• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A disputa das torcidas

Ranza

Macaco
Hoje lendo a globo.com dei de cara com essa notícia.
http://globoesporte.globo.com/futeb...tos-quase-um-terco-da-torcida-brasileira.html
Que foi o resultado de uma pesquisa feita pela Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo (que eu não conheço), entre o ano passado e esse ano.

Mas o que me levou a abrir esse tópico foi as famosas trolagem que se vê nos comentários.
Eu acredito que a torcida do Flamengo seja maior que a do Corinthians, agora o quão maior eu não tenho certeza, e a briga foi mais ou menos nesse sentido.
Deixo a pergunta, a torcida do Corinthians vem crescendo tanto assim? ou a torcida do Flamengo está encolhendo? Por que ultimamente se fala tanto que a torcida do Corinthians vai ser maior que a do Flamengo em alguns anos?
 
Quem fala isso tá olhando só pra SP.

Morando aqui eu vejo bem porque corinthianos tem essa percepção de serem a maior torcida. O bombardeio e o favorecimento da mídia para o time deles é impressionante, muito maior do que o feito para o Flamengo no Rio. Enquanto lá a gente pode estimar chutando que 40% dos jogos exibidos são do Fla e cada um dos outros fica com uns 20%, aqui mais de metade dos jogos que passam são do Corinthians, e pelo menos metade de cada programa esportivo também é só sobre o time.

Acho isso curioso porque entre as pessoas não vejo essa disparidade toda. Enquanto no Rio, pelo menos metade de todas as pessoas que eu conheço são torcedores dos mulambos, aqui a proporção de corinthianos tá longe disso (pelo menos entre os que conheço e convivo).

Mas independente do que observo por ter morado nas duas cidades, tem ainda o lance de que indo pra qualquer lugar do Brasil, você consegue ver sempre uma quantidade alta de flamenguistas (e em muitos estados também, de vascaínos), mas um número de corinthianos que não é tão impressionante assim.

Não duvido que décadas de crise nos mulambos e uma longa sequência positiva do Corinthians possa mudar esses números, mas duvido que os corinthianos ultrapassem os flamenguistas em curto prazo. Chuto que, se isso acontecer, vai levar pelo menos mais 20 ou 30 anos. Ou seja, respondendo à sua dúvida, tenho certeza que a torcida dos mulambos ainda é MUITO maior que a do gambás.
 
Vou meio que fugir da disputa do eixo rio-sp.

Fiquei surpreso com a diferença alta entre a quantidade de torcedores do Sport e a do Çanta Cruis. Lá pelas bandas da minha terra, as pesquisas sempre apontam o Sport na frente dos tricocôs, mas diferença é sempre bem pequena. Nessa pesquisa, o Sport teria algo em torno de o dobro da torcida da sarna. E outro detalhe: o nauticú estaria bem próximo deles. Talvez isso seja influência do movimento Na-Cruz, união dos tricolores e alvi-rubros pra secar o Sport.
 
A grande maioria da torcida do Corinthians está em SP, PR, MS, uma parte de Goiás e todo Sul Mineiro, ou seja sempre nas vizinhanças mais proximas do estado de SP. Saiu desse perímetro vai escasseando.

Pra conseguir ser a maior torcida tem que conseguir ser expressiva em outras regiões, mas no Norte-Nordeste, além do Distrito Federal (onde já morei um tempo) a midia é muito mais favorável ao Flamengo.
 
Quem fala isso tá olhando só pra SP.

Morando aqui eu vejo bem porque corinthianos tem essa percepção de serem a maior torcida. O bombardeio e o favorecimento da mídia para o time deles é impressionante, muito maior do que o feito para o Flamengo no Rio. Enquanto lá a gente pode estimar chutando que 40% dos jogos exibidos são do Fla e cada um dos outros fica com uns 20%, aqui mais de metade dos jogos que passam são do Corinthians, e pelo menos metade de cada programa esportivo também é só sobre o time.

Acho isso curioso porque entre as pessoas não vejo essa disparidade toda. Enquanto no Rio, pelo menos metade de todas as pessoas que eu conheço são torcedores dos mulambos, aqui a proporção de corinthianos tá longe disso (pelo menos entre os que conheço e convivo).

Mas independente do que observo por ter morado nas duas cidades, tem ainda o lance de que indo pra qualquer lugar do Brasil, você consegue ver sempre uma quantidade alta de flamenguistas (e em muitos estados também, de vascaínos), mas um número de corinthianos que não é tão impressionante assim.

Não duvido que décadas de crise nos mulambos e uma longa sequência positiva do Corinthians possa mudar esses números, mas duvido que os corinthianos ultrapassem os flamenguistas em curto prazo. Chuto que, se isso acontecer, vai levar pelo menos mais 20 ou 30 anos. Ou seja, respondendo à sua dúvida, tenho certeza que a torcida dos mulambos ainda é MUITO maior que a do gambás.

Eu vou além Knolex, na transmissão dos Estaduais São Paulo tem voltado a perder espaço para o Rio que voltou a ser o estadual mais transmitido no país.
 
Te falar que o número de flamenguistas aqui no em minas é gigante viu.
Há quem discorde, mas já teve pesquisas que apontou como a segunda maior torcida do estado.
 
Regionalizando o assunto, aqui no Norte a pesquisa também despertou suspeitas. Tanto Remo quanto Paysandu possuem torcidas grandes, mas as pesquisas sempre costumaram apontar ligeira vantagem pro Remo. A presença no Mangueirão, se for utilizado como parâmetro, também mostra o Remo como tendo mais público nos seus jogos. E a quantidade de remistas que eu conheço também é muito maior do que a de bicolores. Aí essa pesquisa vem dizer que o Paysandu teve 0.6% e o Remo só 0.4%?? Tá estranho.

- - - Updated - - -

Agora uma coisa é certa: aqui também o Flamengo tem muito mais torcida do que o Corinthians.
 
O Flamengo é a maior torcida sim. Não vou entrar no mérito de que tem "simpatizantes" pq isso não importa. Se o cara quer torcer pro time do estado e pro Flamengo qual o problema? Aqui no estado de SP tem muita gente no interior que torce pro time da cidade e par aum grande da capital.

Agora Knolex, São Paulo é muito grande e eunão sei onde você anda, mas aqui as torcidas são um "regionalizadas".
Eu, por exemplo, moro em Santo Amaro, pertinho do Morumbi, aqui tem muito são paulino e palmeirense, talvez até mais que Corinthiano, na PUC, que fica em Perdizes, do lado do Palestra itália, tem uma quantidade absurda de palmeirese, na zona norte é onde ficam os poucos torcedores da Lusa.
Porém, a zona mais populosa de SP é a Zona Leste, onde fica o Corinthians, e lá a proporção eu ahco ainda mais que a de flamenguista no Rio de Janeiro, é coisa de mais de 70% dependendo do bairro que vc for. Porém, como a Zona Leste não é uma zona onde o pessoal que visita SP costuma frequentar, fica parecedo que a coisa aqui é mais "empatada", mas não é.
 
Porém, a zona mais populosa de SP é a Zona Leste, onde fica o Corinthians, e lá a proporção eu ahco ainda mais que a de flamenguista no Rio de Janeiro, é coisa de mais de 70% dependendo do bairro que vc for. Porém, como a Zona Leste não é uma zona onde o pessoal que visita SP costuma frequentar, fica parecedo que a coisa aqui é mais "empatada", mas não é.

Pois é, nunca se deve dizer que conhece Sampa sem antes viver a experiência de pelo menos uma vez na vida de se embrenhar na ZL, principalmente quando se tem que procurar um endereço de alguém numa vila lá na pqp, aí a numeração das casas é toda irregular, o GPS de última geração do seu carro fica atrapalhado te deixa na mão e quando você finalmente acha uma placa de sinalização razoável pra tentar achar um caminho pra voltar pra Radial Leste, você se dá conta que não tá mais em Sampa e sim em Ferraz de Vasconcelos (que com todo respeito que merece é feio a beça). E esse é só um exemplo. Daria pra citar dezenas de outros roteiros semelhantes.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo