• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A (in)utilidade do Cinema

  • Criador do tópico Silenzio
  • Data de Criação
Caso verídico sobre Cinema/Fotografia/Arte & As Pessoas. Meu irmão:
- ô manhê quandu tu era piquena u mundu já era coloridu o ainda era petu-i-banco?

:rofl:

Isso me lembra meu primo, que um dia estava rabiscando no caderno, aí eu perguntei:

- Tá muito bonito seu desenho, mas eu não tô entendendo. O que é isso?
- O desenho tá em inglês!

E Maglor, quando você diz da literatura e do cinema, eu concordo. Agora quanto à música, eu sei lá. Não que se não houvesse música o mundo inteiro entraria em depressão e suicidaria, mas é muito mais intrínseco ao homem, porque a idéia é muito mais simples tecnologicamente do que criar um filme. Dá até para imaginar um mundo sem melodia, mas pelo menos sem música rítmica acho complicado.
 
Última edição:
A gente somos inutil... e daí...
Imagens estão em nossas mentes e podemos imprimir em papel, em filme, em pedra, na areia. Se... sumir o cinema, a gente inventa outra forma de mostrar ao mundo o que estamos projetando interiormente. Espero que nem sempre sejam necessárias palavras para isso. Apesar de serem uma exímia forma de expressão. Complementando, acredito que somos permeáveis a tudo o que assistimos, ouvimos e lemos, porém não acredito que mude o que somos em profundidade. Porém é inegável uma contaminação vibratória, que nos mantém embalados por tempo indeterminado, mas finito.
 
Última edição:
rogeriomithrandir disse:
Mas deixo frisado que o cinema também tem sua importância, e a maioria das pessoas em todo mundo desfruta da sétima arte.
E de que forma essa importância se manifesta? Apenas porque muitas pessoas sentem prazer em ir ao cinema?

Tisf disse:
Eu acho que sim, para o bem e para o mal. Tipo, tem muita gente que vê filme e acaba se identificando com algum personagem e começa a agir como ele. Ai vem toda aquela discussão das pessoas que tem cabeça fraca e etc. Sim, estou falando de adolescentes que matam como nos filmes, por exemplo. Isso daí tem impacto real.

Mas essas pessoas são perturbadas por natureza. Você acha mesmo que é culpa do filme? Será que ela não seria influenciada por outras coisas? Imagine se um cara desses lê, e compreende, Crimes e Castigo sem chegar nas últimas páginas.

Eu acho que se um filme possui poder de influenciar realmente ele deveria influencia uma quantidade significativa de pessoas. Não algumas apenas que já são altamente infuenciáveis.

Tisfo disse:
Por outro lado, um filme pode ser capaz de jogar luz sobre questões humanitárias ou acender discussões até então sem espaço na sociedade, representando aí o lado benéfico.

Por isso eu acho meio forte dizer que o cinema não teve nenhum impacto real na curta história de existência dele.

E os malditos exemplos? Onde estão?

Tisfoca disse:
Eu já fiz isso :beam:
Prossiga.

Arlequina disse:
Será que ele tem um um impacto menor do que um poema, uma obra qualquer de um pintor famoso?Acho que não.Talvez ela possa causar uma impressão mais fugaz, mas mexe tanto quanto qualquer outra.
O debate que proponho se aplica a qualquer forma de arte. Não estou diminuindo o Cinema como arte.

Mullets Bundeta disse:
Ele está passando por fases como todas as outras artes passaram. Apesar de não percebemos, porém estudando cada período é possível fazer essa análise. Assim como as artes plásticas em uma época pareceram perder a força ou como a literatura ter vários movimentos (é o termo correto?) como realismo, romantismo, etc. Tanto que muitos autores cinematográficos usufruem das outras artes para contar uma história.
Não Pips, não estou querendo dizer que o cinema está em crise ou algo do tipo. Se é isso que você entendeu do meu post. Na verdade, acho que o cinema está numa fase excelente. Com certeza minhas análises são mais superficiais que as suas, afinal não é meu campo de estudo, mas comparando com outras décadas acho que estamos tendo uma bem inspirada.

Pips disse:
Assim como muitos pintores, escritores, não são lembrados. Porém a quantidade dessa era de informações em demasia traz muitos, mas muitos "artistas" que serão esquecidos e outros que serão lembrados se realmente houver um impacto.
Ok, mas que impacto prático os gênios do cinema de antes tiveram sobre nossas vidas?

Ristow disse:
Eu acredto que os filmes te tornam uma pessoa mais civilizada.
Como funciona isso?

Eleandir disse:
O cinema é uma das grandes ferramentas de comunicação da atualidade e acredito, sim, que ele tem impacto, não diretamente na vida das pessoas, mas na sociedade em geral!
Exemplo?

Vivi disse:
Ps. eu sou suspeita pra falar, adoro filmes..
E eu não? :dente:
Aliás, ninguém defende mais a inutilidade da arte do que os próprios artistas.

E isso me lembrou uma frase do Fellini (quanto questionado qual mensagem quis transmitir com seu filme O Abismo de um Sonho):

“Eu não quis demonstrar nada com meus filmes. Eu não tenho mensagens para a humanidade. Sinto muito. Para ser sincero, eu quis fazer um filme divertido. Um filme para me divertir. Que os meus produtores não escutem isso, mas eu considero o cinema um brinquedo maravilhoso. Um fabuloso passatempo”.
 
Última edição por um moderador:
Mas essas pessoas são perturbadas por natureza. Você acha mesmo que é culpa do filme? Será que ela não seria influenciada por outras coisas? Imagine se um cara desses lê, e compreende, Crimes e Castigo sem chegar nas últimas páginas.
É por isso que eu falei no meu post sobre o blá blá blá de pessoas fracas vendo filmes, etc.

E os malditos exemplos? Onde estão?
Bom, me parece que o Apocalipse Now ajudou o Ian Curtis a se matar. Tem também o exemplo do Instituto que o Spielberg fez após A Lista de Schindler pra preservar a memória dos judeus no Holocausto, tem o filme JFK, que acabou contribuindo pra reaver o caso do assassinato do Kennedy nos EUA, e por aí vai. Também tem o lance de atores e atrizes famosos que se utilizam disso pra fazer caridade ao redor do mundo, como a Audrey Hepburn e a Angelina Jolie.

Por isso que eu falei que é meio forte dizer que o cinema não tem impacto real.

Pode ser que seja impróprio pra menores. Perae, deixa eu pensar se é. É sim.
 

Putz grila, já não bastava uma notícia estúpida e sensacionalista (o Curtis só precisava de uma desculpa, o filme é irrelevante), eles ainda me cometem dois (2) erros na legenda da foto, i.e. (a) aquilo não é uma "capa de disco" e (b) esqueceram de especificar que o Ian Curtis é o que está de pé fumando à esquerda (quem não conhece a cara dele vai achar que ele é o baterista, fumando sentado na extrema esquerda). :wall:
 
Putz grila, já não bastava uma notícia estúpida e sensacionalista (o Curtis só precisava de uma desculpa, o filme é irrelevante), eles ainda me cometem dois (2) erros na legenda da foto, i.e. (a) aquilo não é uma "capa de disco" e (b) esqueceram de especificar que o Ian Curtis é o que está de pé fumando à esquerda (quem não conhece a cara dele vai achar que ele é o baterista, fumando sentado na extrema esquerda). :wall:
E eles ganham dinheiro escrevendo isso! :lol:

Primula disse:
Claro que é inútil. Mas até aí, um bebê também não tem muita utilidade.
:rofl:
 
Esse tópico é pura filosofia barata né. Jedan, também sou da Administração e essas coisas de teorias dos sistemas e lucro econômico ser zero a longo prazo e afins me deixaram meio nietzschiano, mas eu não sei aonde você quer chegar com o "cinema é inútil". Cinema é tão dispensável quanto qualquer outra coisa, como sugeriram o Maglor (no segundo parágrafo) e a Primula.

E não existem pessoas "perturbadas por natureza". Agora, eu sei uma coisa que existe: cadeiras de Sociologia do Cinema.
 
O mundo viveria sem cinema, como viveria sem música, sem teatro e sem literatura. Viveria também sem automóveis, energia elétrica, sem fogo gerado artificialmente, e sem tudo isso. Mas chegamos a um ponto em que essas coisas existem, e agregam.

Opa, a coisa está começando a ficar boa.
Mas elas agregam em mesma quantidade? A questão é: se amanhã o Cinema deixasse de existir, o impacto seria o mesmo que o fogo gerado artificialmente deixasse de existir?

O que eu quis dizer é se o mundo viveria sem Cinema sem precisar de grandes transformações.

Bom, me parece que o Apocalipse Now ajudou o Ian Curtis a se matar. Tem também o exemplo do Instituto que o Spielberg fez após A Lista de Schindler pra preservar a memória dos judeus no Holocausto, tem o filme JFK, que acabou contribuindo pra reaver o caso do assassinato do Kennedy nos EUA, e por aí vai. Também tem o lance de atores e atrizes famosos que se utilizam disso pra fazer caridade ao redor do mundo, como a Audrey Hepburn e a Angelina Jolie.

Por isso que eu falei que é meio forte dizer que o cinema não tem impacto real.
Dos exeplos citados acho que só poderíamos considerar o caso JFK. O do Apocalipse Now o V já refutou. O da Spielberg não vejo como isso possa ter causado um grande impacto. O de artitas, bom, eles poderiam fazer independente da forma que utilizassem para ganhar dinheiro.

Esse tópico é pura filosofia barata né. Jedan, também sou da Administração e essas coisas de teorias dos sistemas e lucro econômico ser zero a longo prazo e afins me deixaram meio nietzschiano, mas eu não sei aonde você quer chegar com o "cinema é inútil". Cinema é tão dispensável quanto qualquer outra coisa, como sugeriram o Maglor (no segundo parágrafo) e a Primula.
Filosofia barata ainda vale mais que a filosofia nenhuma :dente:
E pelo o que percebi, não temos um consenso aqui. Não é o objetivo chegar a um, claro, mas isso mostra que ainda podemos falar sobre o assunto.

Pode ser que seja impróprio pra menores. Perae, deixa eu pensar se é. É sim.
Você está me devendo umas 3 histórias já.
 
A questão é: se amanhã o Cinema deixasse de existir, o impacto seria o mesmo que o fogo gerado artificialmente deixasse de existir?
Acho que você forçou nessa, hein?! :lol:

O da Spielberg não vejo como isso possa ter causado um grande impacto.
Então, preservar a memória tem grande impacto sim, é como você não deixar que a própria história seja esquecida, saca?

Outro exemplo é com relação ao turismo (os exemplo pululam na minha mente!). Veja o que aconteceu com a Nova Zelândia depois daqueles filmes do anel, até ministro eles criaram pra cuidar disso. Outra coisa, a eleição que teve recentemente das 7 Maravilhas, todos que viram as fotos de Petra se lembraram que já tinham visto aquilo em algum filme. Aliás o boom do turismo lá aconteceu depois que a cidade virou cenário do último Indiana Jones. Olha aí mais um impacto na vida real!

Você está me devendo umas 3 histórias já.
Qui pro quo
 
O que eu quis dizer é se o mundo viveria sem Cinema sem precisar de grandes transformações.

Não dá pra você imaginar o que seria da história se uma etapa dela fosse pulada. Você pula o cinema e então pula a televisão e pula a globalização e pula tudo. É o efeito borboleta (LMAO).

Agora, se você está imaginando o que aconteceria se descobrissem que assistir a filmes causa catarata gangrenosa (inventei agora), simplesmente as pessoas leriam mais, veriam mais TV, se drogariam mais, sei lá. As idéias vinculadas pelo cinema seriam manifestas de outra forma, de qualquer jeito. Efeito deslocamento. Jesus, eu não sei o que eu faço postando nesse tópico. Desculpe, Jedan, mas fala sério.
 
O cinema permite o contato com diversas experiências e conhecimentos que você acumula ao longo dos anos. As informações passam a compor seu repertório intelecto e cultural, moldando parte da sua personalidade e da maneira com que você age socialmente. O cinema, assim como qualquer boa arte, agrega dados que ampliam sua visão do mundo e do ser humano. Eis o primeiro passo para desenvolver uma postura mais civilizada. =] A visão limitada, por outro lado, é a raiz da bitolação, que, por sua vez, é a semente da ignorância. É fácil imaginar as imbecilidades que surgem disso.

Eu estava refletindo sobre ter sido muito malvadão podando esse tópico e pensei em escrever mais alguma coisa, e isso é basicamente o que eu teria pra postar. Resta-me ilustrar com o exemplo de eu assistindo a Closer em uma madrugada aí.

Eu estava na verdade revendo Closer. Eu estava na verdade pseudo-revendo Closer. Porque eu vi parte considerável dele faz cerca de dois anos. Casa da vó de alguém, várias gurias juntos, foi até meio embaraçoso, eu nem lembrava a cena do chat e revendo eu me lembrei de todos "ihihihihi que engraçado". Acharam o filme chato e não vimos todo. Se fosse hoje eu provavelmente não teria permitido e teria feito todo mundo ver até o final. Revi essa semana até o fim, não desgrudei o olho, confirmei algumas coisas do filme na realidade, ri horrores, acho que até sujei o sofá (de suco, duhr). É engraçado, porque eu particularmente diria que eu não mudei nada em dois anos, mas a experiência de assistir a um filme diz o contrário.

Vamos todos ilustrar o post do Ristow com exemplos próprios.
 
Como qualquer ferramenta para se contar uma história o cinema pode ser usado para o bem ou para o mal, mas vai também da mente das pessoas que assistem os filmes serem influenciadas ou não!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo