• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10/07/2018 Hoje é o Dia da Pizza

Giuseppe

Hey now
Pizza? Pizza.

10897018_936844846356371_6209355569012029121_n-325x325.jpg


É isso aí amigos, hoje no Estado de São Paulo (e acho que no Brasil inteiro também, mas não tenho certeza) é o dia da Pizza. O fórum anda pouco movimentado nesses últimos dias então nada como colocar aqui um lembrete de que hoje é o dia de celebrar esta que é uma das maiores obras-primas gastronômicas da história do universo.

1iotau.jpg

P.S.: Em outros lugares do mundo o Dia da Pizza é comemorado em outras datas, ok?
 
Quando vi "dia da Pizza" não tive como não lembrar que isso as vezes me remete a algumas péssimas datas em que a nossa política, poder judiciário, entre outras coisas só nos decepcionam.

Voltando ao lado gastronômico, SP é um produtor gigantesco. Me lembro desse dado de 2010 em que o estado consome mais da metade das pizzas produzidas em todo o país, e acredito que até hoje ainda não está muito diferente. Na minha cidade natal, São Caetano do Sul, caminhando a pé em poucas quadras dá pra visitar uma dúzia delas sem fazer o menor esforço.

Mas como sou bem viajado pelo país, apesar de achar charmoso comer uma pizza no bairro paulistano mais italiano do Brasil que mais combina com essa refeição que é a Mooca, a melhor pizza que já comi em toda a minha vida foi em Minas. Mineiro tem vocação master pra lidar com queijo.
 
Mineiro tem vocação master pra lidar com queijo.
Ainda não tive a honra de provar a pizza mineira, imagino que seja ótima.
As pizzas tradicionais são as que eu mais gosto, parece que quanto mais simples melhor!
Margherita é a mestra de todas as pizzas.
 
Margherita e Calabresa são as minhas preferidas.

Como comentei no início, como existe um enorme desequilíbrio na produção/consumo de pizza no país, por isso com certeza ela é uma paixão paulista, mas ainda longe de ser totalmente nacional, pois tem estados em que a dificuldade de se encontrar uma boa pizza é gigantesca. Já passei o perrengue de comer verdadeiras gomas de sabor totalmente indefinido que eram vendidas como sendo Pizza.

Mas quem sabe um dia esse desequilíbrio um dia diminua e o Brasil inteiro possa saborear mais.
 
Já passei o perrengue de comer verdadeiras gomas de sabor totalmente indefinido que eram vendidas como sendo Pizza.
Haha é engraçado como em alguns lugares (não só no Brasil, mas no mundo inteiro) às vezes uma coisa é vendida como "comida italiana" e quando você pergunta pra um italiano ele fala "cara, isso não é comida italiana, é só um monte de massa com queijo". Se é bom ou não é outra questão, mas tem coisas que simplesmente não deveriam ser vendidas como "comida italiana" e sim com outro título.
Não me lembro de alguma vez ter comido uma pizza ruim. Algumas melhores que outras, mas ruim nunca.
 
Dos tempos de ensino médio e facu em SP tem algumas coisas que me lembro que eram a Semana do Saco Cheio e dos rodízios de Pizza com os colegas. Estudantes universitários eram financeiramente limitados e os preços das pizzarias de 8-10 reais para comer a a vontade eram uma maravilha. Tinham as competições entre os amigos mas eu nunca consegui ganhar porque tinham colegas que comiam aí uns 20 pedaços brincando XD

Obviamente as pizzas de rodízio eram mais simples que as pizzas pedidas pelo cardápio. Então se fosse para realmente apreciar o sabor da pizza tinha que ser pelo cardápio que era mais caro mas também o recheio era maior e tinham opções a mais.

Pizza também era o menu escolhido pelo pessoal do laboratório quando ao fim do semestre antes das férias eram cobradas as multas pelos errinhos na rotina de trabalho. Isso valia para quem cozinhava e sabia usar o forno da cozinha do laboratório, quem não cozinhava levava sorvete ou algo assim. O pessoal se empenhava e fazia a massa do zero.

Eu não era craque como os outros. Em casa fazia "pizzas de pão", o pão, uma camada de molho de tomate, uma fatia de queijo, uma camada de patê de presunto, uma rodela de pimentão, uma azeitona e um fio de azeite para assar.

Em questão de sabores eu de vez em quando pedia algo doce. As tais pizzas com frutas abacaxi, etc... com queijo de goiabada. Lembro que um fator importante era ela estar molhadinha (pizza seca cansa rápido).
 
Em questão de sabores eu de vez em quando pedia algo doce. As tais pizzas com frutas abacaxi, etc... com queijo de goiabada.
A famosa pizza de abacaxi eu ainda não provei. Existe uma legião de haters de pizza de abacaxi, mas sabe como é, haters gonna hate. Já provei a de chocolate e de brigadeiro e gostei, nem vejo nada de errado em fazer pizza doce, mas pra algumas pessoas isso é imperdoável. É questão de gosto. Como eu disse, minhas favoritas são as tradicionais, mas acho legal também provar algo diferente.
 
Pizzas de frutas e doces são até visualmente interessantes, mas é algo que não aprecio muito, pois pra mim junto com a massa, não fica tão saboroso se fosse fora dela ou numa típica massa de bolo.

No passado já fui um bom degustador de pizza e encarava um rodízio tranquilamente, mas de uns quinze anos pra cá tenho procurado manter meu peso estável em no máximo 80Kg e hoje só como em média uma vez a cada quinze dias, pois inevitavelmente essa redonda apesar de boa, quando passa de um certo ponto complica toda a minha dieta e quando ganho peso, ganho com muita facilidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo