• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Vila (The Village, 2004)

Eu achei o filme muito bom, MUITO mesmo.
Mantém o estilo dos outros filmes de Shyamallan(é assim que escreve???), é o tipo do filme que todos os seus elementos tais como tomadas de câmera super originais e bem loucas, fotografia, interpretação, música, se combinam de forma estupenda....
Tem uma mensagem boa e podemos até encontrar indagações filosóficas, da mesma maneira que Matrix. Claro que de uma maneira muito mais sútil...

Saudações Cordiais
 
Argolas disse:
Lukaz Drakon disse:
Argolas disse:
hahaha aliás, quem já sabia do final se ferrou literalmente hahahaha BEM FEITO

Eu sabia do final e achei um ótima idaao cinema, por que eu me ferrei?

Por que o final era o que mais surpreendia no filme???

Enfim, vc é chato etc :clap:

:mrgreen:

Então eu também sou (e um monte de gente) que vi o filme mesmo sabendo da grande revelação mas mesmo assim, achei excelente. 8-)

Anyway, nona página, não tem muito o que acrescentar e eu não quero soar repetitivo. Só dizer que a persongem da Ivy é absurdamente foda, assim como os personagens principais do Mr. Night e que eu, depois de ver todos os filmes dele de novo - tirando o primeiro lá, Praying with Anger - mudei de idéia sobre sseu potencial. Ok, Sexto Sentido ainda é o pior e ruinzinho, mas Sinais melhorou pra cacilda depois de dois anos de visto e Corpo Fechado é pau a pau com A Vila.

PS: Quadros dentro do quadro. :babar:
 
Strider disse:
Argolas disse:
Lukaz Drakon disse:
Argolas disse:
hahaha aliás, quem já sabia do final se ferrou literalmente hahahaha BEM FEITO

Eu sabia do final e achei um ótima idaao cinema, por que eu me ferrei?

Por que o final era o que mais surpreendia no filme???

Enfim, vc é chato etc :clap:

:mrgreen:

Sexto Sentido ainda é o pior e ruinzinho, mas Sinais melhorou pra cacilda depois de dois anos de visto e Corpo Fechado é pau a pau com A Vila.

Wow. Acho q somos os únicos que acham Sexto Sentido o pior dele. Mas eu não acho ruinzinho, só acho decente.

E é isso, o final é o resultado de todo o resto, por isso acho coerente e não surpreendente, como alguém já falou ai, basta observar as entrelinhas.
 
Perdoe-me se isso já foi comentado, mas através do seu enredo o filme faz uma alusão à sociedade norte-americana e ao governo Bush procurando incurtir um medo invisível do terrorismo através de políticas isolacionistas. Daí são mostradas as conseqüências.
Já deu na paciência essa ladainha Iraque-EUA-Bush-Terrorismo, cá entre nós, prefiro os documentários do Seu Moore.
Pra piorar não é suspense como o trailer tenta mostrar. O marketing ao invés de ajudar estragou ainda mais. O filme é mais uma denúncia social.
E o drama não valeu muito, a personalidade dos personagens foi pouco explorada. E depois teve até uma tentativa de re-exploração do suspense depois que a 'verdade' é revelada.

No final das contas, espere sair na locadora ou passar na Sessão da Tarde.
 
Já deu na paciência essa ladainha Iraque-EUA-Bush-Terrorismo, cá entre nós, prefiro os documentários do Seu Moore.

Nossa, já deu na paciência e você prefere o Moore???? :eek:

Pra piorar não é suspense como o trailer tenta mostrar. O marketing ao invés de ajudar estragou ainda mais.

A culpa não é do filme.

Perdoe-me se isso já foi comentado, mas através do seu enredo o filme faz uma alusão à sociedade norte-americana e ao governo Bush procurando incurtir um medo invisível do terrorismo através de políticas isolacionistas.

O legal do filme é que a alusão não é só sobre isso. Dá pra fazer analogias a diversas situações da sociedade.
 
Peregrin disse:
Nossa, já deu na paciência e você prefere o Moore???? :eek:
É. E não uma afirmação incorente. De n alternativas você pode escolher a menos pior. Por que não?

Peregrin disse:
A culpa não é do filme.
A culpa não é do filme mesmo, mas as conseqüências caem sobre ele. Infelizmente ninguém entendeu isso, o que tornou a experiência de assistir o filme pouco proveitosa.

Peregrin disse:
O legal do filme é que a alusão não é só sobre isso. Dá pra fazer analogias a diversas situações da sociedade.

Dependendo da interpretação, pode se fazer qualquer analogia.
 
Pra mim houve o contrário. Vi tanta gente falando mal que no fim não achei o filme tão ruim assim :lol:

SPOILER


O filme me fez remeter à situação do Jim Carrey no Show de Truman. Ok, eu posso ter viajado um pouco, mas enquanto no primeiro ele era "protegido" do mundo exterior por todo um aparato como se a vida dele fosse perfeita, na Vila os moradores são parte de um experimento e "protegidos" do mundo exterior pelo medo. Até que ponto isso pode ser bom ou ruim na vida daquelas pessoas? Cada uma tinha uma perda provocada pelo mundo selvagem que pregavam.

Bom, fora essa situação, a maneira com que ele conduz não deixa desenvolvimento mesmo pros personagens. São todos muito guiados pelo medo o tempo todo. A parte da paixão da Ivy e do Lucius quebra um pouco isso, mas é muito piegas :tsc:

Não foquei muito no monstro em si, o qual achei bem tosquinho, mas na situação que ele representava para aquelas pessoas. O roteiro poderia ter sido melhor, faltou algo nele. Algo que aprofundasse a humanidade da Ivy, ou que nos desse alguma ligação que nos fizesse ficar preocupados como Lucius ( já que quando ele apareeceu doente na cama - e eu pensando que ele já tava morto - eu pensei: ah tá :| Mas sinceramente achei que seria bem pior.

A caracterização do lugar tá bem legal. E tinha um elenco bem conhecido, inclusive o menino assassino do Cálculo Mortal :lol:
 
:| Eu achei o filme assim, totalmente nota 4,0/10,0.

SPOILERS


Caso típico de um filme que, para mim, não fede nem cheira.

Parte disso é culpa do final que, novamente para mim, não convencu nem um pouco. Acho que eu iria preferir um final "não-surpreendente". Teve tanta campanha, tanta publicidade para no final acabar e eu ficar pensando *é só isso?*.

O pior mesmo foi o momento "A Bruxa de Blair" quando Ivy atravessa o bendito bosque. Fiquei esperando surgir a qualquer momento imagens de filmagem amadora. E talvez algumas pedras que não deveriam estar ali.

Sobre a travessia do bosque, mostrou um dos méritos do diretor que conseguiu assustar, pelo menos a mim, mesmo depois de dizer que as tais criaturas não existiam.

Quando se para para pensar, o roteiro tem muitos furos. Pela foto mostrada do grupo antes de surtarem coletivamente e resolverem voltar as origens (?) a única pessoa daquele grupo que já tinha filhos era a Alice Hunt´. No entanto o filho dela Lucius, não era o mais velho da nova geração. Havia outros mais velhos, a começar pelo doidinho Noah Percy.

Pensando bem, ele já devia ter nascido e ser mais crescido antes do grupo surtar. Nesse caso talvez tivesse lembranças de uma vida fora da Vila.

Outro erro no roteiro, teoricamente só os sete elders sabiam da verdade, pois somente eles migraram da "cidade" para a "vila". No entanto havia mais de 200 pessoas nessa vila. Quer dizer que 3 casais e uma viúva com um bebê de colo povoaram dessa maneira a Vila? Difícil de engolir.

Reparei em outros furos, mas estou atrasada e com preguiça de escrever. :wink:
 
Pela foto mostrada do grupo antes de surtarem coletivamente e resolverem voltar as origens (?) a única pessoa daquele grupo que já tinha filhos era a Alice Hunt´. No entanto o filho dela Lucius, não era o mais velho da nova geração. Havia outros mais velhos, a começar pelo doidinho Noah Percy.

Pensando bem, ele já devia ter nascido e ser mais crescido antes do grupo surtar. Nesse caso talvez tivesse lembranças de uma vida fora da Vila.

Isso não é propriamente uma falha de roteiro. Existem duas hipóteses aí:

1 - O Noah realmente ser mais novo que o Lucius;
2- Ele existir, mas não estar na foto. A foto não precisava necessariamente englobar as crianças, já que o que importava ali eram os "elders".

De qualquer maneira, eu acredito que só o Lucius mesmo já era vivo quando a Vila foi fundada. O Noah pode parecer mas velho, mas não necessariamente é mais velho...

Outro erro no roteiro, teoricamente só os sete elders sabiam da verdade, pois somente eles migraram da "cidade" para a "vila". No entanto havia mais de 200 pessoas nessa vila. Quer dizer que 3 casais e uma viúva com um bebê de colo povoaram dessa maneira a Vila? Difícil de engolir.

Não lembro de dizerem a quantidade de habitantes da Vila no filme, mas certamente não havia 200 pessoas ali. Pelo que eu percebi do filme, devia ter umas 30, no máximo.

Acho que eu iria preferir um final "não-surpreendente". Teve tanta campanha, tanta publicidade para no final acabar e eu ficar pensando *é só isso?*.

Pois é, é o tal caso. As campanhas vendem os filmes do Shyamalan como suspenses de final aterrador, quando não são isso, especialmente esse último. O final não é surpreendente, até porque você já o assimilou bem antes do final. São descobertas gradativas, mas nenhuma delas é de cair o queixo, todas são previsíveis.
O interessante mesmo é a história como um todo. O filme te dá a chance de já ir pensando na trama toda no decorrer da projeção.
 
Mas não é que povoaram, eu entendi que tudo bem, só aquele grupo sabia. Mas pode ter oferecido às outras pessoas a chance de viverem longe da cidade grande, e essas por sua vez aceitaram. Mesmo porque haviam muitos adultos lá, a idéia de povoar a vila se reproduzindo é furada.
 
Tisf disse:
Pra mim houve o contrário. Vi tanta gente falando mal que no fim não achei o filme tão ruim assim :lol:
Ditto. Talvez seja o mais fraco do Shiamalan, mas não é um filme ruim de jeito nenhum.


SPOILER
Tisf disse:
O filme me fez remeter à situação do Jim Carrey no Show de Truman. Ok, eu posso ter viajado um pouco, mas enquanto no primeiro ele era "protegido" do mundo exterior por todo um aparato como se a vida dele fosse perfeita, na Vila os moradores são parte de um experimento e "protegidos" do mundo exterior pelo medo. Até que ponto isso pode ser bom ou ruim na vida daquelas pessoas? Cada uma tinha uma perda provocada pelo mundo selvagem que pregavam.
Cara, eu pensei exatamente a mesma coisa. O grupo era movido por seus motivos próprios, cada um tinha sua razão pra querer fugir do mundo e viver numa redoma protegida. Mas ninguém levava realmente em conta que isso não era ético com o restante da população (que a exemplo do Truman), que não tinha noção nenhuma que existia um mundo lá fora.

Basicamente, duas coisas me encucaram no roteiro:
1 - Se o chefe da reserva (ninguém comentou que era o Shiamalan) estava "comprado" pelo líder da comunidade (como pareceu), por que diabos eles não tinham remédios estocados na vila? Bastava dizer que eram criações do médico - que também era um dos Elders e assim também entraria no jogo. Isso evitaria que muita gente morresse à toa. :think:

2 - Por que diabos o cara mandou a filha, em vez dele mesmo ir? Afinal, ele sabia exatamente o que ia encontrar do outro lado da floresta, e podia ir com a explicação convincente que ia fazer isso pra evitar o sofrimento da filha.

Mas é claro, sem essas duas coisas ele não teria estória. :mrgreen:
 
1- Eu acredito que aqueles remédios estavam lá para emergência mesmo, mas a Vila era uma comunidade rural, queriam ficar longe do mundo exterior e de suas criações, sei lá, não tinham TV por exemplo. É como aldeia de índio, eles não tem estoque de remédio, mas podem buscar em postos distantes ( quando há algum :lol: ). Pelo fato de viverem nessa redoma, eu acredito que abriram mão até disso.


2- Eu acho que ele não quis quebrar o juramento perante o povo de que iria à cidade. Era um risco que ele corria, a mulher dele alertou ele pra isso. E ela sendo cega, o "monstro" teria pena dela, como o menino que volta de medo disse pra ela. E ele contando pra ela a verdade, pra ele, a filha estaria indo numa boa, mesmo porque os sentidos dela são bem aguçados. Mas enfim, se eu fosse o pai dela eu não deixaria minha filha cega entrar numa floresta :lol:
 
SPOILERS, sempre

Tisf disse:
1- Eu acredito que aqueles remédios estavam lá para emergência mesmo, mas a Vila era uma comunidade rural, queriam ficar longe do mundo exterior e de suas criações, sei lá, não tinham TV por exemplo. É como aldeia de índio, eles não tem estoque de remédio, mas podem buscar em postos distantes ( quando há algum :lol: ). Pelo fato de viverem nessa redoma, eu acredito que abriram mão até disso.
Mas isso é meio estúpido, da parte deles. Afinal, qual a intenção de querer viver num mundo ideal se for pra deixar de lado a cura pra alguma doença ou acidente?

Essa sua explicação é mais ou menos o que o filme indica... só estou reclamando que é pouco verossímil. :P


2- Eu acho que ele não quis quebrar o juramento perante o povo de que iria à cidade. Era um risco que ele corria, a mulher dele alertou ele pra isso. E ela sendo cega, o "monstro" teria pena dela, como o menino que volta de medo disse pra ela. E ele contando pra ela a verdade, pra ele, a filha estaria indo numa boa, mesmo porque os sentidos dela são bem aguçados. Mas enfim, se eu fosse o pai dela eu não deixaria minha filha cega entrar numa floresta :lol:
Ele sabia que a floresta era segura, que seguindo em frente ela iria encontrar um simples muro. Essa jogada sim foi interessante - e bem mais verossímil que a anterior, IMO.
 
É, na verdade o lance do remédio seria o ponto do grande dilema moral daquelas pessoas, porque é o vínculo delas com a "cidade", com o mundo de fora. Todo tempo elas teriam que ir e voltar para não faltar remédio.
Como a situação era bem século 19, eles abriram mão disso. MAS! Quando acontece com a filha dele, ele percebeu que não poderia levar a coisa toda tão certinha como tinham planejado.

Talvez na A Vila 2 - O Retorno a Ivy seja a menina que vai e volta com eles :obiggraz:
 
Talvez o esquema não tenha sido 100% de isolamento do mundo, pois eu entendi q a continuidade da comunidade seria prioridade, pois se alguem morresse isto estaria ameaçado...por isso o fato de um "kit de emergercia" do mundo moderno estivesse em mãos...
 
Talvez o esquema não tenha sido 100% de isolamento do mundo, pois eu entendi q a continuidade da comunidade seria prioridade, pois se alguem morresse isto estaria ameaçado...por isso o fato de um "kit de emergercia" do mundo moderno estivesse em mãos...

Na verdade eu acho quevocê se confundiu. Eles não tinham um "kit de emergência século XXI" em mãos, e o esquema era sim um isolamento total e irreversível do mundo. Do contrário, não faria o menor sentido eles institírem aquela sociedade baseada no medo e na mentira.

O grande ponto é que Lucius era visivelmente o candidato-mor a líder e, conseqüentemente, portador do segredo dos "elders". Quando chegasse a hora certa, ele e Ivy dariam continuidade à Vila. Por isso foi aberta uma exceção, para que Ivy fosse à cidade e buscasse medicamentos pra ele.
Aliás, encaro até como um teste dos "elders" pra Ivy, pra fazê-la mais forte e apta a governar a Vila no futuro.

Ah sim, e já tinham morrido várias pessoas antes. Se fosse assim, eles abririam uma exceção pra cada pessoa que ficasse doente.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo