• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito literário

• Criador do tópico Criador do tópico Breno C.
  • Data de Criação Data de Criação
Espero que não me taquem pedras, mais nunca nem cogitei a possibilidade de ler (ou ver os filmes) da Série Crepusculo e compania, nada contra, porem pra mim num vai nem com cachaça...

[align=justify]Lembrei de uma coisa... Não gosto de ler Jorge Amado... Já tentei ler "Capitães de Areia" e "Gabriela Cravo e Canela" e desisti. Tudo que aparece sobre ele na tv, cinema e livros não me interessam nem um pouco. Mesmo sabendo que ele foi um grande amigo de um dos meus escritores preferidos: Érico Veríssimo. Criei uma resistência tão grande à JA que nunca mais tentei lê-lo. Não desce.[/align]

Maura Corrêa disse:
[align=justify]Lembrei de uma coisa... Não gosto de ler Jorge Amado... Já tentei ler "Capitães de Areia" e "Gabriela Cravo e Canela" e desisti. Tudo que aparece sobre ele na tv, cinema e livros não me interessam nem um pouco. Mesmo sabendo que ele foi um grande amigo de um dos meus escritores preferidos: Érico Veríssimo. Criei uma resistência tão grande à JA que nunca mais tentei lê-lo. Não desce.[/align]

Também não sou de Jorge Amado. Um dia comecei a ler Tenda dos Milagres, que era pra uma aula... Assim que troquei de turma larguei o livro. Não estava gostando, lia apenas por obrigação mesmo. =/

Não consigo ler livros espíritas, dito psicografados. Não consigo acreditar que são psicografados. Pra mim são romances estilo coleção Sabrina, mas para vender falam que é pelo espírito tal, e aí vendem como água.

.Izze. disse:
Maura Corrêa disse:

Também não sou de Jorge Amado. Um dia comecei a ler Tenda dos Milagres, que era pra uma aula... Assim que troquei de turma larguei o livro. Não estava gostando, lia apenas por obrigação mesmo. =/

Não esqueço numa aula de literatura no cursinho, a professora que dizendo que ODIAVA Jorge Amado. Fiquei feliz...:rofl::rofl::rofl:

kika_FIL disse:
Eu tenho um baita preconceito: Auto-ajuda. Mas nunca vou criticar uma pessoa por lê-los...é só não me pedir pra ler também.

Os demais, talvez eu não procure, mas se cair na mão eu leio...

Concordo muito... não critico quem lê, mas não consigo ler nem o primeiro capitulo.

Também não consigo ler livro de poesia e contos, nenhum preconceito palpável. É só que gosto de textos longos, com historia com começo meio e fim que me prenda (nao que um bom conto não possa ter isso, mas é gosto :calado:) Fazer o que??!

Semana passada, uma pessoa me disse: "sabia que estes livros que vc lê são juvenis?". Não gostei do tom da pergunta, me senti julgada...
Poucos dias depois, comentei com outra pessoa que já tinha lido 39 livros este ano, e comentei que Desventuras em Série (série de 13 livros), colaborou bastante com este marco. Daí ela respondeu que ler infanto-juvenis não vale, que eu deveria fazer como ela e ler só clássicos (ela leu 6 ou 7 livros este ano), como Guerra e Paz...

Eu sou da opinião que qualquer tipo de leitura é válida, até 50 tons (desde que depois a pessoa não vire fã =P).

O que acham?

Isso e fato!
Todo vez que vou comprar o livro novo do Diario de um banana a mulher do caixa pergunta se é presente, quando digo que é pra mim, umas riem outras se assustão.
Aposto que elas mesmas que trabalhão em uma livraria não le nem metade de um livro.

Minha propria mãe me acha infantil! u.ú

# o vida!

Engraçado você comentar isso, porque ontem no Manual Prático de Bons Modos em Livrarias ocorreu um post contrário ao normal, i.e., um freguês tendo que aturar uma "livreira" que entende de indicações. Ele queria O amor nos tempos do cólera e ela indicou 50 tons de cinza no lugar.

De qualquer forma, eu nunca sofri nenhum tipo de preconceito, talvez porque as minhas leituras "geralmente" são meio tortas e já vi gente olhando torto para tentar decifrar títulos.

Sim, você deve ler de tudo e o que quiser. Eu sou um leitor muito satisfeito saindo de clássicos para nova geração. Tem que ler o que gosta e quanto mais diversificado, melhor.

E qual o problema com livros juvenis? Harry Potter é um livro juvenil, Pollyanna é um livro juvenil. A categoria juvenil tem bastante coisa boa, não é só Fala Sério, Mãe e Poderosa. Isso é mania de gente que só dá valor pras coisas depois que se passam 60 anos da data de publicação ou 100 anos de morte do autor.

Eu não ligo para isso, as pessoas podem ter o preconceito que for, se eu gosto eu vou ler!
Uma vez eu tava no metro e uma menina tava lendo o livro do crepusculo logo quando saiu o primeiro filme, quando ela viu que eu tava olhando tentou esconder com vergonha!
Não entendi, se ela gosta tem mais e que ler ! Isso e o me irrita profundamente, as proprias pessoas que leem tem preconceitos com elas!

Eu tinha encontrado um texto na net sobre as melhores qualidades de um bom livreiro, se eu encontrar posto aqui (acho que tem a ver). Penso que aquilo que é bom em um produto eu aproveito (aprendo algo de bom até em livro ruim) o que é ruim descarto. Independente do tema, gênero ou orientação sempre dá para descobrir coisas novas em lugares aonde eu não costumo ir e isso vale para livros.

A boa leitura tem a ver com a maturidade e consciência do leitor. O bom leitor depende da formação, independência e curiosidade legítima. Se o leitor não estiver preparado para abordar com inteligência o produto então o produto começa a dominar o leitor criando dependência. Alguns leitores chegam ao ponto de serem usados pela moda ou pela opinião fácil.

Já sofri preconceito assim por parte do meu pai, mas até aí, não dou a mínima pro que ele pensa. (Mentalidades diferentes. Há momentos em que tenho que justificar muita coisa da área de Humanidades pra ele entender que "a coisa não é tão simples como parece".) Deu certo, ele parou de implicar com as leituras variadas que eu faço - embora também deva confessar que ele as estimula. Weird, huh? Mas quando ando por aí, em ônibus, livraria, etc., não ocorre nada de mais, as pessoas olham pra capa mas também nem se interessam - imagino que seja pela questão do gosto. Quem me conhece já tá acostumado com a variedade de coisas que eu leio, então nem fica surpreso quando pego um best seller depois de ter lido algo mais "hermético".

Última edição:
Eu gosto de intercalar livros mais densos com livros mais leves, pra não sobrecarregar a mente, saca?

Me divirto muito com Rick Riordan (criador do Percy Jackson) :yep:

Desventuras em Série são mais infantis, mas tem MUITAS referências que só os adultos entendem, super me diverti com a história e recomendo pra todo mundo :D

Ignorância é um problema que atinge a população em diferentes níveis.
Muitas vezes as pessoas não conhecem e julgam muito pelo título ou pela capa, e não pelo conteúdo. Ou seja, elas fazem um julgamento sem conhecimento algum, aí é so voce fingir que não é com você e bola para frente.

E quanto a sofrer preconceito, da parte da minha família não, mas muita gente acha que perco tempo demais lendo fantasia e que aquilo em nada vai me acrescentar. Mal sabe elas que muito que conheci da história e o pouco que sei de filosofia foi por causa de leitura fantástica, sempre procurava saber o que levou cada escritor escrever aquilo que escreveu, quais as fontes e referencias usadas. No final das contas comecei a ler outros livros com outros tipos de temas só através dessas pesquisas, é como uma bola de neve.

Eu tinha trinta e tantos anos e estava no ponto de ônibus lendo um Harry Potter que tinha acabado de sair quando chegaram avó e neta, a avó é conhecida da minha mãe e por isso achou que tinha o direito de interromper minha leitura para perguntar o que eu tava lendo, quando mostrei a capa, a neta adolescente dela disse que não leria aquilo porque o livro era muito infantil PARA ELA e falou para avó que era uma estória de bruxos. A avó dela me perguntou se minha mãe me DEIXAVA ler esse tipo de coisa.

Felizmente o ônibus chegou e eu fui salva da chatice da dupla.

Faz tempo que eu liguei o botão de foda-se para a opinião dos outros sobre meu gosto literário.

Edit: Na família não rolaria esse tipo de problema nunca. Usando Harry Potter como exemplo, já que a adolescente achou infantil para ela, dos 8 netos da minha avó, 6 leram se não todos os livros, pelo menos boa parte e todos estavam com uns 30 ou mais quando fizeram isso.

Última edição:

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
186 Dias 22 Horas 43 Minutos 35 Segundos

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$330,00
Termina em:
186 Dias 22 Horas 43 Minutos 35 Segundos
Back