• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tekoa Virtual Guarani

É muito triste ver no que o Brasil se tornou. Não se vê mais movimentos populares, o comodismo tomou conta devido a alienação ocorrida na última década. Os valores do nosso país atual são um lixo que envenena dia após dia a cabeça das crianças que serão os líderes amanhã. Creio que se eu fosse um índio eu preferia estar morto ao presenciar toda essa maldade livre e desenfreada acontecendo na cara de todos. Você sendo cidadão com alguma instrução e bom senso também deve se queixar e não faz nada, eu igualmente não sou diferente. Vivemos do desejo que as coisas mudem esta é a grande verdade. Vai ter um ou outro indignado que vai dizer que não é bem assim, mas é assim sim. Por mais que você ache que pode fazer a diferença, por mais que me diga que pode usar a lei ou que pode fazer abaixo assinado ou protestar ou o caralho a quatro que pense que pode fazer a verdade é que as suas mãos estão tão atadas quanto as minhas estão.
E antes que pedras sejam atiradas e a fúria se eleve eu vou explicar o porque para aqueles que ainda não perceberam o que se passa em nosso país. A massa tem poder, a massa pode mudar as coisas, ouvimos isso desde criança eu acho e sim é verdade. Grandes manifestações e greves já fizeram a mudança na história mas hoje em dia a massa não é mais a mesma. Temos uma maioria esmagadora de pessoas mais alienadas do que eu ou você. Que não tem nem o mínimo de intenção que algo mude e pior temos os que acham que está tudo bem. Por isso aqueles inescrupulosos que tem o poder podem fazer o que querem, e isso todo mundo sabe, apenas se esquece e lembra em momentos como este post.

Eles controlam a mídia, eles circulam as leis, eles fazem a grande massa aceitar ir para um lado ou para o outro pois eles se aperfeiçoaram ao longo destes anos e o povo foi enfraquecendo e permitindo isso. É o que provavelmente vocÊ já leu por aí, ou ouviu da boca de algum inconformado como eu. Um país sem educação é facil de controlar. Aí você diz, inconformado? Você? Sim, sou inconformado, posso ter me conformado com a idéia que os poucos pouco podem fazer para mudar alguma coisa, mas aqui dentro eu ainda espero que as coisas mudem.

Eu não assisto mais tv, não confio mais em revistas e mesmo assim ainda sou alvo de modas, vícios e outras coisas que sei que prejudicam meu pensamento claro.Eu sei que vai piorar antes de melhorar(se melhorar), e que precisaria algo muito grande acontecer para mudar o rumo para onde as coisas vão indo. Então eu desejo, e as coisas que desejo são do tamanho do meu desgosto e você se assustaria com o que eu desejo pois os meus desejos não tem barreiras morais ou mesmo humanitárias mas para você ter uma idéia eu posso te dizer que desejo que pessoas morram, desejo que aconteçam guerras, desejo crueldades e vingança. Eu desejo extinções, desejo caça humana, desejo bombas explodindo e destruindo o sistema, desejo guerra e invasão. E então me deparo com meus valores e assustado percebo que estou preso à minha vida, às coisas que conquistei e à rotina que mesmo não perfeita tem um quê de agradável e vejo o quanto tenho a perder e me sinto incapaz e tão culpado como os outros. Então o que posso fazer são pequenas coisas como lembrar as pessoas que as coisas deveriam ser diferentes e que elas não estão enxergando o certo pois lhes colocaram vendas nos olhos. E mesmo assim ainda encontro os que negam com ira minhas palavrras. aqueles que estão tão amedrontados em descobrir que seus mundos alienados são falsos que se tornam violentos a qualquer negação do que acreditam.

Então o que posso fazer é desejar que algo diferente aconteça, que surjam pessoas sem nada a perder e tenham a coragem de se colocar à frente de tanques, ou anônimos que ataquem o sistema de frente e sei que existem coisas que podem ser feitas por pessoas assim que nem eu imagino, mas eu quero estar vivo se estas coisas acontecerem e quero ter meus olhos bem abertos porque eu sei que vou sorrir porque a sensação de ver a massa sendo chacoalhada para acordar será indescritivelmente satisfatória.

E eu desejo muito.

By Raphael S
Realitysh
 
Um país sem educação é facil de controlar. Aí você diz, inconformado? Você? Sim, sou inconformado, posso ter me conformado com a idéia que os poucos pouco podem fazer para mudar alguma coisa, mas aqui dentro eu ainda espero que as coisas mudem.
Isso não é verdade.

Primeiro precisamos definir o que é EDUCAÇÃO. Se for o que todos esses movimentos de rede social propoem, que nad amais é do que uma escola com profesores ensinando matérias tradicionais em um nivel satisfatório de aprendizado, me desculpe, mas doce sonho que esse tipo de educação é "perigosa".

Muito pelo contrário, na escola a primeira coisa que eu, vc e todos os outros aprendem é a OBEDECER. Obeder a professora, obedecer a diretora, respeitar os seguranças que nos vigiam, respeitar os colegas, não "invadir" o espaço do outro, respeitar o direito d eposse dos materiais dos colegas e tudo mais. Ou seja,a escola nos ensina a sermos PASSIVOS. Ensina que é melhor obedecer a diretora do que enfreta-la e ser reprimido. Ensina que é melhor respeitar o vigia do que se arriscar a desobedeclo e ser agredido por ele. Nos ensinam hierarquia ao mesmo tempo que nos ensinam a pensar. Nos ensinam a obedecer ao mesmo tmepo que nos ensinam a ler.

Para qualquer estado émuito mais interesasante terem pessoas assim, que dpeois da escoa entrarão em alguma faculdade sem o intuito real de SE FORMAR, mas sim de se PROFISSIONALIZAR e trablhar na maquina capitalista e lucrar o máximo possivel.
Foda-se alienação, foda-se a formação, foda-se o senso cirtico. A educação no Brasil tem dois objetivos óbvios: Ensinar a obedecer e te enquadrar para o mundo.
Defender uma ampliação da "Educação" é defender a manutenção exatamente disso.

"Po Fela, voce quer que as pessoas sejam ignorantes então?". Claro que não, eu quero que a gente repense tudo isso que chamamos de "aprendizado". O que realmente se aprende nas escolas? O que essa mulecada que eu dou aula aqui no estado de SP ta se transformando? Senso critico?? Desculpe, mas falar de mensalão e defender tribos de um genocidio próximo NÃO é senso critico, é bom senso comum, é humanismo clássico.

Repito, doce sonho esse dos estudantes classes média/alta das grandes metrópoles que se consideram tão "desalienados", tão politzados, tão cheios de certezas e tão coerentes segundo eles mesmo.
Se voce estuda em uma escola com unico interesse de entrar em uma faculdade, cujo o unico interesse na mesma será se formar pra GANHAR dinheiro, me desculpa, mas não pode chamar o seu porteiro de alienado pq ele vota no "PT do mensalão". Não adianta chamar o relioso de ignorante pq ele diz que algum deus criou o mundo sendo que as pessoas mal entendem teoria da evolução ou o próprio big bang e mesmo assim os defende em nome da "razão".

Precisamos sair desse estagio de apontar, acusar, definir o que as pessoas precisam ou não fazer e começar de FATO a fazer.
Repito mais uma vez: Não sou a favor da ignorancia do povo, mas a educação pública e as de uma caralhada de escolas privadas NÃO são o caminho para essa "desalienação", muito pelo contrário.

Para o estado, eu, voce, todos aqui no fórum, é ótimo! Somos todos pessoas cultas, com habitos de leitura, que estudam/estudaram, que trabalham, consomem, votam, legitimam tudo isso que vivemos e nos consideramos, ainda assim, tão "livres", tão capazes...

Uma população sem educação é muito mais dificil de se controlar, porque ela não aprendeu a obedecer, ela não leu as leis, ela não se informou que ela "deve" sim obedecer. Uma populaçào que não sabe ler ou interpretar as leis de seus soberanos não pode ser acusada de desobedecela por má fé.
Os mais ignorantes são SIM o maior risco do estado, pois são estes que não tem nada a perder, estes que estão presos na sociedade não por uma aceitação cordial, mas sim pq não tem opção,e são com esses que o poder real de mudar as coisas estão. Um país com ingorantes é perigoso para os poderosos, um país de "educados" tem a ilusão que não, o que é muito pior, pois não percebem nem aceitam que são tão alienados quanto os outros.
 
Última edição:
Seu argumento é que um pais sem educação é muito mais dificil de se controlar. Eu estou realmente curioso para saber como você irá me responder o porque do Brasil estar sendo facilmente controlado uma vez que o nível de educação está no estado alarmante que se encontra. Porque de acordo com seu argumento deveria ser dificil e eu gostaria de entender isto melhor.

A hierarquia também ensina respeito e ordem, e cidadania ensina a ter orgulho e amar o país. Estão entre as bases da civilização, por falta de valores assim que iniciou-se a geração do posso fazer o que eu quiser, que também é uma das grandes responsáveis pela bagunça em que o país se encontra. Não vejo nada de errado nestes ensinamentos, um pai deve ensinar limites a seu filho para evitar que o mesmo se machuque ou machuque alguém. Apenas estamos em um ponto em que este sistema se tornou ineficaz e venenoso, uma vez que está sendo usado por pessoas que estão interessadas em controlar e não educar.

A educação perde a cada dia mas quem se educa procura mais conhecimento. Quem tem conhecimento pode avaliar algo certo melhor de que quem não tem, pois tem bases para isto, mas isso é o óbvio. Uma pessoa educada para respeitar a hierarquia tem muito mais chances de fazer o que é certo do que uma pessoa sem educação pois uma vez que se reconhece que a hierarquia não está agindo conforme o que é correto uma pessoa educada se indigna e uma pessoa sem educação toma aquilo como exemplo de como deve seguir.

O exemplo clássico são os que debatem, mesmo sabendo que não podem fazer muito para que as coisas realmente mudem eles se esforçam, e o outro exemplo clássico são os que se abstraem pois vendo o circo dos poderosos acham que não tem nada a ver com suas vidas, ou ainda usam como modelo. Claro que vai além disso, também é uma questão de atitude e caráter, mas se eu fosse apostar eu apostaria que o primeiro exemplo tem muito mais pessoas educadas e que o segundo tem muito mais pessoas com pouca ou nula educação. E apostaria também que o primeiro grupo é muito menor que o segundo.

A questão não é se a educação também ensina a seguir ordens, mas sim que a educação é necessária para alguma mudança porque a atitude e o caráter estão impressos em cada ser humano e sem educação em uma sociedade moderna eles apenas se anulam e levam à aceitação e ao caos que estamos vivendo.

E te digo que apesar de pessoas como eu e você termos estudado para reconhecer o quão monstruoso pode ser a ignorância de pessoas sem instrução e o quão mal eles podem fazer ao serem controlados por este sistema vigente, nós ainda estamos do lado errado pois não colocamos em prática um modo eficiente de retroceder isto.

Mas eu, errado, ainda desejo que as coisas mudem.

By Raphael S
Grey Sky
 
Educação neste país falta mesmo.
Conhecimento também
Ler um livro abre mesmo a mente..leva a pessoa para mundos nunca antes vistos, abre a cabeça da criatura acostumada com seu metro quadrado, mas precisa modificar a alma do ser, o depósito da ignorância gigantesca que "atravanca o pogresso", que não tem nada a ver com livros e educação.

Estes índios, minha pobre avó analfabeta, são pessoas inteligentes, cheias de conhecimento, e querem ser respeitados.

Quem faz as leis, quem dirige, geralmente fez faculdade, leu muitos livros, frequentou universidades e dá palestras para o estrangeiro, cobrando fortunas para que suas vozes sejam ouvidas.
Educação para o povo realmente é necessário.
Mas mudar uma nação começa sempre por nós mesmos.
Eu acredito na massa crítica, que, quando atingida, renova o velho.
Quanto mais gente souber, quanto mais gente se indignar, quanto mais movemos nossos traseiros, mais ajudamos a transformar o mundo em um lugar melhor.

Começar em nós mesmos é o único meio que eu conheço, com ou sem livros, de transformar verdadeiramente alguém ou alguma coisa.
Fazer o meu melhor, mudar meus hábitos, olhar o próximo com olhos de respeito e dignidade.

Lutar como Turin Turambar, com espadas, com a força e a guerra...não sei não...Lutar com livros já é bem melhor.

Mas se é verdade que o mal no mundo é a soma de todos os nossos males...se o mal reside em cada um de nós e em toda alma humana. ou seja: o mal que existe no mundo nada mais é do que a soma do mal que existe em todos os seres humanos... animais não fazem o mal, plantas não fazem o mal...vejo as cobras que picam e matam ...gente, elas estão sendo cobras...se atacadas, molestadas, elas picam e matam..mas isso não é o mal.
O mal é um cara chegar na terra do índio, por exemplo, molestar velhos, mulheres e crianças, torturar e ofender mortalmente a criatura à ponto de deixar o suicídio como único caminho honrado. Isso é mal.
E se o mal que existe em mim se junta à todos os outros, acredito que, transformando a MIM mesma eu consigo fazer algo. Massa crítica atingida, o mundo começa a se transformar...mas para atingir a massa crítica, é só assim: um a um.

Saber faz toda a diferença. Ignorar é que não podemos mais.
 
É um suicídio ritual? Faz parte da tradição religiosa deles?

Então é belo e moral. Quem sou eu, com minha cultura, religião, ideologia e visão de 'educação' e 'alienação', pra julgar os valores e simbolismos, a cultura, religião e ideologia desse povo que vê no suicídio algo que nós, em outra esfera, não vemos?
 
É um suicídio ritual? Faz parte da tradição religiosa deles?

Então é belo e moral. Quem sou eu, com minha cultura, religião, ideologia e visão de 'educação' e 'alienação', pra julgar os valores e simbolismos, a cultura, religião e ideologia desse povo que vê no suicídio algo que nós, em outra esfera, não vemos?

Claro Paganus, mas a questão é o motivo e o motivo somos nós, não índios.

By Raphael S
Guilty Hearts
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo