• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Poética do Conto: de Poe a Borges (Charles Kiefer)

Meia Palavra

Usuário
[align=justify]O conto é um gênero literário que parece ter pouco espaço entre os leitores brasileiros, mas bem visto entre os escritores. Ao escolher a próxima leitura, noto que o leitor prefere os romances longos, cheios de personagens e enredos com mil reviravoltas. Enfim, dão preferência às histórias que se aprofundam no que pretendem contar. Com os contos tudo é diferente: não é apenas o tamanho reduzido que proporciona leitura curta, mas também a própria abordagem de uma história, que age com mais ação e intensidade. Para o leitor amante de romances, o livro A Poética do Conto: de Poe a Borges – um passeio pelo gênero, do professor Charles Kiefer e publicado pela editora Leya, não serve apenas para conhecer mais o conto, mas para ver sua grandeza na literatura.

Para falar desse gênero, Kiefer aborda no livro a produção crítica e literária de três grandes autores que dedicaram a vida ao conto: o pai da literatura policial Edgar Allan Poe e os argentinos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Nomes conhecidos que veem o conto como o gênero onde o autor pode mostrar de forma mais única todo o seu talento. A pesquisa de Kiefer se divide em três partes, cada uma tratando de um dos autores estudados e suas leituras. Assim, o leitor tem acesso às críticas de Poe ao escritor Nathaniel Hawthorne, às de Cortázar a Poe e às de Borges a todos os escritores anteriores. Esse é um exercício que define o conto ao mesmo tempo em que mostra como cada autor o enxergava e o que colocavam em seus próprios textos. Kiefer também avalia se eles seguiam as regras estipuladas em seus ensaios e resenhas em suas próprias obras.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
parece ser melhor q o 'para ser escritor' dele, se bem q as 3 estrelinhas no skoob da izze ñ me deixam + animado comparado com as 2 estrelinhas q eu dei pro outro livro.
 
Ahhahaha. 3 estrelinhas é bom, então vale. =B
Só dou 4 ou 5 estrelas quando é algo muito WOOOOOOOOW xD
 
Essa classificação do skoob é engraçada.
Eu tb dou 3 para livros bom, ou seja, merecem serem lidos.
2 para ruins
1 para péssimos
4 e 5 pode até não ser tããão bem escrito, masss caso me emocionaram ou surpreendeu dou 4 ou 5
 
tb avalio com 4 ou 5 estrelas só os livros q me tiram do eixo, q me fazem sair da letargia mental ou sensorial e q passam a fazer parte do meu vocabulário d citações & argumentos a partir da sua leitura.

2 ou 3 são pra livros tipo assim, medianos ou bonzinhos, q li mas q ñ fariam diferença alguma na minha vida se ñ tivesse lido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo