Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Eles precisam de rituais de passagem. Daqueles tipos que deixam marcas e cicatrizes saudáveis, por toda a vida.
Eles precisam de rituais de passagem. Daqueles tipos que deixam marcas e cicatrizes saudáveis, por toda a vida.
12 anos? Criança... desde que não esteja com uma arma nas mãos.Ah sim, é algo bastante discutido que a adolescência existe justamente pela dissolução desses marcos de passagem para a vida adulta. Como o jovem não é reconhecido como adulto, ele se rebela, é bem verdade.
Mas o próprio fato é consequência da modernidade. Não dá pra declarar o cara "pronto" pro trabalho aos 11 ou 12 anos de idade, o período de latência é bem maior. Afora isso, na nossa sociedade mais racionalista fica difícil justificar alguma espécie de rito iniciatório nesse sentido.
Não para todos, mas para grupos. Irmandades, criando objetivos que transcendam o dia a dia. A busca por algo mais atemporal.Não acho que tenha jeito de reestabelecer algum rito de passagem rígido como os de antigamente, ao menos não em um bom tempo. É um problema que precisa de uma solução específica.
Tipo serviço militar obrigatório? Tô de boa...![]()