• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Conmebol faz mudança e Libertadores será disputada de fevereiro a novembro

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A Conmebol anunciou nesta terça-feira (27) mudanças no calendário das duas principais competições entre clubes da entidade. Agora, a Copa Libertadores da América será disputada ao longo de toda temporada, enquanto a Copa Sul-Americana acontecerá entre os meses de junho a dezembro. As mudanças já serão válidas para a edição de 2017.

Em vez de ser realizada em 27 semanas, como a entidade estava acostumada a fazer, a Copa Libertadores agora será feita em 42 semanas, sendo jogada de fevereiro a novembro. Antes, a maior competição de clubes da América do Sul costumava acabar no mês de julho.

"As mudanças são um resultado de um estudo técnico que a Conmebol vem realizando há vários meses com consultores especializados e têm o objetivo de potencializar a qualidade do futebol sul-americano", divulgou a entidade por meio de um comunicado oficial.

"Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato nacional e as copas continentais, e isso afetava a qualidade de ambas as competições. Essa mudança permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, protegerá os jogadores e potencializará a qualidade de jogo nas copas continentais", afirmou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
pc

As reformas ainda precisam passar pelo Comitê Executivo da Conmebol, que é composto por membros de cada país.

A parte final do processo é uma formalidade, pois os filiados da entidade já foram ouvidos.
Outra novidade que já passará a valer a partir de 2017 é de que os dez clubes que não avançarem às oitavas de final terão a oportunidade de seguir competindo a Copa Sul-Americana. Além disso, os campeões dos dois torneios entrar diretamente na fase de grupos da próxima edição da Libertadores.

Segundo informações publicadas na manhã desta terça por Paulo Vinicius Coelho, blogueiro do UOL Esporte, uma comissão com três dirigentes brasileiros viajou para Assunção para uma reunião com a cúpula da Confederação Sul-Americana de Futebol. O encontro serviria para tentar ampliar a Libertadores já a partir de 2017, aumentar arrecadação dos clubes e aperfeiçoar o torneio do ponto de vista técnico.

Além disso, a solicitação da comissão brasileira seria de aumentar uma vaga para cada federação continental, menos o México, país convidado. Com isso, o Brasil ganharia um representante a mais. O grupo formado tem o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, o presidente da Federação Mineira, Castellar Guimarães Neto, e o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney.

Fonte
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Gostei da Libertadores o ano todo.
Pra mim deveríamos ter Brasileirão/Copa do Brasil/Libertadores/Sul Americana o ano todo. Assim como na Europa.
Sobre a final em jogo único ainda não sei se será bom ou ruim, pq o continente é muito grande e não tem a facilidade de deslocamento como na Europa.
Li também que todo ano além dos classificados dos países haverá 5 convites, ou seja, a politicagem falará muito alto também.
 
Pois é..
Quanto a final em jogo único sou contra...
Se esquecem que aqui na América do Sul não é como na Europa que tem trem e busão fácil pra várias capitais. Viajar pela América do Sul é osso.

Se querem copiar a Europa que ao menos a Comembol banque a passagem área de toda a carga de ingressos meio a meio pra cada um dos finalistas envolvidos.
 
Uma das coisas mais legais que achava da Libertadores era aquele esquema do 1º pegar o 16º, o 2º o 15º e assim sucessivamente. Não curti essa cópia.
 
Não vejo sorteio ruim. Ele evita que times que já se enfrentaram na fase inicial se encontrem de novo logo nas oitavas, além que numa rodada final em que alguns grupos já estejam definidos um time sabendo quais são seus possíveis adversários coloque time B só pra escolher quem quer enfrentar.
 
Ah mas a metodologia é legal. Faz com que times que já estão classificados briguem pela melhor campanha para ter um caminho mais fácil nas oitavas. Evita de ter jogos com as duas melhores equipes logo nas oitavas.
 
e essa treta de escolher adversário nunca dá certo.
quase sempre o tiro sai pela culatra.
 
Ah mas a metodologia é legal. Faz com que times que já estão classificados briguem pela melhor campanha para ter um caminho mais fácil nas oitavas. Evita de ter jogos com as duas melhores equipes logo nas oitavas.

Mas na CL nenhum campeão de grupo se enfrenta.

Alguns confrontos nas oitavas deles são mais repetitivos porque não permitem que times de um mesmo país não enfrentem nessa fase, somente das Quartas pra frente incluindo a final.

Aqui é justamente o contrário. Do que depender da vontade da Conmebol querem que todos se matem obtrigatoriamente até a semi.
 
Final da Libertadores em jogo único ganha força na Conmebol

O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, aumentou a pressão por uma final única para a Libertadores a partir de 2018 e agora conta com o apoio de boa parte dos clubes. O Rio de Janeiro com o Maracanã já apresentou candidatura para sediar a partida, outro postulante seria Lima, no Peru.
Desde o ano passado, Dominguez tem defendido a final em um jogo, repetindo o que faz a Liga dos Campeões. Mas há resistências dentro da Conmebol e, no primeiro ano, isso não ocorreu. Mas ele não desistiu da ideia.

''É o meu desejo e a maioria dos clubes aprovou'', afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, logo após deixar a reunião da subcomissão de clubes. Ele admitiu, no entanto, que houve uma parte dos times que não apoiaram a ideia. O projeto seria para 2018 ou poderia ser adiado para 2019, mas a Conmebol faz estudos para ter certeza da viabilidade econômica deste jogo único.

Entre os candidatos, está o Rio de Janeiro e Lima para 2018. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, apresentou uma candidatura à final por meio do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que esteve na Conmebol neste primeiro semestre. Na ocasião, Dominguez demonstrou simpatia à ideia de realizar a primeira final em jogo único no icônico Maracanã.

Há uma necessidade, no entanto, de o restante do Conselho da Conmebol e a subcomissão de clubes aprovarem em maioria a ideia da cúpula da entidade. Essa decisão só vai ocorrer em definitivo no final deste ano para se definir a fórmula da Libertadores-2018. E a ideia seria que a sede da final já fosse decidida no início da competição.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo