• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo Coronavírus (COVID-19)

Quanto tempo a pandemia ainda dura?

  • Dois meses, no máximo (até maio/2022)

    Votos: 0 0,0%
  • Três ou quatro meses (até julho/2022)

    Votos: 1 14,3%
  • Seis meses (até setembro/2022)

    Votos: 1 14,3%
  • Um ano ainda (até março/2023)

    Votos: 2 28,6%
  • Não vai terminar nunca! (vira uma endemia, mas com número de vítimas similar ao de mar/2022)

    Votos: 3 42,9%

  • Total de votantes
    7
  • Votação encerrada .
Segundo o governo Holandes, a primeira fase da pandemia acabou. Algumas medidas foram adotadas. A agenda no momento eh a seguinte:

11 de Maio:
* Liberadas profissoes de contato direto (barbeiros, profissionais de beleza, oftamologistas, dentistas, etc)
* Escola primaria e cuidadores
* Bibliotecas
* Esporte ao ar livre. Competicoes e banho em clubes continuam restritos.

01 de Junho:
* Escola secundaria
* Restaurantes, com no maximo 30 clientes simultaneos
* Terracos
* Cinema, teatro e museu
* Mascara eh obrigatoria ao usar transporte publico

** Vai ser liberada tambem capacidade universal de testes

15 de Junho:
* Ensino superior

01 de Julho:
* Acampamentos e equivalentes
* Maximo de 100 pessoas para qualquer categoria de evento social, incluindo casamentos e encontros religiosos

01 de Setembro:
* Academias
* Profissionais do sexo (serio, isso ta no pronunciamento :rofl: )

---

Edit: Por qualquer que seja o motivo, a frequencia de casos eh 20% superior em homens.

A quantidade de novos casos caiu bastante; a curva de infectados deve cair tambem nas proximas duas semanas:
 
Última edição:
Médico de UTI de hospital do SUS em SP mostra paciente internado com covid-19.
Segundo ele, este paciente está fazendo hemodiálise também.
Parece que este é um dos maiores problemas dessa doença, o tratamento dela é caríssimo e profissionais de UTI são poucos pra enfrentar uma pandemia (intubar um paciente, por exemplo, não é nada simples como a maioria de nós, leigos, imagina) daí pra o colapso do sistema de saúde é um pulo. :-(


Screen.png
 
Rapaz, lembro de ter visto alguma matéria que saiu na semana passada, com uma estimativa de que os EUA bateriam a marca de 74 mil mortos até agosto.

E uma semana depois já atingiram essa marca. Tô aqui pensando que porcaria de estimativa foi essa.
De qualquer forma, são números assustadores.
 
E uma semana depois já atingiram essa marca. Tô aqui pensando que porcaria de estimativa foi essa.
De qualquer forma, são números assustadores.

Assustador tende a ser os números não notificados e reais do continente africano que por enquanto nas estatísticas oficiais ainda passa a impressão que é o continente mais seguro do mundo. Na hora que tudo vier a tona vai ser muito triste, pois sem nenhum ajuda internacional, o sistema de saúde mais frágil do mundo não terá como suportar.
 
Hoje eu tive aquele sonho que bastante gente está tendo: que está na rua de boa, sem máscara, e do nada lembra que tem o corona. Eu estaria indo pra estação de trem pra depois chegar ao cinema, e o lugar estava cheio. Do nada lembro do corona, e me acho burro, "pô, como esqueci máscara em casa?". Tento achar máscaras na rua (vi uma reportagem que o pessoal ficava dando máscaras). Depois cheguei a pensar "por que raios tô indo no cinema pra começo de conversa?". :lol:
 
Ninguém vai comentar a declaração do prefeito de NY Andrew Cuomo de que 66% dos contaminados por covid-19 estavam em isolamento social?
E agora?
 
Ninguém vai comentar a declaração do prefeito de NY Andrew Cuomo de que 66% dos contaminados por covid-19 estavam em isolamento social?
E agora?
Mas nao ha o que discutir. Seja la qual for a sugestao implicita por tras disso, provavelmente vai ser so um idiota falando besteira. Para nos, brasileiros, deveria ser claro que autoridade politica nao necessariamente reflete propriedade no discurso.

A sugestao desse discurso eh perigosa. Quer dizer...isolamento social eh uma besteira? Nao deveria ser feito?

Obviamente ha algum equivoco nesse numero. Vc nao pode contrair um virus do nada. Sao varias as hipoteses: as pessoas que contrairam nao respeitaram o isolamento social mas mentiram dizendo que respeitaram, algum servico da regiao falhou em algum protocolo e disseminou a doenca, e por ai vai...
 
Ninguém vai comentar a declaração do prefeito de NY Andrew Cuomo de que 66% dos contaminados por covid-19 estavam em isolamento social?
E agora?
Traga que a gente comenta, ué. A princípio, um dado que destaca a contaminação de pacientes que autodeclararam não estar descumprindo um decreto não parece ter densidade empírica suficiente para colocar em xeque o consenso da comunidade médico-científica. Essas pessoas se isolaram de fato? Tomaram cuidados devidos nas vezes em que saíram na rua, e ao recepcionar as coisas que vinham de fora? Moravam com pessoas que também respeitaram as recomendações? E qual é a hipótese alternativa? Se você nega que o isolamento social seja positivo, nega que a contaminação ocorra através do contato com pessoas contaminadas (daí a importância de se evitar a aglomeração e circulação de pessoas), correto?
 
É curioso me pedirem para colocar essa notícia, já que sempre postam tudo sobre o corona vírus por aqui. Aí, meu caro Eriadan, terá de solicitar esses dados diretamente para o prefeito de Nova Iorque que mostrou-se bastante alarmado com as informações de que as pessoas cumpriam as determinações de isolamento e a maioria estava em home office. A vítima é sempre culpada não? Se pegou coronga, logo fez errado sua parte. Mesmo em uma cidade que 98% da população use mascara. A conta não fecha e segue aumentando o número de infectados.
Você levantou todas as possibilidades, menos a do contágio proposital. Mas, conhecendo o eleitorado da Valinor, é mais crível alguém se tornar homem bomba voluntário do que passar uma gripezinha para alguém.
 
Matematicamente falando, é natural que, se a maior parte da população está isolada, haja um aumento na proporção dos novos casos em gente isolada - simplesmente porque há muito mais gente isolada que não isolada.

O isolamento social, obviamente, não impede completamente o contágio - as pessoas precisam sair pra comprar comida, por exemplo, e aí pode acontecer um contágio, que se espalhará para o núcleo familiar isolado. Mas o importante é: esse grupo isolado transmite muito menos que o não-isolado.

A questão é: a efetividade do isolamento social não é medida pela proporção entre numero de casos em isolados por número de casos em não isolados, mas sim pelo número de casos total com isolamento dividido pelo número de casos total sem isolamento.
 
É curioso me pedirem para colocar essa notícia, já que sempre postam tudo sobre o corona vírus por aqui. Aí, meu caro Eriadan, terá de solicitar esses dados diretamente para o prefeito de Nova Iorque que mostrou-se bastante alarmado com as informações de que as pessoas cumpriam as determinações de isolamento e a maioria estava em home office. A vítima é sempre culpada não? Se pegou coronga, logo fez errado sua parte. Mesmo em uma cidade que 98% da população use mascara. A conta não fecha e segue aumentando o número de infectados.
Você levantou todas as possibilidades, menos a do contágio proposital. Mas, conhecendo o eleitorado da Valinor, é mais crível alguém se tornar homem bomba voluntário do que passar uma gripezinha para alguém.
Eu levantei possibilidades razoáveis para que pessoas mesmo em suposto isolamento social fossem contaminadas, porque ainda tô partindo do pressuposto, por enquanto consensual da comunidade médico-científica, de que o contágio acontece através de agentes contaminados, daí por lógica é recomendável limitar a aglomeração e circulação desses agentes. Ainda aguardo a hipótese alternativa, ou a contestação dessa lógica.
 
Eu vi uma entrevista do Cuomo no programa do Stephen Colbert, em que ele comenta esses números. Esse resultado foi obtido a partir de uma pesquisa com 1300 pacientes. Ele diz que o close-down está funcionando, mas não sabe explicar o crescimento nas pessoas que estão afastadas do trabalho, citando possibilidade de que esteja vinculado a comportamento de higiene pessoal.


De qualquer forma, é uma doença nova, e os dados são limitados. Mas é um vírus e é consenso de que a finalidade da quarentena é diminuir a exposição das pessoas e achatar a curva de contágio, pra garantir que cada infectado transmita o vírus para o menor número possível de outras pessoas.
 
Eu levantei possibilidades razoáveis para que pessoas mesmo em suposto isolamento social fossem contaminadas, porque ainda tô partindo do pressuposto, por enquanto consensual da comunidade médico-científica, de que o contágio acontece através de agentes contaminados, daí por lógica é recomendável limitar a aglomeração e circulação desses agentes. Ainda aguardo a hipótese alternativa, ou a contestação dessa lógica.

Todas as possibilidades foram levantadas pelo governador de NY e os dados são irreais, mesmo com todas as medidas tomadas. Aqui tá a entrevista completa do Andrew Cuomo, tem 50 minutos onde ele mostras os números, de onde vieram as pessoas contaminadas que desembarcaram no aeroporto JFK e como os profissionais da saúde pretendem enfrentar as próximas levas. E discorre também sobre a abertura do comércio em outros estados:

Parece que alguém foi mais rapido, mas assistir por 50 foi cansativo.
 
Sim, rei, e qual é a sua hipótese? O isolamento social é pior? Com que fundamento científico além de um empirismo que pode ter várias explicações? Fora a óbvia tentativa desesperada de sustentar a narrativa bolsonarista, ainda não entendi aonde você quer chegar. Acha que vale a pena pagar pra ver e, mesmo sem uma teoria com o mínimo de embasamento, desfazer o isolamento para ver se a contaminação é menor? Outros países já fizeram, se arrependeram amargamente a custo de muitas vidas. O que sustenta a teoria do isolamento social, fora essas experiências concretas (países que reduziram a curva após a quarentena, ou que tiveram menores índices começando mais cedo o lockdown), são as perguntas base: como o vírus se espalha? Como diminuir a incidência e velocidade dessa contaminação? Você tem que apresentar alguma alternativa à conclusão: em contato com agentes de contágio/diminuindo as aglomerações e a circulação dos potenciais agentes, pelo menos pra gente saber o que fazer com essa informação de que uma porcentagem significativa de infectados estavam alegadamente em isolamento: é para testar qual hipótese? Isso é método científico básico, né. Senão, como a única hipótese que temos é a primeira, só sobra mesmo especular por que as pessoas se contaminaram mesmo isoladas; e mesmo depois, sequer temos alguma referência apropriada para comparar com as que não se isolaram.
 
De onde saiu isso de narrativa bolsonarista? Que eu saiba, a entrevista foi nos EUA e em parte alguma ele menciona o Brasil. O isolamento e todos os procedimentos foram cumpridos lá e por aqui. E os números não param de subir. Se ele que está na linha de frente e todos os dados, não tem uma explicação para essa discrepância, sou eu que vou ter? E os números de lá são muito mais confiáveis do que os daqui pois ninguém sabe como as pessoas que deram entradas na emergências sabem responder em que situação pode ter ocorrido o contágio. A única certeza sobre o covid-19 é que ele é fatal em idosos com algum problema crônico, ou seja, quase todos aqui no Brasil.
E você quer dados empíricos sobre como as pessoas devem se comportar. Absurdo. A cada instante as situações mudam e as pessoas respondem A, pensando em B e fazendo C.
Praticamente todos os médicos estão tateando no escuro por não ter o mínimo de informações sobre a origem da doença. E isso se reflete em todas as pessoas. Você não sabe se está com o vírus, por quanto tempo ele permanece latente no organismo ou se ele acaba de fato quando um paciente se cura. Eu mesmo já faço parte do grupo de risco. Como e por onde esse vírus vai me pegar? Não sei.
 
Aqui tem um site legal, que dá pra simular diferentes cenários de evolução da doença, tendo por base o modelo mais comum que tá sendo usado. Dá pra variar uma série de parâmetros e avaliar como isso afeta a curva.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo