações do personagem de Nienna, do The Book of Lost Tales I até o Silmarillion publicado, tornam claro que o personagem de Nienna era central para a mitologia de Arda e da Terra-média. Não apenas um Vala relacionado com piedade e sofrimento; mas um que possui um importante "ingrediente" na realização da visão de Eru. </P>
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Contudo, quando falo que ela era um personagem "central", eu não me refiro a seu papel como um dos Aratar de Arda. Tampouco quero dizer que ela era uma parte muito importante da história - um personagem essencial ao redor da qual ações de muitos dos temas principais do livro são exploradas e realizadas. Sim, ela era um dentre os grande Valar, consequentemente importante para a história de Arda devido a este fato. Mas o que quero dizer com "central"é que ela [junto com Manwë, certamente] era uma das armas principais contra os desígnios de Melkor. </P>
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O personagem de Nienna, como concebido ao tempo do The Book of Lost Tales I, era o de uma "deusa da morte" [Qalme-Tari], e a esposa de Mandos. Como um dos Valar associados com o "pós-vida" dos Homens, ela julgava aqueles que vinham a ela "por todas a multidão de danos que a música maligna de Melko[r] colocou no mundo. Assassinatos e incêndios, fomes e desgraças, doenças e golpes no escuro, crueldade e frio horrível e angústiae sua própria estupidez". Em pé em seus corredores chamados Fui, ela poderia ler seus corações; alguns ela poderia manter em Mandos, e alguns ela poderia dirigir para as mãos de Melko[r], que poderia então levá-los aos Infernos de Ferro [Angamandi]. e outros ela poderia enviar "a bordo do navio negro Mornie - para serem levados às grandes planícies de Arvalin... lá eles erravam ao por do sol, acampando como podiam... e esperavam com paciência até que o Grande Fim chegasse". Nienna também poderia conceder a alguns poucos homens permissão para morarem entre os Deuses em Valinor! </P>
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Apesar do personagem de Fui-Nienna neste momento ser mplamente diferente daquele que ela veio a ser em O Silmarillion, ele mostra que a posição dela no início da concepção da mitologia de Tolkien era importante. Tolkien a este tempo não tinha favorecido os Homens com seu "dom especial" - mortalidade e a liberdade das fronteiras de Arda [embora a idéia esteja presente] - e determinou a Nienna a responsabilidade de julgar os Homens! També, a este tempo, tanto quanto Makar e Measse, Fui-Nienna pode ser vista como um dos Valar "em harmonia" com Melko[r] - não exatamente o auxiliando a espalhar discórdia e mal, mas o aceitando como necessário para a história de Arda mais do que os outros Valar. Como a temível "Deusa da Morte", ela reconhecia e validava a presença de Melkor enviando-lhe alguns dos Filho de Ilúvatar para serem punidos! </P>
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Entretanto, em uma revisão do Quenta Silmarillion [Lost Road, Cap. IV], a mitologia com relação aos Homens foi alterada, e o personagem de Nienna mudou com ela também. A este ponto, a idéia dela como esposa de Mandos foi descartada [para ser assumida por Vaire] e ela era agora irmã de Manwë e Melkor. Não mais a temível deusa da morte que era, como Tolkien escreveu "fria aos Eldar e a tudo mais", Nienna tornou-se mais relacionada com a piedade e sofrimento: "Pois ela é uma curadora de ferimentos, e torna dor em remédio e tristeza em sabedoria". Agora, onde ela era indiferente aos problemas dos Filhos, e mesmo inspirava melancolia e desespero, ela esta agora em bvias de se tornar o que é em O Silmarillion - uma Vala com o poder de curar e remover a maldade de Melkor. </P>
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E como este pode era expresso? Nienna não era um dos Valar "criadores" que meditava sobre os elementos constituintes de Arda, ou qualquer coisa que crescia nela ou era alimentada por ela. Ela não era uma guerreira, tecelã de tapeçarias, criadora de animais ou fazedora de estrelas. O poder e influência do pensamento de Nienna sobre a história de Arda não era tangível ou facilmente visto como os trabalhos de seus semelhantes. Era de uma natureza mais espiritual; um ideal que poderia ser alcançado apenas pela paciência e esperança, e através da tolerância à dor e ao sofrimento. </P>
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A morte das Duas Árvores é um exemplo importante de seu poder, e do modo como o mal pode ser transformado em bem. Quando Nienna regou as raízes moribundas das Duas Árvores após Melkor as ter destruído com a ajuda de Ungoliant, sua lágrimas ajudaram no nascimento da última fruta das duas árvores, que se tornou o Sol e a Lua. Do mal de Melkor veio o sinal do retorno de Fingolfin e seus seguidores à Terra-média, e o despertar dos Homens. Este foram dois poderosos presságios que assinalaram a eventual queda de Melkor. </P>
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Contudo, Nienna não estava em oposição direta aos desígnios de Melkor, como Manwë era. Como o terceiro tema de Eru, seu poder contra os desígnios destruidores estava na aceitação de seu mal e seus efeitos sobre Arda, incorporando a dor e sofrimento dentro de si e então tornando-se mais bela e poderosa por causa disso. E apesar de sofrer por cada ferimento que Melkor infligia sobre Arda, ela continuou a auxiliá-lo com suas preces por perdão quando Melkor foi levado ante Manwë após seu "acorrentamento", a expressão definitiva de sua piedade pelos outros. Ela tanmbém comprendia o papel de Melkor e tinha piedade dele por isso. </P>
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Varda pode ter iluminado as estrelas, e Yavanna pode ter preenchido Arda como todos os tipos de vida [Kelvar e Olvar], e Eru pessoalmente pode ter feito seus Filhos, mas foi Nienna que tornou possível a todos viver e suportar o sofrimento que Melkor causou. E, através de suas lições de piedade e esperança, ela ajudava na concretização plena dos desígnios de Eru com respeito a seus Filhos </P>
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Fontes: THE BOOK OF LOST TALES, pt 1, THE LOST ROAD, THE SILMARILLION </P>
Tradução de Fábio Bettega
 

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