• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Morre Eduardo Campos, candidato à Presidência, em acidente aéreo

Vendo essas primeiras pesquisas, eu não sei se o PSB vai sair tão desfalcado assim.
Lógico que a perda de uma pessoa é irreparável etc, mas o fato é que a candidatura dele nunca conseguiu deslanchar. A Marina está lá temporariamente mesmo, mas se acontecer de ela realmente desbancar a Dilma, o PSB sai de uma campanha de 10% de votos para uma vice-presidência da República.
Então, mesmo sabendo que a Marina não é PSB de verdade, eu acho que vai ter dedicação total pra fazê-la chegar ao segundo turno. Nesse momento, ela vai herdar mais de 90% dos votos do Aécio e do Pastor Everaldo.
E aí a disputa fica acirradíssima!
 
Marina terá uns 2 minutos de horário eleitoral, contra uns 4 do Aécio e 11 da Dilma, esse cenário está distorcido pela tragédia e tal, durante a campanha que teremos real noção da força da Marina.

O Datafalha é da turma que torce por Blabárina (sim, todos os termos são de PHA). Estão inflando pesquisa, fizeram um papelão no dia da morte de Eduardo Campos. Ela é a queridinha da mídia. Vai dar nada.

Sei não hein. O % dela está muito próximo do resultado EFETIVO da eleição passada, ou seja, 19.33%. Acho que vamos ouvir muito esse argumento de que as pesquisas estão distorcidas pelo emocional, quando isso deve ser pouco ou nada verdadeiro.
 
As pesquisas falham, mas não se pode menosprezar e subestimar que independente da morte do Eduardo Campos, a Marina já tinha um eleitorado razoável e mesmo dispondo de uma merreca de tempo no horário eleitoral, saindo agora pra viajar pelo país e estando mais em evidência nos palanques e debates ela tem boas condições de crescer.
 
Sei não hein. O % dela está muito próximo do resultado EFETIVO da eleição passada, ou seja, 19.33%. Acho que vamos ouvir muito esse argumento de que as pesquisas estão distorcidas pelo emocional, quando isso deve ser pouco ou nada verdadeiro.
O que eu quis colocar é que a Marina teve esse três dias de publicidade gratuita para sua candidatura, afinal ela teve a imagem muito associada ao Eduardo e a toda essa tragédia, fazendo que ela ficasse mais exposta do que os outros candidatos.

Agora, quando começar a disputa pra valer, acho que os números dela recuam, além disso, a Marina consegue se embananar mais do que a Dilma nos debates, e acho que isso pode afastar também, mas veremos, o maior prejudicado disso tudo no final foi o Aécio, que perdeu uma confortável vantagem para chegar ao segundo turno.

Vocês acham que o pessoal evangélico vai na Marina?
Acho que alguns votos sim, mas os evangélicos não são pessoas estupidas para votarem para presidente especificamente por questões religiosas, então acho que a influência será pequena, com os evangélicos que se deixam levar por posições religiosas escolhendo o Pastor Everaldo mesmo.

Aliás, eu acho que se o PT e o PSDB souberem aproveitar as pérolas religiosas que a Marina vira e mexe solta é capaz que ela perca eleitorado.

Eu acho a Marina uma candidata muito frágil, com muitas limitações de projeto e de ideologia que podem ser explorados pelos rivais.
 
Eu acho a Marina uma candidata muito frágil, com muitas limitações de projeto e de ideologia que podem ser explorados pelos rivais.

Penso da mesma forma. A Marina ainda não foi devidamente confrontada pelos adversários. Ela está num projeto do Eduardo Campos: resta saber se ela terá habilidade política para aparar as arestas dentro do PSB. Será que ela vai subir no palanque do Alckmin? :think:
 
Eu até entendo uma pessoa indecisa se decidir pela Marina de uma hora pra outra.
Mas acho meio estranho quase 40% dos que declaravam votar nulo ou branco ir por esse mesmo caminho.
Eu também acho que tem muito oba-oba nessa pesquisa.
 
O que eu quis colocar é que a Marina teve esse três dias de publicidade gratuita para sua candidatura, afinal ela teve a imagem muito associada ao Eduardo e a toda essa tragédia, fazendo que ela ficasse mais exposta do que os outros candidatos.

Agora, quando começar a disputa pra valer, acho que os números dela recuam, além disso, a Marina consegue se embananar mais do que a Dilma nos debates, e acho que isso pode afastar também, mas veremos, o maior prejudicado disso tudo no final foi o Aécio, que perdeu uma confortável vantagem para chegar ao segundo turno.

Acho bastante claro que a morte do Campos tenha influído, mas lembro aqui que no último pleito Marina teve cerca de 19% dos votos. Considerando a margem de erro, é a mesma cifra apontada pela pesquisa.
Não acho que os debates, em si, tenham tamanho peso. Vale lembrar que a Dilma está muito longe de ter a mesma habilidade do Lula para se comunicar e foi eleita. E outra coisa... basta ver como foi recebida as entrevistas de Dilma e Aécio no Jornal Nacional: cada um viu o que quis ver ali.
A Marina tem essa imagem de uma figura política avessa a politicagem, que diz que não é de direita nem de esquerda, com um discurso de cunho profundamente moral que é bem aceito pela nossa cultura política. A própria idéia de criar a tal Rede, como apontou a Erundina, demonstra esse ímpeto de se desvincular do termo Partido e, por extensão, da politicagem e dos acordos partidários espúrios. Claro, isso tão somente no campo do marketing político.
Concordo que ela seja uma figura politicamente frágil e um tanto controversa, mas acho mesmo que ela tem chances reais de crescer nas pesquisas e de bater a candidatura do PT, até mesmo pelo peso emocional de que se cercou a sua campanha.

Acho que alguns votos sim, mas os evangélicos não são pessoas estupidas para votarem para presidente especificamente por questões religiosas

Em que mundo você vive, Fela? :rofl:
(falo não dos evangélicos individualmente, mas da força do movimento evangélico)

Aliás, eu acho que se o PT e o PSDB souberem aproveitar as pérolas religiosas que a Marina vira e mexe solta é capaz que ela perca eleitorado.

Nesse quesito, acho que você também se engana. Marina sabe ser bem oportunista...
Vale lembrar a maneira como ela se esquivou de se posicionar sobre o aborto - diante de todo aquele circo feito no último pleito em torno da questão - defendendo a necessidade de referendos.

Eu acho a Marina uma candidata muito frágil, com muitas limitações de projeto e de ideologia que podem ser explorados pelos rivais.

Sem objeção.
 
Última edição:
Eu tenho a impressão que a figura do vice é um pouco irrelevante para o eleitor brasileiro, de modo que a Marina como vice é totalmente diferente da Marina como candidata. Eu continuo apostando que os números dessa pesquisa são bem realistas.
 
O que me chamou a atenção nessa pesquisa do Datafolha é que a Marina pegou os votos dos indecisos e dos brancos/nulos...
 
Até o Pastor Everaldo que tá sendo cotado na casa dos 3% é um percentual pequeno mas do ponto de vista estratégico não pode ser ignorado, pois se a Marina conseguir chegar ao segundo turno e conseguir migrar a imensa maioria desses votos a favor dela isso pode fazer a diferença no caso de um embate mais apertado contra a Dilma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo