• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo Coronavírus (COVID-19)

Quanto tempo a pandemia ainda dura?

  • Dois meses, no máximo (até maio/2022)

    Votos: 0 0,0%
  • Três ou quatro meses (até julho/2022)

    Votos: 1 14,3%
  • Seis meses (até setembro/2022)

    Votos: 1 14,3%
  • Um ano ainda (até março/2023)

    Votos: 2 28,6%
  • Não vai terminar nunca! (vira uma endemia, mas com número de vítimas similar ao de mar/2022)

    Votos: 3 42,9%

  • Total de votantes
    7
  • Votação encerrada .
Eu acredito em Deus, mas não num Deus que castiga. Acho que as pessoas que têm essa mentalidade é que castigam a si próprias. E sim, alguns "cristãos" estão agindo de um jeito péssimo na pandemia. Convenientemente esqueceram o mandamento de amar ao próximo como se ama a si mesmo e não estão sabendo cuidar uns dos outros; é importante lembrar que amor não é um sentimentozinho, amar é um verbo e ama-se com ações, não com meras palavras. Enfim, nos tempos difíceis vemos o melhor e o pior das pessoas, aquilo de que cada um de nós realmente é feito, sendo crentes ou descrentes.

Eu estava pensando em criar um tópico de reflexões e desabafos sobre a pandemia, acho que este aqui é mais de notícias e tal e essas discussões meio que fogem um pouco do assunto, mas sei lá; só acho que não adianta muito ficar discutindo sobre essas coisas justo aqui.
 
Última edição:
Bom, eu não quis dizer um tópico sobre debates filosóficos e teológicos, eu particularmente não tenho interesse em debates sem fim. Eu estava pensando mais em um tópico pra desabafos sobre nossas experiências pessoais durante esta enfadonha distopia em que estamos vivendo.
 
Bom, eu não quis dizer um tópico sobre debates filosóficos e teológicos, eu particularmente não tenho interesse em debates sem fim. Eu estava pensando mais em um tópico pra desabafos sobre nossas experiências pessoais durante esta enfadonha distopia em que estamos vivendo.
Sim, eu entendi, foi outro insight que me deu agora, vou falar da falibilidade de D'us. Mas por que você não cria no CdA? Acho que teria bastante adesão, eu mesmo tenho muuuuita coisa a falar sobre isso, aliás, acho que todo mundo tem.
 
Eu ando tão triste com tudo que está acontecendo que nem sei se eu teria fôlego pra escrever um textão, não sei se eu conseguiria me expressar bem, e mesmo que conseguisse, nem sei se alguém leria. Estou falando de assuntos mais do ponto de vista emocional; assuntos da parte filosófica e teológica eu costumo guardar pra mim mesmo e não tenho interesse em falar tanto sobre isso publicamente porque pra mim é uma coisa bem pessoal e também não quero convencer ninguém a acreditar ou deixar de acreditar no que quer que seja; também acho que de um jeito ou de outro as ações da pessoa são mais importantes do que as crenças.

Foi só uma ideia que eu tinha tido de criar um tópico do tipo "Desabafos sobre a pandemia" porque recentemente vários familiares meus ficaram doentes (inclusive em estado grave) mas nem sei se vou criar.
 
Mas gente, com todo o respeito, essa é uma discussão que não sei se faz muito sentido.
É matéria de fé. Se a pessoa acredita num Deus ou numa força divina que pune (só pegar o Antigo Testamento, não é algo estranho à nossa cultura, afinal), isso eventualmente vai fazer sentido dentro do contexto de fé dela.
Mas é justamente aí que mora o problema. Se pra ela (ou pro Paganus) faz sentido acreditar nisso, beleza. Mas qual a necessidade de vir soltar esse tipo de bosta pra pessoas que ela sabe que não acreditam na mesma fé dela e querer empurrar isso de goela abaixo?
Por mim, que cada um acredite no que quiser, mas acredite lá no seu canto e não me encha o saco.

assuntos da parte filosófica e teológica eu costumo guardar pra mim mesmo e não tenho interesse em falar tanto sobre isso publicamente porque pra mim é uma coisa bem pessoal e também não quero convencer ninguém a acreditar ou deixar de acreditar no que quer que seja; também acho que de um jeito ou de outro as ações da pessoa são mais importantes do que as crenças.
É disso que eu estou falando. Que coisa mais linda é ver alguém que entende que a sua crença é só sua.
 
Mas é justamente aí que mora o problema. Se pra ela (ou pro Paganus) faz sentido acreditar nisso, beleza. Mas qual a necessidade de vir soltar esse tipo de bosta pra pessoas que ela sabe que não acreditam na mesma fé dela e querer empurrar isso de goela abaixo?
Por mim, que cada um acredite no que quiser, mas acredite lá no seu canto e não me encha o saco.


É disso que eu estou falando. Que coisa mais linda é ver alguém que entende que a sua crença é só sua.
Falar da própria crença não é o mesmo que empurrar ela goela abaixo das outras pessoas. É só uma manifestação de pensamento, como quem acredita em qualquer coisa ou ideologia, e se manifesta de uma forma ou de outra.
Eu só comentei da pandemia como castigo para pegar um gancho do Talmud, um texto antiquíssimo, para demonstrar como os antigos já eram sensíveis a essa questão do isolamento social, e para ver o tamanho do retrocesso que é isso ser negado hoje em dia. Não pedi para ter minha crença endossada, só a manifestei no post e usei como provocação.

Outra coisa, se vocês têm algum problema com o conteúdo dos meus posts, só virem falar comigo, no privado ou na própria discussão mesmo, de forma honesta, como a Mellime fez, não precisam ficar com essas indiretinhas idiotas. Acredito que somos todos adultos e podemos nos entender.
 
Mas é justamente aí que mora o problema. Se pra ela (ou pro Paganus) faz sentido acreditar nisso, beleza. Mas qual a necessidade de vir soltar esse tipo de bosta pra pessoas que ela sabe que não acreditam na mesma fé dela e querer empurrar isso de goela abaixo?
Por mim, que cada um acredite no que quiser, mas acredite lá no seu canto e não me encha o saco.

No geral, eu sou da mesma opinião.
Você pode até discutir as suas concepções de mundo com quem não partilha delas, desde que haja abertura pra isso. Se sua tia agiu de maneira a tentar "empurrar isso goela abaixo" acho que você tem toda a razão de dizer pra ela que ela vá acreditar lá no canto dela e não te encha o saco.

Agora... num fórum na internet, a discussão é aberta, né? Se o Paganus - ou qualquer outro usuário - acredita que pode ser castigo divino e quer manifestar isso por aí, qual o problema? Hipoteticamente, pode haver outros usuários que partilhem dessa visão. E, além disso, quando você trouxe essa questão pro tópico, abriu uma janela para que qualquer usuário reagisse a ela, segundo suas convicções.

Caso eventualmente a coisa fuja muito do que se tem por aceitável em alguma discussão aleatória, o fórum tem Moderação pra botar ordem na casa. E se não for este o caso, mas os posts de algum usuário te incomodam de alguma maneira, sempre há a opção de bloquear.

Eu não acredito em castigo divino. Pra mim, a ideia é tão absurda como o é, imagino, pra você. Mas eu não partilho das crenças do Caio. Então foi meio por isso que eu disse que essa discussão que surgiu no tópico, na forma como surgiu, não fazia muito sentido. Só isso! #Paz
 
Lembrando novamente que a ideia de punição divina não precisa ser a tradicional do deus velho irado botando pra lascar, pode ser entendido em termos mais impessoais (como karma), ou menos diretos. Na Cabalá, os decretos funcionam mais como instâncias de retificação, um mal que vem para o bem, com o qual podemos lidar de forma mais ou menos criativa e responsável. E o próprio Deus funcionaria como um agente em evolução, que não determina os decretos, mas mais os agencia, sendo até incapaz (!!!) de impedir o decreto, mas capaz de modulá-lo.

Mas isso não tem mesmo mais a ver com o tópico, são especulações que vão pro tópico que estou fazendo.
 
Eu acredito muito mais nas consequências das ações do ser humano do que em castigo divino. Exemplo típico: um rio que secou em função de desmatamento ou ficou completamente poluído por garimpo, ausência de tratamento de esgoto ou atividade industrial.

Em relação ao coronavírus discute-se se teria surgido em laboratório ou por consumo de carne de animais selvagens que estariam doentes, vendidos num mercado popular em Wuhan entre outras e que não vou entrar no mérito de discutir. Seja qual for a verdadeira origem, pra mim castigo divino é a última da última possibilidade que eu viria a pensar.
 
É coisa do capeta.
Quem der 10% de seu salário ao pastor ficará protegido do coronavírus.
Amém.
Mas não deixem de comprar o feijão milagroso também, just in case...
Não ironicamente há um mercado bem promissor pra isso.

Em tempo, fui contatar o pai de um terreiro aqui do Guarujá (Vicente de Carvalho, na verdade), e ele tá tentando me receber essa semana ainda, mas tô com medo por causa do covid, parece bastante preocupado com o isolamento.

Ele me falou mais ou menos assim: 'Tem tempo pra tambor de Exu, e tempo pra silêncio. E agora é tempo de silêncio. Casa. Foi Eledunmare quem mandou, Xangô grita pra que haja silêncio que o mundo tá cheio de Egun (espíritos que trazem a morte) agora.'
Gostei dele.
 
Última edição:
Meu rabino fez uma previsão astrológica com o mapa do Brasil, falando de 600 mil mortes até o fim de 2023, eu não achei que isso fosse possível considerando a baixa que tivemos a partir de setembro, mas a obstinação do jumento presidencial me fez rever meus conceitos. Está chegando perto disso.
 
Meu rabino fez uma previsão astrológica com o mapa do Brasil, falando de 600 mil mortes até o fim de 2023, eu não achei que isso fosse possível considerando a baixa que tivemos a partir de setembro, mas a obstinação do jumento presidencial me fez rever meus conceitos. Está chegando perto disso.
Tá melhor que o Átila.

Mas vai errar também, 600 bate até o fim de agosto de 2021. :(
 
Meu rabino fez uma previsão astrológica com o mapa do Brasil, falando de 600 mil mortes até o fim de 2023, eu não achei que isso fosse possível considerando a baixa que tivemos a partir de setembro, mas a obstinação do jumento presidencial me fez rever meus conceitos. Está chegando perto disso.

Lá em março de 2020, quando começou a coisa por aqui, lembro que mandei em um grupo de Zap de amigos uma matéria sobre um estudo publicado na The Lancet, que previa, para o Brasil, no melhor dos cenários, até 400 mil mortos. Um amigo, bolsonarista que então acreditava que o Coronavírus era um plano comunista inventado para desestabilizar o governo Bolsonaro, me criticou, dizendo que eu estava fazendo terrorismo, que a coisa não seria diferente do que foi H1N1, que morreria umas 800 pessoas (aquele discurso Osmar Terra). E a discussão esquentou.

Batemos os 400 mil (em números oficiais, né? sabemos que os números reais são piores). Por óbvio, eu não tenho nenhum prazer em dizer que estava certo naquela discussão. Preferia não estar.
Mas me queima o sangue de ódio a campanha de desinformação que foi e continua sendo feita, no contexto dessa política de morte, protagonizada pelo Governo Federal, e desejo veementemente que essa gente pague muito caro por tudo isso.
 
Meu rabino fez uma previsão astrológica com o mapa do Brasil, falando de 600 mil mortes até o fim de 2023, eu não achei que isso fosse possível considerando a baixa que tivemos a partir de setembro, mas a obstinação do jumento presidencial me fez rever meus conceitos. Está chegando perto disso.

Só se for pro estado de SP que por sinal já tá bem perto de bater os 100 mil.
 
E a minha tia que soltou essa: "o coronavírus é um castigo divino".
Amiga, se o seu deus é capaz de dar um castigo pra que pessoas inocentes morram sem mais nem menos, eu não quero ter nada a ver com essa cara não. Obrigada.
Eu concordo com sua tia e com o @Caio de Exu . Castigo Divino.

É claro, como o Caio falou, não é “só” isso. É um conjunto de fatores tão grande e vasto, tão complexo, que o máximo que nossas melhores teorias podem fazer é arranhar pedaços da realidade.

Penso que é uma forma de Deus fazer nós rezarmos mais, praticar mais nossa espiritualidade.

É uma forma dele fazer nós darmos mais valor a família, parentes que nem sempre queremos encontrar (afinal é uma doença que não pode reunir).

No começo da pandemia ano passado lembro de uma imagem poderosa do Papa rezando sozinho na imensidão do Vaticano, para uma imagem do Cristo crucificado que ajudou a parar a gripe espanhola, salvo engano. Uma imagem fortíssima. Mostra como somos fracos e dependentes de Deus.

Quando vemos aqueles absurdos que fazemos: filhos matando pais ou o contrário. Corrupção nos governos matando milhares silenciosamente. As maiores bizarrices que imaginarmos, e também as menores, as pequenas mentiras/corrupções das pessoas nas cidades, nos seus empregos. Fazemos muita coisa errada. Uma doença dessa é uma resposta de Deus a tudo isso.

Eu sou católico, leio todos os dias a primeira leitura e o evangelho. Lembro que no ano passado, no dia que o Covid chegou no Brasil a primeira leitura falava da história do profeta Jonas. Nessa história, um anjo avisou Jonas em sonho que Deus iria destruir a cidade de Nínive “porque nela já não havia mais nenhum homem justo”. (Olha que impressionante a força dessas palavras). Jonas então foi para Nínive avisar o rei. A cidade era tão grande que levava 4 dias para atravessá-la. E no caminho Jonas foi avisando o povo e fazendo sua pregação. Quando ele chegou até o rei e contou seu sonho (pasmem) o rei acreditou nele! Tirou suas roupas chiques, se vestiu com trapos, saiu do trono e se sentou em cinzas, e jejuou. E ordenou que todo homem, mulher, criança ou animal dos homens fizessem o mesmo, a fim de que talvez Deus se compadecesse e perdoasse Nínive. E (pasmem), as pessoas acreditaram e fizeram como o rei. E Deus perdoou-os e não destruiu a cidade. E essa leitura caiu no dia que o primeiro caso foi diagnosticado no Brasil.

Eu lembro que anos antes numa missa que o bispo estava ministrando, também era essa leitura. Lembro bem porque na explicação o bispo disse que naquela igreja, naquele prédio, naquela sala, “não tinha nenhum homem justo” (reparem que o bispo também estava na sala), porque só Deus é justo. Só Deus é bom. Jesus disse isso também.
Então nós somos pecadores, nós erramos demais. Nós sabemos disso. Todos os dias travamos uma luta interna contra a Serpente dentro de nós, temos que escolher entre fazer o que é melhor pra gente ou fazer o que é melhor pra maioria, ou fazer o que é certo. Nem sempre é fácil fazer essa escolha, nem sempre é óbvio. E podemos pecar por palavras, atos, pensamentos ou omissões. Então sem dúvida pecamos demais.

Então Deus não mata “inocentes” , estamos todos longe disso. E a vida nesse plano acaba, por mais santo que sejamos. A vida eterna que Cristo promete é em outro mundo/plano. Não nesse. Aqui é passagem e aprendizado.

Mas a vida eterna existe, é uma promessa de Jesus, e como diz na oração da Salve Rainha, temos que fazer de tudo para sermos merecedores dessa promessa.

Tudo isso pensando no viés de Deus, podemos pensar em outros viéses também:

o viés científico, por exemplo, sempre que a população de um animal cresce demais e desequilibra a natureza, ela responde, cria algo para controlar o desequilíbrio e tudo voltar ao normal. Será que o covid é uma resposta dessas, da natureza? A humanidade de vez em quando sofre grandes males que ceifam milhares de vidas.

Eu falo mais da visão católica, porque é a que eu conheço um pouquinho. Mas o castigo de Deus pode ser explicado em muitas religiões diferentes, como o Paganus disse: como o Karma budista por exemplo. Explicação diferente, mesma idéia.

Marco Aurélio, imperador romano e filósofo, que não era Cristão, obviamente, também disse: “Não existe uma árvore hoje que ontem não foi uma semente. Não existe uma semente hoje que amanhã não será uma semente “.

Jesus disse o mesmo com palavras diferentes: “a semeia é livre, a colheita é obrigatória “, ou seja: “você vai colher o que plantar. Não tem como plantar maçã e colher jaboticaba. Se plantou maçã, só poderá colher maçã, não tem outra opção “. Por isso temos que estar sempre atentos no que estamos plantando hoje, porque a colheita vem amanhã, inexoravelmente.

Notícia boa: o universo é cosmos, não é caos. É uma engrenagem perfeita e tudo está alinhado, cada peça move a seguinte num fluxo eterno e perfeito. Os estóicos acreditavam nisso. Ou seja: se existe a doença, existe a cura. De outra forma o mundo sairia do eixo.

No caibalion, filosofia antiga egípcia, tem isso também: “assim embaixo como em cima “, por exemplo. “É estudando o grão de pólen que se compreende o arcanjo”. Ou seja: não tem boi, se existe a doença, existe a cura. Só temos que encontrar.

E castigo gente, não é coisa ruim (embora pareça num primeiro momento). Quem não castiga um filho, cria um ser humano ruim. Castigo serve pra gente aprender. Reposicionar a rota. Se não temos prova, não estudamos.

E vamos aprender. Vamos superar esse desafio, se Deus quiser 🙏🏻. Vamos sair dessa melhor do que entramos 🙏🏻

É o que penso. Porém respeito todas as opiniões. Ninguém precisa “engolir goela abaixo “, é apenas minha opinião. Como eu disse no começo, o problema é tão complexo que mal podemos arranhar a verdade completa por trás dele. Só temos opiniões parciais da realidade. Apenas o que conseguimos ver (e que também pode estar errado, claro).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo