• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas Sobre CODA (SDA RPG)

Tem tão poucas armas, honestamente, que para regras de alcance eu acho que uma adaptação do D&D 3ed. ou do GURPS seria melhor do que ficar chovendo no molhado. Eu não ousaria fazer nada sobre GURPS, pq nunca consegui jogar direito esse sistema. Mas talvez eu possa fazer algo no caso do D20. Depende de quanta gente quer ou se importa com isso, pois eu honestamente posso passar várias aventuras sem nem pensar em empunhar uma espada (ou lança, ou adaga...)
 
Não é a questão de passar x sessões sem combate... a questão é que a parte de combate é a parte que necessita de regras mais consistentes. Então, o alcance das armas é muito importante sim. Não é chover no molhado. É por isso que eu digo que o CODA é cheio de furo.
 
Não, tudo bem, eu concordo com você, o CODA é bem cheio de furos sim. Mas então vamos encher esses furos de alguma maneira. Você estaria afim de fazer algum sistema para isso? Talvez algo baseado em D&D, ou GURPS, ou qualquer outro sistema? Eu estaria disposto a ajudar. Eu tenho um amigo que faz suplementos de monte para Daemon, talvez ele possa dar algumas idéias (ele tem a estranha tendência a fazer tudo universalmente compatível, sem querer :eek: )
Talvez o Mago esteja interessado em ajudar na empreitada, não?
 
Eu e o Kadu já embarcamos faz tempo numa jornada hercúlea de adaptar o Senhor dos Anéis pro d20, que está chegando a sua conclusão.
 
ADAPTAÇÃO para SdA é uma desonra.

SdA merece um sistema próprio só dele, e ele já conseguiu, o CODA. E se tem alguns defeitos eles serão corrigidos com o tempo, da mesma forma como D&D foi evoluindo, passando por AD&D e D&D3, e agora D&D3.5. O CODA vai crescer e se tornar um grande sistema se não houverem adapatações para outros sistemas já consagrados e se as pessoas acreditarem nele.

Eu acredito, defendo e dou o meu sangue pelo CODA!!!!!
 
Se tu prefere esperar 20 anos pra que o CODA evolua da mesma forma que o D&D, eu te empresto a minha cadeira.... não tem pq continuar usando um sisteminha meia boca se tem um que é muuuuuuuito melhor.
 
Desonra porque? Desonra seria deixar uma ambientação tao fantastica em um sitema tao medíocre.
 
É questão de gosto. Eu curto o CODA e o d20 tb. Mas acho que o SdA merece um sistema próprio e não uma simples adapatação. Adaptações me lembram aquela coisa tosca que a Dragão faz cada vez que vê um anime novo. E ainda adapta para um sistema fraco como o 3d&t.

Já SdA não acho que seria a cara do d20. Pra começar os Feats seriam muito muito nada a ver no universo dele, eu quero dizer, weapon focus, essas coisas tudo bem, mas a maioria seria muita nada a ver.
O grande e maior problema de se adaptar SdA para um sistema é que não existe nenhum sistema que tem uma regra pra magia que realmente represente a magia de Arda. No d20 os magos são extremamente fortes, e como se viu no SdA não existem magias tão fortes. Segundo, a forma como se usa a magia no d20 tb é absolutamente nada ver com SdA. Lá vc vai ter um mago muito forte por pouco tempo, enquanto no SdA vc tem um mago + ou - forte todas as batalhas. Vc pode lançar todas as suas magias fortes em D&D, detonar sozinho um grupo de inimigos e passar o resto do dia chupando o dedo, pq os magos não são bons pra usar armas. No coda, vc pode usar suas magias fortes sem se preocupar, pois vc vai poder usá-las depois em outro combate. E vc não vai conseguir matar muita gente com magia lá. Depois vc pega sua espada e manda ver nos inimigos, pq em CODA os magos estão aptos a lutar com espada tb.

Agora quem se lembra do Gandalf com o Balrog? Em D20 um mago teria condições de lutar com espada contra um demonio? É lógico que não, nem um mago de 20 niveis usando espada conseguiria derrotar um demonio de CR20 (desafio igual). Ele iria apelar para magia com certeza.

Com certeza absoluta D20 não é o sistema para ambientar SdA, pois não possui a filosofia da Terra Média. Muito menos GURPS (na minha opinião um sistema bem podrinho), pois os magos lá dependem de gemas e ficam fracos, muito fracos durante muito muito tempo. Storyteller então desencana, não há inimigos pros magos. Talvez Ars Mágica, mas lá a magia é muito forte. Concluindo, não há um sistema bom pra SdA, mas o melhor que podemos encontrar que seja fiel, ou pelo menos tente ser fiel à história e filosofia da Terra média é CODA.

Não fiquem pensando que eu não curto D20, eu curto sim, jogo desde AD&D, comecei a jogar D&D3 bem antes de traduzir, eu curto muito. Mas para SdA é CODA.

Mas opinião cada tem a sua.
 
Pra começar, o d20 system não tem sistema de magia. O D&D tem, o Cthulhu tem, mas o d20 não. Se quisermos usar um sistema de magia exatamente igual ao do CODA (na minha opinião, a única coisa realmente boa do livro) é só mudar uma coisinha ou outra.

Não existem classes em d20 system. Tu faz a classe da forma que tu quiser.

Star Wars é tão grande quanto SdA, e é d20 e é muito bom.

P.s.: Da onde tu tirou q o Gandalf lutou contra o Balrog usando espada?
 
Tipo, nos criamos um sistema de magia totalmente diferente do D&D e uma lista de magias propria que jah beira 50 paginas no word com fonte 10 e nao esta terminado. Criamos e adaptamos todos os telentos metamagicos que poderao ser usados. Criamos e/ou adaptamos todas as classes que poderao ser utilizadas, estamos fazendo uma especie de livro dos monstros da TM, etc.
A lista de magia do sistema CODA e bem pequena e mesmo assim se encontra magias lah que nao tem nada haver com a terra media. As classes de magia do sistema CODA nao tem nada haver, elas nao se limitam a elfos...me diga se vc jah viu algum homem soltando magia pra todo lado na terra media, anao, hobbit 8O . Nao, os homens sao no maximo feiticeiros(que manipulam apenas o feitico, a arte negro de Melkor), apenas elfos tem o dom da magia(sem contar os Maiar eh claro, que tambem possuem).
Outra coisa, o sistema eh estranho, os bonus sao muito altos e a aleatoriedade do dado muitas vezes nao representa muita coisa na jogada. Sem falar que o CODA foi profundamente inspirado no d20, ordens(classes), ordens de elite(classe de prestigio), vantagens(talentos), sistema de magia baseado em lista de magias, etc.
Na verdade tiveram duas coisas que gostei no sitema: o sistema de renome e o sistema de batalha em massa, ficou bem legal, mas soh. Claro que o sistema engana, da pra jogar, porque a propria ambientacao faz o resto, mas nao tem como negar que no d20 tudo ficariam bem melhor.
 
Skywalker disse:
Pra começar, o d20 system não tem sistema de magia. O D&D tem, o Cthulhu tem, mas o d20 não. Se quisermos usar um sistema de magia exatamente igual ao do CODA (na minha opinião, a única coisa realmente boa do livro) é só mudar uma coisinha ou outra.

Não existem classes em d20 system. Tu faz a classe da forma que tu quiser.

Star Wars é tão grande quanto SdA, e é d20 e é muito bom.

P.s.: Da onde tu tirou q o Gandalf lutou contra o Balrog usando espada?

AH! desculpa eu NÃO vi o Gandalf atacando o balrog com uma espada. De certo ele estava com uma bola de fogo na mão! Não desculpa, na verdade ele estava é com um P.UTA grimório decorando as magias que ele fez e ESQUECEU como faz 2 segundo depois! Não não, ele estava esperando o balrog fazer um ataque desarmado nele pra ele poder dar seu ATAQUE DE OPORTUNIDADE!!!! Vejam só, eu não prestei atenção em muitas coisas no filme. :mrgreen:

Tá bom, tá bom, eu li o livro e sei que o Gandalf não brigou com o balrog até o a morte. Mas de qq forma, eu não considero o SdA próprio para d20. D&D e Starwars tudo bem, são meio "porrada", mas como diz no livro dá pra contar na mão o numero de vezes que os personagens entraram em combate em SdA. Combate é secundário em SdA e quando ele acontece, 75% ocorre em grande escala (Guerras de verdade e não combates chinfrim em um canto qualquer). E para ESSES COMBATES DE VERDADE, as regras do CODA são muito, muito bem feitas. E que eu saiba (QUE EU SAIBA) não existem regras de combate de unidades em d20.

PORTANTO se a sua principal preocupação é acabar com toda a atmosfera Tolkiana, e colocar um combate em todo canto da Terra média, e fazer um Matar-pilhar-destruir, em vez de prezar a interpretação fantástica que o cenário da terra média proporciona, com duzias de personagens interessantes, (incluindo bardos que finalmente ficaram bons), então eu concordo com vc que o sistema CODA é falho. Se é pra encher todo mundo de porrada, vamos todos adaptar SdA para Street fighter duma vez. Imagina só que legal?
 
Outra coisa, eu não estou querendo desmerecer o p.uta trabalho monstro que vcs devem ter tido pra fazer a adaptação, é uma opinião pessoal minha, que SdA não deve ter uma simples adaptação. Se vcs querem jogar assim, quem sou eu pra dizer o contrário. Se todo mundo gostar da adaptação ótimo. Mas eu vou continuar jogando CODA.
 
Pavanelli disse:
Outra coisa, eu não estou querendo desmerecer o p.uta trabalho monstro que vcs devem ter tido pra fazer a adaptação, é uma opinião pessoal minha, que SdA não deve ter uma simples adaptação. Se vcs querem jogar assim, quem sou eu pra dizer o contrário. Se todo mundo gostar da adaptação ótimo. Mas eu vou continuar jogando CODA.

Claro, na verdade, nao sei quanto ao Sky, mas eu estou fazendo isso principalmente pra mim, todo o meu grupo esta ancioso pra isso acabar e agente poder jogar Terra-Media no d20. Claro que seria muito legal se o pessoal gostasse(e acho que muito vao), mas de forma alguma isso eh meu objetivo principal, mesmo porque nao estou ganhando dinheiro com isso. Soh pra lembrar novamente, as classes conjuradoras que criamos NAO usam as regras dos magos do D&D, nao tem essa de grimorio e decorar magias.
 
E só pra complementar... o sistema de batalhas em massa do CODA é idêntico ao apresentado no livro de d20 system chamado The Quintessential Fighter, lançado antes do LotR.

E, se combate é secundário em SdA, o que é primário? Amizade? Isso não precisa de sistema. Determinação de personagem? Tampouco.

P.S: Pra mim os bardos continuam inúteis no CODA, junto com praticamente todas as Prestige Classes, opa, digo, Elite Orders. :lol:
 
ta certo....Skywalker, já falou um monte de defeitos do sistema Coda, agora vamos falar do seu: Se nao ta afim de jogar o sistema Coda, nao jogue. Nao vc nao é obrigado a entrar nesse topico. Fique com o seu D&D! (como todo o respeito pq tb jogo ele) e deixe a galera do Coda em paz. Esse Topico é para duvidas de Coda e nao reclamação sua e seu entendimento por RPG! Tamos falados!
Uma nota: Ta cada vez mais aumentando o numero de pessoas que estao conhecendo e gostando do sistema Coda. Fazer o que né. Atraente esse sistema cheio de "Defeito", furos e copias do D&D e Storyteller!
fui

ass: Condestavel,
 
Eu entrei aqui pra sanar uma dúvida e a discussão iniciou. Simples.

E sobre a popularidade do CODA, não vamos esquecer que o (me recuso a usar a palavra sistema pra definir essa coisa) mais jogado no Brasil é o 3d&t, que é uma :puke: ...
 
Tipo, vamos retomar o tópico sobre dúvidas e acabar com essa discução boba gente. Opinião cada um tem a sua! Uns gostam mais do D&D, outros de GURPS, outros de CODA e pronto...

Na MINHA opinião, o CODA foi muito bem feito para o que foi propósito: um sistema para SdA. A magia sutil, as regras de combate de unidades e a limitação de algumas coisas (como o de números de monstros, que se comparado ao do D&D é ínfimo) contribuem para simular a Terra Média de uma maneira quase perfeita.

Acho que adaptações para outros sistemas sejam válidas, mas acho que dificilmente uma vai superar o CODA no que dis respeito a Sda, da mesma forma que o CODA não funcionaria bem para outros estilos de jogos...
 
Ah, só pra lembrar que o CODA não é exclusivo do LotR, tem o Star Trek que tb usa o CODA...ou seja, tb é uma adaptação.
 
Nesse aspecto eu diria que, qualquer sistema pode ser adaptado a qualquer coisa.... Pode se usar por exemplo um sistema D&D para se mestrar uma aventura futurística (sim, isso foge totalmente a qualquer regra.... mas é possível) só depende de como será feita essa adaptação... ;)
 
pmk disse:
Nesse aspecto eu diria que, qualquer sistema pode ser adaptado a qualquer coisa.... Pode se usar por exemplo um sistema D&D para se mestrar uma aventura futurística (sim, isso foge totalmente a qualquer regra.... mas é possível) só depende de como será feita essa adaptação... ;)

O d20 modern e o d20 future tão aí pra isso (o 2o ainda nao saiu, mas sai acho q esse ano.)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo