1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A percepção da matemática em Arda!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elessar Hyarmen, 4 Fev 2009.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Olá companheiros!

    Estive pesquisando sobre alguns temas que sempre deixam uma interrogação em nossas cabeças, com relação aos números reais (fato) existentes tanto em Aman quanto na Terra média, e me deparei com esses dois artigos:

    O primeiro artigo é do Michael Martinez, no qual é intitulado
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    onde ele mostra de uma forma bem interessante a questão das ordens numéricas existentes tanto em Aman quanto na TM. É muito interessante essa percepção do Martinez quanto as referências numéricas.

    Como que Martinez foi capaz de identificar tais elementos que possibilitaram essa "solidifiação" numérica dos elfos?

    Se verificarmos, realmente eram muitos elfos que existiram em Arda, principalmente os elfos da TM e de como que conseguiram de certo modo de multiplicarem no continentes, mesmo dentro de grandes adversidades.

    Agora, partindo para uma outra situação, seria possível identificar alguns números populacionais relacionados a raça humana?

    Exite também um outro artigo que verifiquei do Alberto P. Filho intitulado Sobre a Densidade Demográfica de Mordor onde ele consegue identificar elementos que viabilizam a "cristalização" das populações que habitavam Mordor além claro de identificar o tamanho em área do reino.

    Sendo assim, como seria possível explorar tais elementos para que pudéssemos compreender de forma exata (numérica) as realidades tanto de Aman quanto da Terra Média?

    Outra questão seria com relação ao uso matemático nas obras do autor, ou seja, como vocês, leitores e fãns do mundo de Tolkien compreendem e ao mesmo tempo aceitam as aplicações numéricas nas obras do autor.

    Será que eu fui claro? :think:
    Valeu!


    Tópicos pesquisados no fórum:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 4 Fev 2009
  2. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Não sei se é exatamente isto que perguntou, mas acho que uma boa forma de quantificarmos a população e as distâncias em Arda e na Terra-média são as estatísticas de guerra e de viagens, tipo "um exército de tantos mil soldados em um lugar 'X' não seriam suficientes para derrotar o exército de fulano" ou "para tantos dias de viagem daqui até o lugar 'Y' gastaríamos uma uma quantidade de mantimentos 'Z'."

    Não me lembro de nenhum outro dado que possa ser útil para esta sua questão.

    Sempre também tive muita curiosidade a respeito da aplicação não só da matemática, mas das Ciências Exatas em geral na obra de Tolkien, mas não consegui perceber nada além do que disse acima.
     
  3. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Talvez seja possível fazer uma estatística de um exército real em relação a uma população. Por exemplo... (imaginando) No Brasil haver 1 soldado para, sei lá, 99 habitantes. Num país mais militarizado a proporção pode ser aumentada e em um mais eficiente diminuída... Depois faria uns ajustes em relação às forças usadas nas guerras...
     

Compartilhar