• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Morre aos 81 anos Dick Dale, pai da surf music e autor de hit de "Pulp Fiction"

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
o-guitarrista-dick-dale-no-brasil-em-1997-1552861713257_v2_450x600.jpg

O guitarrista Dick Dale no Brasil, em 1997 Imagem: Leonardo Colosso/Folhapress

Morreu aos 81 anos o guitarrista Dick Dale, considerado o pai da surf music. O músico morreu ontem à noite, confirmou o baixista Sam Bolle ao "The Guardian". A causa ainda não foi revelada.
Nascido Richard Anthony Monsour em Boston, nos Estados Unidos, o músico era conhecido como "king of surf guitar", nome que batizou seu segundo disco, lançado em 1963.

Dick Dale ficou conhecido por misturar as guitarras com a sonoridade do mar, inspirado pelo surfe do sul da Califórnia, para onde se mudou no final dos anos 50. Por lá, se apresentava para surfistas na praia, criando o gênero conhecido hoje como surf music.

Um de seus maiores sucessos é "Misirlou", de 1962. A adaptação de uma clássica canção grega ganhou ainda mais sucesso quando em 1994 Quentin Tarantino a usou na abertura do filme "Pulp Fiction", clássico do cinema.


Dick Dale era muito próximo de Leo Fender, fundador da fábrica de guitarras Fender. Ele ajudou o amigo a desenvolver o modelo Fender Stratocaster e o amplificador Fender 85. Por isso, também ficou conhecido como o pai do heavy metal por ter criado um forma de ampliar o som da guitarra.
Seu som inspirou grandes nomes da música como The Beach Boys, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Eddie Van Halen e até mesmo Elvis Presley.

O guitarrista esteve no Brasil em 1997 para uma série de shows e chegou a dar uma entrevista à Folha de S.Paulo. "Não toco surf music, toco 'dick music"', disse Dale na época, destacando o fato de que a sua música embalava festas praianas por mera circunstância.

https://entretenimento.uol.com.br/n...o-guitarrista-dick-dale-pai-da-surf-music.htm

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse cara marcou um estilo!
 
Cara, eu amo demais o Dick Dale. Foi pioneiro no uso de amplificadores valvulados de alto volume, e a ideia de colocar mais de um falante num mesmo amplificador foi dele, ideia essa aplicada por Leo Fender no Fender Showman, sem falar no pioneirismo dele envolvendo o Fender Rhodes, o Echoplex, entre outras coisas que tiveram participação ativa do Dale. Uma pena ele nem sempre receber os devidos créditos. Era um músico e uma pessoa incrível. Saudades desde já.

Aqui ele toca Amazing Grace numa performance perfeita para a despedida de um surfista.

Então é adeus...
 
Misirlou é um CLÁSSICO com todas as letras. Era a faixa #1 de um disco de Surf Music que eu ouvia com 10 anos de idade, e botava para repetir 3x antes de passar para a #2. Morria de raiva com as novas gerações, que conheceram a música pela primeira vez com Pump It e saíam dizendo que a composição era de Black Eyed Peas. >:(
 
Última edição:
Ele tem um monte de músicas incríveis. Nitro, The Wedge, Esperanza, etc. E ele é a única pessoa que eu já vi que usa cordas 0.16.
 
Esse cara é uma lenda.

Lá na EM&T (Escola de Música e Tecnologia) de São Paulo, lugar que pra mim foi um prazer ter um dia realizado um trabalho e mais tarde estudado por um ano o curso livre de produção de áudio, tem um quadro com guitarras usadas por grandes músicos e todas autografadas e lá tem uma dele, quando passou pelo Brasil no final dos anos 90. Bem estilosa!

Esse cara literalmente deu muito trabalho a muitos engenheiros de som, pois ele sempre estava criando e se os amplificadores mais avançados de hoje são mais elaborados e programas de edição musical tem plugins bem variados e específicos pra todos os estilos de guitarra, esse cara tem uma parcela de contribuição bem significativa, ou seja ele merece muito crédito tanto pela música criada e tocada no palco quanto pela evolução física dos equipamentos (a Fender só é o que é hoje devido a ele) e não a toa no curso de produção de áudio, o legado desse cara é um importantíssimo objeto de estudo. Pra mim foi muito prazeroso ter estudado uma boa parte do trabalho criativo e construtivo dele.
 
Última edição:
Um dos motivos por que as músicas dele pareciam ter vários solos de baixo, mas eram só as últimas cordas da guitarra mesmo hehe
A corda E aguda (mizinha) é 0.16 e a mais grave (mizão) é 0.60. Não sei onde ele arrumava cordas assim, nunca vi pra vender.

Durante praticamente a carreira toda ele usou a mesma guitarra e os mesmos amplificadores, que por sinal foram feitos pelo próprio Leo Fender. Na época os amplificadores eram de 10 watts, 15 watts, etc. e Dale pediu que Leo Fender fizesse um de maior potência. Aí começaram a ser feitos os de 100 watts, 180 watts, etc.

Ele também tomava conta de animais ameaçados. Aqui está ele dando de beber pro felino:
2013-01-12.jpg


dick_dale_4.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo