1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. etienne

    etienne Usuário

    Aiya!

    Gostaria de saber mais sobre a 4°Era, quais livros seriam os mais indicados a respeito?:mrgreen:
     
  2. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Há algumas passagens que dizem um pouco sobre a 4a Era:

    Uma parte dos apêndices do Retorno do Rei, algumas breves citações no Contos Inacabados...

    Mas em geral há muita pouca coisa sobre a 4a Era.

    Talvez quem tenha lido as Cartas ou os Home possa lhe dizer mais.
     
  3. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Tolkien também começou a escrever uma história ambientada na Quarta Era, chamado A Nova Sombra. Nesse texto um homem, Herumor, passa a "fazer o papel" de um novo Senhor do Escuro, no reinado de Eldarion, filho de Aragorn.. O texto inacabado de Tolkien pode ser encontrado
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
    Última edição: 17 Ago 2010
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Essa seria uma história legal também.
     
  5. Roderick

    Roderick Banned

    A 4º era é realmente um mistério, o pouco que se pode saber é neste ótimo texto de Tolkien que o Célio nos mostrou.
     
  6. Elrond

    Elrond "OFF" it will last two months

    É uma pena Tolkien não ter escrito mais... fica sempre aquele gostinho de quero mais :eh:
     
  7. vinicius_limpe

    vinicius_limpe Usuário

    Bom, sou fã de Douglas Adams(O Guia do Mochileiro Das Galáxias), e vi uma noticia de um cara que está continuando o trabalho dele(não tenho certeza) a aceitação dos fãs foi de 100%, e se alguém conseguisse fazer isso com o trabalho de Tolkien? Seria difícil, chegar aos pés dele como escritor, mas e se alguém conseguisse. O que acham?
     
  8. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Olha, no site SOS Hollywood o Fabio Barreto escreveu uma coisa na sua matéria sobre o fim de Lost que eu concordo plenamente:

    "Gosto de pensar que a melhor das histórias é aquela não contada. Contar pode, às vezes, engessar um conceito. Provocar a mente é o melhor caminho. " [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    É por isso que eu não gosto de nada do Universo Expandido de Star Wars que trate do futuro [A Nova Ordem Jedi]. Acho que deixa todo o brilhantismo da saga original sem graça... e fica forçado.
    E o próprio Tolkien reconheceu isso e por isso não deu continuidade a esse conto da Nova Sombra.

    A 4ª Era seria o 'Universo Expandido' de O Senhor dos Anéis. E, na minha opinião, ficaria igualmente ruim... Senão pior...
    Sabemos da 4ª Era o que é necessário: tudo que aconteceu, até o final, com cada um dos personagens. Sendo o último acontecimento a partida de Legolas.

    Agora, eu tenho uma grande dúvida sobre esse conto da Nova Sombra que vou colocar aqui em Spoiler. Já tinha perguntado em outro tópico, mas acho que ninguém respondeu:

    A queda da Torre Negra, suponho seja a queda de Orthanc ou de Barad-dûr.
    Diz que esta história acontece 105 anos depois, no reinado de Eldarion. Porém nos apêndices dos Anais dos Reis e Governantes [pág. 349], diz:

    Se Arwen e Aragorn reinaram por ainda 120 anos após a Guerra do Anel, então o conto A Nova Sombra não pode se passar apenas 105 anos depois e já ser no reino de Eldarion.

    Há alguma explicação para isso, ou foi só erro de cáculo do próprio Tolkien mesmo?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. angiuli

    angiuli Mentallion

    Eles não reinaram por 120 anos, eles viveram por 120 anos. O costume númenoriano antes de sua corrupção era de entregar o reinado ao primogênito deliberadamente, não devido à morte, antes que a velhice chegasse. Os númenorianos também não "morriam" antes da queda, eles desistiam da vida antes que ficassem sênis.
     
  10. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    vinicius, acho muito difícil. O problema de se querer continuar as obras de Tolkien (além da própria questão dos direitos) é que essa obra é muito mais vasta e abrangente que o Guia dos Mochileiros. É difícil escrever qualquer coisa nova sem entrar em contradição. Além do próprio fato que a Elriowiel citou.

    Elriowiel, essa é realmente uma questão de quebrar a cabeça. Eu fui procurar algum comentário de Christopher no The Peoples of Middle-earth. Ele faz um comentário que vou resumir aqui.

    Tolkien fez várias versões desse texto, e várias referências a essa história em cartas. E em cada referência ele dá uma passagem de tempo diferente entre a queda da Torre Negra e a Nova Sombra: 120, 110, 105 anos. Mas todas essas datas trazem um problema: todas elas datam o texto como anterior à morte de Aragorn. E todos os textos colocam a Nova Sombra como acontecendo no reinado de Eldarion. CT dá então uma solução: grande parte desses textos foram escritos antes de ser publicada a Segunda Edição do SdA, em 1966. Tolkien utilizava, portanto, os dados da Primeira Edição. E nessa primeira edição, a morte de Aragorn é dada como sendo em 100 Q.E., o que faz a maior parte dos textos passar a fazer sentido. Mas tem um problema ainda: esse texto que foi traduzido aqui, a mais tardia das versões, foi feita depois da Segunda Edição ser publicada, quando Aragorn já morria em 120 Q.E.. E essa data foi posta numa revisão do texto por Tolkien, ou seja, ele teve que pensar bem antes de pô-la! CT diz que não tem explicação para isso. Eu acho que deve ser ou um erro de Tolkien ou uma ideia que Tolkien teve para mudar a cronologia da história (às vezes ele fazia isto: enquanto escrevia um texto, decidia mudar alguma coisa de outra história e isso influenciava no texto; depois voltava atrás e o texto ficava meio "incoerente").

    Mas Tolkien acabou mudando de novo a cronologia. Em uma carta de 1972 (bem tardia), data a história como acontecendo em 220 Q.E., o que resolve os problemas.

    Qualquer dúvida, pergunte!

    EDIT:
    angiuli, Aragorn entregou o trono a seu filho quando sentiu que era hora de morrer, e morru logo depois.
     
    Última edição: 29 Ago 2010
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. angiuli

    angiuli Mentallion

    My bad :mrgreen:
    Não me lembrava da história.
     
  12. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Nas Cartas, somente encontrei isso:

    Não que esse "esboço" de QE não seja interessante, mas como diz a citação que a Elriowiel Aranel postou acima, "provocar a mente é o melhor caminho". Certo mistério tem de ser mantido, Tom Bombadil que o diga. Um autor tem que saber quando sua história tem que parar, até Tolkien, que nos deu muitas informações em seu Legendarium, e sobre ele, sabia disso.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. etienne

    etienne Usuário

    Obrigada pela ajuda, excelente texto mesmo. Acredito que a 4°era deveria ser algo totalmente novo, e se fosse para ser mesmo uma expansão do universo do Senhor dos Anéis seria mais repeteco.
     

Compartilhar