• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alckmin será premiado na Câmara por gestão de recursos hídricos em SP

Tá querendo inventar o quê?

Menos de 3 anos é a metade que os mais otimistas achavam que é 5 ou mais para pelo menos sair do volume morto e ficar um pouco acima disso, coisa que foi atingida em um ano apenas e não pra chegar em 80%. Os pessimistas acreditavam que seria totalmente irrecuperável prevendo um cenário de semi-árido nordestino. No meu pensamento mais pessimista coloquei no máximo 3 anos pra sair do volume morto.

Nope. A previsão não era do volume morto, era sobre a normalização da cantareira. E não está, ué.

Não importa se é comércio, indústria ou agricultura, pois em todas essas situações todos estão que vivem numa mesma região estão na mesma situação que é aprender a usar a água de forma racional, coisa que sempre deixaram de lado e fizeram vista grossa. E uso racional da água não é papinho bonito. Vamos direto ao ponto que você não quer admitir.... é algo que paulista de forma geral historicamente não está acostumado que é sair da zona de conforto, deixar a arrogância de achar que é superior e auto-suficiente em tudo e saber administrar melhor o que tem, pois é uma terra que não tem terremotos, furacões ou guerras.

Claro que importa, quando residências são responsável por 10%, os outros 90% importam muito mais. O uso racional da água por parte da população é só uma fração do total de água consumido ou economizado. Um décimo do total.

E se existe essa taxa alta de desperdício? isso não é culpa apenas do governo atual e sim dezenas de anteriores que vieram muito antes e foram omissos, porque pra acabar com isso teria que esburacar a cidade inteira, ou implodi-la de uma vez e reconstruir quase tudo do zero o que levaria dezenas de anos.

Verdade. Culpa de governos anteriores. Qual partido foi eleito nos últimos 20 anos? E o que foi feito de lá para cá? Uma interligação feita com 20 anos de atraso e o que mais?

É claro e óbvio que o governo dormiu no ponto e demorou em interligar os sistemas aí na Gde SP e nem estou postando para somente defendê-lo. Todos (Governo e população) tem culpa rigorosamente iguais, pois se existe algo que mais triste é saber que Sampa já foi uma das cidades com a hidrografia mais ricas e fartas do mundo. Uma cidade que nasceu abençoada com dezenas de rios, riachos e lagoas e o mais importante de todos, o Tietê que se a população e o governos anteriores não tivessem sido tão irresponsáveis, cruéis e porque não dizer BURROS de consciência ambiental, quando ao longo de décadas foram canalizando, eliminando e poluindo todas as melhores fontes de água que a cidade oferecia que diga-se de passagem poderia ser também um belo meio de transporte e hoje paga-se o alto preço e a vergonha de busca-la centenas de km longe e preso ao velho circulo vicioso de uma população só querer vomitar contra o governo, mas vire e mexe sempre surgem casas irregulares em áreas de mananciais e gente jogando sofá, lixo e esgoto nos rios e córregos. Até quando isso vai continuar? Um povo que não tem educação e historicamente agride os rios como se os odiassem.

A culpa não é rigorosamente igual, nunca foi. É óbvio que o Estado tem mais responsabilidade que a população, até por ser ele que deve instruir e conscientizar a população, principalmente a mais simples. E principalmente é o Estado que deve cuidar dos outros 90% do consumo, de industrias e agricultores.

Por mais que você venha a botar toda culpa que indústria e agricultura como maiores consumidores e que o população em geral não é vilã na crise é um enorme engano seu e vou te dar um exemplo bem simples pra ver se finalmente cai a ficha, pois vai bem além de apenas economizar e saber usar corretamente a água.

Novamente: NOVENTA POR CENTO. Quer que eu desenhe?

Vou colocar um gráfico:

consumo-de-agua.jpg


Cabe ao governo (não só Estadual) aumentar a fiscalização e multas contra os verdadeiros consumidores. Lavouras gastam mais água do que o necessário por causa de meios ultrapassados de irrigação. Industria desperdiça também por falta de fiscalização e cobrança.

Agora querer dizer que o uso doméstico é tão vilão quanto os demais na crise? Isso aí só é realidade no comercial da SABESP, pra massa de idiotas úteis apoiadores de alckimin acharem que ele está trabalhando pra combater a crise hídrica, quando na verdade, só está fazendo o mínimo do mínimo e vendo a chuvar cair.

É justamente por causa de alguns poucos ignorantes de consciência ambiental que ao escolher morar de forma irregular próximos dos mananciais poluindo um riacho ainda limpo ou jogando esgoto numa represa importante como a Guarapiranga que também temos perdas que podem ser iguais ou até piores que uma longa estiagem, pois quanto mais gente próximo dos mananciais, menor é a oferta e mais difícil e mais caro fica o tratamento da água. Aí não adianta depois se revoltar que a conta só aumenta, mesmo chovendo mais. Consegue finalmente entender que apenas só o clima não ajuda? Fator humano é tudo!

Então sou muito mais o "papinho bonito" porque a partir do momento que conseguirmos educar toda a população e não termos mais ignorantes de consciência ambiental, pode ter certeza que o mundo será bem melhor.

Realmente não devem ocupar. E onde está o governo que simplesmente não vê essas casas, só depois de anos que vem falar em desintegrar a posse deles? Onde estão os agentes fiscalizadores? Onde está a SABESP que não olha seus mananciais? Ninguém constrói um bairro na beira da represa em 1 semana. Existem bairros às margens da Guarapiranga há dezenas de anos. O que o seu governador fez a respeito?
 
Claro que importa, quando residências são responsável por 10%, os outros 90% importam muito mais. O uso racional da água por parte da população é só uma fração do total de água consumido ou economizado. Um décimo do total.

Quando se trata de uso racional da água que é algo muito mais abrangente que o fator consumo, parece que não entra na sua cabeça que se uma parcela praticamente insignificante da população ao fazer um assentamento irregular e sem saber usar racionalmente a água polui um pequeno riacho que mais a frente desagua num rio ou manancial importante. Justamente essa fração irrisória da população, mesmo que não consuma quase nada pode sim comprometer todo um sistema. Então não importa se é uma enorme indústria ou uma pequena comunidade. Todos estão no mesmo barco e tem as mesmas obrrigações quanto ao uso racional da água. Consumo é uma parte disso, mas não o todo e entenda que o fator do uso racional é muito mais comprometedor independente de quem consome? Nem vou entrar no mérito de analisar percentuais de números de consumo de agricultura que podem fazer sentido pro país de modo geral, mas não numa região metropolitana que deixou de ser rural há muitas décadas e a grande maioria das frutas, cereais e verduras que chegam via Ceagesp, Mercado Municipal e afins são produzidas e vem de longe.

Estado x População? É claro que a culpa é dos dois. Afinal quem são os responsáveis por eleger os governantes? E como uma enorme região que já foi riquíssima de rios e oferta de água, sua população conseguiu em poucas décadas transforma-los todos em lixeira, algo tão grave quanto o crime ambiental da Samarco em Minas? É falta de querer admitir que absolutamente ninguém (Estado e População) no passado e presente mais recente foram absurdamente omissos, não se importaram com isso e só quando aconteceu uma estiagem mais forte e viram o calo apertar é que acordaram. Se queremos que as coisas melhorem tem que partir primeiro da população em cobrar cada vez mais e eleger pessoas que tenham mais comprometimento com isso.

É o óbvio, mas só sabem reclamar quando não está mais na zona de conforto. Muitos nem frequentam uma reunião de condomínio, quanto mais uma de moradores de bairro ou ter ido pelo menos uma vez na vida na Camara de Vereadores e saber o que está acontecendo, coisa que pelo menos sei o que é na minha cidade com alguma frequência. Então que moral tem pra reclamar de governante se não fazem nem a lição de casa?

Se houvesse no mínimo mesmo empenho da população com os problemas da cidade e estado que tem as torcidas de futebol quando vão cobrar os jogadores e diretoria nos CT´s muita coisa poderia já ter melhorado.
 
Última edição:
blablablabla e você ao invés de aceitar a omissão do Alckimin continua com o discursinho de sempre. Moralista, generalista e completamente inútil e sem profundidade. Uma chuva de obviedades que não têm sentido nenhum a não ser isentar as falhas do seu governo favorito.

Depois vem chamar petista de cego?
 
blablablabla e você ao invés de aceitar a omissão do Alckimin continua com o discursinho de sempre. Moralista, generalista e completamente inútil e sem profundidade. Uma chuva de obviedades que não têm sentido nenhum a não ser isentar as falhas do seu governo favorito.

Depois vem chamar petista de cego?

Eu aceito que na Gde SP em especial o Alckmin é falho, menos no Interior onde ao menos é satisfatório onde conseguiu despoluir os rios Sorocaba e Jundiaí e por aqui foi o efeito contrário, havia uma crise crônica de anos que simplesmente não existe mais.

E cidadania não é algo que se exerce apenas com o voto numa eleição de dois em dois anos. Sabia que ia ficar puto quando falo de reunião de bairro e câmara que todos acham chato, mas é o mínimo que todo cidadão deveria se esforçar pra fazer pelo menos uma vez na vida se deseja que as coisas melhorem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo