• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Atila: Rei dos Unos, Flagelo de Deus

Hasgath

Usuário
Um homem que mudou os rumos da História ao redirecionar o poder do Estado para a Igreja. Um homem que decidiu o futuro de um grande império. Um homem que teve glória e poder pela sua abissal determinação. Um homem que viveu e morreu como o que sempre foi: um bárbaro.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/08/atila_-_o_rei_dos_hunos.html#ixzz1WEasASID

I
ntegra:

atila_20110731_02_bo.jpg

Invasores, saqueadores, trapaceadores, desonestos, ilícitos: eis os bárbaros. No fim do século VI, eram eles que espalhavam o terror na Europa, invadindo cidades e vilarejos. Imprevisíveis, inspiravam pânico, causando caos e horror. Porém, os mais temidos dos bárbaros eram os hunos – povo nômade que marchou da Ásia Central até à Europa, composto por numerosas famílias com grandes rebanhos de gado. Eles não possuíam prática na lavoura nem no comércio; seu único talento era a arte da guerra e consideravam-na o caminho para a prosperidade. Seus costumes chocavam os modos de vida do homem civilizado e sedentário, e os hunos se distinguiam dos outros povos bárbaros pelas características particularmente selvagens.
Naquela época, ser atacado pelos hunos era visto como maldição, tal a crueldade e violência com que estes arqueiros a cavalo sitiavam o território inimigo.
À medida que os hunos avançavam em suas peregrinações, conquistaram um extenso território, e acabaram por fixar-se no local onde hoje é a Hungria. No ano de 443, com a morte do líder Rugila o trono passou para seu sobrinho Bleda que, segundo os principais historiadores, foi assassinado pelo próprio irmão em razão de uma irresistível ambição pelo poder. O nome desse irmão era Átila.
Átila ficou para a história por ser cruel. Como líder dos hunos, suas invasões não poupavam ninguém. Ele afirmava, orgulhoso, que “a grama onde pisa o meu cavalo jamais volta a crescer”. Mas o temido bárbaro era, também, um homem arguto. Tinha um plano diferente para os hunos. Não queria apenas saquear povos, queria influência política e poder. O poder que almejava era um poder legítimo equivalente ao de Roma - que, por sua vez, viu-se ameaçada pelos hunos quando Átila tratou de avançar rumo à cidade.
atila_20110731_03_bo.jpg

No ano de 447, os hunos, comandados por Átila, já haviam alcançado os muros de cidades importantes do império romano e dominado toda a região dos Bálcãs – uma área gigantesca que se estendia do Mar Negro ao Mar Mediterrâneo – com um forte e preparado exército. Foi com este exército que Átila conseguiu invadir 60 cidades fortificadas, prostrando quase toda a Europa sobre a poeira, um feito admirável para a época.
A partir daí, mais precisamente no ano de 450, iniciou-se uma era terrível na Europa, uma das eras mais sangrentas do velho mundo. A Igreja, por sua vez, via Átila como a encarnação do mal e deu-lhe o apelido de “o flagelo de Deus”.
Sob o comando do general Aécio, Roma, então, recrutou povos aliados para defender-se contra os hunos. Em 451, ambas as forças se posicionaram para o que seria um dos mais importantes conflitos da história mundial. Foi a maior guerra vista, até então, pelo mundo antigo. O exército de Átila perdeu forças e se viu cercado pelos inimigos. Finalmente, após proclamar vitória no campo de batalha, o general romano Aécio permitiu que os hunos recuassem e voltassem para seu território.
atila_20110731_04_bo.jpg

Os hunos haviam sofrido a primeira grande derrota sob o comando de Átila, mas suas vidas foram poupadas. Porém, insaciável, Átila continuou invadindo territórios, mesmo com um exército enfraquecido. Seu objetivo era Roma. Foi então que a Igreja interferiu nos assuntos do Estado. Cabia a ela solucionar o problema.
Aconteceu que o Papa Leão I confrontou Átila, o bárbaro, em uma conversa privativa. Até hoje não se sabe ao certo o que foi dito entre eles, nem o motivo que levou Átila a poupar Roma do infortúnio da invasão dos hunos, mas a ocasião foi tida como um milagre. Alguns acreditam que o Papa ameaçou-o com a ira de Deus.
No ano de 453, Átila morreu em conseqüência de uma hemorragia, numa circunstância misteriosa. Historiadores afirmam que o bárbaro estava embriagado e engasgou no próprio sangue. Mas há inúmeras teorias sobre sua morte.
Com o tempo, o povo huno perdeu força. Nos anos seguintes à morte de Átila, a Igreja Católica adquiriu extraordinário poder nas decisões do Estado, graças a seu papel em libertar o império romano do “flagelo de Deus”. A partir de então, reinou suprema por muitos séculos.
O mais temido de todos os bárbaros deixou sua marca na História. Mas as lendas e as variadas versões de detalhes de sua vida fazem dele uma das personalidades mais enigmáticas. O que se sabe é que Átila, o rei dos hunos, foi muito mais do que um simples bárbaro ambicioso. Ele foi um dos maiores estrategas de todos os tempos, um exímio político e diplomata, além de carregar o prestigioso peso de ter poupado da desventura – a pedido da Igreja – o maior império que o mundo já viu.


Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/08/atila_-_o_rei_dos_hunos.html#ixzz1WEay7We7
 
Foi Leão Magno, esse grande papa, um dos grandes responsáveis por não deixar a Igreja romana naufragar junto com o Império e ainda permitir uma certa sobrevivência do Estado romano na Igreja. Isso foi bom ou ruim? Não sei, acho que foi simplesmente inevitável e moldou a Idade média.
 
É realmente interessante, como grandes acontecimentos históricos, são as vezes, decididos por ações ou acontecimentos inesperados, acasos ou ate mesmo misteriosos. O grande pesar disto tudo, a meu ver, é o fato de que muitas das mais poderosas civilizações não incorporavam a tecnologia, cultura e conhecimento umas das outras no ato da conquista. Perdemos milhares de anos de evolução tecnológica, social e cultural desta forma. Mas como Paganus disse, foram coisas inevitáveis e só nos resta supor e lamentar.
 
Existe uma produção chamada Atila - O rei dos Hunos, me parece ser baseada nesta mesma série estrelada por Gerard Buttler:

Título OriginalATTILA
País/AnoEUA/2000Duração170 minutosGêneroAventura
Direção Dick Lowry
Elenco Tim Curry , Powers Boothe , Steven Berkoff , Alice Krige , Reg Rogers , Gerard Butler , Pauline Lynch , Simmone Jade Mackinnon
Sinopse Dois mundos se confrontam e, com eles, os dois homens que personificam os valores e a essência desses mundos. Átila Rei dos Hunos (Gerard Butler) é um idealista que vê mais no seu povo do que nele próprio. Ao passo que a felicidade dos hunos reside na pilhagem e extorsão das nações vizinhas, Átila pretende mais, considerando a possibilidade de um império e uma nova ordem mundial. O general romano, Flavius Aetius (Powers Boothe), personifica o melhor e o pior de Roma nos últimos anos de sua existência. Sua motivação provém de um objetivo primordial: é imperativo que Roma continue dominando o mundo. Duas perspectivas diferentes do destino, defendidas por dois homens mais poderosos do século... conflitos principais do Átila, O Huno.

Mas não é nem de longe tão sangrento como relata a história. É mais uma adaptação romântica de Hollywood. Da pra conferir o trailer na pagina de busca do acervo do meu cyber no site www.zecaffe.com.br.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo