• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation..., 2013)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    98
Faria se o sentimento partisse dela.

sim, mas veja bem, não parte só dela. o próprio thranduil fala para ela que o legolas está começando a gostar dela. "my son has grown fond of you", ou algo que o valha. é um negócio que me pareceu bem óbvio, e pelo visto não só para mim, tanto é que muita gente tá dando pitaco por aí que a tauriel será a responsável pela mudança do legolas que vemos em o hobbit para o legolas de sda, falam que a elfa vai morrer e blablablabla, e eu só fico torcendo aqui que não role nenhuma cena vergonha alheia do tipo "legolas, to morrendo, mas eu sempre te amei" e aí ele diz "eu também sempre te amei, mas to vivão, beijo", etc.

enfim. eu não curto ver romance em tudo e ainda acho que esse foi um dos aspectos que melou o roteiro do segundo filme, mas quando até o papai elfo fala, fica meio difícil ignorar.
 
sim, mas veja bem, não parte só dela. o próprio thranduil fala para ela que o legolas está começando a gostar dela. "my son has grown fond of you", ou algo que o valha. é um negócio que me pareceu bem óbvio, e pelo visto não só para mim, tanto é que muita gente tá dando pitaco por aí que a tauriel será a responsável pela mudança do legolas que vemos em o hobbit para o legolas de sda, falam que a elfa vai morrer e blablablabla, e eu só fico torcendo aqui que não role nenhuma cena vergonha alheia do tipo "legolas, to morrendo, mas eu sempre te amei" e aí ele diz "eu também sempre te amei, mas to vivão, beijo", etc.

enfim. eu não curto ver romance em tudo e ainda acho que esse foi um dos aspectos que melou o roteiro do segundo filme, mas quando até o papai elfo fala, fica meio difícil ignorar.
SOU CAPAZ DE LEVANTAR DO CINEMA E SAIR GRITANDO "QUE PORRA É ESSA? ADEUS, PJ SEU FDP"
MEU CORAÇÃO DE FANGIRL NÃO MERECE ISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
1521580_634930776570540_1298703300_n.jpg
 
ah, o romance legolas/tauriel nem me incomoda - na verdade, era algo bem esperado...
o irritante foi mesmo tauriel/kili (no tumblr agora se chama "kiliel"...), que atrapalhou bem mais o filme sem acrescentar nada de interessante...
 
Assisti na quinta da semana passada...

Pontos que gostei:

-Apesar de não estar no livro, achei interessante a paisagem montanhosa atravessada por Gandalf e ruínas encontradas durante expedição até o túmulo violado.
-Apreciei colocarem ruínas no portal da entrada do caminho da floresta.
-Balin e Bard. (cena e diálogo de diplomacia)
-Balin e Bilbo no túnel antes do encontro com o dragão.
-Bilbo desesperado por não ter um barril para entrar.
-Personalidade vívida e ativa de Tauriel.
-Cena em que Thranduil está conversando com Thorin em que um raio de sol brilha por uma fresta com poeira e vapor descendo pelo buraco no teto.
-Uma única cena interna de Dol Guldur que gostei com várias passagens ramificadas a partir do centro (pareceu um cenário do mangá Lodoss War - A Dama de Pharis)
-Da idéia de colocar Gandalf usando magia para anular o encanto de ocultação.
-Gostei do detalhamento do interior da casa do senhor da Cidade do Lago(decoração e desenho).
-Desenvolvimento da vida interna da cidade com seus conflitos de interesses.
-Cenário da adega élfica durante a festa.
-Interior da casa de Beorn ficou melhor que eu pensava.
-Cenas de salões abandonados e escuros do reino da Montanha.
-Ouvi os efeitos sonoros na sala de som especial e ficou muito bom.


Pontos que não gostei ou bizarros demais:
-Cortes nas cenas de Beorn.(vai prejudicar o bonding e a empatia da cena de vingança de Beorn na luta dos 5 exércitos)
-Cortes nas cenas do caminho da floresta. (anão encantado e pernoite na estrada)
-O servidor do senhor da cidade do lago ficou disgusting (a cena do penico ficou no mesmo nível dos passarinhos sujando a cabeça de Radagast).
-O efeito de horror no Thranduil o deixou exageradamente sinistro. Ele até era fechadão e desconfiado, um pouco orgulhoso, mas eu não vejo terror nem maldade no povo élfico que no livro de SdA deixa escapar Gollum por causa da gentileza.
-Trejeitos em Thranduil prejudicaram um personagem que no livro é mais leve. Apesar de ele ter a altura certa para o papel os gestos quase o deixaram apenas como uma caricatura.
-Cena dos anões entrando pela latrina também foi disgusting.
-Legolas contra os orcs lutando dentro da cidade.
-O tesouro e o design do reino da montanha podem ter ficado maiores que no livro para atingir uma audiência que perdeu a sensibilidade ou que desistiram de construir uma atmosfera de riqueza com recursos psicológicos mas que seriam tão eficientes quanto. (exagero)
-Smaug do filme parece ter ficado muito maior que a ilustração do livro (exagero 2).
-Separação dos anões.
-Diminuição do senso de honra e persistência dos anões.
-Plano de Thorin para lidar com o dragão.
-Cortes das cenas do interior da fortaleza da floresta.
-Romance não ficou natural.
-Destruição do conceito original de missão secreta para missão exibicionista. Os anões descem o rio com barrios abertos e enfrentam Smaug diretamente, cara a cara, sendo que o personagem chave Bilbo era justamente para conseguir uma missão sorrateira e ladina.
-Legolas e o Um Anel parecem estar com as ações exageradas também.
-Abandono da construção da empatia de alguns personagens que vai custar caro depois.
-Movimentos élficos que deixaram os personagens "borrachudos" igual o filme do Scooby-Doo.


Outros pontos de interesse que lembro... A música de encerramento é divertida mas está deslocada para o clima de angústia do filme.
Tem umas cenas ali apavorantes para um filme de livro infantil, desde Thranduil apodrecendo "na cara de Thorin", passando pelo "dragão infantil mais sinistro" que já vi e um embate direto e hipnótico mais que sombrio com a silhueta infinita de Sauron. As aranhas eu achei no nível normal de filme de aventura.

As cores me inspiraram apenas nas paisagens montanhosas naturais externas e uns poucos lugares internos.

As roupas possuem um desenho bonito igual o SdA mas fiquei com impressão que em SdA elas eram mais harmoniosas e bem acabadas do que no Hobbit. Faltou envelhecer as roupas e o cenário um pouco.

Sobre a iluminação e imagem realmente estão mais suaves (talvez porque a equipe precisou balancear melhor durante as muitas cenas de ação que não tinham no primeiro).
 
Também interpretei o olhar de Legolas como preocupação militar.

Ele a considera uma guerreira eficiente e repassou essa informação para o pai. Se nesse encontro o príncipe elfo deixou claro para o rei que suas intenções vão além disso ou se Thrandy (um colega do fórum assim o chama) "captou a mensagem", já não posso afirmar. Pode até ter sido as duas coisas...

De qualquer forma, o anão mostrou-se imaturo e ousado. No primeiro contato com a elfa, solicita uma arma no calor da batalha, mas não é atendido por questões óbvias. Considero que tenha perdido uma grande chance de ficar calado e de mostrar algum valor próprio, já que outros anões estavam enfrentando as aranhas na mão mesmo. Pior, não agradece o fato de ela ter-lhe salvado a vida e ainda faz uma piadinha digna do falso malandro que é abordado por uma policial feminina.

Notem que aqui, Legolas questiona alguma coisa sobre o anão e Tauriel diz que o mesmo é mais alto que o padrão.

???

Devo admitir que esta cena ficou de outro planeta. Ou o príncipe segue TODOS os passos de sua capitã em busca da excelência de seu trabalho ou ouviu a piada do engraçadinho. Na pior das hipóteses, ouviu também a resposta dela. Relembrando:

- Você pode encontrar alguma coisa se revistar minhas calças.
- Ou nada.

O anão ser inconsequente tudo bem, mas a elfa poderia ignorar o comentário e não responder nada. Foi muito bizarro...

Bem, então vem a cena da runa e o olhar enciumado.

Deu pena do "casal". Um está enclausurado pela situação e perdido na vida e a outra, querendo se perder se é que algum dia se encontrou. Até porque nem EXISTE!

Na visão da equipe doida do PJ (ele o mais doido), se quer passar uma mensagem de amor impossível? Das diferenças e dos obstáculos?

Nesse ponto, bastava se apoiar em Lúthien. Agradaria de A a Z. Os mais novos e os mais experientes. Os que não conheceram ainda o amor e os que colecionam feridas.

O que era discutido na brainstorming dessa equipe, meu Eru???!!!

Ai, ai...
 
Última edição:
Eu gostei demais do filme. Várias cenas ficaram incríveis.

Adorei o prólogo com o encontro de Gandalf e Thorin no Pônei Saltitante em Bri. Ficou realmente muito boa.

Tem muita coisa que eu gostei, mas muito já foi discutido aqui, e talvez re-dizer tudo seria "chover no molhado". De maneira geral, o filme é ótimo. Gostei muito mais que o primeiro (que já foi bom).

O único ponto que PJ forçou a amizade foi com Kili e Tauriel, rs. Mas não chegou a me estragar o filme como parece ter ocorrido com muitos colegas aqui no fórum. Eu achei a forçada do Legolas matando um mumakil n'O Retorno do Rei pior que o romance Kili-Tauriel. Sei que um relacionamento amoroso elfa-anão beira o absurdo, mas já não sou tão Caxias, não me importo tanto. PJ precisava de um amor impossível para fazer as mulheres gostarem do filme, e acho que o fato de Legolas ser nobre e Tauriel uma pária não era impossível o suficiente para serem esse casal do amor impossível. Na verdade relacionamentos amorosos nobre-pebleu já são bem datados e talvez PJ precisasse de algo novo. E realmente encontrou: elfa-anão é inédito, rs.

Mas como disse, apesar de ser um absurdo canônico, não me atrapalhou.

Quanto às polêmicas sobre Thráin: Um detalhe importante destacar também é que o filme ainda não acabou. É uma história com 3 partes e até agora só vimos 2 delas. Então muito de nossas questões sobre o filme podem ainda ser respondidas na terceira parte. Quem for muito afoito em julgar pode fazer mal julgamento, como em O Senhor dos Anéis. Teve quem assistiu só a Sociedade do Anel e reclamou que tinham cortado o Gollum se apoderando do Um Anel após a morte de Isildur. Dava a impressão que PJ havia cortado Gollum e colocado Bilbo se apoderando do Um depois de Isildur, mas vemos a cena de Gollum na terceira parte, O Retorno do Rei. Mostrando que PJ não o havia esquecido.

Outro momento que tenho que comentar que foi pouco falado foi o aprofundamento da relação de Bilbo com o Um Anel. PJ foi muito feliz de colocar essa cena, mostrando já a forte influência que o Anel exerce nas pessoas. Bilbo já tinha mostrado sua coragem antes, mas quando surge a possibilidade de perder o Anel ele fica insandecido. Esquece completamente qualquer traço de juízo ou de medo de sua personalidade e enfrenta quem for do modo mais passional e instintivo possível. Não pode deixar de relembrar Sméagol e Déagol lutando pelo Anel com as próprias vidas, pagando qualquer preço só para tê-lo. Para mim, Martin Freeman aqui superou essa cena e mostrou até agora a melhor cena de Influência do Um Anel nas duas trilogias até agora. Muito bom PJ e Freeman! Parabéns!

Ah! Tem uma cena também que ninguém comentou muito, ou quando o fez foi pelo viés negativo. E eu gostei demais dela: Smaug fitando a imensa estátua de ouro de Thror! Eu gostei muito dessa cena. É a única forma que os anões encontram que consegue fazer Smaug parar. O dragão pára diante a estátua e fica olhando e olhando para ela e eu fiquei pensando: "o que será que está passando na cabeça dele?" Senti que Smaug estava com um misto de emoções ali: primeiro a admiração pela quantidade de ouro da estátua. Smaug representa a ganância e um monumento de ouro como aquele era de tirar o fôlego para ele. Depois a imagem de Thror, o verdadeiro Rei sob a Montanha, foi como um duelo, a forma dos anões colocarem Smaug em seu lugar (literalmente tirou o dragão da montanha) e relembrarem a ele quem é o verdadeiro Rei sob a Montanha, a quem pertence Erebor. Achei muito bacana. De brinde ainda temos um Smaug afogado em sua própria ganância (literalmente também) e ainda o próprio sacudindo o ouro do corpo para levantar vôo, me lembrou que uma das alcunhas do dragão é "Smaug, o dourado". Adorei a cena.

Nota 9 para a Desolação de Smaug! Ansioso para ver a parte final!!!
 
Última edição:
Só eu achei a treta dos anões com o Smaug absurda? Parecia um episódio de Scooby-doo. Francamente, um dragão sábio como o Smaug ficou parecendo um palhaço. Só faltou algum anão cutucar o rabo dele e ele olhar pra trás. Pra adaptação ficar mais interessante, eu teria matado o Fili e o Kili nessa cena e só o Thorin na batalha dos 5 exércitos. Mas enfim, o Smaug bobão foi uma lástima pra mim.

Além disso, eu acho legal que nem o Glorfindel (Arwen, no filme) pôde curar a ferida morgul do Frodo, tendo que levá-lo ao Elrond (que mesmo assim deixou uma feria sequelada). Daí vem a Tauriel, nossa amiga elfa aleatória, pega um punhado de Athelas e - de repente - Glorfindel < Tauriel = Elrond. Peter, mais uma vez decepcionando.

Gostei bastante da cena dos barris, apesar de ter ficado hollywood demais. Foi bem feitinha e o combo do Bombur foi a tirada humorística que eu mais aceitei ali no filme.

Eu estou meio sem saco de escrever pros e contras, então vou deixar uma impressão generalizada de cada.

Pros: filme divertido, do tipo que eu sento pra ver numa tarde chuvosa e não me importo de pegar da metade.

Contras: Smaug bobão, Kili <3 Tauriel, pouco foco em cenas realmente interessantes (Beorn, Floresta...), Sauron com efeitos de power point... Sauron em si.
 
Estava revendo A Sociedade do Anel ontem e pensei justamente sobre isso. Eu imagino que Kili será curado, pelo menos. Vai ver "morgul arrow" < morgul blade.


Vai ver ele levou em consideração que Frodo foi atacado pelo Rei Bruxo, enquanto Fili foi flechado por um Orc...
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Finalmente assisti.
E antes de ler o tópico vou deixar minhas impressões, só pra constar o que achei quando ainda está fresco na memória.

No todo gostei bastante, não sei se mais do que "Uma Jornada Inesperada", mas gostei e achei o final inesperado.
Inesperado no sentido de não esperar que terminasse naquele momento. Achei que terminaria com a morte do Smaug.
Ou seja, fiquei esperando mais.

Bard ficou ótimo, achei perfeitas as modificações que fizeram na história referentes à Cidade do Lago.
Perfeito também foi a maneira como o roteiro mostrou o prefeito da cidade do Lago e o Thranduil, aproveitando que o Tolkien, no livro, deixa bem claro que ambos não são boas biscas.

Beorn ficou péssimo. Caracterização, adaptação, motivação. Tudo ruim.
Quase tão ruim quanto o Faramir de "As Duas Torres".
Mas o urso ficou ótimo.

Sobre o trio Tauriel/Killi/Legolas, achei fofos.
Acabei gostando. :yep:

A cena "vídeo game" dos barris no rio até que foi divertida e ri bastante com o Bombur.

Também achei bacana o Thorin fodão em Erebor lutando com o Smaug.
(Embora ainda não tenha entendido como (meudeusdocéu!) nenhum anão teve sequer uma escoriação ali, no meio de todo aquele fogo, construções ciclópicas desmoronando e ouro derretido escorrendo feito lava.)

Resumindo:
Bacana:
Smaug; Thorin peitando o Smaug; Bard; Smaug; a decadência da Cidade do Lago; Smaug; Gandalf e Thorin no Pônei Saltitante (sem o Carrapicho); Gandalf descobrindo Sauron; os túmulos violados dos Nove (lugar de pesadelo, aquele).

Maus:
Beorn (que pena!); as lentes de contato do Legolas (horríveis!); a fuga do palácio de Thranduil (antes de entrarem nos barris) funciona melhor no livro, achei muito iluminada aquela masmorra pra doze anões barulhentos serem soltos e ninguém se dar conta disso, ainda mais elfos.

Então quer dizer que cinquenta anos depois ainda tinha um gordo sujo comendo cenoura em Bree? :hahanao:

E no final, como sempre, aquela tristeza fininha cutucando o peito ao sair do cinema e voltar pra vida real nessa cidade, país e planeta.
Fazer o quê. :osigh:
 
Última edição:
eu só fico torcendo aqui que não role nenhuma cena vergonha alheia do tipo "legolas, to morrendo, mas eu sempre te amei" e aí ele diz "eu também sempre te amei, mas to vivão, beijo", etc.

uhauhauhauhauhauhauha!!! :rofl:(Legs: "Bjs, me liga. Ops, não dá, esquece.)
 
A cena de Gandalf lembrando da conversa com Galadriel só ficou esquisita pelo timming. Tipo, se ela falou que ele deveria investigar High Fells ainda em Valfenda, então ele ignorou solenemente o assunto, né? Isso pq ele ainda foi resgatar os anões dentro da montanha, fugiu com as águias e foi até a entrada da Floresta das Trevas. Ou seja, andou pra cacete pra lembrar só quando estava do outro lado das montanhas. Talvez fosse melhor se a investigação em High Fells acontecesse entre a separação do grupo em Valfenda e o reencontro na Cidade dos Goblins. Nesse caso teriam que tirar a cena de Radagast conversando com Gandalf e convencendo-o de investigar mais. Achei muito bizarro Gandalf atravessar as montanhas duas vezes no segundo filme (da Floresta das Trevas para High Fells e de High Fells para Dol Guldur). Só de táxi-águia mesmo.
 
Última edição:
Assisti ontem a Desolação de Smaug e fiquei mais impressionado com os efeitos na sala IMAX do que imerso e emocionado com a história. Tá certo que O Hobbit é o prelúdio para a Guerra do Anel... mas precisava reutilizar algumas músicas de SdA também?

Sei lá, parece que se preocuparam demais com as cenas de combates e deixaram para segundo plano a história do livro. Eles tentaram balancear a carga dramática da trilogia com o tom aventuresco de O Hobbit. Poucas emoçoes e muita testosterona. Me incomodou muito as cenas do super Legolas e seus surfes de orcs. Afinal, ele era um elfo laiquendi ou uma reencarnação do Ezio Auditore?

Poderiam ter enxugado muitas cenas dali que não iriam influemciar no conjunto.
 
[SPOILER - POST POLÊMICO - se você considera as obras intocáveis e yadda yadda yadda, sinta-se à vontade para pular meu post XD]

Bom, assisti o filme na última quinta, e saí bastante satisfeito.
Não, não leram errado, gostei bastante, e justamente pelo motivo que alguns torcem o nariz: por ter se afastado do livro, e ficado mais próximo de O Senhor dos Anéis. Explico: O Hobbit é o livro que menos gostei dos três básicos de Tolkien (se bem que, se considerar SdA como três livros e não um, coloco OH à frente de A Sociedade do Anel) por conta de ser um livro, ao meu ver, descompromissado e infantil, ao contrário de SdA (O Silmarillion, então, nem se fala), além de eu considerar um livro bem mais raso. Mas eu entendo que a intenção inicial do Professor era entreter os filhos, e depois que ele enxergou na história uma expansão sem precedentes.
Por esta aproximação com SdA, por ter uma ação mais elaborada que Uma Jornada Inesperada e outras alterações que julgo acertadas, considero A Desolação de Smaug não apenas bem melhor que seu predecessor, mas também, assim como este, bastante melhor que sua fonte principal. Sim, estou dizendo que considero os dois filmes até agora bem melhores que seus trechos correspondentes no livro.

Sobre as cenas do filme, pensei de comentar mais especificamente, mas estes três caras acabaram dizendo tudo o que pensava:


Em tempo, li todos os posts, entendo os pontos que os incomodam, mas a mim não incomodam nem um pouco, nem mesmo a insinuação de romance inter-racial.
Ah, alguém reclamou que não tem canções. Eu digo: ótimo! Não curto essa brisa do livro de cantar por qualquer motivo, a melhor das canções já está no primeiro filme e, como falei no ano passado, quer ver canção, vai ver musical da Broadway! :razz:
(pra quem não me conhece direito, meu ódio a musicais é notório :lol:)
 
Última edição:
Eu concordo com o seu argumento básico, @Olórin of Lórien: O livro é raso. Não tem desenvolvimento de personagens, não tem desenvolvimento dos conflitos, os conflitos são totalmente resolvidos na base do deus ex machina, os anões são fracos e covardes e tem muita infantilidade. PJ pegou a essência do livro e colocou na forma da trilogia original e essa decisão foi acertada, na minha opinião.
 
Eu concordaria inteiramente com o Olórin se o P. Jackson não tivesse feito a merda que fez com dois personagens que não eram nada rasos: Beorn e Radagast.

O resto, como já escrevi, achei bacana. :yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo