1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Águias: previsiveis?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eriøn Nårglin, 16 Nov 2003.

  1. Eriøn Nårglin

    Eriøn Nårglin Usuário

    Eu ja havia observado isto quando li pela primeira vez O Hobbit/SdA, mas agora relendo pela terceira vez eu me incomodei novamente:

    Voces nao acham que o fato das aguias terem sido decisivas tanto no fim dO Hobbit quanto do SdA ter sido uma coisa muito previsivel?

    Na primeira vez que li SdA eu pensei comigo mesmo que provavelmente as aguias iriam aparecer pra salvar Frodo e Sam, e isso realmente aconteceu.

    Existe algum estudo/artigo sobre isto?

    Sera que Tolkien estava simplesmente cansado ao fim do livro e colocou as aguias ou tem algum outro significado filosofico(como seres vindo do céu tendo alguma ligaçao a Deus ou a religiao)?

    Opinem :lol:
     
  2. N penso que as aguias tenham algum sentido religioso ou sejam simplesmente falta de imaginação. As aguias são criaturas boas embora idependentes dos povos livres da TM, so ajudam em tempos de aflição. As aguias sao as aves de Manwe, por isso ajudam o bem mas so em casos de desespero, como a batalha dos 5 exercitos ou como a batalha da Porta Negra.
     
  3. UrUbU

    UrUbU Kaizoku-ou

    as águias saum a ponte entre a terra-média e os valçar... pois elas saum os "olhos" de mawne desde a primeira era.... entaum elas estaum prontas pra ajudar em qlq lutar contra a sombra q melkor colocou em arda....
     
  4. Riff

    Riff Usuário

    Se as aguias fossem previsiveis elas apareceriam nas Nirnaeth Arnoediad

    Acreditem, elas estavam cumprindo a missão delas, então pq vcs acham q elas foram aparecer logo na Batalha dos Cinco exercitos, onde estava Bilbo e o Anel, e depois na decisiva batalha de Morannon, elas tinham uma "missão" a cumprir para q o anel fosse destruido

    Ps: Isso é suposição dentro da obra, eu sei q qndo Tolkien escreveu o hobbit não tinha em mente a importancia do Ane :wink: l
     
  5. NIMRODEL

    NIMRODEL Usuário

    Era a saída q o professor espertamente encontrou para salvar seus heróis de situações impossíveis, já q naquela época ñ existia a cavalaria :lol: :lol: :lol:
     
  6. Riff

    Riff Usuário

    Po, os rohirrim lutavam com o q então?
     
  7. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    A ingerência das águias se deu em momentos muito específicos e a pedidos de Gandalf e Radagast. Foram três ocasiões únicas e a ajuda se deu de forma muito distinta. Em O Hobbit elas não só salvaram a comitiva de Erebor como lutaram na batalha de 5 exércitos. No caso de Gandalf em Isengard, foi mais uma operação resgate. E, por fim, acho que o principal papel das águias no momento final da história foi, mesmo que lutando, mais de apoio logístico e transporte.

    Enfim, não acho previsível a participação das águias. Agora, se vc alegar que a vitória do bem era previsível, aí eu tenho que concordar.
     
  8. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    bom, q frodo destruiria o um anel era previsivel, mas q seria numa luta pessoal contra gollum, nao foi nada previsivel.
    era certo q tudo terminaria bem, isso realmente eh previsivel, mas os caminhos q levaram a esse "bem" nem mtos eram preivisiveis, tais como:
    vamos voltar ao silmarillion...
    a chegada de turgon com seus 10 mil elfos do reino oculto, foi uma das partes mais emocionantes da batalha e se nao tivesse sido a traicao dos homens ele certamente teria ganho, pois morgoth ja estava em ultimo ato de desespero.
    o cão de morgoth q arranca a mao de beren com a silmaril
    a traição de (esqueci o nome, o filho da irma de turgon com o elfo cinzento) q entregou a localidade de gondolin para morgoth
    a chegada dos valar em ultima hra com o arauto de manwe liderando o estandarte dos valar(esqueci o nome tb) para livrar a terra media da presença de morgoth, a questao da contaminacao de arda nao vem a questão.

    contos inacabados
    nao se pode destacar mto, mas entra ai a cavalgada de eorl q foi demais e a outra parte q esqueci o nome do rei, q foi contra os carroceiros em q o rei dividiu o exercito em 2, e o exercito do sul veio e ganhou na batalha do acampamento.

    o hobbit
    chegada das aguias nas 2 situacoes
    e aparecimento de gandalf ao final, qdo bilbo oferece a pedra arken

    senhor dos aneis
    chegada dos rohirrim, folde ocidental(isengard) e de aragorn, momentos mais emocionantes em todas as obras do tolkien
    gollum ter ajudado os hobbits, embora ao final ter os entregue a laracna.
    as aguias tb, em gandalf e no portao negro.

    eh isso, foge um pouco o assunto do topico, mas achei legal escrever sobre imprevisbilidade.
     
  9. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Devido a distancia em que Frodo e Sam etavam e com o caos ocorrendo ao redor deles a unica forma de resgatá-los seria com a "força aérea de terra media" as águias. No Senhor dos Anéis as aguis aparecem 3 vezes, e todas elas em missão de resgate. Eu não acho elas previsivéis, mas sim a escolha lógica para eesas situações.
    O proprio Tolkien meio que brinca com a chegada delas na batalha do portão negro ser muito parecida com a chegada na batalha dos 5 exercitos fazendo o Pipin pensar que ele esta delirando.

    Freud adoraria analisar o simbolismo das aguias no pisique do Tolkien 8-) :lol:
     
  10. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    qual a 3a aparicao das aguias no sda? nao lembro.
     
  11. Elen síla lúmenn' omentielvo. :D


    Não acho NADA previsível a participação das águias no momento decisivo.

    As 3 situações em que as águias aparecem são:
    -> A acima :roll:
    -> Gandalf sendo salvo de Orthanc
    :eek: -> Gandalf sendo salvo em Caradhras :o?:
     
  12. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    ah lembrei, :D , vlw.
     
  13. Damasco o Gollum

    Damasco o Gollum Usuário

    As aguias são seres enviados dos Valar !!!
    Elas soh aparecem em situaçoes aonde esta a vontade dos Valar !!!
    Sempre em que elas aparecem, elas vão ajudar um enviado dos valar, mesmo que pareça coinsidencia, como por exemplo:
    A ajuda a Gandalf e os anoes , quando estes estavam sercados por lobos!!!! :wink:
    A luta na gurra dos 5 exercitos, aonde estava Gandalf :wink:
    O resgate de Gandalf, de Orthanc :wink:
    O resgate de Gandalf apos a luta com o Balrog:wink:
    A luta na em moramon :wink:
    A luta na guerra da ira 8-)
    E outras situaçoes que eu num lembro agora :roll:
     
  14. É mesmo........ :P
     
  15. Mas nem por isso elas são previsíveis. 8-)
     
  16. Gildor

    Gildor Usuário

    Acho que "previsível" não é um termo justo para aplicar à participação das Águias. Eu gosto de pensar que o final do RdR é do jeito que é, como uma homenagem aO Hobbit. Uma referência.

    Da mesma forma que, em ambos os livros, Gandalf se afasta em momentos fundamentais para que os hobbits tenham que vencer "sozinhos" os seus desafios, sem o apoio do mago.
     
  17. as aguias saao oq?????
    maiar ou algo do tipo?
     
  18. são bichinhos de estimação do Manwë, que é um Vala :aham:
     
  19. Witch King

    Witch King Usuário

    As águia são os olhos de Manwe como ja foi dito, os enviados sempre presentes do Valar na TM, assim seria injustiça dizer que os Valar se esqueceram completamente da TM ele hummm só ficaram um pouco mais ausentes, por assim dizer.
     
  20. Pooka

    Pooka Usuário

    A quem diga que:

    Se A guerra do anel tem mesmo relação com a Grande guerra mundial, as aguias seriam os EUA q tiveram participações rapidas e importantíssimas na WW ... sei lá eu num adoto essa teoria, mas que é interessante é
     

Compartilhar