• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anel de Saruman

Assim... no SdA, o Saruman se auto intitula como "fazedor de anéis", agora, nada fala sobre seus poderes, nem se eram capazes de controlar os orcs e uruks. Acho que o Saruman não precisaria de um anel para controlar os seus servos.

E sobre o Nenya, ele era feito de mithril com um diamante engastado nele.
 
Onde Saruman se intitula "o fazedor de anéis"?
Se eu não me engano, qando captura Gandalf, Saruman se intitula de "o de Muitas cores" e de "o fazedor de anéis".
Logo depois tem um trecho (cortado no Brasil, versão Martin Fontes), que fala do anel do dito cujo.
 
Nada diz que esse anel tinha poderes. Muito provávelmente era um anel inútil que Saruman usava para expressar o seu desejo de possuir on Um Anel

Será que o anel não tinha poderes nenhum 10o? Pelo pouquíssimo que sei Saruman estudou sobre os anéis e sauron durante muito tempo, talvez ele tenha adquirido um conhecimento mínimo pra fazer o anel, mesmo que seja um anel muito inferior aos demais aneis de poder. Não acredito que ele consiguiria controlar todos aqueles Orcs com um anel de metira...
 
O Skywalker já disse sbre Nenya, então beleza né. Nenya era feito de Mithril.

O trecho que falta sobre o anel de Saruman é este:

'But I rode to the foot of Orthanc, and came to the stair of Saruman and there he met me and led me up to his high chamber. He wore a ring on his finger.'

E Saruman se entitula o fazedor de anéis aqui, sete parágrafos depois do trecho do anel:

(...) For I am Saruman the Wise, Saruman Ring-maker, Saruman of Many Colours! "

Quanto ao anel de Saruman ter ou não poder, eu meio que penso que talvez houvesse sim algum poder de dominação sobre seus Orcs. Mas é uma opinião que muitos refutam.
 
Shantideva disse:
Nada diz que esse anel tinha poderes. Muito provávelmente era um anel inútil que Saruman usava para expressar o seu desejo de possuir on Um Anel

Será que o anel não tinha poderes nenhum 10o? Pelo pouquíssimo que sei Saruman estudou sobre os anéis e sauron durante muito tempo, talvez ele tenha adquirido um conhecimento mínimo pra fazer o anel, mesmo que seja um anel muito inferior aos demais aneis de poder. Não acredito que ele consiguiria controlar todos aqueles Orcs com um anel de metira...

Saruman era um Maia de Aulë assim como Sauron. Ele já devia possuir o conhecimento para a elaboração pelo menos básica de anéis de poder, mesmo sem antes estudá-los. No meu ponto de vista, ao estudá-los, ele ganhou conhecimento sobre um caso específico que era o datado na Terceira Era.
 
Eönwë Æ disse:
Saruman era um Maia de Aulë assim como Sauron. Ele já devia possuir o conhecimento para a elaboração pelo menos básica de anéis de poder, mesmo sem antes estudá-los. No meu ponto de vista, ao estudá-los, ele ganhou conhecimento sobre um caso específico que era o datado na Terceira Era.

Maia... de Aulë?

Não me lembro do Istari serem citados como Maiar de Aulë, ou pelo menos o Saruman...

Onde está escrito isso?
 
Sobre Sauron, é dito no Valaquenta:

"Among those of his servants that have names the greatest was that spirit whom the Eldar called Sauron, or Gorthaur the Cruel. In his beginning he was of the Maiar of Aulë, and he remained mighty in the lore of that people."

Aqui está, sobre Saruman (Contos Inacabados, Parte 4, Capítulo II: Os Istari):

(...) Curumo, who was chosen by Aulë (...)
E no trecho seguinte também:

" There are here also some rough tables relating the names of the Istari to the names of the Valar: Olórin to Manwë and Varda, Curumo to Aulë, Aiwendil to Yavanna, Alatar to Oromë, and Pallando also to Oromë (but this replaces Pallando to Mandos and Nienna)."

Curumo é o nome de Saruman em Quenya.

Obs.: Os negritos nos textos são meus.
 
putz podia jurar q era radagast q era d aulë ah d qualquer jeito, saruman era 1 sabio ele teria a capacidade pelo - d comandar os orcs a forjar 1 anel, ou quem sabe os anões??? mais sao apenas suposicoes
 
É errado dizer que o anel do mago malvado não possuía poder. Saruman não faria um anel inútil, visto que este ganha destaque na narração, se fosse inútil diria que ele apenas tem um anel no dedo.

Mas quanto a hipótse de controlar Orcs, eu acredito sim e não ao messo tempo: "Sim", porque como ele controlaria Orcs furiosos, um bando de lutadores ? "Não", porque só controla-se inicialmente algo, quando estes a serem dominados tem um anel de início ou caem na tentação da magia deste dominador. Mas enfim, as opiniõe são muitas. Cabe ao leitor interpretá-las...
 
Sr. Cachopardo disse:
É errado dizer que o anel do mago malvado não possuía poder. Saruman não faria um anel inútil, visto que este ganha destaque na narração, se fosse inútil diria que ele apenas tem um anel no dedo.

Eu também acho isso. A gente não sabe nada que aquele anel poderia fazer (apesar de sabermos que, à princípio, todos os anéis de poder existiam para conter os efeitos do tempo). Mas eu duvido que o Saruman, orgulhoso daquele jeito, fosse ficar contando vantagem para o Gandalf, se na verdade não fazia anel nenhum.

E, nessa hipótese, já imaginaram como seria se Sauron recuperasse o Um sem que o Saruman fosse derrotado? Porque o anelzinho dele seria subjugado pelo de Sauron, como seriam os Três.
 
Maglor disse:
Mas eu duvido que o Saruman, orgulhoso daquele jeito, fosse ficar contando vantagem para o Gandalf, se na verdade não fazia anel nenhum.

Sim. Falando em Ganialidade de Construção deste personagem, acredito que Tolkien não faria um mago com a personalidade de querer se achar melhor porque tem um anel. E isso eu me baseio no geral por Tolkien, neste caso não seria um personagem exibido. Pois Saruman se achava realmente melhor que Gandalf; para Saruman, Gandalf seria um tolo por estar ao lado do Bem e anel nenhum provaria se ele seria melhor que isso ou aquilo.
 
Não acho que o Anel de Saruman estaria aprisionado ao Um Anel.... por que estaria já que ele foi feito milhares de anos depois?
 
Isso não é uma certeza, é uma idéia, mas acho que faz todo sentido.
O conhecimento que os elfos usaram para fazer os anéis de poder vinha de Sauron, por isso que os Três estavam ligados ao Um, mesmo que feitos apenas pelos elfos.
Se Saruman fez um anel de poder, estava usando o mesmo conhecimento de Sauron que os elfos usaram, e ele acabaria estando no mesmo caso dos Três. Não parece que o importante é se os anéis eram feitos antes ou depois do Um, mas se usavam conhecimento transmitido por Sauron. Se o tempo fosse fundamental, os elfos poderiam simplesmente fazer anéis novos.

Mas o Gandalf diz no capítulo 2 do SdA que havia aqueles anéis que eram "apenas ensaios no ofício". Esses, que deviam ser bem fracos, não devem ter sido feitos com técnicas de Sauron. Seriam as "primeiras experiências" dos elfos nessa forja, que depois eles mesmos consideraram insignificantes.
 
Eu imagino que o dito "conhecimento" que Sauron forneceu aos artífices élficos continha dentro de si o feitiço de aprisionamento. Era algo indesejável aos elfos, uma armadilha que conscientemente eles não entrariam. Saruman não seria tolo de, mais de três mil anos depois, se deixar cair na mesma cilada, como um rato que pula na boca do gato, sabendo que o "conhecimento" como em sua forma original continha o feitiço que aprisiona. Por isso eu acho que se o mago tinha ou não um Anel de Poder ele não poderia estar ligado ao de Sauron e não deveria ser tão poderoso quanto aqueles feitos pelos elfos.
 
Que não era poderoso como os anéis de poder dos elfos, deve ser quase uma certeza. Mas esses anéis só foram feitos porque contaram com o conhecimento de Sauron (que continha o "feitiço", como você colocou). Se Saruman fez um anel usando a mesma técnica que os elfos, então usou a técnica ensinada por Sauron a eles. Saruman teria feito um anel sozinho, como Celebrimbor fez os Três, mas ainda assim estes estavam ligados ao Um.

Se o que Sauron fez aprisionasse apenas os anéis feitos antes do Um, então os elfos poderiam continuar fazendo anéis, já que não haveria como existir "outro Um". O problema não teria sido o tempo.

O Saruman poderia ter feito e usado o tal anel sem problema algum, assim como os Três eram usados sem problema, enquanto Sauron estivessem sem o Um. E como a idéia de Saruman era justamente que o Um fosse para ele, não para Sauron, não haveria problema.
 
Pode parecer idiota, mas se Saruman forjou um anel , seguindo as técnicas de Sauron, ele poderia ser controlado pelo próprio, assim como os três anéis dos elfos e os nove.Ele não seria essencialmente mau.
(essa opinião poderia salvar o pescoço do Saruman)
 
Maglor disse:
Saruman teria feito um anel sozinho, como Celebrimbor fez os Três, mas ainda assim estes estavam ligados ao Um.

Mas você está esquecendo que o "feitiço" não era apenas construir os anéis e pronto, eles estavam todos aprisionados. Não, o feitiço ainda incluia o "Três Anéis para os Reis-Elfos [...] Sete para os Senhores-Anões [...] Nove para Homens Mortais [...] Um para o Senhor do Escuro [...] Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los [...]".
Sauron efetivamente teve que pronunciar essas palavras, que Celebrimbor ouviu na distância, para ter o feitiço realizado e tão somente os 19 Grandes Anéis é que foram aprisionados, nenhum a mais e nenhum a menos.
Um anel que Saruman fizesse com os conhecimentos que Sauron forneceu aos elfos, se é que ele fosse fazer algo do tipo, não teria razão para estar aprisionado já que Sauron não proclamou, ou digamos, não concluiu o feitiço de aprisionamento.
 
Elrond disse:
Sauron efetivamente teve que pronunciar essas palavras, que Celebrimbor ouviu na distância, para ter o feitiço realizado e tão somente os 19 Grandes Anéis é que foram aprisionados, nenhum a mais e nenhum a menos.

Realmente, se isso está escrito em algum lugar, eu não me lembro. Nesse caso, o que eu disse sobre o anel de Saruman só faz sentido se ignorar essa parte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo