• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias América Mineiro comemora 100 anos de fundação

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Em festa no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, que reuniu mais de mil pessoas, o América celebrou nesta segunda-feira, 30 de abril, cem anos de existência. A diretoria do clube aproveitou o evento para homenagear grandes americanos, presidentes, jogadores, treinadores e autoridades, como o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que recebeu o título de sócio benemérito em gratidão pela construção do Novo Estádio Independência.

”O governador passa a ser o único sócio benemérito pela construção do Novo Independência e pelo que tem feito pelo esporte mineiro. Sendo único, fica realçada ainda mais a admiração que nós temos por ele”, disse o presidente Afonso Celso Raso, um dos integrantes do conselho de administração do clube.

Na festa, o América expôs os seus principais troféus, como os do decacampeonato mineiro de 1916 a 1925, o da Série B de 1997 e o da Série C de 2009, além dos seus vários uniformes, que ajudaram a contar os cem anos de existência.

”Hoje é o ponto de encontro do passado, do presente e do futuro do América. Essas camisas simbolizam vitórias ao longo do tempo. Nesses cem anos tivemos contratempos, mas temos muito mais o que comemorar do que lamentar. Grandes figuras do passado, que fizeram o América, estão aqui presentes e essa festa está à altura do centenário”, acrescentou Afonso Celso Raso no Palácio dos Artes.


Na festa, o clube lançou o selo do centenário, que será difundido em vários países, a Enciclopédia do América, de autoria de Carlos Paiva, e as duas camisas do centenário: uma verde e branca, e outra predominantemente vermelha, com uma faixa branca horizontal na altura do peito. Inicialmente, foi aberta uma votação à torcida para que a camisa do centenário fosse escolhida. Apesar de leve preferência do público pela vermelha, a diretoria decidiu eternizar as duas como símbolos dos cem anos.

A camisa verde e branca recorda o modelo de 1913, quando esse era o uniforme número dois do Coelho. O traje, que tem quase cem anos, foi usado com mais frequência até a década de 1970, quando o América aderiu à camisa verde e preta.

A camisa vermelha nasceu em 1930. O tom numa cor diferente foi criado em protesto contra a imposição da Liga que administrava o futebol mineiro. De um lado, Atlético e Cruzeiro – à época Palestra Itália -, se juntaram para forçar uma mudança e pôr fim ao amadorismo. Com opinião contrária, o América foi ameaçado de ser excluído da disputas se não aderisse ao profissionalismo. Em protesto, o clube passou a jogar de vermelho. O uso dessa camisa durou cerca de 10 anos e se tornou um símbolo de resistência americana.

O primeiro campeonato profissional de futebol em Minas Gerais foi realizado em 1933. O torneio contou com a presença de nove equipes: América, Atlético, Palestra Itália (Cruzeiro), Retiro, Villa Nova, Siderúrgica, Tupi, Tupynambás e Sport Club Juiz de Fora. O campeão foi o Leão de Nova Lima.

Documento histórico

Afonso Celso Raso destacou a importância da Enciclopédia do América como documento histórico. “Era um sonho antigo nosso, em que estamos resgatando a história que começa em 1912, o decacampeonato (1916-25), os fatos principais, as conquistas, e todos os jogadores que passaram pelo América. Esse é um trabalho espetacular do Carlos Paiva, inclusive com o melhor banco de dados dos clubes brasileiros”.

Marcus Salum, outro presidente integrante do conselho de administração, espera agora que o América conquiste o Campeonato Mineiro sobre o Atlético para engrandecer ainda mais o ano do centenário. “Só falta isso, é o que a torcida do América espera”, destacou o dirigente na festa dos cem anos, no Palácio das Artes.

20120430230743951641u.jpg

Integrantes da diretoria, conselheiros e torcedores ilustres do América na festa dos 100 anos


20120430230509176869o.jpg

Camisas históricas do América


20120409192457356302u.jpg

Time do América campeão mineiro de 1957; seção traz outras fotos exclusivas do clube


20120409161724824409e.jpg

Estádio da Alameda, em 1944


20120409161802638019u.jpg

O juiz de futebol inglês, Mr. Barrick, entre os jogadores Ze do Monte, do Atletico, e Luzitano, do America, em 1948



20120409161726969641i.jpg

Estádio da Alameda, em 1948




20120409161727461336i.jpg

1952 - Clássico contra o Atlético na Alameda



20120409192552528349i.jpg

Título da Série B de 1997


Infográfico da história do América
http://www.mg.superesportes.com.br/...na_infografico,66/centenario-do-america.shtml



Patrtimônios do clube

20120424010704152847e.jpg

O CT Lanna Drumond, na região da Pampulha, é considerado pelo conselheiro Marcos Salum um marco na história do América. “Acho que a construção do CT foi um marco na história do América. Foi uma participação ativa de todos. É a casa do clube, temos muito carinho e orgulho”, afirmou. O CLAN (Centro de Lazer do América) e o CT de Santa Luzia são outras propriedades importantes para o Coelho.

Estádio Independência

Apesar de ser administrado pelo grupo paulista BWA, o novo Independência também faz parte do patrimônio do América. O estádio sofreu uma complexa reformulação, que teve início em janeiro de 2010, e se tornou uma arena multi-uso, com capacidade para 25 mil pessoas, 32 bares e lanchonetes, camarotes e vip lounge.

“O estádio vai funcionar como outro exemplo de lucros para o clube. Vamos receber 5.29% da receita bruta do independência, com uma uma garantia mínima de 100 mil mensais. Se der mais, vamos receber mais. É importante ressaltar isso porque será diferente do modelo de negócios de Atlético e Cruzeiro com o consórcio administrador”, explicou Olímpio.

20120419160305853678a.jpg


Boulevard Shopping

Em uma operação direta com empreendedores, a Diretoria do América negociou parte do terreno que pertencia ao clube, localizado à Av. dos Andradas, no bairro Santa Efigênia, para a construção do shopping, inaugurado em 26/10/2010. O Boulevard Shopping é realidade. O novo shopping promete mudar o destino dos negócios de Belo Horizonte. O moderno empreendimento tem o objetivo de ser a nova referência em centro de compras, conveniência e lazer de BH, com seu estilo inovador.

O Boulevard tem a segunda maior área bruta locável (ABL) - 42.580 m² - entre os shoppings de BH, 156.000 m² de área construída, 214 lojas e oito andares, sendo cinco de estacionamento - com mais de 2.300 vagas - e três pisos de lojas; Praça de alimentação com aproximadamente 1.200 lugares. O shopping conta ainda com ótima opção de lazer e entretenimento. São seis salas de cinema digital.


Shopping-Boulevard-BH.jpg


SEDE ADMINISTRATIVA

O empreendimento ainda terá uma torre comercial multiuso, onde o América ocupará o primeiro andar, para instalar sua nova Sede Administrativa, em área de 909 m². Além disso, o Clube é proprietário de uma loja de 11.000 m², recebendo, mensalmente, um valor por sua locação, negociado com o Hipermercado Carrefour.

O América receberá, também, a propriedade de uma área de 10.000 m², a ser usada como um dos estacionamento do shopping, pela qual receberá uma remuneração mensal. Neste estacionamento, haverá um número de vagas destinado, exclusivamente, ao clube. Além dessas propriedades, o America terá direito a um percentual do faturamento bruto da locação do empreendimento.


Fonte: http://www.mg.superesportes.com.br/especiais/america100/capa_america_100/

_______________________________________________________________

Parabéns ao América Mineiro que completa 100 anos num ótimo momento. Clube com as contas equilibradas, ótima adminstração e trabalhando sério para montar um time competitivo e com um patrimônio que vai fazer ser um dos times com maior renda nos próximos anos.

E que o América seja o campeão mineiro de 2012 :mrgreen:
 
Algum Cruzeirense sabe qdo o time dele faz 100 anos? Vale 21 como Palestra Italia? Vale setembro de 42 como Ypiranga? Vale outubro como Cruzeiro? Vale oq?
 
Algum Cruzeirense sabe qdo o time dele faz 100 anos? Vale 21 como Palestra Italia? Vale setembro de 42 como Ypiranga? Vale outubro como Cruzeiro? Vale oq?


Será em 2021. Será considerado o tempo de Palestra Itália. Não faz sentido considerar a existência da instituição pela mudança do nome. Na verdade foi uma imposição devido a Segunda Guerra que o clube mudou de nome.

Os dois nomes tanto Palestra Itália quanto Cruzeiro são bonitos, mas prefiro com o nome atual, uma homenagem a constelação Cruzeiro do Sul.
 
Concordo, mudou de nome mas é o mesmo time. Assim como o homônimo paulistano, que mudou em 1942 para Palmeiras, mas celebrará seu centenário quase dois meses depois da Copa do Mundo, em 26 de agosto (tá certo, palmeirenses?).
 
Se conseguir levantar o título mineiro honrando uma tradição brasileira que quando um clube tradicional reforma ou constrói seu estádio ele conquista em pouco tempo um título e se voltar a série A, o América dentro das suas limitações de campeonatos que disputa no ano já terá ficado num lucro imenso pra quem comemora seu centenário.

E agora mais estruturado tomara que no seu segundo centenário de história que se inicia ocorra de uma forma mais positiva e consiga finalmente deslanchar e conseguir se firmar definitivamente como 3a força do estado, algo que ele perdeu ficando refletida no tamaho pequeno de sua torcida e não fosse por isso, Minas hoje poderia ter 3 grandes clássicos em pé de igualdade como acontece em Pernambuco com Náutico, Sport e Santa Cruz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo