• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A importância de Cirdan

Deixando de lado a discussão sobre que tipo de classificação Círdan recebia... [até porque as classificações de Elfos de Tolkien são variadas e eu ainda não as entendo muito bem.]

Eu nunca tinha dado muita importância ao Círdan. Até que li [no final d'O Silmarillion, se não me engano] que ele havia dado o Narya à Gandalf. Intrigado com aquele fato, resolvi dar uma olhada no livro para verificar se achava outras passagens falando sobre O Armador.

Ele foi um personagem que eu nunca tinha reparado seus feitos durante o livro. Só relendo algumas passagens que pude perceber sua importância. Entregar o anel a Gandalf foi apenas um de seus grandes feitos.

O problema é que como ele é um "personagem secundário" do Silma, acaba não tendo muito destaque. Um herói esquecido. Enquanto isso, o inútil do Legolas leva milhões de honrarias só porque no filme o Orlando Bloom é quem o interpreta. Absurdo.
 
O problema é que como ele é um "personagem secundário" do Silma, acaba não tendo muito destaque. Um herói esquecido. Enquanto isso, o inútil do Legolas leva milhões de honrarias só porque no filme o Orlando Bloom é quem o interpreta. Absurdo.

DISSE TUDO!!!

Círdan foi um Portador de um Grande Anel, e o melhor: Ele deu o Anel dele, super poderoso pois sabia que Gandalf usaria mais que ele!
Ele fez muitas coisas (relatadas no primeiro post) mas, muita gente nem sabe direito.

E o Legolas, o mais inativo da Sociedade, virou Celebridade.:disgusti:
 
:think: Sério que eles nasceram mortais? Isso eu nunca li! Aonde diz isso? Que curioso! Os elfosmortais, iriam para Mandos?

Tem vários textos que dizem isso.
No caso, eles iriam para mandos e poderiam reencarnar depois de um tempo.
Vou procurar algum texto que fala disso e edito aqui.

EDIT: Leis e Costumes entre os Eldar: http://www.valinor.com.br/artigos/textos_de_j.r.r._tolkien/leis_e_costumes_entre_os_eldar.html

"E a morte atingiu todos os eldar, como o fez a todas as coisas vivas em Arda, salvo apenas os valar"

"Esta destruição do hröa, causando a morte ou o desalojamento do fëa, foi logo experimentada pelos imortais eldar, quando despertaram no escurecido e desfigurado reino de Arda. Realmente, nos seus primeiros dias, a morte vinha mais facilmente, pois seus corpos eram então pouco diferentes dos corpos dos homens, e o domínio de seus espíritos sobre seus corpos menos completo."

Já li isso em mais textos, mas não lembro quais.
 
DISSE TUDO!!!

Círdan foi um Portador de um Grande Anel, e o melhor: Ele deu o Anel dele, super poderoso pois sabia que Gandalf usaria mais que ele!
Ele fez muitas coisas (relatadas no primeiro post) mas, muita gente nem sabe direito.

E o Legolas, o mais inativo da Sociedade, virou Celebridade.:disgusti:

É, de fato o Círdan foi um dos elfos mais importantes e mais esquecidos da obra. Não só fez os navios que levaram (ou tentaram levar) os pedidos de ajuda aos Valar na Primeira Era, como também se dispôs a ser o último elfo na Terra-Média, até que todos os demais tivessem partido para Valinor. Além disso, foi sábio o suficiente para prever a importância do Gandalf (como comentaram) e com certeza ajudou muito no Conselho Branco, assim como em outros momentos com seus pensamentos, dado que era o Filho de Eru mais velho e mais experiente que ainda vivia na TM.
 
Círdan foi um Portador de um Grande Anel, e o melhor: Ele deu o Anel dele, super poderoso pois sabia que Gandalf usaria mais que ele!
Ele fez muitas coisas (relatadas no primeiro post) mas, muita gente nem sabe direito.

E o Legolas, o mais inativo da Sociedade, virou Celebridade.:disgusti:

Culpa de Hollywood. De PJ. E de Orlando Bloom. Não que eu seja um purista louco que acha que o PJ deva ser queimado.

Mas que é uma sacanagem com o Círdan, isso é.
 
Cirdan era ELdar, Sindar e Moriquendi

Eldar são aqueles que pelo menos começaram a partida para Aman, e os Avari são os que quiseram dicar na Terra Média

Calaquendi são os Eldar que chegaram à Aman, e os Moriquendi são ~todos os elfos que nunca estiveram em Aman, sejam Avari ou Eldar que ficaram pra trás (Sindar e Nandor)
 
Círdan eu acho um pouco parecido com Tom Bombadil, nao aparecem nos livros detalhadamente sua história, mais sem contar Cíndan é muito importante na história dos Portos e Embarcações de Númenor e dos Elfos da terra média.

De Tom Bombadil nao aparece sua história desde o inicio de sua chegada a terra média e nem de onde ele veio, isto pelo meu conhecimento, Mas no livro "Aventuras de Tom Bombadil" deve constar algumas coisas sobre isso..

Por falar no livro "Aventuras de Tom Bombadil" alguem sabe onde compra-lo?
 
Eu sempre fui frustada com o fato de o Círdan ser sempre citado muito brevemente, mesmo quando a participação dele é vital na história. Acho que o texto que li em que o coitado mais aparece é "Dos anéis de poder e da Terceira Era". XD
 
Última edição:
Excelente fórum, obrigado a todos os postantes pois contribuiram para me esclarecer algumas dúvidas e para além disso realçar a verdadeira importancia de Cirdan que muitas vezes é olvidada.
 
Cirdan! ... eu?, não magina.
Cara ele é um dos personagens quem tem aquelas famosas perguntas que não achamos a resposta. To falando em relação a aparencia dele, que conta a historia ela tinha a aparencia de velho, sendo q nehum outro elfo tem essas caracteristicas. A resposta so Tolkien sabe.

Se alguem ai tiver suposições eu gostaria muito e ouvi-las*(ler).
 
Foi uma personagem não desenvolvida de forma plena, e tratada em O Senhor dos Anéis como os demais elfos, sem grande enfoque senão para entendermos a Guerra do Anel.
Pensando no âmbito das primeiras Eras, temos então uma grande lacuna deixada pelo autor, mas que ainda indica ter sido Círdan um importante Senhor Élfico de outrora.
 
Olha, eu sempre dei o valor devido á ele..afinal, quando a gente le os livros ele de certa forma sempre está presente.Adoro Círdan e gostaria muito de saber mais sobre ele, pena que Tolkien não o "definiu" direito...
 
Círdan é um dos caras mais radicais de Arda, qualé, ensinou Earëndil a navegar??Só isso já joga ele entre um dos maiores de Arda
E foi um dos maiores inimigos dos Senhores do Escuro também
 
Foi uma personagem não desenvolvida de forma plena, e tratada em O Senhor dos Anéis como os demais elfos, sem grande enfoque senão para entendermos a Guerra do Anel.
Pensando no âmbito das primeiras Eras, temos então uma grande lacuna deixada pelo autor, mas que ainda indica ter sido Círdan um importante Senhor Élfico de outrora.

Concordo plenamente. Se me permitem o sacrilégio, diria que em um futuro filme (ou Xislogia, devido à quantidade de acontecimentos) de Silmarillion, Círdan poderia ter mais cenas do que as parcas citações do mesmo. Claro, com boa razão de tê-las - ex: Alguns minutos ensinando a arte de navegação para Eärendil.
 
Concordo plenamente. Se me permitem o sacrilégio, diria que em um futuro filme (ou Xislogia, devido à quantidade de acontecimentos) de Silmarillion, Círdan poderia ter mais cenas do que as parcas citações do mesmo. Claro, com boa razão de tê-las - ex: Alguns minutos ensinando a arte de navegação para Eärendil.

Hmmm mas aqui não era qüestionada a importância dada a Círdan apenas nos filmes...

Questiona-se as próprias obras, afinal, ele fez isso, aquilo e aquilo outro (citados no primeiro post, por exemplo), sem falar que era assim, assado e cozido (tbm no primeiro post).

E ainda assim, teve poucas linhas dedicadas em relação a outros personagens/acontecimentos...
 
Círdan é um dos, se não o, meu personegem preferido. E se nos formos pensar, ele tem um papel altamente decisivo na história de Arda, inclusive na Terceira Era.
Se nos fomos pensar por um lado, ele contribuiu até com a Batalha de Pellenor, já que o Narya teria o poder de inflamar esperança nos corações dos homens.
 
Hmmm mas aqui não era qüestionada a importância dada a Círdan apenas nos filmes...

Questiona-se as próprias obras, afinal, ele fez isso, aquilo e aquilo outro (citados no primeiro post, por exemplo), sem falar que era assim, assado e cozido (tbm no primeiro post).

E ainda assim, teve poucas linhas dedicadas em relação a outros personagens/acontecimentos...

Mas o que estou dizendo é que um provável filme pudesse expandir as citações sobre Círdan nos livros.
 
Última edição:
Ah sim... talvez mais algumas obras póstumas...
Quem sabe quais segredos mais Christopher esconde, ou prepara para divulgar?
 
Algo que não é muito difundido aqui no Brasil é que, numa das visões de Tolkien, Círdan pretendia ir a Aman. Ele, com alguns seguidores, fizeram uma última procura pelo rei Elwë, cujo paradeiro era desconhecido. Depois pretendiam ir a Aman, mesmo que sem a companhia dos outros elfos das Falas. Mas, uma noite antes de sair, Círdan em sonho recebera um aviso dos valar, que afirmaram que demorariam ainda muitos anos até que ele fosse capaz de construir uma embarcação capaz de chegar a Aman, e aconselharam ele a permanecer na Terra-Média. Círdan obedecera.

"And the voice warned him not to attempt this peril; for his strength and skill would not be able to build any ship able to dare the winds and waves of the Great Sea for many long years yet. "Abide now that time, for when it comes then will your work be of utmost worth, and it will be remembered in song for many ages after." "I obey," Círdan answered, and then it seemed to him that he saw (in a vision maybe) a shape like a white boat, shining above him, that sailed west through the air, and as it dwindled in the distance it looked like a star of so great a brilliance that it cast a shadow of Círdan upon the strand where he stood."
[The History of Middle-earth, vol. XII, The Peoples of Middle-earth: "Last Writings - Círdan," p. 386]
 
Ah sim... talvez mais algumas obras póstumas...
Quem sabe quais segredos mais Christopher esconde, ou prepara para divulgar?
Tomara que ele divulgue coisas que nos não sabemos até hoje, num futuro mais próximo.

E enquanto nos menos esperarmos estará lá.

Ele deve ter muita coisa de seu pai guardada, só resta tempo para organizá-las e postarem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo