1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A importância do palavrão

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Balbo, 5 Set 2002.

1. Balbo

Balbo Usuário

A importância do palavrão

Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente válidos e criativos para prover nosso vocabulário de expressões que traduzem com a maior fidelidade nossos mais fortes e genuínos sentimentos. É o povo fazendo sua língua. Como o Latim Vulgar, será esse Português Vulgar que vingará plenamente um dia.

"Pra caralh*", por exemplo. Qual expressão traduz melhor a idéia de muita quantidade do que "Pra caralh*"? "Pra caralh*" tende ao infinito, é quase uma expressão matemática. A Via-Láctea tem estrelas pra caralh*, o Sol é quente pra caralh*, o universo é antigo pra caralh*, eu gosto de cerveja pra caralh*, entende?

No gênero do "Pra caralh*", mas, no caso, expressando a mais absoluta negação, está o famoso "Nem fodendo!". O "Não, não e não!" e tampouco o nada eficaz e já sem nenhuma credibilidade "Não, absolutamente não!" o substituem. O "Nem fodendo" é irretorquível, e liquida o assunto. Te libera, com a consciência tranqüila, para outras atividades de maior interesse em sua vida. Aquele filho pentelho de 17 anos te atormenta pedindo o carro pra ir surfar no litoral? Não perca tempo nem paciência.
    Solte logo um definitivo "Marquinhos, presta atenção, filho querido, NEM
    FODENDO!". O impertinente se manca na hora e vai pro Shopping se encontrar com a turma numa boa e você fecha os olhos e volta a curtir o CD do Lupicínio.

Por sua vez, o "p*rra nenhuma!" atendeu tão plenamente as situações onde nosso ego exigia não só a definição de uma negação, mas também o justo escárnio contra descarados blefes, que hoje é totalmente impossível imaginar que possamos viver sem ele em nosso cotidiano
    profissional. Como comentar a bravata daquele chefe idiota senão com um "é PhD p*rra nenhuma!", ou "ele redigiu aquele relatório sozinho p*rra nenhuma!". O "p*rra nenhuma", como vocês podem ver, nos provê sensações de incrível bem estar interior. É como se estivéssemos fazendo a tardia e justa denúncia pública de um canalha. São dessa mesma gênese os clássicos "aspone", "chepone", "repone" e, mais recentemente, o "prepone" - presidente de p*rra nenhuma.

Há outros palavrões igualmente clássicos. Pense na sonoridade de um
    "Puta-que-pariu!", ou seu correlato "Puta-que-o-pariu!", falados assim,
    cadenciadamente, sílaba por sílaba...
    Diante de uma notícia irritante qualquer um "puta-que-o-pariu!" dito assim
    te coloca outra vez em seu eixo. Seus neurônios têm o devido tempo e clima para se reorganizar e sacar a atitude que lhe permitirá dar um merecido troco ou o safar de maiores dores de cabeça.

E o que dizer de nosso famoso "vai tomar no c*!"? E sua maravilhosa e reforçadora derivação "vai tomar no olho do seu c*!". Você já imaginou o bem que alguém faz a si próprio e aos seus quando, passado o limite do suportável, se dirige ao canalha de seu interlocutor e solta: "Chega!
    Vai tomar no olho do seu c*!". Pronto, você retomou as rédeas de sua vida, sua auto-estima. Desabotoa a camisa e saia à rua, vento batendona face, olhar firme, cabeça erguida, um delicioso sorriso de vitória e renovado amor-íntimo nos lábios.

Seria tremendamente injusto não registrar aqui a expressão de maior poder de definição do Português Vulgar: "Fodeu!". E sua derivação mais
    avassaladora ainda: "Fodeu de vez!". Você conhece definição mais exata, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação? Expressão, inclusive, que uma vez proferida insere seu autor em todo um providencial contexto interior de alerta e auto-defesa. Algo assim como quando você está dirigindo bêbado, sem documentos do carro e sem carteira de habilitação e ouve uma sirene de polícia atrás de você mandando você parar: O que você fala? "Fodeu de vez!". Sem contar que o nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional à quantidade de "foda-se!" que ela fala. Existe algo mais libertário do que o conceito do "foda-se!"? O "foda-se!" aumenta minha auto-estima, me torna uma pessoa melhor. Reorganiza as coisas. Me liberta. "Não quer sair comigo? Então foda-se!". "Vai querer decidir essa merda sozinho(a) mesmo? Então foda-se!". O direito ao "foda-se!" deveria estar assegurado na Constituição Federal.
    Liberdade, igualdade, fraternidade e foda-se.

Millôr Fernandes

2. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

hahahah Muito bom esse texto... como todos os textos do Millor...

3. Fox

Fox Visitante

Esse tópico que vá tomar no... :P

Ahahaha! Gostei. Pior que eu acabei me vendo até concordando com ele em certos pontos, como a sensação liberadora ao pronunciar um belo dum [CENSURADO]. :wink:

4. yávië

yávië Usuário

ai fantástico....realmente tem hora q não existe expressão mais apropriada q aquele palavrão esperto....solta os cachorros...melhor q acumular dentro de si...
    o ruim eh q não necessariamante as pessoas a volta tão afim de compartilhar seu peqn momento de abstração....bem ,elas q vão se f****.....hehe....soh brincando....
    não eh algo bonito,mas alguém tem q fazê-lo...

5. Fosco Cachopardo

Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

Hahahaha mto bom o texto!!!
    Não fala nada mais q a verdade! Nada substitui um bom palavrão! Principalmente qdo vc tá 'p' da vida!

6. †Mæglin†

†Mæglin† Usuário

adorei o texto
    o palavrão faz parte do vocabulário d qualquer pessoa [mesmo q umas usam mais e outros menos]

7. Strider

Strider Usuário

Ah, o palavrao eh muito importante pro vocabulario. Mas nao é pra ser usado que nem um idiota, soltando toda hora! Eu so uso pra necessario, e sempre me mantendo na linha do mer** e por**, que sao mais leves...

Mas usar um vai se fud** ou vai tomar no c* de vez em quando nao faz mal a ninguem.... put* que pariu ou filho da put* tb! :lol:

8. Akinendel_theOld

Akinendel_theOld Usuário

Por mais moralista e chato que uma pessoa seje ela sempre vai falar um palavrão de vez em quando... ah coisas bem piores que isso, não sei porque as pessoas reclamam tanto.

9. -=|Nemesis|=-

-=|Nemesis|=- Usuário

É uma ótima desculpa para certas situações.
    Sem falar que é uma analise muito boa sobre um assunto muito esculhamabado pelas pessoas.
    Só mais uma coisinha:
    Hauhauhauhauahuahuahuahauha!!!
    Muito bom!

10. Fosco Cachopardo

Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

Nem sempre, tinha um amigo q o pior 'palavrão' q ele conseguia falar é "vc não presta".... huahuahuahua

11. Clarice Starling

Clarice Starling Usuário

Eu vivo sendo censurada na escola e no #terramedia por falar alguns palavroes..
    Porra...
    Ta no sangue, ta na voz, ta na lingua.. é como se o palavrao fizesse a traduçao da tua frase... é um vicio!
    Acalma, relaxa...
    Adorei esse texto...
    Vai pros favoritos.
    E quer saber?
    Que se foda...
    :P
    ps:p*rra é diferente de droga... coloquem asteriscos, mas nao mudem o valor da palavra. Pq eu nao escrevi PN dessas substituiçoes.

12. Omykron

Omykron far above

auhuhauha
    clarice eh uma das que mais falam palvrões no #terramedia , auhauhauah, mas ela fala pq ela eh, exaltada, como todo mundo lah

13. Círdan.

Círdan. bastard

haUHauhAUhaAUHAA
    Mto bom!

tenho ate uma expressão própria :
    "Put* q pariu, agora fude* de vez!"

14. Aventus Magister

Aventus Magister Usuário

auhauhahuahu, muito bom o texto, expressa perfeitamente o significado e origem dos palavrões, facilitar a vida das pessoas!!!
    hehhe

15. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

po....
    ultimamente os unicos q venho falando são os clássicos:
    "se fod.e ae"
    "quer saber? fod.a-se!!"

d resto....só umas exclamaçõezinhas uma vez ou otra....

e axei mto bom o texto aí....

16. a cada 3 palavras que fala uma delas é palavrão... (gostei do testo)...

17. Ptah

Ptah Usuário

Muito legal o texto! mas eu não falo muito palavrão não. Abrevio tudo, meus amigos até riem... no trabalho eu nunca tinha falado um em 5 anos, ai outro dia soltei algo e todo mundo parou e começou a rir porque pareceu estranho.

18. hehe... comigo é o contrário se eu não falo palavrão é que as pessoas acham estranho...

19. PleuraMan

PleuraMan Usuário

Eu não gosto de palavrões pq fui criado sem palavrões. Acho q os palavrões são inúteis, mas falo de vez em qd. Não dá pra segurar às vezes, vc acaba falando. Mas não daria vontade de falar se eles não existissem. Creio q o mundo seria melhor sem os palavrões, pq a maioria ofende(e o pior é que o kra fala e nem pensa no q significa na maioria das vezes). E naum falo pq a maioria fala algo relacionado a sexo, q é uma coisa muito íntima pra ser falada numa hora de raiva ou de brincadeira.
    Os q eu falo direto é droga! m.e.r.d.a! b.o.s.t.a! O resto é difícil de eu falar.

20. Fox

Fox Visitante

Discordo. O ser humano usa isso como valvula de escape linguistica, o que é bem melhor do que usar de brutalidade física.

E quantoa ser relacionado a sexo, não é assim não. A palavra f*** pode significar isso, hoje em dia, mas o uso dela como xingamento, dificilmente usado com esse sentido.

Tem que lembrar de perceber a conotação da palavra usada, oras. Nem sempre é aquele significado que você conhece.

Compartilhar