• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anar vs. Anor, Isil vs. Ithil

The Man T.

Usuário
Eu tenho uma dúvida que é mais relacionada com a história da língua do que com a gramática, mas eu axei melhor postar aqui. Seguinte:
Em Sindarin sol e lua são "Anor" e "Ithil", enquanto em Quenya são "Anar" e "Isil". São bastante semelhantes, mas aí está a minha dúvida: Qdo o sol e a lua foram criados, os falantes de Quenya e os falantes de Sindarin estavam completamente separados e sem nenhum tipo de contato, então pq essas palavras são parecidas??? Só posso imginar q elas sejam derivadas de uma raiz comum, mas queria q alguem me esclarecesse isso.
 
É porque o Quenya e o Sindarin são usados do mesmo jeito, sendo que o Sindarin é uma modificação do Quenya que acabou por virar uma língua independente. Em Quenya e Sindarin, vc pode muitas vezes encontrar semelhanças entre os dois, como em Anor e Anar, e em Isil e Ithil.

Sindarin se parece com o Quenya pois o Quenya também existia na Terra-Média, já que ele foi originalmente usado pelos elfos que acordaram em Cuivienen.

ACHO que é isso. :D
 
Hummm... q eu saiba, antes dos elfos irem pra Aman, todos falavam a mesma lingua, depois o Quenya se desenvolveu em Aman e o Sindarin se desenvolveu paralelamente em Beleriand.
Eu não axo q é bem o q vc disse, Mithrandir...
 
Legolas, vou quotar uma passagem do Pengolodh, o Ardalambion em fase de tradução:
Pengolodh - Sindarin disse:
O sindarin era a principal língua Eldarin na Terra-média, o vernáculo vivo dos elfos-cinzentos ou sindar. Ele era o descendente mais importante do telerin comum, o próprio telerin comum ramificando-se a partir do Eldarin comum, o ancestral do quenya, telerin, sindarin e nandorin. "O élfico-cinzento era na sua origem aparentado com o quenya", Tolkien explica, "pois era a língua dos Eldar que, chegando às margens da Terra-média, não haviam atravessado o Mar, detendo-se nas costas do país de Beleriand. Lá, Thingol Manto-Cinzento era seu rei, e, no longo crepúsculo, sua língua... se alheara muito da fala dos Eldar de além do Mar" (SdA Apêndice F).
[...]

Pronto, agora sim. É como eu falei: Sindarin descende do Quenya antigo, que se originou em Cuivienen, com os primeiros Elfos.
:D
 
AAAAAAAAGORA SIM! Explicado o porque da semelhança...

Eu tb tinha algum vestígio na minha mente que era de descêndencia linguística... mas não sabia como! :mrgreen:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Todas as línguas élficas têm raízes parecidas, pois no começo todos os elfos eram iguais. Se formos ver, há muitas línguas élficas:

Quenya
Sindarin
Noldorin
Vanyarin
Telerin
Nandorin
Avarin

Isso que eu me lembro. Apesar de algumas não terem tanta diferença assim, como o Quenya Noldorin e o Quenya Vanyarin, eles não são a mesma língua.
 
Pessoal, axo q vcs nao entenderam...
eu sei o Sindarin e Quenya são bastante semelhantes, mas qdo o Sol e a Lua foram criados, os falantes de Quenya estavam separados dos falantes de Sindarin por um imenso oceano, portanto, os nomes correspondentes a eles não eram pra ter nada a ver um com o outro. Imagina só:
- Olha só que bonito - disse um noldor vendo o sol pela 1ª vez, em Aman - Vou chamá-lo Anar.
Enquanto isso, a várias milhas de distância...
- Que bonito! - diz um elfo cinzento, vendo o sol na Terra Média - Vou chamá-lo de Anor pq ele foi chamado de Anar em Quenya, a quilometros de distancia, mas o Sindarin precisa ser semelhante ao Quenya...
 
Entretanto, já que a origem tanto do sindarin como do quenya é a mesma, os processos de criação das palavras também se assemelham.

Por isso, não é de se estranhar que Anar/Anor e Isil/Ithil se pareçam: essas palavras surgiram seguindo um determinado modo de criação que ainda era comum em ambas as línguas. O que as diferencia são sutilezas gramaticais, inerentes a cada língua.
 
[quote="Fëaruin Alcarintur]
Só uma nota:

Os Noldor chamaram o Sol e a Lua de Vása e Rána, respectivamente.
[/quote]
Isso explica a questão, mas vem uma outra...
Então pq sol e lua em Quenya são Anar e Isil???
 
Tauraherion disse:
Citação:

Hum...só embarcando...Ithil num era Lua no quenya arcaico?


era...
Que eu saiba, o th em qunya tornou-se s. Logo, Ithil => Isil. :D
Mas a minha questao inda nao foi respondida: se sol e lua em quenya são Vása e Rána, o q são as formas Isil e Anar??? 8O
 
Isil e Anar são os nomes dados pelos vanyar, que também falavam quenya (além do vanyarin).

Vása e Rána são os nomes dados pelos noldor.

As quatro formas são quenya.
 
Mas se as formas foram criadas pelos vanyar (q viviam em Aman sem contato com os elfos cinzentos), por que raios é tão parecida com a forma Sindarin??? :o?:
 
Pelo fato que todos os idiomas eldarin tem uma origem comum: o élfico primitivo.
O modo como sindar, vanyar e noldor formavam as palavras em idiomas diferentes tem uma base em comum, e eles faziam isso inconscientemente.
Era algo inato a eles.
Por isso várias palavras se parecem, pois eles as imaginavam partindo dos mesmos princípios, herdados do élfico primitivo, e as adaptavam às regras gramaticais de seus respectivos idiomas.
 
Ah, entao é isso. Era assim q eu imaginava. Seria coincidencia entao os noldor terem criado as formas Rána e Vása???
 
é mais ou menos como o português e o "brasileiro" dois países separados por um oceano e que mantém palavras semelhantes... derivados de uma lingua comum há muito tempo atrás!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo