• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Abelhas e polinização

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Cientistas desenvolvem 1ª vacina para evitar doença em abelhas; entenda

Imagem: Bianca Ackermann/Unsplash/Reprodução
As abelhas são os principais polinizadores da Terra. Apesar disso, elas estão sob constante ameaça, principalmente pelas mudanças climáticas.

Mas um organismo causador de doença também tem atrapalhado populações de abelhas pelo mundo, trata-se do bacilo Paenibacillus larvae, responsável por causar a chamada loque americana.

Essa doença bacteriana afeta as abelhas quando elas ainda estão no estágio de pré-pupa e pupa. As larvas acabam sendo reduzidas a uma gosma de cor marrom. Como resultado, muitos apicultores precisam queimar as colmeias e sacrificar os animais para evitar a propagação do patógeno.

Há antibióticos que podem ser usados no tratamento, mas eles custam caro, possuem eficácia limitada e são de difícil aplicação. Uma vacina desenvolvida pela Dalan Animal Health e recém-aprovada pelo Departamento de Agricultura dos EUA pode ajudar a resolver essa questão.

O imunizante é constituído por células mortas da bactéria P. larvae. Ele deve ser colocado junto ao alimento das abelhas operárias, que secretam a geleia real posteriormente consumida pela rainha. Dessa forma, a vacina vai parar nos ovários da rainha, imunizando as larvas em desenvolvimento.

Por enquanto, o produto está sob licença condicional, o que significa que ele poderá ser usado apenas por um período, sendo mais tarde reavaliado. Após esse tempo, a agência americana avaliará a eficácia do composto e renovará a licença condicional ou fará a regularização do produto.

De toda forma, os planos da Dalan Animal Health envolvem comercializar o produto nos EUA ainda este ano. Basta esperar para ver se a primeira vacina feita para abelhas mostrará resultados satisfatórios.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo