• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Princesa e o Goblin (George MacDonald)

"Esta história se dirige aos pequenos leitores, mas também à gente grande, os que gostam de belas histórias."

Assim pe descrita essa história que mais parece um conto de fadas, tanto bela beleza da história como a forma que é escrita. Mas se você espera encontrar uma princesa apaixonada e um tanto quanto tolinha e um princípe bonito em seu cavalo branco, está na história errada. Irene, apesar da pouca idade (8 anos) é uma menina esperta, inteligente e meiga, que vê o mundo com simplicidade e sem malícia, respeita a todos sem ver classe ou posição social e cumpre todas as suas promessas, como uma verdadeira princesa.

Ela vive em um casarão isolado entre um lugar cheio de montanhas e planícies verdes, tendo por compainha, além dos funcionários da casa e guardas, sua aia Lootie, que como os outros é uma pessoa com pouca imaginação e pouco interessante. Até descobrir uma passagem secreta e encontrar sua grande grande avó em um quarto simples fiando, ela é uma mulher velha, linda e sábia, que vive no casarão sem o conhecimento de ninguém, se alimenta de ovos de pombos e já foi uma rainha, seu quarto é digno de uma rainha e Irene se encanta com ela. Conta à sua aia sobre a misteriosa rainha mas Lootie não acredita nela, ela mesma chega a duvidar se foi real ou sonho.

Por uma ordem real a princesa não pode sair à noite, a causa são seres noturnos e monstruosos chamados goblins, que adorariam fazer mal à pequena princesa por ódio a sua família. Apesar de todos os cuidados um dia ela e sua aia se atrasam em um passeio e escurece, elas se vêem cercadas pelos pequenos monstrinhos de pés moles sem dedos. Por sorte um jovem e corajoso mineiro as salva com canções, algo que os goblins odeiam por não serem capazes de fazer. Curdie, o jovem mineiro, tem sua vida ligada à da princesa desde este momento e será o único capaz de salvar a princesa do maléfico rei goblin, seu filho Lábio Leporino e a rainha de sapatos de granito, sempre com a ajuda da tetravó misteriosa de Irene.

Faz muito tempo que não leio uma história tão linda e inocente. Li sobre o autor na Wikipedia e ele foi o mentor de Lewis Carroll e conheceu grandes nomes da literatura de sua época. Quero conhecer outros livros dele agora!

A_PRINCESA_E_O_GOBLIN_1234479265P.jpg
 
Parece ser um leitura bem agradável. :sim:
O autor foi mentor de Lewis Carroll?
Eu pensei que tivesse sido escrito a pouco tempo, que o autor ainda fosse vivo.

Dá pra ler na capa um aviso dizendo que foi o livro que inspirou O Senhor dos Anéis. =/
 
Oi Clarinha, nascimento e morte do autor: 10 de dezembro, 1824 — 18 de setembro, 1905. E ouvi dizer que ele inspirou o Lewis.

Não gostei disso que colocaram na capa, não tem nada a ver, é só um marketing forçado para um livro que não precisa.
 
Também me pareceu bem interessante, boa dica, Rafaela! :sim:

Pesquisando um pouco no Oráculo, parece que o Tolkien chegou a citar sim o MacDonald (nome infeliz, hein) como uma das suas influências, mas até aí, o Tolkien deve ter lido centenas de obras de fantasia, contos de fadas, etc. Aqui consta que o Tolkien era um conhecido admirador dos contos de fadas do MacDonald, particularmente "The Golden Key", embora tenha declarado ter adquirido mais tarde uma certa aversão a ele.

Algumas coisas estão disponíveis em um site de fãs e estudiosos do autor, como o The Golden Key (em inglês). Vou tentar ler lá depois, tradução acho que não existe...
 
Obrigada pela informação Gigio. Que pena que não tenha mais livros dele e eu não sei ler em inglês. Eu estava lendo sobre ele e vi que realmente ele influienciou muitos autores.
 
Puxa, parece que esse livro está esgotado na editora não? Indisponível em todos os sites que procurei, só se tiver em sebo ou comprar em inglês mesmo... :|
 
Resolvi dar uma chance a animação derivada da obra produzida no ano de 1991 (estava na promoção em um cesto de dvds).

A obra, realmente tem uns ecos bem parecidos com passagens do mundo de Tolkien.

Esteticamente e do ponto de vista de design também é muito interessante e rica em simbolismos em que a magia é mostrada de uma forma bem natural e suave (Diferente do filme que tenta adaptar O Hobbit, infelizmente).

Há momentos em que a animação faz uso de mais recursos (orçamento) e se torna muito bonita como quando o rapaz e a princesa estão andando à noite pela floresta e a equipe faz um trabalho muito bom nas sombras lançadas pela luz trazida pelo garoto. Em outra situação a princesa conversa com a bisavó falecida e vai sobindo por uma escada até as estrelas e também é tudo muito maravilhoso. Ainda não li o livro, mas o filme me fez querer ir atrás, que para mim é um ponto positivo para o filme.

2vn18q0.png
 
Salvo pelo projeto Gutenberg, esse livro (A Princesa e o Goblin) em especial é o segundo mais popular da lista do autor. E como eu já vi o desenho irei atrás de outro, particularmente At The Back of The North Wind e Lilith. O que é o melhor vou ler no original ;_:

http://www.gutenberg.org/ebooks/author/127

(tem a Princesa e o Goblin aí em cima)

Eu já estava com um bocado de filmes antigos para ver mas esses livros tem prioridade:


I HAVE been asked to tell you about the back of the north wind. An old Greek writer mentions a people who lived there, and were so comfortable that they could not bear it any longer, and drowned themselves. My story is not the same as his. I do not think Herodotus had got the right account of the place. I am going to tell you how it fared with a boy who went there.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo