• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Função do Legolas na Sociedade

Concordo q cada um tinha o seu valor, e talvez a demanda tivesse falhado sem a participação do elfo!! Afinal, uma mera formiga pode mudar o destino do formigueiro !! :mrgreen: :mrgreen:
 
Re: Gimli.......

Thórin disse:
acho inaceitável dizer q Gimli não teve utilidade alguma, além do fato de ter salvo o Aragorn em Helm´s Deep... para quem leu o livro, pode ver q ele foi importante em outros vários momentos... e o Legolas, além de representar os Elfos, teve uma participação decisiva no Abismo de Help e na batalha dos Campos de Pelennor... e por conta dele, eles foram aceitos em Lothlorien...

Gimli salvou Éomer.
Como eu disse, acho que Legolas teve sim a sua importância como um elfo. No entanto, ele não fez nada de mais que um outro elfo não fosse capaz.
E creio que sem ele a comitiva entraria sim em Lórien, afinal eles eram guiados por Aragorn, e ele conhecia Galadriel e Celeborn e já tinha estado lá antes.
 
Panda disse:
Gimli salvou Éomer.

É... tenho que agradecer o anão por estar vivo......

panda disse:
E creio que sem ele a comitiva entraria sim em Lórien, afinal eles eram guiados por Aragorn, e ele conhecia Galadriel e Celeborn e já tinha estado lá antes.

E isso comprova que Leglas não fazia diferença na comitiva ..... :roll: zuera .... fazia sim afinal ele matou uma penca de orcs ... ah o elfo é legal ... e como eu disse no outro post só dele não ter traido Frodo já esta bom ...... :roll:
 
:wink: acho que ele nao era tao importante como frodo mais ele era muito importante, alem de representar a raca dele ele os elfos muitas vezes salvou os componentes da sociedade como gimli e ate mesmo aragorn com seu arco e flecha, e tambem com sua visao aragorn nao poderia saber algumas coisas, acho que ele tambem foi muito importante e situacoes perigosas.... :mrgreen:
 
Re: Gimli.......

Pandatur disse:
E creio que sem ele a comitiva entraria sim em Lórien, afinal eles eram guiados por Aragorn, e ele conhecia Galadriel e Celeborn e já tinha estado lá antes.

foi por causa da musica elfica de Legolas que os elfos naum atiraram na comitiva, tendo ele tambem como "representante da comitiva" sendo assim, acho q cada um tem seu papel
 
Eu acho que além da "representação" do povo élfico, e da ajuda nas batalhas; Legolas não teve muita importância mesmo não. Talvez se o elfo não estivesse com eles, a comitiva seria barrada em Lórien, e blablabla. Mas acho q fora isso ele é o integrante da comitiva mais inútil.
E Merry e Pip tiveram garnde importância. Merry salvou a vida de Éoywm, e ajudou ela a matar o chefe dos Nazgul, e se isso não é importante; eu sou um doido. E Pip, foi graças a "curiosidade" dele com o palantir, q Sauron mudou sua estratégia. Se ele não tivesse xeretado, Sauron poderia ter voltado sua atenção para outra coisa, e assim toda a história teria mudado.
 
função de Legolas na sociedade

Penso que a função de Legolas é a mesma de todos os demais membros da sociedade, ou seja proteger Frodo , bem como a si mesmos. Com certeza nas batalhas eles agiam em conjunto, um cuidava do outro. Acho também que talvez Tolkien quiz mostrar a amizade entre pessoas diferentes e ou inimigas, visto que os elfos não se davam com anões e vice-versa.
 
Legolas ajudou muito a sociedade, mas dentro dela, ele tinha menos importância.
 
Legolas não foi o mais importante, mas alguém tinha que representar os elfos, e ele não podia mesmo fazer mta coisa pq ele já estava "de partida", assim como todos os elfos.
 
Pessoal, na seção Textos & Ensaios tem um ensaio da Lasgalen sobre este assunto. Posto abaixo (para os que estão com preguiça de acessar o link):

Legolas inútil? Em defesa dos elfos

(Para Villië e Deriel)

No decorrer da leitura de Contos Inacabados, deparamos com uma nota de Tolkien que seu filho, Christopher, classificou como “curiosíssima”:

“Na derrocada final de Sauron, os elfos não estavam efetivamente envolvidos no ponto da ação. Legolas provavelmente foi o que menos realizou dentre os Nove Andantes”.

Em um outro trecho, nas ”Letters” ( que infelizmente não consegui localizar) Tolkien reafirma ter sido o elfo o membro “mais inútil” da Sociedade.

A leitura deixa a nós, fãs dos elfos e do personagem em particular, perplexos, tristes e revoltados. Afinal, poderíamos preencher duas páginas com os feitos de Legolas na Guerra do Anel, suas qualidades como companheiro e guerreiro, suas habilidades e a contribuição que ele deu à Comitiva. Mas não se trata aqui de contestar a afirmativa, nem provar por A + B que ela está errada ou foi infeliz, e sim descobrir seu motivo e seu verdadeiro significado.

Uma leitura mais atenta me levou a encontrar uma nova perspectiva para a asserção do professor, que de certa forma sugere uma interpretação mais amena de suas palavras.

Ora, a Guerra do Anel aconteceu no final da Terceira Era. Tolkien foi categórico ao afirmar que a Última Aliança foi realmente o último elo da interação homens/elfos nas histórias da Terra-Média. Este foi o prenúncio da Era do Domínio dos Homens, e aos elfos cabia pouco a pouco irem partindo para cumprir seu destino nas Terras Imortais.

Quando a Sociedade do Anel se formou, Elrond convocou representantes de todos os povos livres da Terra-Média , incluindo-se aí os elfos, naturalmente, que embora estivessem em declínio, ainda habitavam este mundo em número suficiente que justificasse uma participação. Mas Elrond não requisita nem seus maiores guerreiros noldorim, nem os mais experientes, mais sábios ou mais velhos: apenas um representante que pudesse, com sua perícia, sua sensibilidade e seus poderes élficos, auxiliar a Comitiva na árdua demanda. E o verbo auxiliar aqui vem bem a calhar, posto que esse era o papel de Legolas junto aos companheiros: ajudar simplesmente, e não tomar a frente das ações.

Não cabia ação aos elfos nesta ocasião. A própria Galadriel, poderosa entre os poderosos, poderia ser considerada omissa, nas mesmas palavras de Tolkien : "Galadriel, a maior dos eldar que sobreviviam na Terra-Média, tinha sua principal potência na sabedoria e na bondade, como diretora ou conselheira no combate, inconquistável na resistência ( em especial na mente e no espírito), mas incapaz de ação punitiva.”.

Podemos ver novamente aqui que não mais se atribuia aos elfos a tarefa de participação ativa num conflito por “direito” humano, assim como os valar não mais interferiam nos problemas da Terra-Média , a não ser por meios indiretos – e Tolkien menciona isto mais adiante, inclusive comparando a atuação de Galadriel à do próprio Manwë:

“Na sua escala, ( Galadriel) tornara-se como Manwë com respeito à grande ação total. Manwë, no entanto (....) ainda não era um mero observador. Foi claramente de Valinor que vieram os emissários que eram chamados de istari ...”

E Legolas? Qual foi seu papel então ? Teria sido ele um mero observador, um representante estatístico na composição da Sociedade dos Nove? Não, sua função seria exatamente aquela que Tolkien sugeriu: a de um coadjuvante, um pilar na retaguarda, para apoiar e dar cobertura às ações e decisões que caberiam àqueles que buscavam o objetivo definido nestas batalhas: restaurar a glória dos antigos reinos dos homens.

A “inutilidade” de Legolas pode ser então traduzida pela omissão nas ações de cunho decisivo, na condução do rumo dos acontecimentos. Realmente, ele pouco ( ou nada) realizou neste sentido, e nada mais justo: não era esse seu papel, e nem o de qualquer elfo que vivesse naquela época .

Dentro das funções que poderiam lhe ser atribuídas, Legolas foi um grande colaborador na Sociedade, e um grande guerreiro de sua época. Não no ponto da ação ( decisiva) como Tolkien mencionou. Mas a de um lastro, uma retaguarda sem a qual as verdadeiras ações não se completariam.
 
Eu diria que foi a Éowyn que ajudou Merry a matar o Rei-Bruxo
Potato, Potato.

Se Merry não tivesse "rasgado o joelho de chefe dos nazgul, eu diria q as coisas teriam ficado difíceis pra ela....
 
acho q foi merry q ajudou éowyn, mas td bem, naum estamos discutindo a funcao do merry nem da éowyn e sim do legolas, e eu digo q legolas foi sim, util
 
Palmas para a Athena, que foi lá buscar o texto e (pelo menos para mim) acabar com a discussão... Se o Legolas não foi mais importante, nenhum elfo faria melhor, pq eles estavam todos de saída...
E quem é que arruma a casa antes de sair de mudança?? :mrgreen:
 
Tb nao concordo em dizer q legolas foi inutil. Pode ter sido o q menos fez coisa, mas fez o q estava a seu alcance, talvez as flechas certeiras do elfo poderiam ter evitado mta coisa....quem sabe...
 
Não acho tambem que o Legolas foi um inútil, todos tiveram participação importante na sociedade e cumpriram o que tinham proposto: garantir que o Portador chegasse a Mordor e destruisse o Um. Mesmo que o Legolas não tenha feito nada demais perto do Frodo, Sam, Gandalf e etc, concerteza as coisas não teriam sido como foram sem a ajuda dele e do Gimli. Todos lutaram, permaneceram junto e deram apoio um pro outro, sem as flechas e a habilidade de guerreiro que ele tinha as perdas poderim ter sido bem maiores. Numa guerra daquelas toda ajuda é preciosa e faz diferença. Ele não sofreu tantas perdas e nem tinha motivos muito fortes pra lutar como os outros membros, mas ele mereceu ser um membro da sociedade.
 
Tolkien mesmo disse que achava Legolas o mais inútil da comitiva.Obvio que ele desempenhou algumas coisas, mas nada de muito importante. Ele não teve um papel direto na história como por exemplo o Frodo, Sam, Merry, Pipin, etc.
 
Eönwë Æ disse:
Obvio que ele desempenhou algumas coisas, mas nada de muito importante. Ele não teve um papel direto na história como por exemplo o Frodo, Sam, Merry, Pipin, etc.

O papel dele era ajudar a sociedade e o Portados do Anel, e foi exatamente o que ele fez. Nas condições em que os elfos estavam um deles ter participado da comitiva foi importante. Peto dos outros ele não fez muita coisa mesmo, mas ele cumpriu muito bem a função dele, e isso influenciou indiretamente a sociedade. Só pq o papel foi pequeno não precisa desmerecer.
 
A principal tarefa da sociedade era proteger o Portador do Anel, e foi isto que Legolas fez, mas mesmo assim ele não é tão importante.
 
É acho que não temos mais o que discutir aqui ... afinal isso é como perguntar se Balrogs tem ou não asas .... vai ter uma corrente que acha que tem e outra corrente que acha que não tem e as duas vão ter argumentos e quando todos esses argumentos se esgotarem vão repeti tudo de novo ,como já esta acontecendo aqui, e a discução nunca vai ter fim .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo