• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mordor

na verdade, eu já pensei nisso sim.. mas nem tive saco pra especular muito..
acho o mapa de Mordor o resultado da maior preguiça de tolkien.. fala serio! a parada é praticamente dentro de um quadrado(com exceção do lado abordado nesse tópico) de montanhas..

Sinceramente, aquele formato de Mordor e a formação das montanhas me deixam levemente irritado.. Ele fez um trabalho tão bom e´"real" de mapeamento... custava fazer uma paracda menos esdrúxula pra represntar a proteçã montanhos de Mordor?
 
Eu acho que Gandalf pensava em Cirith Ungol... e pela Laracna....

ele sabia que ela estava lá... mas acho que ele não pensava em confrontá-la....

pelo leste de Mordor ele com certeza não levaria " ... Para o leste eu nunca vou." Até porq não conhecia o terreno... não havia outras possibilidades a não ser escalando ou por um terceiro caminho, talvez secreto... como aquele para chegar em Gondolin.

Certamente havia algum , Sauron deve ter uma passagem secreta. ( que eu acho que é justamente Cirith Ungol )
 
na verdade, eu já pensei nisso sim.. mas nem tive saco pra especular muito..
acho o mapa de Mordor o resultado da maior preguiça de tolkien.. fala serio! a árada é praticamente dentro de um quadrado(com exceção do lado abordado nesse tópico) de montanhas..

Tenho que concordar. Sempre achei meio ridículo Mordor ser tão perfeitamente protegida, o único lado desprotegido é logo o leste.
 
putz galera! fala sério!
tolkien preguiçoso!? auhuahuha e ainda + pra criar mapas!! ?? olha a riqueza de detalhes!! e ainda + em mordor!! um dos lugares + importantes da história!
mordor em extremamente protegida sim!
os portões negros! a laracna protegia a passagem de cirith ungol! orcq espalhados por todos os lados na terra! o leste COM CERTEZA tinha muita proteção!
bem!! eh por isso que osda eh tão legal!
a deestruição do anel eh uma coisa meio impossível de ser realizada! :obiggraz:
 
Bem, vou colocar o que achei na "Tolkien Illustrated Encyclopaedia", mas vou colocar em inglês mesmo pq não tô com saco de traduzir (tô com um pouco de sono pra isso). Isso se encontra na parte onde o autor descreve a geografia da Middle-earth.

Mordor - At the end of the first millennium of the Second Age, Sauron founded an evil kingdom on Middle-earth, just to the east of the River Anduin. This was called Mordor, the “black land”, and for two ages was Sauron´s base of power in his quest for dominion over all Middle-earth. Mordor was defended on three sides by two unassailable mountains rages: the Ash Mountains in the north, and the Sahdowy Mountains in the west and south. Through these mountains, there appear to have been only two passes: Cirith Ungol in the west and Cirith Gorgor in the northwest. Besides the small circular plain called Udûn inside Cirith Gorgor, Mordor´s two major regions were the Plateau of Gorgoroth and the slave fields of Nurn. Gorgoroth was a vast dreary plateau of slag heaps and Orc pits always under the pall of smoke from the volcanic mountain of Orodruin (or Mount Doom) near its center. Here too, on the northeast side of the plateau on a spur of the Ash Mountains, was the Sauron´s stronghold, the Dark Tower of Barag-dûr. Nurn, however, was a vast farmland populated by slaves and slave-drivers who supplied the massive foods and basic materials for Sauron´s armies. Nurn was drained by four rivers, and each flowed into the inland sea of Nûrnen. After forging the Rings of Power and the One Ring in the fires of Mount Doom in 1600, Sauron completed Barad-dûr and began the War of Sauron and the Elves. Although surrendering to the astonishing power of the Númenóreans in 3262, Sauron managed to destroy them by guile and return to Mordor after Númenor´s destruction. In 3429, Sauron´s forces made war on Gondor, but retribution came in 3434 when the Last Alliance of Elves and Men destroyed his army on Dargolard and broke down the Black Gate in order to enter Mordor. After a seven-year siege Barad-dûr was taken, the One Ring was cut from Sauron´s hand, and all of his evil servants driven out of Mordor. During the early part of the Third Age, Mordor was empty and Gondor built the Tower of the Teeth and the fortress of Durthang in the north pass, and the Tower of Cirith Ungol in the west pass, to watch over Mordor and prevent any of Sauron´s scatted allies from entering the kingdom. Unfortunately, after the devastation of the Great Plague of 1636, Gondor abandoned these fortresses and they were taken over by Orcs and prepared for the entry of the Nazgûl and Sauron himself. In 2942 Sauron returned and in 2951 began rebuilding Barad-dûr. However, the unmaking of the One Ring proved a final blow. Sauron was destroyed for the last time and Mordor was never again a threat to the peace of Middle-earth.
 
Agamennon, havia um terceiro passo nas Ephel Dúath, o Passo de Morgul. Eu achei uma citação desse passo em SdA VI:1.

Knolex: em um sentido você tem razão. Mordor é muito... certinha, quadradona. Eu não manjo muito de geologia, mas tenho a impressão de que a gênese de três cadeias montanhosas como as que cercavam Mordor seria bastante improvável.

Transcendent: se eu não me engano, Gandalf não sabia nada sobre Laracna (embora seja evidente que ele sabe que o lugar é perigoso). Foram essas as impressões que eu tive quando li o diálogo entre ele, Faramir e Denethor no em SdA V:4. Mais tarde, ele se pergunta por que Cirith Ungol... se ele soubesse da Laracna, ele saberia porquê.
 
Eu tive a impressão de que as cadeias de montanha de Mordor haviam sido levantadas de propósito mesmo.. para dar proteção ao Sauron ou Morgoth.. sei lá....

O Afeganistão tem uma geografia bastante parecida com a de Mordor.. as cadeias são mais ou menos assim
 
Nâo achei as cadeias do Afeganistão muito parecidas com as de Mordor...

Se as cadeias foram levantadas de propósito depende um pouco de quando elas foram erguidas. Eu sempre achei que elas tinham aparecido por causa dos cataclismas do final da Primeira Era. Nesse caso, não é provável que elas tenham sido levantadas para proteger Sauron ou Morgoth, que nem estavam por lá naquela época.
 
Vejamos... por onde Gandalf keria levar a comitiva? Cirith Ungol ele mesmo depois diz ser uma má escolha, pela "porta da frente" simplesmente não dá, pelo Leste eles só gastariam um tempo enorme, passariam debaixo do nariz do Sauron e por terras q nem Aragorn nem Gandalf conheciam. Então nao faço a menor ideia.
Mas qdo Aragorn estava em Gondor, ele fez varias paradas pra distrair Sauron(o ataque ao Morannon, o desafio pelo Palantir, as trombetas pertinho de Mordor...). Se ninguem fizesse isso, será q haveria chance da sociedade chegar a orodruin?
tvz o plano de gandalf nao fosse levar todos pra mordor.
 
não crio nisso não! eu acho que gandalf queria levar a comitiva para mordor mesmo! e completa! eu acho que o plano dele era que a sociedade durasse ateh o fim!! com todos os companheiros juntos e ilesos!
eu acho que ele iria pelo cirith ungol memu! pensem! era soh eles terem passado desapercebidos, eles teriam feito isso em moria tb se não fosse o idiota do pippin!! heheheh :roll:
 
Mithrandir the White disse:
O Emyn Muil fica no ponto mais ao norte de Mordor. Não seria uma possibilidade que a Comitiva tentasse passar direto "por cima" de Mordor e entrar pelo lado de trás? Eles acompanhariam o Ered Lithui, e depois seguiriam o mesmo caminho, só que reverso, acompanhando o Ered Lithui pelo lado de dentro, assim se infiltrando em Mordor.

Creio que isso não seria tão possível. Seguindo as Ered Lithui (ao sul das Terras Castanhas) você estaria CERCADO por inimigos ao norte (Dol Guldur), a Leste (Rhûn) e mesmo a Sul (Mordor - Barad-dûr). Se eles conseguiriam passar despercebidos? Quem sabe? Talvez. A própria passagem de Frodo e Sam por Cirith Ungol e por toda a extensão de Mordor já foi um tanto, digamos, "missão impossível". Esse caminhoque você falou poderia sim ser feito mas não com total certeza de segurança.

Mordor: Concordo que a geografia de Mordor é meia... estranha. Eu acho que a cadeia de Montanhas que segue pelo Anduin (acho que é a Ephel Duath) deveria continuar ali, enquanto as montanhas ao norte (Ered Lithui) e a extensão sul que segue por Harad e Khand das Ephel Duath deveria ser substiuida por muralhas fortificadas. Ficaria bem menos... artificial, sei lá...

O melhor modo de entrar em Mordor seria fazer a rota dos Lusíadas: partir de um porto de Gondor, dar a volta no Harad distante até chegar no extremo oriente da Terra-média; o povo de lá não tinha nada a ver com a Guerra do Anel (provavelmente). Era só os carinhas levarem alguns presetinhos, ficar amiguinho dos japa/indianos e entrar em Mordor rumando a Oeste :lily: :lily:

Delírio, hauhauahuah :lol:
 
eu naum tenho certeza mas acho que as montanhas de Mordor foram erguidas de propósito. Não sei se Sauron tem poder pra isso, as vezes tem, e assim ele faria uma fortaleza, assim como Morgoth ergueu suas montanhas na primeira era
 
O Aragorn queria levar apenas 3 junto com ele o Frodo acho que o Sam, o Gimli e mais um , porque o Boromir já falava desde o começo que ia seguir pras Minas Tirith e não ia acompanhar eles até Mordor. O Aragorn Não ia ir pras Gondor se a sociedade não fosse desfeita não...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo