• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anar vs. Anor, Isil vs. Ithil

Aproveitando o tópico...
Não sei se isso já foi discutido antes, mas... lá vai:
Como é a pronuncia de Anor?
 
É exatamente assim: Anor. Use o fonema O de "horror".
Só exemplificando o que o Tilion falou, as duas palavras vieram das raízes NAR e THIL. Repetindo a vogal da raiz se fortalecia o sentido, portanto enquanto NAR era fogo, ANAR é fogo grande; THIL é brilho prateado, ITHIL é um grande brilho prateado. Em Quenya ANAR continuou Anar, e Ithil se transformou em Isil (S de som). Em Sindarin Ithil continou assim, enquanto ANAR virou *Anaur, e o ditongo _au_ virou _o_, tornando-se Anor.

Navaer!
 
Parece de fato uma grande coincidência, mas acontece na evolução das línguas. Quando o cristianismo dominou de vez o Império Romano ocidental, na maior parte das províncias adotou-se o termo grego que expressa "reunião" para assinalar o templo cristão, e que já estava latinizado na "Vulgata": "ecclesia" (em port. "igreja", cast. "iglesia", fr. "église", it. "chiesa"). Entretanto, a inovação não chegou ou não se impôs nalgumas regiões mais ailhadas, como a Rhaetia ou Récia (hoje o sudeste da Suíça) ou a oriental Dácia (hoje a Romênia), que buscaram outra palavra grega, mas que já andava no latim há bastante tempo: "basílica" (em romanche "baselgia", em romeno "bisérica").
As duas regiões são muito longes. Para se ter uma idéia, entre elas há a Áustria, a Eslovênia e a Hungria. Assim mesmo, como línguas irmãs, fizeram uso dos seus elementos, que são comuns, para expressar algo novo. Portanto, o que explicou o Tilion não é absurdo como se poderia julgar à primeria vista.
 
seriam o sndarim e quenia o portugues d tolkien? seriamos nos os elfos d tolkien???
pra vcs verem como uma historia ficticia pode ter bem "realista"" assim por dizer
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo