• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei VII] Julgamento de Denethor II

Status
Fechado para novas mensagens.
Não é teu filho, mas aprendeeu muito beeem!

Menel/Indily , o que eu faço se por acaso um dos jurados não me mandar os votos?!
 
Mata gabi...


Ops... avise-me por MP que ele névahmór brincará de CL :dente:
Ou eu até deixo o Menel se divertir com ele.
 
Sempre em cima da hora, postamos as respostas.

Pergunta para ACUSAÇÃO:
Bel
Vocês perceberam que acabaram culpando Sauron, não Denethor, em alguns pontos, né? Assim: se Denethor perdeu as esperanças durante a Guerra do Anel, a culpa é de Sauron que manipulou as informações, Denethor só foi idiota em cair na armadilha.

Sim, digníssima Bel, em muitos trechos nós citamos Sauron. Ele foi o único responsável pelo derramamento de sangue provocado pela Guerra do Anel. Entretanto, não dá para falarmos de Denethor II sem citarmos o Senhor do Escuro, ambos protagonizaram o antagonismo numa disputa entre o bem o mal, sendo que o lado do bem acreditou não ter mais forças para lutar contra o levante do Leste.
Por quê Denethor II perdeu as esperanças na Guerra do Anel? Justamente pelo fato de ter se arriscado demais no diálogo íntimo, isso mesmo íntimo com Sauron o que acarretou todas as tragédias aqui citadas no julgamento.

E, concluindo, Denethor poderia ter sido apenas um tolo, se ele não conhecesse o que Sauron poderia fazer pela Palantír. Mas não foi por falta de conhecimento e de conselhos que ele caiu no seu próprio orgulho e usou a Pedra Vidente.


Meneldur
O uso da Pedra-vidente foi imprudente, sem dúvida nenhuma, mas foi errado de alguma forma? Afinal, nem tudo o que é imprudente é necessariamente errado/crime.

Meritíssimo Juiz, conforme foi relatado, e baseado em sua própria afirmação, o uso da pedra foi, sim, inadequado. Isso acarretou sérios problemas, no quais já demonstramos nas nossas peças.

Mais uma vez enfatizamos que Denethor II, de livre e espontânea vontade, deliberou genuinamente com Sauron por meio da Palantir. Afinal de contas, Denethor II era sábio o suficiente para saber que qualquer diálogo com Sauron ou a qualquer de seus servos era muito arriscado, ainda mais por meio do palantir. O Regente sabia muito bem dos estragos que Sauron fez tanto aos filhos de Ilúvatar na Primeira Era do Sol e principalmente das desgraças ao Reino de Númenor. Realmente nem tudo o que é imprudente é errado. Entretanto, o que aconteceu com Denethor II devido ao uso constante da Palantir uma vez que a outra pedra estava nas mãos de Sauron? (Todos já sabem).
Se Saruman, o Sábio por meio da mesma espécie de artefato caiu nas ciladas de Sauron, o que dizer até mesmo dos mais altos nobres de Gondor (estes descendentes de Númenor)?
Vale mais uma vez citar aquele velho ditado: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém.”
 
Pergunta 3:
Pegunta para a Defesa:
Qual foi a maior falha/defeito de Denethor?

O maior defeito de Denethor foi também uma de suas maiores qualidades: O orgulho. Denethor era nobre, poderoso, inteligente e astuto. E tantas qualidades lhe deixou orgulhoso. Seu orgulho ajudou muito a Gondor, já que o réu olhou na Pedra Vivente com a convicção de que era o herdeiro legítimo, o que de fato é verdade, e que por muitos anos ajudou seu reino a se proteger de seu Inimigo.. Mas também foi seu orgulho que fez ele olhar em direção a Sauron. E esse ato lhe custou muito de sua saúde mental, já que atormentado pelo grande poder do Maia, não teve forças suficientes (aliás, quem teria?) para voltar a usar a Pedra sem que ela fosse atraída por Sauron.
 
Tudo em cima da hora mas tudo no prazo! Ai bonito!!!!
Gabi, tu e tua equipe sabem o que fazer... siga o enterro!!!
 
Enterro tá quase pronto ô boneca, só falta um segurador das alças do caixão e já que apresento posto o defundo. hihi!

Desde já devo a Indily e ao Menel que sempre tem uma paciencia absurda para cuidar do julgamento e pelos integrantes das bancas, que sem eles não teria julgamento.
 
Meretíssiom juiz, nobres companheiros das bancas, povo de Valinor.

Após muito analisar e refletir, eu e meu caros companehrios da banca de Jurados votamos sobre o destino deste homem, Denethor.
Os votos foram feitos levando em consideração apenas os fatos apresentados pelas outras duas bancas aqui presentes, e, embora sejamos apenas uma banca, os votos se deram de acordo com o que cada jurado pensa.

E eis que vos apresento :

Voto do JURADO 1 :

Diante do que foi apresentado por ambas as Bancas, percebe-se que todos os crimes cometidos pelo réu foram consequências da sua imprudência ao usar a Palántir. Sim, é sabido que Denethor, na posição de regente, tinha direito ao uso da Pedra, e que esta o dotou de conhecimento e sabedoria, com os quais garantiu a proteção do reino. Mas será que por um “bem maior” tudo é valido? Até mesmo atitudes precipitadas e perigosas?
Medir forças com o um poderoso Senhor do Escuro não é para qualquer um. Mesmo usando toda a sua vontade e força Denethor não conseguiu resistir aos poderes de Sauron, o que, juntamente com o esforço para tanto, acabou perturbando sua mente e cegando seus olhos para a verdade à volta. Tornando suas ações impensadas, desesperadas e por isso, ainda mais graves.
Considero Denethor II culpado!


Voto do JURADO 2:

Tendo em vista o conteúdo apresentado, pude perceber que os erros de Denethor II se deram apenas por sua tolice e zelo , o que o levaram a ser enganado e envenado por Sauron e suas artimanhas.
O que muitas vezes é confundido com maldade, não passa apenas de orgulho.
E sua auto punição já se fez suficiente.
Por isso, considero Denethor II INOCENTE!


Voto do JURADO 3 :

Dadas as peças pude avaliar que o réu Denethor II é digno de absolvição. Suas falhas morais e a falta de juízo e discernimento sério foram claramente uma consequência de seu zelo excessivo, orgulho gondoriano e brio, mas envenenados pelas mentiras de Sauron, grande responsável pela ruína moral e psicológica do velho Regente.
Voto pela absolvição.


Voto do JURADO 4 :

Inicialmente quero parabenizar as bancas pelo esforço e vontade de tornar mais um circulo da lei um conteúdo informativo de muita utilidade para todos.

Não analisarei os crimes em separado, para mim apenas um crime de Denethor poderia ser discutido tendo em vista tamanha gravidade que acaba englobando os demais.

É inegável a importância de Denethor para os povos livres e a terra média, mas como regente deveria agir como se rei fosse até as últimas consequências, o fato de ele ter defendido Gondor por anos a fio das forças do leste não o livra da culpa de abandono de posto, pois nesse caso seria o mesmo que desconstruir todo um trabalho de uma vida que foi construído com sangue e vida dos Gondorianos, digo mais, abandonar o comando das tropas no momento que sua voz e seu poder de comando eram mais necessários é o mesmo que trair seus próprios homens depois de todos os esforços, perda de amigos, parentes e familiares mais próximos daqueles com todas essas guerras.

Somados a isso como foi falado nas peças, Sauron não enfeitiçou Denethor, simplesmente ele mostrou seu poderio militar.

A comparação com Theodén em uma das indagações a banca de defesa é sim completamente válida pois Theodén também perdeu seu filho e ÚNICO herdeiro e nem por isso entrou em desespero absoluto a ponto de querer se matar e abandonar Rohan covardemente e nem o faria independentemente de estarem 100 mil inimigos as suas portas, pois na batalha do Abismo de Helm, com praticamente o forte da trombeta tomado e a batalha perdida ele partiu com seus homens para cima do inimigo sem medo de perder a vida, ele foi por seu povo, foi para a morte honrada, foi para a morte de um verdadeiro rei! O que acabou não ocorrendo naquele momento ainda.

Denethor por usa vez se estava praticamente na mesma situação, pois estava cercado por milhares de inimigos, seu filho em sua ótica estava morto em seus braços e ele entre tantas decisões que um Rei deveria tomar escolheu a mais covarde, se suicidar e entregar Minas Tirinth para Sauron sem tentar debilita o que pudesse até seu ultimo suspiro as tropas inimigas para numa esperança, os outros povos se unirem e derrotarem as forças inimigas com o decorrer do tempo, ou seja, foi um ato covarde e egoísta.

Denethor agiu covardemente, traiu todo o esforço de seus homens que por anos lutaram por ele, perdendo filhos, amigos além de sangue. Sem mencionar todo o sofrimento que as guerras traziam para uma pessoa que sofreu e sofre suas consequências.

Portanto,

Considero Denethor culpado por não cumprir sua função como se deveria no momento mais crucial e por em risco a destruição de toda a terra média e dos povos livres.


Voto do JURADO 5:

Quem dera ser orgulhoso e idiota fosse crime.
Digamos que Denethor não precisou de um botão SE MATA (que a Indily tanto pede) pra fazer a ficha cair e perceber o quanto foi idiota. A idiotice e o orgulho o levaram à loucura. A forma como ele morreu já foi punição suficiente, ninguém merece morrer queimado.
INOCENTE



E encerramos aqui nossas considerações sobre este julgamento.
 
A banca de Acusação tem até às 23:59 do dia 16/08 para postar o recurso ou abrir mão desse direito.
 
Venho aqui, em nome na nossa bancada de acusação, em primeiro lugar, expressar o meu lamento pela posição de nossos jurados que votaram a favor da absolvição de nosso réu.

Se nos permitirem algumas poucas palavras, se o suicídio de Denethor fosse mesmo considerado como punição, ele não estaria se queimando com todo o orgulho que tinha, mas na hora da sua morte estaria em lágrimas, arrependido de todos os crimes que cometeu.

Humildemente, peço que não olhem o regente e suas ações apenas com o sentimento, mas sim julguem ele pela ótica fria e dura da verdade. Ele não se matou como forma de punição. Ele se matou para obedecer a Sauron, ele se matou para que ele mesmo fugisse da destruição de Gondor.

Mas, concluindo, não desistimos ainda! Não vamos parar de colocarmos o dedo na ferida que Denethor provocou em tantas vidas, durante o período em que viveu na Terra-Média. Imploramos ao juíz e ao júri o Recurso, para que revejam o julgamento de nosso réu. Por favor, façam um juízo melhor de Denethor. Ele foi orgulhoso, poderoso e arrogante, isto são boas qualidades, mas isto não são suficientes para limpar os pecados de alguém que se considerou um líder.

Sem mais.
 
Peraí, o pedido de recurso não é só um pedido de recurso? Por que houve contra-argumentação? Isso é contra as regras e este pedido deveria ser indeferido pela AUDÁCIA da Banca de Acusação em burlar leis NUM TRIBUNAL.
 
Pim, eu coloquei por que me baseei no último julgamento, onde a bancada de defesa colocou um texto maior que este ao pedir recurso e os coordenadores do juri não se manifestaram contra. Como eu não vi nenhuma regra em específico contra isto - apenas pedindo um recurso - eu coloquei este texto.

Edit: Eu estou falando deste post, no julgamento de Túrin Turambar, logo antes do veredito do juíz. E logo :http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=91130&p=2031175&viewfull=1#post2031175
 
Última edição:
Clown está certo: é permitida a contra-argumentação. A banca perdedroa pode contestar os votos dos jurados contrários à sua Banca.

Os jurados que desejarem mudar o seu voto têm até às 23:59 do dia 18/08 para mandarem o novo voto para a Yullia.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo