1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Análise da Obra: Reinos de Arnor/Dale/Gondor/Rohan.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 16 Ago 2008.

?

Qual foi o reino mais poderoso militar e policamente?

  1. Arnor

    16,7%
  2. Dale

    0 voto(s)
    0,0%
  3. Gondor

    66,7%
  4. Rohan

    16,7%
  1. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Ponto de Vista baseado nas informações de Tolkien!

    Fazendo uma análise dentro dos contextos históricos da Terra média, gostaria de saber qual dos reinos seria o mais forte, poderoso que já existiu no mundo dos homens dentro da 2ª e/ou 3ª Era.

    Portanto, de acordo com as informações existentes, qual foi o reino mais poderoso militar e politicamente falando:

    Eu coloquei somente os reinos:

    Arnor
    Dale
    Gondor
    Rohan

    Lembrando que, para responder a isso, peço que leve em consideração o seu conhecimento no que diz respeito as obras, o que há de informações relevantes para você opinar e votar. Caso contrário, isso pode se tornar algo dentro de um ponto de vista do fã que há em você.


    Obrigado e um abraço!
     
    Última edição: 16 Ago 2008
  2. Articus Uno

    Articus Uno Usuário

    Gondor, não tem outro,
    1ºmanteve vigilia lá durante a segunda era quando sauron estava na floresta negra.
    2º resistiu aos ataques de Mordor na TE
     
  3. Articus Uno

    Articus Uno Usuário

    Gondor, não tem outro,
    1ºmanteve vigilia lá durante a segunda era quando sauron estava na floresta negra.
    2º resistiu aos ataques de Mordor na TE
     
  4. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Por que não incluir Númenor?
     
  5. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Gondor. Arnor poderia até ser mais poderosa antes da guerra contra o Rei-Bruxo, mas não aguentou, e Gondor, mesmo com as incursões de Orientais, Sulistas e Carroceiros, e futuramente das tropas de Sauron, ficou, nem tão forte, mas firme. Claro que teve ajuda, mas suportou muito mais pancadas e conseguiu resistir do que outro reinos.
     
  6. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Gondor, porque resistiu à incursões inimigas por mais de 3000 anos, além de manter guarda sobre Mordor.
    Chegou próximo à ruína, mas, com a ajuda dos rohirrim e graças
    às batalhas no norte que impediram os reforços mandados por Sauron de chegar à batalha, não foi tomado por Sauron.
     
  7. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Não tenho dúvidas de que Gondor era o reino mais poderoso de toda a TM. Existem diversos fatores que podem sustentar minha conclusão:
    - Longevidade. Gondor era um reino muito antigo, que tinha como "antecessor" um reinoi mais antigo ainda e de linhagem extremamente nobre (Númenor)
    - Tamanho. Nem é preciso dizer o quão grande era o território sob o jugo de Gondor, limito-me a dizer que Rohan foi uma "doação".
    - Resistência. Gondor volta e meia era vista em conflitos militares, disputas internas, peste, intrigas palacianas. Mas mesmo assim durou até o final da TE pra retornar triunfantemente ao topo.
    - Fator Élfico. Seja na realeza, seja em Dol Amroth, o sague e a simpatia dos Elfos já é "tradição" em Gondor. Com certeza isso faz uma grande diferença.
     
  8. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    É porque apenas considerei os reinos que tinham vida direta na Terra média.
     
  9. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    É acho que foi Gondor também. Lógico que todos estes 4 reinos dos homens chegaram até o final da 3 Era mais pra lá do que pra cá né... A Terra-Média d'O Senhor dos Anéis me parece muito um mundo em ruínas, um mundo que foi, mas que não é mais.

    A sombra causou um estrago muito grande no Oeste e por pouco o ocidente resistiu. Arnor também acho que foi muito poderosa Amon Sûl (não lembro como escreve) e todos os palantiri e tudo o mais, mas o rei bruxo não perdoôu.

    Os anões sofreram com Balrogs e Dragões, sobrou até para Valle, que politicamente não é tão importante quanto os outros reinos citados, a não ser talvez ali na sua região e olhe lá.

    Gosto muito de Rohan, mas elas não têm a tradição genética do sangue azul de Gondor. E o feitiço de Théoden foi quase tão forte que quase destruiu esse grande reino rapidamente.

    Gondor é sempre cheio de tropeços, mas eles descendem de Númenor e não tem como dizer que eles não foram as costas largas que o Oeste precisou, assim como Rohan por muitas vezes doram as costas de Gondor.
     
  10. Eu considerei o reino de Arnor. O poderio politico e militar era realmente monstruoso na epoca de Elendil.

    Se Arnor estivesse de pé até a época da Guerra do Anel, acho que Sauron pensaria duas vezes antes de atacar Gondor novamente.
     
  11. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Provavelmente, mas Arnor sucumbiu perante o poder de Angmar. Sim, estava enfraqüecida (e muito) pela guerra civil, mas Gondor também passou por coisas desse tipo (Corsários e cia.) e sobreviveu.
     
  12. Sim, mas é porque eu levei em consideração o poderio de Arnor na época da Batalha da Ultima Aliança.
     
  13. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Sim, sob essa perspectiva seus argumentos são válidos, ainda mais se levarmos em consideração a afinidade Lindon/Arnor que existiu nessa época.
     

Compartilhar