1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Desolação de Smaug: Versão Estendida - Impressões

Tópico em 'O Hobbit - os Filmes' iniciado por Quickbeam, 22 Out 2014.

1. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Dia 4 de novembro sai lá fora o blu-ray com a versão estendida do filme, mas o download digital já está disponível nos iTunes e Google Plays da vida. São 25 minutos a mais de material. Compartilhem suas resenhas e opiniões sobre essa versão.

Assisti a estendida ontem à noite e aqui vão minhas impressões:

Bem, vou logo tratando da questão mais premente: não há cena de Thráin entregando o mapa e a chave a Gandalf! Pela conversa entre os dois, suponho que esse encontro tenha ocorrido antes da batalha nos portões de Moria. O que vemos em Dol Guldur é só o reencontro deles quando Gandalf vai investigar o lugar. Embora tenha alguns momentos interessantes, como a revelação de que o último dos 7 anéis dos Anões foi tomado pelo inimigo, acho que é uma adição largamente desnecessária, já que praticamente só serve para alertar Gandalf de que o Necromante realmente é muito mais do que aparenta. Como Sauron aparece logo depois, o "mistério" se desfaz rapidamente (e o pedido de Thráin para que Gandalf transmita uma mensagem para Thorin só me soou piegas e clichê).

Mas vamos lá, voltando ao começo: o prólogo é o mais fraco entre os 5 filmes lançados e a adição do flashback não melhorou em nada a cena (sem falar na mudança na aparência de Thráin, mas whatever).

O primeiro encontro com Beorn em forma humana é ligeiramente engraçado, mas novamente não me parece que algo essencial tenha sido descartado na outra versão.

Já a conversa entre Gandalf e Beorn, antes da partida dos anões, é realmente uma cena que acho que fez falta na versão do cinema, principalmente por tornar a reação de Gandalf ao chegar a Mirkwood um pouco mais palatável. Ele decide retornar e investigar High Fells não só pelas palavras trocadas (ou lembradas) com Galadriel, mas também com Beorn.

Dentro de Mirkwood, o único acréscimo digno de nota foi a aparição de Shishigami, patrono do Harry, Thranduil? XD

Nada contra mais cenas do Mestre da Cidade e Alfrid, mas a cena deles enquanto o primeiro come é outra instância de algo recorrente em O Hobbit: a necessidade exagerada de se linkar tudo à trilogia anterior. Não basta a dinâmica entre o Mestre e Alfrid lembrar a de Théoden e Gríma, até a refeição parece querer competir com a similar em Retorno do Rei, depois de Denethor mandar Faramir em uma missão suicida.

A cena entre Bard, os anões e as pessoas da cidade os ajudando é divertida, mas também meio inconsequente.

Ver Bilbo testificando a favor de Thorin é bacana, mas ele também é um desconhecido para os habitantes da Cidade do Lago...
    ______________________________​

Bom, continuo achando que A Desolação de Smaug é ligeiramente superior a Uma Jornada Inesperada, por ter menos enrolação, mas ainda é um filme pelo qual é difícil ficar muito entusiasmado. Contém a melhor e mais divertida sequência de ação até agora no Hobbit (a fuga nos barris), claramente planejada para fazer parte do clímax do primeiro filme. Por outro lado, tanto o prólogo como as cenas de ação com Smaug deixam muito a desejar: o primeiro por ser demasiado expositivo e não trazer nada de muito revelador ou excitante; o último, por transformar um personagem potenciamente fascinante em uma marionete nas mãos dos anões, que muda de alvo a todo instante e até reacende as forjas deles. Um tolo completo, em outras palavras. Ah, e a cena entre Smaug e Bilbo seria melhor se fosse mais curta, já que acaba dissipando a tensão justo perto do clímax do filme.

Os melhores momento, para mim, são de interações entre os personagens. Em especial, a entrada em Erebor, com Balin e Thorin visivelmente emocionados; e, sim, a cena entre Kili e Tauriel na prisão élfica. Os filmes precisam desesperadamente desse tipo de cena, em que haja algum desenvolvimento dos personagens, já que a maior parte dos anões mal passa de um nome e uma aparência. Se fosse um filme só, até poderia relevar parte desses problemas, mas 3 filmes longos pedem mais material, mesmo que inventado (não ligo para a perda da fidelidade), e não apenas extensão das cenas de ação (que já são muitas). Fora isso, o maior (talvez o único) momento de impacto visual/sonoro foi na apresentação da Cidade do Lago, com a bela trilha subindo enquanto Bard passa pelos portões.

Enfim, esta versão estendida de Desolação de Smaug, ainda que tenha alguns méritos, não torna o filme melhor que a versão do cinema. Foi a mesma sensação ao assistir a estendida de Uma Longa Jornada, embora esta última tenha mais cenas extras realmente interessantes. São filmes agradáveis de se assistir, mas que não inspiram o tipo de paixão que O Senhor dos Anéis conseguia criar. Não que os filmes anteriores fossem perfeitos, longe disso, mas era mais fácil relevar os pontos negativos quando os acertos eram muito maiores e mais numerosos do que os atuais.

Última edição: 22 Out 2014
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Gandin

Gandin Usuário

Boa análise.

Gostei principalmente das partes com Beorn (introduziu melhor o personagem, deu mais importância a ele) e com Thráin.

Achei curioso que houve uma edição "pesada" para deixar a versão normal do filme sem a presença do Thráin, quando Gandalf está investigando Dol Guldur. Quem ver, entenderá.

Ah, e PJ sempre fazendo uma homenagem ao "Wilhelm Scream". Apenas uma "pena" que foi em uma cena que não tinha nada a ver colocá-lo.

Mas enfim... gostei da versão.

• Ótimo Ótimo x 1
  3. Clara

Clara O^O Usuário Premium

Teve o Bombur caindo no lago? :think:

O que ou quem é isso/esse? =/

4. Grimnir

Grimnir Usuário

Ainda não vi, mas estou com a sensação que cagaram totalmente com Thráin. Aliás, essa exclusão digital dele já tinha sido comentada em outros tópicos aqui. Qual é a utilidade dele nesse momento do enredo? Acho que nenhuma. Era pra mostrar o encontro do anão com Gandalf antes dos acontecimentos do filme.

5. rorre

rorre Usuário

Putz... O encontro com Thráin tinha que ser no prologo do segundo o ultimo filme mostrando ele entregando a chave e o mapa a Mithrandir, ate mesmo a perda de seu dedo junto com um dos sete... Onde Mithrandir arrumou essa chave jesus kkkkkk

• Ótimo Ótimo x 1
  6. Grimnir

Grimnir Usuário

Pelo visto, na lata do lixo de Erebor.

7. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

@Grimnir, quotei seu post aqui para não responder ao assunto em dois tópicos diferentes (grifo meu, dentro do spoiler):
    Concordo com você, já comentei sobre isso no primeiro post, mas vou desenvolver melhor minha teoria. Spoilers adiante.

Pegaram aquela situação, "Thráin fora de si encontra Gandalf em Dol Guldur", e a transferiram para um outro contexto, mais dramático. Ao invés de ser apenas uma forma do mapa e da chave chegarem às mãos de Gandalf, a nova situação é usada para pôr a retomada de Erebor pela companhia de Thorin em xeque:

Gandalf: He's taken up the quest to reclaim Erebor.
    Thráin: Erebor.
    Gandalf: He will retrieve the Arkenstone. The seven armies of the Dwarves will answer to a new king.
    Thráin: No. No. Thorin must not go near Erebor. No one must enter that mountain.
    Mais tarde, Thráin chega até a dizer:

He is waiting for them. They are in league. The dragon and the One.
    Lembram do que Smaug disse a Bilbo?

Oakenshield's quest will fail. The darkness is coming. It will spread to every corner of the land.
    PJ & cia realmente parecem ter criado uma parceria entre Smaug e Sauron (o que talvez explique porque Smaug sabia da demanda de Thorin). De resto, vou me auto-quotar:

Agora, quanto ao mapa e à chave, o que temos é este trecho de diálogo:

Gandalf: What have they done to you?
    Thráin: I never told them. They tried to make me, but I never said a word. Have you kept them safe, Gandalf?
    Gandalf: The map and the key? I gave them to Thorin. You'd be proud of him.
    Como já comentei antes, Thráin deve ter dado a chave e o mapa a Gandalf em algum momento antes da Batalha de Azanulbizar (certamente não moribundo em Dol Guldur), já que, nos filmes, Thráin desaparece após a batalha e é dado como morto por quase todos (Thorin, por outro lado, aparece no prólogo dizendo exatamente que não acredita que ele esteja morto).

Enfim, do jeito como foi feita, a participação de Thráin não acrescenta quase nada ao filme.

______________________________​

Teve ele caindo num rio.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    é um efeito sonoro pré-gravado que acabou se tornando clássico, geralmente é usado como uma piada interna.

Última edição: 24 Out 2014
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Grimnir

Grimnir Usuário

Se não me engano, nos livros acontece o seguinte:

1) Thráin e Thorin sobrevivem à Batalha de Azanubizar e levam o povo de Erebor para as Montanhas Azuis.
    2) A ambição impulsionada pelo Anel do Poder de Thrór leva Thráin a uma missão de reconquista de Erebor.
    3) Thráin é capturado e levado para Dol Guldur.
    4) Gandalf descobiu (não sei como) o desaparecimento de Thráin e resolveu investigar, chegando (não sei como) a Dol Guldur.
    5) Ele encontra o enlouquecido Thráin, mas não consegue identifica-lo. Recebe a chave e o mapa de Erebor e Thráin morre sem ser identificado por Gandalf, pois o próprio anão não sabia mais quem era.
    6) Gandalf descobre que Thráin foi captura pelo Necromante, que na verdade era Sauron.
    7) O mago pede uma intervenção do Conselho Branco, mas Saruman veta.

E depois vem os acontecimentos que conhecemos.

Entendo que mudaram o papel de Thráin para manter o mistério sobre o Necromante até o segundo filme. Se Gandalf tivesse encontrado Thráin em Dol Guldur e lá recebido a chave e o mapa, ele teria quer saber alguma coisa sobre o Necromante, né? Seria muito estranho se Gandalf não desconfiasse de nada ao encontrar Thráin lá. Nesse sentido, concordo com você, @Quickbeam, de que Gandalf deve ter encontrado Thráin antes da batalha de Moria.

O que é esquisito é o anão abrir mão dessas valiosas posses em seu estado de sanidade normal. :lol:

Enfim, eu acho que o ideal seria se Gandalf tivesse encontrado Thráin depois da batalha de Moria e antes dele ser capturado. Assim seria possível evitar a revelação antecipada da identidade de Sauron.

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Gandin

Gandin Usuário

O confronto entre Gandalf e Sauron, nessa versāo estendida, tinha tudo para ser ÓTIMA.
    Pecou com o Wilhelm Scream... até agora nāo acredito como colocaram esse efeito sonoro em tal cena. :sad:
    E foi bom saber que nāo fui o único. Muita gente detestou... fora de contexto total.
    Espero com todas as forças a ausência desse efeito no último filme.

10. Gandalf The Black

Gandalf The Black Vivo-Vivo

Todos os grandes filmes utilizaram o Grito de Wilhelm.
    Ponto para o PJ! :roll:

• Ótimo Ótimo x 1
    • LOL LOL x 1
  11. Gandin

Gandin Usuário

• Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. rorre

rorre Usuário

Bem interessante mesmo... Gostei mas da Floresta do Trailer kkk

13. Gandalf The Black

Gandalf The Black Vivo-Vivo

Essa equipe do PJ não tem tempo nem pro café...
    Quero trabalhar com ele! hehe

• Ótimo Ótimo x 1
  14. Belle Vox

Belle Vox Thranduil Oropherion: Badass !!

Eu tambem. *massóseforpracuidardoguardaroupadoleepace..aham,deixaprala...*

• LOL LOL x 2
  15. Grimnir

Grimnir Usuário

Finalmente vi a versão estendida e vou direito ao ponto mais relevante na minha opinião: Thráin.

Não gostei do que PJ fez com o personagem, mas a verdade é que acho que o roteiro ficou com poucos furos. Thráin pergunta abertamente para Gandalf se ele manteve em segurança o mapa e chave de Erebor. Na cena de abertura do filme, em outra cena deletada vemos Thórin falar para Gandalf que ele o mago foi o último a ser visto conversando com Thráin, antes do anão desaparecer na batalha de Moria.

Conclusões lógicas:

1) Gandalf encontra Thráin em algum lugar aleatório antes da Batalha de Moria. O anão entrega o mapa e chave de Erebor para Gandalf mantê-los em segurança.
    2) Thráin é capturado depois da Batalha de Moria.
    3) Gandalf reencontra Thráin em Dol Guldur, anos depois.

Ficou claro também que Thráin não queria que ninguém entrasse em Erebor e que por isso pediu para Gandalf manter o mapa e a chave em segurança. O que não ficou claro é o pq da decisão do anão. Para evitar que Smaug matasse Thórin? Parece estranho, considerando a ganância dos anões. Aliás, é muito estranho que Thráin antes da luta tivesse simplesmente desistido de recuperar Erebor, entregando seus pertences a Gandalf.

Enfim, o roteiro ficou mais ou menos fechado, mas não gostei das mudanças.

• Gostei! Gostei! x 1
  16. Acho que as cenas adicionais mudaram um pouco a impressão que tive do filme. Sim, ficou melhor. Gostei das cenas com Beorn, da reinterpretação de Dol Guldur (por que fizeram uma versão diferente no filme normal?) e do sono de Bombur na floresta das trevas. Mas ainda assim me incomodo com a sequência sem noção dos anões e Smaug em Erebor. Toda vez que assisto tento entender o que foi aquilo. Um dia chego lá.

• Gostei! Gostei! x 3
  17. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Esse é o único filme que merece uma edição estendida-reduzida: estendida pelas cenas novas e alongadas que parecem aproximar mais o filme do livro; reduzida porque merecia cortes de cenas sem noção como esse pega-pega com Smaug e o blablabla do anão com a elfa ruiva na prisão do Thranduil e etc, etc, etc...

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  18. Grimnir

Grimnir Usuário

Apesar de não gosta da adaptação que PJ fez da participação de Thráin, com certeza eu adicionaria essa cena e cortaria um pouco dos barris, um pouco dos anões dentro de Erebor e um muito de Kili e Tauriel.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 17 Nov 2014, Data da Mensagem Original: 17 Nov 2014 ---
    E como pude esquecer de comentar as cenas com Beorn. Ótimas! Infelizmente elas não agregam muito ao enredo, mas acho que fazem um pouco mais de justiça ao personagem, em especial a cena da apresentação dos anões.

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Em que contexto está essa fala do Thorin a Gandalf, ou em que parte do filme? Não vi a VE ainda, apenas uns vídeos aqui e ali.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 17 Nov 2014, Data da Mensagem Original: 17 Nov 2014 ---
    Edit: reli o post: a primeira que você citou foi em Dol Guldur e a fala de Thorin foi no prólogo?

20. Grimnir

Grimnir Usuário

No prólogo estendido, Thórin diz que Gandalf foi o último a ser visto falando com Thráin, que desapareceu na batalha de Moria. Na cena estendida em Dol Guldur, Thráin pergunta para Gandalf se ele guardou o mapa e a chave, logo só pode ter entregue esses itens antes de desaparecer. Digo isso, pois quando Gandalf encontra Thráin em Dol Guldur, a reação do mago é como se não visse o anão há anos.

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar