• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Achei um erro!!

Light MasTer

Usuário
Ei! Eu acho que achei um erro no SILMARILION!!
Eu fiquei assim 8O quando percebi!

É o seguinte: as estrelas que Varda fez que despertaram os elfos eram feitas com o orvalho das Duas Arvores, certo?
Então eles podiam têlas usado para revivê-las, não é?

Isso é msmo um erro do MESTRE ou tem uma espricassaum??

"... a Terra-média posiciona-se num crepúsculo abaixo das estrelas que Varda tinha forjado nas Eras esquecidas de seus labores em Eä... então ela iniciou um grande labor, o maior de todos os trabalhos dos Valar desde sua vinda para Arda ..."[2]

Nem todas as estrelas foram feitas e postas no céu por Varda a Vala. O texto abaixo descreverá estrelas, planetas, e constelações nos céus de Arda que foram criadas por todos os Valar, em conjunto... enquanto trabalhavam na criação de Arda
Txto completo:

http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Geografia/Estrelas/Geografia_Estrelas.htm

Light MasTer escreveu:
as estrelas que Varda fez que despertaram os elfos eram feitas com o orvalho das Duas Arvores, certo?

Não exatamente, as estrelas foram criadas bem antes das árvores... Yavanna jamais poderia fazer outras iguais, assim como Fëanor e as gemas... :wink:

"... foi Aulë o criador da Foice de Prata. Melkor interrompeu seu trabalho contando-lhe uma mentira acerca de Lady Palúrien. Aulë ficou tão irado que ele quebrou a foice com um golpe. Sete centelhas saltaram num ímpeto e voaram para os céus. Varda surpreendeu-os e deu a eles um lugar nos céus como um sinal da honra de Palúrien. Eles voam agora sempre na forma de uma foice rodando e rodando o pólo ..."[1]

"... e alto no Norte como um desafio a Melkor ela pôs a coroa das sete poderosas estrelas para girar, Valacirca, a Foice dos Valar e o sinal do destino ..."[2]

As Sete Estrelas foram também postas em preparação para o despertar dos Elfos. Na batalha da canção entre Gorthaur e Finrod, Finrod cantou um louvor às Sete Estrelas. As estrelas foram postas no Norte como um sinal para a queda de Morgoth.

Segundo o texto, Aulë fez a foice, e Varda a fixou no céu, nada das árvores... :wink:

"... foi Aulë o criador da Foice de Prata. Melkor interrompeu seu trabalho contando-lhe uma mentira acerca de Lady Palúrien. Aulë ficou tão irado que ele quebrou a foice com um golpe. Sete centelhas saltaram num ímpeto e voaram para os céus. Varda surpreendeu-os e deu a eles um lugar nos céus como um sinal da honra de Palúrien. Eles voam agora sempre na forma de uma foice rodando e rodando o pólo ..."[1]

Onde é que está isso?

"... e alto no Norte como um desafio a Melkor ela pôs a coroa das sete poderosas estrelas para girar, Valacirca, a Foice dos Valar e o sinal do destino ..."[2]

Sim, isso está no Silmarillion, porém um pouco antes também está escrito "Começou ela nesse instante um enorme trabalho, a maior de todas as obras dos Valar desde sua chegada a Arda. Apanhou os orvalhos de prata dos tonéis de Telperion e com eles fez estrelas novas e mais brilhantes para a chegada dos Primogênitos. .... [fala-se dos nomes de Varda e de estrelas que ela criou] .... E bem alto ao norte, como um desafio a Melkor, ela pôs a balançar a coroa de sete estrelas poderosas, Valacirca, a Foice dos Valar e sinal do destino."

Esse trecho do Silmarillion faz parecer que com o orvalho de Telperion ela criou novas estrelas incluindo as sete que formam a Valacirca, e não achei o trecho que fala que Aule criou a Valacirca no Silma. Pode ser que Melkor tenha destruido um trabalho de Aule que era uma foice de prata, e então quando os Valar ficaram sabendo que logo os Primogenitos iriam despertar Varda como um desafio formou uma Constelaçao na forma da foice de Aule que Melkor havia quebrado há muito tempo. Eu não li os HoME e talvez tenha mais coisa lá que nos explique isto, mas como eu só li o Silma acho que é isso.

Eldarwen disse:

Onde é que está isso?

The History of Middle-earth I - The Lost Tales :grinlove:

Eu explico. São duas versões diferentes da origente da Valacirca, uma da HoME 1, o início do início da mitologia tolkieniana e praticamente fechada em si e não válida em tempos posteriores, feita ali por volta de 1917.

A segunda é a contida no Silmarillion publicado pelo Christopher Tolkien, provavelmente datado do final da década de 30, talvez 40 ou mesmo 50 (a verificar).

Se fuçarmos nos HoME, teremos centenas de divergências como esta :D

No entanto qual seria a versão válida? A do HoME ou do Silma? Suponho que seja a do Silma que é a fonte mais conhecida e que a maioria das pessoas tem mais acesso aqui no Brasil.

Ou é a do HoME?

PS:Eu também preciso ler urgente os HoME..... assim que terminar o curso e tiver grana dou um jeito nisso! :mrgreen:

Eldarwen disse:
No entanto qual seria a versão válida? A do HoME ou do Silma? Suponho que seja a do Silma que é a fonte mais conhecida e que a maioria das pessoas tem mais acesso aqui no Brasil.

Ou é a do HoME?

PS:Eu também preciso ler urgente os HoME..... assim que terminar o curso e tiver grana dou um jeito nisso! :mrgreen:

basicamente Eldarwenn,
nenhuma é correta, pois ambas são histórias que o Tolkien criou e não deu um fim e portanto não são histórias oficiais.
Os únicos livros onde você pode ler uma coisa e dizer que aquilo ali é o certo são o SDA e O Hobbit, pois foram os únicos revisados pelo Tolkien.
Quanto ao Silma, CI, HoME e etc, são fragmentos de texto coletados pelo CT e que ele publicou.

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back