• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mudanças no SdA: SdA, SdA:ADT e SdA:RdR

O Senhor do Escuro disse:
Uma mudança n'As Duas Torres com a qual eu não vou com a cara é a explosão no Forte da Trombeta. O Saruman fala:
"There will be no dawn... for men!"
Daí explode uma parede no forte da Trombeta, mas eu não sei o que diabos é aquilo. Afinal, eles tinham bombas na TM?
Não

A única explicação é que poderia ser magia de Gandalf (improvável) ou de Saruman (aí já é demais). O que você acham disso?
Hehehe. O que o estigma da adaptaçao nao faz na cabeça das pessoas. Há explosoes sim em Helm's Deep, é so checar. O TheOneRing até fez matérias a respeito, com trechos do livro. Aragorn achava que era "bruxaria de Saruman", mas aí entra a questao de como a subcriatividade era confundida com magia. Era pólvora mesmo.
 
Realmente. Já não lembrava bem disso. Eis um trecho:
Tolkien em 'As Duas Torres' disse:
"No momento em que falavam, ouviu-se o clangaor de trombetas. Então houve um estrondo e um clarão de fogo e fumaça. As águas do Riacho do Abismo jorraram, assobiando e espumando: não estavam mais bloqueadas, um buraco fora escancarado na muralha. Uma tropa de figuras negras começou a invadir o lugar.
- Diabrura de Saruman! - gritou Aragorn. - Eles entraram na galeria outra vez, enquanto conversávamos e acenderam o fogo de Orthanc embaixo de nossos pés."
 
A montanha os havia derrotado

V disse:
Fox tem razão. Lembro bem dessa passagem pq é um dos capítulos mais bem escritos de todo SdA. O capítulo termina exatamente com a frase "A montanha os havia derrotado."

O filme ignorou, quase sempre, a participação da Natureza da Terra-Média, muito presente no livro e que é muito interessante.

O que percebi da passagem de Caradhras é que a montanha agia por si, seja por vontade própria ou induzida por alguém. Os comentários de Gimli deixavam claro que Caradhras SEMPRE foi cruel.

Mas como filme é filme, livro é livro... :|
 
Pra quem quiser conferir, dá uma olhada no primeiro capítulo do livro ADT. Fala que Legolas, ao acabar com todas as flechas, utilizou sua faca para matar os malditos orcs. E logo após acabar a batalha, ele saiu catando de volta as flechas pelo chão. Conclusão: SIM, ele usa faca. E SIM, ele reaproveita flechas. :wink:
 
Re: A montanha os havia derrotado

Narag-gundu disse:
O filme ignorou, quase sempre, a participação da Natureza da Terra-Média, muito presente no livro e que é muito interessante.

O que percebi da passagem de Caradhras é que a montanha agia por si, seja por vontade própria ou induzida por alguém. Os comentários de Gimli deixavam claro que Caradhras SEMPRE foi cruel.

Mas como filme é filme, livro é livro... :|

Mesmo assim, ainda existe a possibilidade de que esse tipo de afirmação fosse pura superstição do Gimli. Pra eles é muito simples atribuírem um tipo de consciência própria a uma montanha.... mas isso pode ser simplesmente que eles não tinham conhecimento suficiente pra enteder o que poderia realmente estar acontecendo na montanha.
 
ae como minha 1ª postagem eu queria falar que acho q Laracna será nas duas torres. lembram-se do trailer, em q mostra frodo caido no chão, parece que está morrendo, e sam ao seu lado. pode ser e tmb pode nao ser. o q voces acham ?
falou ae. :)
 
Laracna no RdR, com certeza. A Batalha do Abismo de Helm começará 40 minutos antes do final do filme, e terminará quando estiver faltando uns 10 minutos pro longa terminar, com cenas de Frodo e Sam intercaladas.

Achei blasfêmia o Faramir tentar tomar o anel de Frodo, o que é provável que apareça. Até no trailer, se me lembro bem, aparece o peito do Frodo com a blusa aberta e o anel envolta do pescoço, com a ponta duma espada como se tivesse acabado de cortar o botão da camisa dele.
 
essa parte dos 10 minutos finais que eu achei muito estranho!! e a quebra do cajado do sarumam??? e o palantir??
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Achei blasfêmia o Faramir tentar tomar o anel de Frodo, o que é provável que apareça. Até no trailer, se me lembro bem, aparece o peito do Frodo com a blusa aberta e o anel envolta do pescoço, com a ponta duma espada como se tivesse acabado de cortar o botão da camisa dele.
Ainda acho exagero criticar essa parte. Se o Faramir do filme fosse um fracote corrompido ele teria tirado o anel do Frodo em Ithilien. Pra que levar Frodo até Osgiliath ainda com o anel? Faramir fica sim em dúvida quanto ao que fazer com o anel e prorroga a decisao levando Frodo até Osgiliath, meio como o Aragorn esperando até a cachoeira de Rauros pra decidir se ia para Minas Tirith.

Mas Faramir, até que se diga o contrário, nunca ameaça realmente tirar o anel. No máximo força a barra para vê-lo, como na cena do preview TTT. O TheOneRing.net mostrou um trecho de um desses livros sobre TTT, recém-lançados, com spoilers sobre o filme. Um trecho claramente mostra o final do toma/não toma anel: Faramir nao toma e mostra a Frodo uma passagem em Osgiliath que o levaria a Mordor (provavelmente uma trilha até Minas Morgul/Cirith Ungol). Daí se conclui que, mesmo levando Frodo até Osgiliath, Faramir considerava seriamente liberar Frodo em vez de simplesmente levá-lo até o pai.
 
Duas coisas que eu vi no trailer e no frame-by-frame mostram que mudam 2 coisas no TTT.

1º :arrow: Isso muita gente já viu, mas ainda não foi comentado aqui. Porque Faramir leva Frodo e Sam até Osgiliath ao invés do esconderijo (não lembro o nome)? A prova tá no frame-by-frame que diz:"Faramir takes the hobbits to the besieged city of Osgiliath", ou seja, "Faramir leva os hobbits para a cidade cercada de Osgiliath".

2º :arrow: Théoden diz para a Éowyn bem claramente no trailer: "You must lead the people to Helm's Deep". Mas o que é isso, Peter? Éowyn vai para o Templo da Colina, quem vai para o Abismo de Helm é a Comitiva de Théoden. E porque a Éowyn está andando junto com o Aragorn, se eles vão para rumos diferentes? Eu acho que ela vai ir junto com eles para Isengard.

E aquelas partes que aparece o Elrond dizendo pro Aragorn deixar a Arwen ir são só para o pessoal que não leu os livros e não ia entender as coisas direito, já que isso só é explicado nos Apêndices.

Uma pergunta: Como sabem que a Arwen vai estar na batalha do Abismo de Helm? Eu só vi ela em Valfenda no trailer.

Eu vou aproveitar esse tópico e escrever bastante. Sem querer ser perfeccionista, mas eu encontrei um erro em AdT antes mesmo de ser lançado :mrgreen:. Bom, o erro é que aparece Saruman com o Gríma do lado dele no trailer e ele fala pro seu exército que ele tem que derrotar o poder de Rohan que está crescendo. Até aí tudo certo, mas, pense bem na cena, Gríma está do lado de Saruman. Isso deve ter sido uns 5 dias antes de os exércitos Isengardianos (?) chegarem no Abismo de Helm, e os exércitos Rohirrim demoraram uns 2 ou 3 dias para chegar no Abismo de Helm. Gríma não teria como chegar em Isengard tão rápido depois de ser expulso por Gandalf para fazer a cena. Fazer o quê :roll:? Né Peter?

Eu acho que exagerei no tamanho do post! Hehehe
 
leoff disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Achei blasfêmia o Faramir tentar tomar o anel de Frodo, o que é provável que apareça. Até no trailer, se me lembro bem, aparece o peito do Frodo com a blusa aberta e o anel envolta do pescoço, com a ponta duma espada como se tivesse acabado de cortar o botão da camisa dele.
Ainda acho exagero criticar essa parte. Se o Faramir do filme fosse um fracote corrompido ele teria tirado o anel do Frodo em Ithilien. Pra que levar Frodo até Osgiliath ainda com o anel? Faramir fica sim em dúvida quanto ao que fazer com o anel e prorroga a decisao levando Frodo até Osgiliath, meio como o Aragorn esperando até a cachoeira de Rauros pra decidir se ia para Minas Tirith.

Mas Faramir, até que se diga o contrário, nunca ameaça realmente tirar o anel. No máximo força a barra para vê-lo, como na cena do preview TTT. O TheOneRing.net mostrou um trecho de um desses livros sobre TTT, recém-lançados, com spoilers sobre o filme. Um trecho claramente mostra o final do toma/não toma anel: Faramir nao toma e mostra a Frodo uma passagem em Osgiliath que o levaria a Mordor (provavelmente uma trilha até Minas Morgul/Cirith Ungol). Daí se conclui que, mesmo levando Frodo até Osgiliath, Faramir considerava seriamente liberar Frodo em vez de simplesmente levá-lo até o pai.

Não importa. No livro Faramir pede a Frodo que NÃO lhe mostre o Anel. É muito exagero, e fica em conflito com a natureza bondosa e sábia de Faramir. Mudanças são aceitáveis, até certo ponto. A partir do momento em que o cara muda totalmente a mente e comportamento dos personagens, a obra cinematográfica vai perdendo identidade em relação ao certo, que é o livro.
 
O Senhor do Escuro disse:
2º :arrow: Théoden diz para a Éowyn bem claramente no trailer: "You must lead the people to Helm's Deep". Mas o que é isso, Peter? Éowyn vai para o Templo da Colina, quem vai para o Abismo de Helm é a Comitiva de Théoden. E porque a Éowyn está andando junto com o Aragorn, se eles vão para rumos diferentes? Eu acho que ela vai ir junto com eles para Isengard.
No filme, o Templo da Colina nao é considerado seguro o bastante. Antes de evacuarem Edoras, Saruman ordena um massacre nos vilarejos próximos a Edoras, e fica-se um medo que fizesse o mesmo com o Templo da Colina. Por isso todos vao para Helm's Deep. Éowyn fica encarregada de proteger as mulheres e crianças nas cavernas atrás do Forte da Trombeta. Ela e o Gimli, mais tarde.

O Senhor do Escuro disse:
Uma pergunta: Como sabem que a Arwen vai estar na batalha do Abismo de Helm? Eu só vi ela em Valfenda no trailer.
Arwen nao passa perto de Helm's Deep. Só aparece em Valfenda e Lórien.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Não importa. No livro Faramir pede a Frodo que NÃO lhe mostre o Anel. É muito exagero, e fica em conflito com a natureza bondosa e sábia de Faramir.
Quase tudo nos filmes é exagerado. Faz parte do estilo usado por PJ, para enfatizar determinados pontos. Os maiores acertos e erros estao aí. E os efeitos do anel sao o exemplo-mor disso. Faramir ceder ao anel é bem diferente do original, justamente pq propoe um conflito entre as diferentes naturezas do cara. Fica maior ambigüidade.

Eu acho essa ênfase interessante, pois se afasta a noçao falsa de maniqueísmo que às vezes confunde os leitores - 'Aragorn é "nobre" pq nunca é tentado pelo anel; Boromir é "fraco" pq é'. PJ enfatizou o quao terrível é o anel, tanto que o igualmente nobre e sábio Aragorn também foi tentado pelo anel.

Faramir foi só o próximo. Há várias subtramas para a tentaçao de Faramir, relacionadas ao seu background familiar: o desprezo do pai, sua preferência por Boromir; a luta interna de Faramir entre seguir seus instintos ou agradar ao pai. Tudo isso se reflete na tentaçao do anel. Há até um flashback entre Boromir, Faramir e Denethor que, segundo um produtor, ficava entrando e saindo da versao final de ADT. O que reforça pra mim a idéia de que PJ usou o anel para amplificar os conflitos de Faramir.
 
leoff disse:
No filme, o Templo da Colina nao é considerado seguro o bastante. Antes de evacuarem Edoras, Saruman ordena um massacre nos vilarejos próximos a Edoras, e fica-se um medo que fizesse o mesmo com o Templo da Colina. Por isso todos vao para Helm's Deep. Éowyn fica encarregada de proteger as mulheres e crianças nas cavernas atrás do Forte da Trombeta. Ela e o Gimli, mais tarde.

Mas pra que mudar uma coisa totalmente? Isso vai mudar BASTANTE a história. Tá certo que mudar até certo ponto é bom, mas pra que fazer mudanças tão grandes se são inúteis?

O Peter Jackson exagerou dessa vez.
 
Ae galera, eu to entrando agora, e queria v se poderia da minha opinião......

eu achei muito ruim essa parada do Faramir tentar tomar o Anel de Frodo, pois no livro ele nem sequer deseja ve-lo...... acho q isso de mudar totalmente as coisas do livro assim, acaba ferindo o que Tolkien queria nos mostrar......quem não leu o livro vai pensar no Faramir como seu irmão Boromir......e eles são diferentes.....!

valeu ai galera! :!:
 
O PJ tem que mostrar que o privilégio que Denethor mostrava por Boromir era, de certa forma, errado. Isso ele tem que deixar estampado mostrando a força, a bondade e a sabedoria de Faramir, não fazendo ele tomar o Anel de Frodo.
 
:cry: :cry:
acho que essa mudança na atitude de Faramir, desfaz a idéia de sábio, bom e justo que ele nos passa no livro. Faramir era diferente de Boromir e muito mais do seu pai, Denethor. Qdo li o livro o imaginei com um temperamento e modo de ser meio élfico, cortês e leal. Não gostei dessa mudança.
 
eu acabei de ver aqule trailer de ADT, em que mostra o barbarvore e tal...e me surpreendi com a Galadriel dizendo: There is nothing we can do for Frodo .the quest...will claime his life. CLAIM HIS LIFE ou seja vai morrer. é obvio que isso é pra dramatizar mas falar que ele vai morrer é exagerado, não ??? :?:
agora uma coisa que não tem muito a ver mas eu preciso perguntar :mrgreen:. eu li aí e lembrei quando Saruman diz there will be no dawn.....for men aparece o Aragorn gritando no meio. o q ele grita ? valeu :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo