• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo Coronavírus (COVID-19)

Quanto tempo a pandemia ainda dura?

  • Dois meses, no máximo (até maio/2022)

    Votos: 0 0,0%
  • Três ou quatro meses (até julho/2022)

    Votos: 1 14,3%
  • Seis meses (até setembro/2022)

    Votos: 1 14,3%
  • Um ano ainda (até março/2023)

    Votos: 2 28,6%
  • Não vai terminar nunca! (vira uma endemia, mas com número de vítimas similar ao de mar/2022)

    Votos: 3 42,9%

  • Total de votantes
    7
  • Votação encerrada .
Sim, rei, e qual é a sua hipótese? O isolamento social é pior? Com que fundamento científico além de um empirismo que pode ter várias explicações? Fora a óbvia tentativa desesperada de sustentar a narrativa bolsonarista, ainda não entendi aonde você quer chegar. Acha que vale a pena pagar pra ver e, mesmo sem uma teoria com o mínimo de embasamento, desfazer o isolamento para ver se a contaminação é menor? Outros países já fizeram, se arrependeram amargamente a custo de muitas vidas. O que sustenta a teoria do isolamento social, fora essas experiências concretas (países que reduziram a curva após a quarentena, ou que tiveram menores índices começando mais cedo o lockdown), são as perguntas base: como o vírus se espalha? Como diminuir a incidência e velocidade dessa contaminação? Você tem que apresentar alguma alternativa à conclusão: em contato com agentes de contágio/diminuindo as aglomerações e a circulação dos potenciais agentes, pelo menos pra gente saber o que fazer com essa informação de que uma porcentagem significativa de infectados estavam alegadamente em isolamento: é para testar qual hipótese? Isso é método científico básico, né. Senão, como a única hipótese que temos é a primeira, só sobra mesmo especular por que as pessoas se contaminaram mesmo isoladas; e mesmo depois, sequer temos alguma referência apropriada para comparar com as que não se isolaram.

talvez o que os números de nova york apontem é que existe uma janela ideal para começar o isolamento. porque podemos ainda estar no campo da investigação, sem saber nada de certo, mas não dá para ignorar casos como o da nova zelândia, que teve primeiro infectado 28 de fevereiro, dois dias depois do brasil, e hoje conta com 1490 casos e 21 mortes e, o mais importante, eliminou a transmissão de corona em seu território (segundo o Lancet). onde é que a erramos para que com mais ou menos o mesmo ponto de partida hoje estejamos quase nos aproximando das 10.000 mortes, com 141.000 casos confirmados?

dica: o lockdown lá na nova zelândia começou no dia 25 de março. um dia depois daquele discurso de "Devemos, sim, voltar à normalidade" do bolsonaro. :)

edit:

O isolamento e todos os procedimentos foram cumpridos lá e por aqui. E os números não param de subir. S

TODOS? todos mesmo? vc pode dizer isso com toda certeza? porque tem prefeito tendo que entrar na justiça para conseguir decretar lockdown em suas cidades. o que tem sido feito aqui no brasil é uma farofa de quem pode fica em casa, quem quer sai pra encontrar amigo e por aí vai. não tá rolando isolamento aqui, não.
 
TODOS? todos mesmo? vc pode dizer isso com toda certeza? porque tem prefeito tendo que entrar na justiça para conseguir decretar lockdown em suas cidades. o que tem sido feito aqui no brasil é uma farofa de quem pode fica em casa, quem quer sai pra encontrar amigo e por aí vai. não tá rolando isolamento aqui, não.

Demorei a responder pois tava tentando pegar uma key do jogo Valorant. Mais de 16 horas e nada, enfim. Usei todos por força do hábito. E não são todos que andam por aí usando máscara e nos finais de semana ela desaparece do rosto dos atletas e ciclistas. Mas em supermercados e padarias, todos estão usando. Na rua, passei por duas adolescentes de aparelho que não estavam e seguiam suas vidas normalmente. Vou fazer cara feia e apontar o dedo? Não. Cada pessoa ainda é livre para fazer o que julga melhor para si. Eu mesmo trabalho em um lugar isolado e disputado por duas facções rivais, acha que vou na biqueira mandar os cara usar marcara e álcool gel para entregar o produto para o cidadão da SUV que parou ali para dar um raio? Não. Vejo gente de tornozeleira eletrônica passando por mim e dando bom dia, sem máscara. Vou dizer que ele está errado também?
É fácil para político ir na TV mandar as pessoas ficarem em casa com estabilidade e toda a sorte de mamatas que o cargo proporciona. Eu to aqui, dia das mães, trabalhando e acompanhando tudo o que sai por aí a respeito desse covid-19.
 
Demorei a responder pois tava tentando pegar uma key do jogo Valorant. Mais de 16 horas e nada, enfim. Usei todos por força do hábito. E não são todos que andam por aí usando máscara e nos finais de semana ela desaparece do rosto dos atletas e ciclistas. Mas em supermercados e padarias, todos estão usando. Na rua, passei por duas adolescentes de aparelho que não estavam e seguiam suas vidas normalmente. Vou fazer cara feia e apontar o dedo? Não. Cada pessoa ainda é livre para fazer o que julga melhor para si. Eu mesmo trabalho em um lugar isolado e disputado por duas facções rivais, acha que vou na biqueira mandar os cara usar marcara e álcool gel para entregar o produto para o cidadão da SUV que parou ali para dar um raio? Não. Vejo gente de tornozeleira eletrônica passando por mim e dando bom dia, sem máscara. Vou dizer que ele está errado também?
É fácil para político ir na TV mandar as pessoas ficarem em casa com estabilidade e toda a sorte de mamatas que o cargo proporciona. Eu to aqui, dia das mães, trabalhando e acompanhando tudo o que sai por aí a respeito desse covid-19.

eu estou tentando entender sua linha de raciocínio. uma parcela pequena da população cumprir os procedimentos não significa que uma parte significativa da população esteja cumprindo - então não dá para argumentar "estamos isolados e nos cuidando e mesmo assim os números crescem", como você argumentou inicialmente. porque não estamos isolados e nos cuidando. os dados de cidades como são paulo mostram que menos de 50% da população está seguindo o isolamento.

então, de novo: se só uma porção cumpre, não dá para dizer "a galera tá se cuidando, e mesmo assim os números sobem". os números sobem por causa da porção que não está se cuidando. e isso deveria ser óbvio.

e sim, a realidade do brasil dificulta uma adesão total - principalmente quando ainda estamos em fase de isolamento voluntário, e não lockdown. mas no próprio cenário que você pintou, tem gente saindo que não precisava sair. a ideia do isolamento voluntário no momento é tentar diminuir ao máximo a transmissão, inclusive para evitar que pessoas dos serviços essenciais sejam expostas. mas algumas pessoas escolhem por prestadores de serviços essenciais em risco "porque liberdade de ir e vir e yadda yadda yadda".

e note: eu não estou dizendo que seja seu o ônus de sair mandando galera respeitar quarentena. em nenhum momento disse isso. estou simplesmente dizendo que não é quarentena quando mais da metade da população está tocando a vida normalmente, como se não existisse o covid.

enfim, minha resposta para você foi sobre a questão da sua argumentação, de que estamos fazendo isolamento e os números estão crescendo, portanto isolamento não adiantaria. eu conheço figuras de linguagem e sei o que é hipérbole, mas não acho que nem como uma hipérbole aquele "todos" se encaixa no argumento. é uma parcela muito pequena da população que está de fato se isolando. e essa é a parte canalha da argumentação de quem diz que isolamento no brasil não funciona porque os números continuam aumentando: porque o isolamento ainda não é real. é voluntário. não entramos em fase de lockdown e no momento fica em casa quem pode e quem quer. e mesmo assim, o padrão variando de cidade para cidade.

e sobre os políticos, o mínimo que se espera é que deem o exemplo para a população. tratar a doença com a seriedade que se exige. o que já sabemos não ser o caso do nosso presidente. nem era o caso do trump lá nos eua da nova york que começou essa conversa. agora ele diz que sempre tratou com seriedade, mas o comportamento inicial dele foi exatamente o mesmo do bolsonaro, incluindo até o discurso da cloroquina.

vale lembrar: os dois governos foram avisados em janeiro da seriedade da situação. poderiam ter agido já naquele momento, cuidando de fronteiras, não no sentido de fechá-las, mas colocando quem estava chegando no país em quarentena. aqui no brasil fizeram aquele rebuliço só com meia dúzia de gatos pingados que estavam lá na china, mas fizeram vistas grossas para uma galera vinda de outros lugares, como a espanha e a itália. e o primeiro caso (oficial) de covid no país foi de um cara vindo da itália. enfim, poderíamos estar em um outro momento nessa pandemia não fosse o negacionismo do presidente. e eu adoraria dizer "inicial" como os americanos já podem aplicar com o trump, mas o nosso continua em negação, e pior, dificultando o trabalho de governadores que querem atuar como a situação de fato pede.
 
Faltou incluir a Europa nessa conta que foi o destino de milhões de pessoas durante as férias de janeiro e fevereiro. E não acho que governo algum conseguiria convencer as pessoas a cancelarem seus passeios para retornarem imediatamente e aguardarem em quarentena. Foi somente em março que a OMS deu o alerta de pandemia fora de controle e até hoje ninguém sabe como ela ataca o organismo e já teve casos de covid-19 associados com a doença de Kawasaki em 73 casos nos EUA que estão sendo acompanhados.
Apesar de o Brasil ser gigantesco como a China e que praticamente decretou o isolamento de toda uma região; fazer o mesmo procedimento por aqui seria muito difícil. Lá todos os cidadãos são monitorados via celular e uma ordem do governo é inquestionável. Aqui, tivemos o lockdown no Maranhão, rodízio e multa em São Paulo e abertura parcial do comércio em outras cidades. Mesmo que o governo baixasse via decreto a proibição das pessoas de saírem de casa, não vingaria. A economia nem saiu da recessão, o comércio mal funcionava e nego há dois ou três anos se virando em bicos e telentregas muito antes do corona vírus surgir e a China mal tinha anunciado o desaquecimento da economia quando estourou a doença. Ou seja, o país asiático tinha muita gordura para suportar uma parada brusca de suas atividades graças aos anos de produtividade na casa dos 6%.
E some os casos de pessoas que não precisavam do auxílio emergencial e receberam os 600 reais e outros que tentam e não conseguem. São essas incertezas que levam as pessoas a saírem de casa ou não levarem a sério a doença quando tudo começa a faltar dentro de casa. Governo divulga uma coisa, governadores querem outra e prefeitos pedem socorro para não quebrarem.
E nesse tiroteio, quem ainda tem trabalho tá rezando para não parar tudo pois 600 reais dá pra nada e duvido alguém se empregar de novo nos próximos 3 meses que é o tempo que tem de auxílio para receber.
 
continuo sem entender sua linha de raciocínio. sua ideia é que se aqui o isolamento é meia bomba o negócio é largar mão e voltar ao normal?
 
Matematicamente falando, é natural que, se a maior parte da população está isolada, haja um aumento na proporção dos novos casos em gente isolada - simplesmente porque há muito mais gente isolada que não isolada.

O isolamento social, obviamente, não impede completamente o contágio - as pessoas precisam sair pra comprar comida, por exemplo, e aí pode acontecer um contágio, que se espalhará para o núcleo familiar isolado. Mas o importante é: esse grupo isolado transmite muito menos que o não-isolado.

A questão é: a efetividade do isolamento social não é medida pela proporção entre numero de casos em isolados por número de casos em não isolados, mas sim pelo número de casos total com isolamento dividido pelo número de casos total sem isolamento.
Até penso assim: pessoa trabalhando pega Covid19, vai para casa e transmite para todos. Porém transmite no trabalho, nas ruas, etc
Pessoa em isolamento pega Covid19 (leva-se dias para manifestar) e transmite para toda a família.
A diferença é que não vai transmitir para outros.
Será que to certa?
 
Até penso assim: pessoa trabalhando pega Covid19, vai para casa e transmite para todos. Porém transmite no trabalho, nas ruas, etc
Pessoa em isolamento pega Covid19 (leva-se dias para manifestar) e transmite para toda a família.
A diferença é que não vai transmitir para outros.
Será que to certa?
A ideia é essa mesmo - quanto menos interação social, menos oportunidades de transmissão. Lá no site que eu postei, dá pra mudar o fator R_0, que mede quantas pessoas são infectadas por um doente, e ver como isso altera os casos.
 
continuo sem entender sua linha de raciocínio. sua ideia é que se aqui o isolamento é meia bomba o negócio é largar mão e voltar ao normal?

Certo, vou ser menos prolixo. Sou antisocial. Detesto aglomerações, não faço amigos e gosto de lugares isolados. A diferença é que optei por decisão minha e gosto da vida que levo, não foi algo imposto. Isolamento sempre fez parte da minha vida social. E para mim é estranho você me perguntar se apoio isso porque, agora, esse comportamento que tenho é normal e bem visto. Quando iria imaginar que andar com rosto coberto e capuz as 5 da manhã seria o correto? Durmi e acordei em um capítulo de Black Mirror.
 
Nada é 8 ou 80. Mesmo 50% de isolamento é melhor do que nada, mas nos trás mais tempo de curva empinada e mais chance de colapso. Com apoio do Bolsonaro vai morrer bem mais gente do que deveria e em menos tempo

Mais pessoas pois quando entra em colapso o sistema ele se torna incapaz de atender mesmo quem poderia ter recuperação. Em menos tempo pq quanto mais empinada a curva mais rapidamente chegamos nesse ponto.

É simples assim.
 
Não só do Bolsonaro. Aqui em São Paulo aumentaram o rodízio de carros. Dia ímpar só sai carro com placa final ímpar e dia par só sai carro com placa final par. Fico imaginando o transporte público nesta próxima segunda-feira.
 
Com o governo federal jogando contra qualquer política estadual fica em xeque. A política de isolamento de SP de março e abril deveria dar acima de 70% de isolamento não fosse a pressão e propagandas contrárias de Brasília.
 
Com o governo federal jogando contra qualquer política estadual fica em xeque. A política de isolamento de SP de março e abril deveria dar acima de 70% de isolamento não fosse a pressão e propagandas contrárias de Brasília.

exatamente.

eu penso assim: estou em casa com os piás desde o dia 17 de março (mais uma semana dá dois meses). vem O REPRESENTANTE DO PAÍS dizer que é gripinha, não precisa ter medo, começa a aparecer no meio de grupos de pessoas, sem máscara, etc...

... é tudo o que preciso para validar uma fraquejada. para sair e visitar parentes e amigos.

e é isso que tem acontecido desde aquele 24 de março. se nosso isolamento não está sendo efetivo, é que nem uma semana depois de governadores começarem a tomar ações (dispensando crianças da escola, liberando home office para funcionalismo público, etc), o REPRESENTANTE DO PAÍS foi em cadeia nacional dizer que o covid não é tudo isso, e que deveríamos voltar à normalidade, contrariando as ações dos governadores.

tem que bater nessa tecla. porque eu odeio esse papo de "a história cobra" (se tem uma coisa que os tempos atuais mostram é que história não ensina porcaria nenhuma para as pessoas, no máximo é uma cassandra prevendo desastres evitáveis que todo mundo opta por achar inevitável), mas se tem que ficar uma coisa registrada para a história é aquele discurso insano.

foi ali o ponto de virada. foi a partir dali que começaram essas babaquices de carreatas pedindo reabertura de comércio, empresário menosprezando o número de possíveis mortos, etc. antes disso estava todo mundo com medo, mas todo mundo topando pagar o preço e se isolar TEMPORARIAMENTE para evitar o pior. acabou o pacto, e já estamos aí, na casa dos 10.000 mortos. e isso ainda não toca as pessoas, o que chega a ser assustador.

enfim, essa sou eu desabafando. tá foda. eu fico pensando que aquela tragédia do vazamento de óleo no nordeste de certa forma nos preparou para o que viria, pelo menos num sentido de antecipar como o governo reagiria: negando, negando, negando. e quando não fosse mais possível negar, mais atrapalhando do que ajudando.

***********

achei esse site bem interessante, mostra várias curvas de contágio do covid. tem exemplos de países que já conseguiram "vencer" o covid (aspas porque vitória mesmo só com vacina), países que estão quase lá e países que precisam agir. adivinhem onde está o brasil :)

 
Mas eu não tiro a maior culpa do Presidente, só comento que o governo de SP está tomando atitudes ruins neste combate. Esta história de rodízio intensificado, sendo que o carro é um transporte muito mais seguro do que o transporte público, é uma jogada péssima do governo. Fora aquele bloqueio de vias que durou apenas 2 dias e vieram pedir desculpas alegando que não deu certo. O Dória tem feito muitas declarações tentando se aproveitar do vírus para se promover na política.

Enquanto isto a revista The Economist posta isto.

15889747415eb5d4956b03a_1588974741_3x2_md.jpg

"Brasileiros! Saiam de casa! Uma chuvinha não irá machucar"
 
Não só do Bolsonaro. Aqui em São Paulo aumentaram o rodízio de carros. Dia ímpar só sai carro com placa final ímpar e dia par só sai carro com placa final par. Fico imaginando o transporte público nesta próxima segunda-feira.

Esse rodízio em SP tem tudo pra gerar muitos protestos e não ir muito pra frente.

Primeiro porque os motoristas de aplicativos não foram isentados, algo que na minha opinião foi muito injusto, fazendo a renda deles que já havia caído no início da pandemia, cair ainda mais pela metade e diminuindo a oferta de quem opta por um transporte com custo mais acessível e muito mais seguro que o público. Quem tem carro com chapa final par em mês com 31 dias, ainda terá o azar adicional de ter uma sequência de 2 dias seguidos sem poder usa-lo que é o caso do 31/05 seguido de 01/06 que vai favorecer quem tem final ímpar.

Depois tem o fato que a cidade é muito grande pra poder ter fiscais cobrindo todas as ruas da cidade desde o centro até as mais distantes periferias, fora que sendo algo em tempo integral durante 24hs, a prefeitura terá que pagar adicional noturno pra quem for fiscalizar placa durante a madrugada. Ou seja, eles teriam que aumentar em muito o quadro de funcionários e também ter muito dinheiro pra poder bancar tudo isso.
 
achei esse site bem interessante, mostra várias curvas de contágio do covid. tem exemplos de países que já conseguiram "vencer" o covid (aspas porque vitória mesmo só com vacina), países que estão quase lá e países que precisam agir. adivinhem onde está o brasil :)

eu mesmo não falo em vencer nem com vacina, já que uma vacina funcional talvez nunca ocorra, ou que os efeitos de uma vacinação em massa demore até 3 anos para gerar resultados.

talvez não seja uma vacina que previna a infecção, mas que diminua os efeitos mais graves ou mesmo desenvolvemos algum remédio que permita reduzir as complicações.

E quando vemos o número global de infectados vs população global...
 
Esse rodízio em SP tem tudo pra gerar muitos protestos e não ir muito pra frente.



É uma desorganização generalizada! Está tudo uma bagunça este país.
 



É uma desorganização generalizada! Está tudo uma bagunça este país.

Isso foi só o começo. A tendência é essa infelizmente.
 
eu mesmo não falo em vencer nem com vacina, já que uma vacina funcional talvez nunca ocorra, ou que os efeitos de uma vacinação em massa demore até 3 anos para gerar resultados.

talvez não seja uma vacina que previna a infecção, mas que diminua os efeitos mais graves ou mesmo desenvolvemos algum remédio que permita reduzir as complicações.

E quando vemos o número global de infectados vs população global...

Aparentemente já tem uma vacina testada em macacos com eficiencia de 100%, ela aparentemente ia ser testada em humanos, quando der vou ver se acho um link mas acho que o proprio atila comentou sobre ela a umas semanas atrás, a questão é tempo para ser testada em humanos e depois tempo para ser produzida e distribuida em massa.

Mas enquanto não tiver vacina, mesmo que tenhamos o corona uma vez, fica dificil de saber se a imunidade que pegamos é temporaria ou "eterna".
 
Aparentemente já tem uma vacina testada em macacos com eficiencia de 100%, ela aparentemente ia ser testada em humanos, quando der vou ver se acho um link mas acho que o proprio atila comentou sobre ela a umas semanas atrás, a questão é tempo para ser testada em humanos e depois tempo para ser produzida e distribuida em massa.

Mas enquanto não tiver vacina, mesmo que tenhamos o corona uma vez, fica dificil de saber se a imunidade que pegamos é temporaria ou "eterna".
Assim como vários medicamentos q funcionam em uma placa de Petri e não funcionam igual em humanos. Somos similares, mas assumir que se funciona em macacos funciona em humanos é errado. É promissor, traz um prognóstico positivo, mas não é garantia que em 1 anos vc consegue fazer os estudos certos, as avaliações certas e assumir que vai funcionar.

Mas vamos assumir que sim, exista uma vacina...

Se for olhar a imunidade observada pelo SARS-CoV-1, da SARS, imunidade de 2 anos e perda de imunidade no terceiro ano. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2851497/)
Então você precisa manter ciclos de imunização da população mundial de maneira continuada a cada 2 anos. Isso assumindo que o virus não demonstra mutação, como o Influenza. Como você mantem o sistema para imunizar 5 bilhões de individuos mundialmente?

Quais são os efeitos a médio prazo da vacina? E a curto? Quanto tempo até a produção chegar a nível global para gerar imunidade? Quem vai receber primeiro? Quais os critérios gerais?

E o pior dos casos de ter uma vacina:
Temos a vacina mas a resposta imune de quem recebe ela é extremamente agressiva podendo matar quem for exposto a doença novamente?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo