• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A importância de Cirdan

Se os dois continuarem com as trocas de elogios, vou dar cartão amarelo para os dois.

Era de Homem... Prefiro morrer de pé que viver de joelhos. Ou aqui no fórum é tipo Hugo Chavez? Faz o que tens a fazer mas na minha terra a liberdade de expressão.
 
Obrigado já me deste razão Ele é Sindar Moriquendi mas não Eldar, obrigado llllooooooooooooollololololololololl Adoro quando um plano bate certo lololololollol

:roll:Olhe bem a figura por favor.....está bem claro! E veja no capítulo "do despertar dos elfos e do cativeiro de Melkor" Isso:

attachment.php


Se os dois continuarem com as trocas de elogios, vou dar cartão amarelo para os dois.

Mene, sem elogios mais. =D
 

Anexos

  • eldar.JPG
    eldar.JPG
    78,3 KB · Visualizações: 147
Achava que este tópico era a respeito da Importância do Círdan e não sobre a origem e/ou a classificação que ele recebe.

Bem, Moriquendi ou não (não vem ao caso) pra mim (e eu disse pra mim), o Círdan foi o elfo mais importante na terra média depois de Feanor, pois em todos os eventos vindouros da chegada de Feanor, Círdan teve participação honórea em quase todos. Além de ser um dos maiores sábios que já andou sobre a TM.

Abraços a todos e calma pessoal, discussões muito "apaixonadas" geralmente não acabam bem.
 
Achava que este tópico era a respeito da Importância do Círdan e não sobre a origem e/ou a classificação que ele recebe.

Bem, Moriquendi ou não (não vem ao caso) pra mim (e eu disse pra mim), o Círdan foi o elfo mais importante na terra média depois de Feanor, pois em todos os eventos vindouros da chegada de Feanor, Círdan teve participação honórea em quase todos. Além de ser um dos maiores sábios que já andou sobre a TM.

Abraços a todos e calma pessoal, discussões muito "apaixonadas" geralmente não acabam bem.


Isso é verdade, Círdan sempre esteve nos fatos mais importantes...nunca como principal general, mas sempre estava lá...em tudo: Ultima Aliança, grande batalhas da PE e SE, até no SdA ele aparece.
 
Caro amigo e fanático torcedor do Porto, não quero brigar, apenas te explicar que, todos os elfos que partiram de Cuinivienen (tá certo?) são Eldar. Todos os Noldor, todos os Vanyar e todos os Teleri. Não importa quem chegou ou não a Valinor, pois, como eu já disse que me precipitei, Círdan era sim moriquendi, mas ele era elda. Não sei qual é a dificuldade em entender isso, sendo sincero, pois, citei trechos do Silma, todas essas imagens estão explicando isso...está tudo aí, claro!

Amigos? :cerva:

Voltando: Alguém sabe se Círdan nasceu mesmo no despertar dos elfos?
 
Caro amigo e fanático torcedor do Porto, não quero brigar, apenas te explicar que, todos os elfos que partiram de Cuinivienen (tá certo?) são Eldar. Todos os Noldor, todos os Vanyar e todos os Teleri. Não importa quem chegou ou não a Valinor, pois, como eu já disse que me precipitei, Círdan era sim moriquendi, mas ele era elda. Não sei qual é a dificuldade em entender isso, sendo sincero, pois, citei trechos do Silma, todas essas imagens estão explicando isso...está tudo aí, claro!

Amigos? :cerva:

Voltando: Alguém sabe se Círdan nasceu mesmo no despertar dos elfos?


Vai ler o livro outra vez e anda cá que depois eu explico-te...

Mas desta vez lê tudo, num leias só o resumo pois com Tolkien não se brinca, uma coisa é não saber outra é inventar. Eldar são só as 3 familias que chegaram a Valinor mais Thingol que já lá tinha ido como representante da família Teleri e mais nada. Mas faz um favor ao fórum e lê os livros todos outra vez.
 
Última edição:
Era de Homem... Prefiro morrer de pé que viver de joelhos. Ou aqui no fórum é tipo Hugo Chavez? Faz o que tens a fazer mas na minha terra a liberdade de expressão.
Olha elrohir99, aqui existem regras, para homens e para mulheres. Estou certo que, mesmo sendo homem e apesar de ser, tenha ao menos passado os olhos sobre o tópico de regras.
É lá diz que não vamos tolerar troca de insultos ou brigas entre os usuários.
E minha função aqui, caso não tenha reparado, é justamente fazer usuários briguentos andar na linha, ou mandá-los de volta para o limbo da internet, caso passem dos limites.

Quanto a ser Hugo Chávez... ele é uma doce senhora perto de mim.
 
Última edição:
Mas desta vez lê tudo, num leias só o resumo pois com Tolkien não se brinca, uma coisa é não saber outra é inventar. Eldar são só as 3 familias que chegaram a Valinor mais Thingol que já lá tinha ido como representante da família Teleri e mais nada.
Na figura que você postou tá bem explicadinho. Debaixo da chave "Eldar" tem: Vanyar, Noldor, Teleri, Sindar, Nandor e Laiquendi.

E pra esclarecer: os Eldar que não foram para Aman são os Úmanyar (e não os Moriquendi), segundo a sua figura. =]

De acordo com a sua figura, também, vejo que Moriquendi compreende os Sindar (que são parte dos Teleri), os Nandor e os Laiquendi.
 
Pelo que eu saiba, há dois tipos de divisões, uma independente da outra:

Eldar: elfos que aceitaram o convite dos valar e deram início a Grande Viagem.
Avari: elfos que desde o início recusaram o convite dos valar e não deram início a Grande Viagem.


Calaquendi: elfos que viram a luz das Duas Árvores.
Moriquendi: elfos que não viram a luz das Duas Árvores.


Segundo essa divisão, fica claro que Círdan era elda e moriquendi.



A divisão entre vanyar, noldor e teleri é uma divisão interna do grupo dos eldar, aqueles que aceitaram a Grande Viagem, independente de a terem concluído ou não. Os únicos que têm uma divisão significativa entre calaquendi e moriquendi são os teleri.

Um grupo concluiu a Grande Viagem, que são os Falmari, liderados por Olwë, irmão de Thingol. Estes são calaquendi.

Outro grupo dos teleri não concluiu a Grande Viagem, os úmanyar (significa "os eldar que não eram de Aman", no caso, todos esses eldar eram teleri). Esses são moriquendi. Esse grupo tem mais duas divisões: nandor e sindar. Acho que Círdan seria nando, mas não tenho certeza.

A fonte de tudo isso são a árvore das divisões dos elfos que tem em O Silmarillion e o glossário.
 
Tudo certo Haran, única coisa é que Círdan era Elda, Teleri, Moriquendi e Sinda, e não Nandor. Quando os Nandor entraram em beleriand, Denethor os liderava, e Círdan já era Senhor das Falas.
 
Pelo que percebi também lendo o Silmarillion, Círdan era claramente um Elda e Moriquendi, pois iniciou a grande viagem em direção ao Oeste, mas no entanto nunca chegou a Aman.

Quanto à subdivisão dos Teleri Úmanyar (os que não chegaram até as Terras Imortais), creio que Círdan pertencesse aos Sindar, pois chegou até Beleriand, enquanto os Nandor abandonaram a marcha antes de passarem das montanhas, creio.

Abraços.
 
Em uma enquete votei em Cirdan como mais sábio por exemplo que Elrond, pois na minha opinião ao dar o anel a Gandalf ele previra a importância do Istari na destruição do Um.

Saruman chegava a Terra Média com pompas de líder do grupo, o mago branco. Entretando, Círdan confiou no mago cinzento que na sua chegada muitos pensaram que era o menos poderoso e sábio da comitiva. Isso é sabedoria.

Acho que não dão o verdadeiro valor a Cirdan , o elfo mais velho que vivia na Terceira Era na terra média.
Sim, não dão, mas ele é muito importante na história, e ninguém pensa assim, é um dos meu personagens preferidos, e merece mais valor!
 
Ah, é verdade, havia me esquecido dese detalhe. Mas qual era a relação entre Círdan e Thingol? Pois nunca vi Círdan como vassalo de Thingol. E Thingol seria apenas rei de Doriath, porém ele poderia ser o líder dos sindar assim como Fingolfin foi líder dos noldor.
 
Isso, ele mesmo de denominou Rei de Beleriand, e o país das Falas lhe "obedeciam" mas eram meio que independentes.
 
Aiya!

Também acho, que Círdan poderia ter uma história só dele, pois foi o mais velho elfo na terra média, ele só viu a luz de Valinor, ou melhor, chegou à Tol Eressea lá para metade da quarta Era, se não me engano é bem por ai mesmo, quando todos os elfos já haviam deixado a Tera-Média!
Axo que deve ter sim algo mais sobre Cirdan nos manuscritos do velho Professor.


Namárie!
 
Aqui vai o link de um texto interessante a respeito de Círdan: http://www.valinor.com.br/artigos/textos_de_j.r.r._tolkien/círdan.html

Sobre a classificação de Círdan, é dito com todas a letras n'O Silmarillion que ele fazia parte dos Eldar, bem como é mostrado na imagem da Árvore Genealógica dos Quendi.

"Eldar: De acordo com as lendas élficas, o nome Eldar, 'Povo das Estrelas', foi dado a todos os elfos pelo Vala Oromë. Entretanto, ele veio a ser usado em referência apenas aos elfos das Três Famílias (vanyar, noldor e teleri) que iniciaram a grande marcha para o oeste a partir do Cuiviénen (quer tivessem permanecido na Terra-média, quer não), à exceção dos Avari." (O Silmarillion, p.413)

Voltando: Alguém sabe se Círdan nasceu mesmo no despertar dos elfos?
Provavelmente não. Os primeiros elfos ainda não tinham um bom domínio do hröa e eram mortais. Demorou algumas gerações até que eles aprendessem a lidar com o hröa e virassem imortais.
 
Provavelmente não. Os primeiros elfos ainda não tinham um bom domínio do hröa e eram mortais. Demorou algumas gerações até que eles aprendessem a lidar com o hröa e virassem imortais.

:think: Sério que eles nasceram mortais? Isso eu nunca li! Aonde diz isso? Que curioso! Os elfosmortais, iriam para Mandos?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo