• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seriam os gondorianos e os rohirins os maus da historia?

Finrond

Usuário
talvez os terrapardenses tivessem razao em ter odio dos gondorianos e rohirns ja que eles foram expulsos de suas terras :x
 
de maneira alguma eles são maus... se foram maus, porque então os rohhirins ajudaram no combate lá no RdR em Minas Tirith ? eles são bons na história em geral, mas é como entre os anões e elfos: para os elfos os anões sõa "maus" e para os anões os elfos são ruins - "maus", mas na história em geral eles são bons...

Certo?
 
Talvez eles tenham sido maus no passado, veja como exemplo os numenorianos que exigiam tributo aos sulistas e os orientais. Isso deve ter despertado neles um grande ódio contra os dunedain, e, talvez, contra seus remanescentes, os homens de Gondor.
Quanto aos homens do Rohan, não vou negar que haja uma grande possibilidade destes terem maltratado os terrapardenses, mas também vamos lembrar que estes últimos foram envenenados por Saruman.
 
Isso depende de que lado você vê a história. Do ângulo que é relatado no livro, os "mocinhos" são os Gondorianos e os Rohirrim. Mas os próprios terrapardenses não se vêem como "vilões". Não há bom ou mal; depende de como você vê as coisas. :roll:
 
Bem... o lugar de origem dos Rohirim não é em rohan.
Após Eorl, O Jovem ter ajudado Gondor os Eorlingas ganharam de presente a terra onde se situa Rohan.
Ta certo que os Terra-Pardenses viviam ali tbm, mas como a terra era de Gondor e foi doada para eles... bem... dava todo direito a protejer a sua terra.
 
Mas eles não precisavam caçar os drúedain por esporte também´... Coitados, só porque são baixinhos, gordinhos e feios?

Os rohirrins não eram maus no sentido exato da palavra. Acontece que eles eram um pouco, digamos, atrasados em relação ao fiéis de Gondor. Esse atraso seria caracterizado, a meu ver, principalmente por caçar os drúedain por esporte.
 
Fingolfin disse:
Os Rohirrim caçavam os Druedain por esporte :roll:

E os Sindar caçavam Anõezinhos por esporte também, pensando que estes fossem animais; e tanto Rohirrim quanto Sindar agiam assim por ignorância. É interessante observar que o que para nós parece algo extremanmente cínico - genocídio justificado como ignorância - na época de Tolkien era ao que parece perfeitamente aceitável. Mesmo assim, acho que é grande a disciplina de pensamento necessária para lembrarmos de levar em conta a época em que o livro foi escrito, nessas passagens. :roll:
 
Swanhild disse:
Fingolfin disse:
Os Rohirrim caçavam os Druedain por esporte :roll:

E os Sindar caçavam Anõezinhos por esporte também, pensando que estes fossem animais; e tanto Rohirrim quanto Sindar agiam assim por ignorância. É interessante observar que o que para nós parece algo extremanmente cínico - genocídio justificado como ignorância - na época de Tolkien era ao que parece perfeitamente aceitável. Mesmo assim, acho que é grande a disciplina de pensamento necessária para lembrarmos de levar em conta a época em que o livro foi escrito, nessas passagens. :roll:

Nossa... Caçar anõezinhos, dessa eu não sabia...
Anyway, o atraso a que eu me referia é realmente a ignorância. Só não tinha encontrado a palavra correta.
 
Bem imagino q os Indios achem os Portugueses ladrões de sua terra, agora colocar esse odio para seus descendentes é pura ignorancia, esse e o caso dos dos gondorianos e rohirns , os Druedain nào tinham q dar continuação a esse odio.
 
concordo com o minduim quando este diz que os rohirins caçavam os druedain por ignorancia, tambem concordo com a MoonWitch quando ela diz que é tudo uma questao do ponto de vista.
acho que nao teve lado bonzinho nesse caso. :D
 
Apesar de termos levantado a questão do matar por ignorância de que aqueles eram povos que também tinham algum direito a viver e a ter seus territórios, eu ainda fico pensando o que o Tolkien quereria afinal. Ele realmente estava se deixando levar pelo tipo de pensamento dominante em sua época, ou estava mesmo querendo dizer que não havia lado inteiramente bom na TM? No caso dos Nomenoreanos acho que ele colocou de forma clara que a atitude deles em dizimar as florestas da TM (Enedwaith e Minhiriath, creio) era reprovável. Tolkien me parece ter sido inteligente demais para se deixar levar por preconceitos que caíram por terra com as duas Grandes Guerras, para quem tinha olhos para ver (e as Cartas testemunham que ele via longe... ele não teria se espantado em nada com o nosso mundo "globalizado", por exemplo :roll: ). As potências superiores, entre si, haviam sido responsáveis por esses dois conflitos, isso não podia ser negado.

Então, temos de fato uma história em que há uma forte polarização entre bem e mal, mas o lado que defende o bem não é inteiramente bom. Não havia esse negócio de politicamente correto na época (exceto talvez entre os americanos :P ) e o Tolkien tinha personalidade demais para ir nessa bobagem se ela existisse.
 
Complementando o que a Swan disse, Tolkien realmente tinha personalidade pra não ser politicamente correto, e acho que também não seguia a corrente de pensamento do "matar por ignorância". Acho que o que ele quis mostrar memso foi que ninguém é inteiramente bom, apesar de ser possível alguém decair tanto ao ponto de ser inteiramente mau como Morgoth, os orcs, etc.
 
"tudo depende do bardo que canta a historia"

tudo depende de qual ponto de vista vc olha.
querendo ou naum, gondor era um imperio q mantinha seu poder, atraves da guerra...
como roma foi nos primordios da nossa historia e os EUA é hoje para nós.
 
tudo tem dois lados
o lado retratado mostra os Gondorianos como mocinhos
agora imagina a terra-media, mas vc sendo um orc ou um terrapardense...

do mesmo jeito q os americanos acham o Bush o mocinho da historia, alguns mulçumanos gostam do Bin Laden...
 
Depende do ponto de vista de cada um. Para os haradrim e os easterlings os gondorianos e rohirrim eram maus...

... a recíproca é a mesma...
 
Penso como a maioria aqui.

Não existe lado bom ou mau, é tudo uma questão de ponto de vista.

Tinha um professor que dizia que a história é escrita pelos vencedores, ou seja, elas puxam a sardinha pro lado deles. Stalin, por exemplo, matou três vezes mais que Adolf Hitler, mas quando nós precisamos falar de um "anti-Cristo" ninguém lembra do russo, todo mundo lembra de Hitler, porque? Porque Hitler perdeu a guerra e Stalin ganhou.

Ou seja, nós vemos as pirâmides como se fôssemos os faraós, não os escravos.

Agora esse conceito fica um pouco mais complicado no caso da TM que é um mundo bem romântico, ou seja, o lado "do bem" e o lado "do mal" é bem separado e definido. É difícil pensar num orc que tenha feito algo de bom por exemplo, eles são todos maus, ruins, sujos, feios, não há nada bacana neles num primeiro momento. Por outro lado, cara mais perfeito que Aragorn não existe, Arargorn simplesmente não tem defeito nenhum, ele é bonitão (Eowyn fica caidinha por ele), humilde (guardião, lembra?), sábio, tem as famigeradas "mãos que curam" do rei, um bravo guerreiro, enfim. Cara mais chato de tão perfeito não existe.

Mas trazendo para o nosso mundo real, que não é tão romântico assim, para orcs e terrapardenses, Gondor e Rohan é que seriam o "lado negro da força", sem dúvida. Como para muita gente EUA é o que há, para muitos outros EUA é o capeta na forma de um país.

Só para lembrar uma frasezinha do louco-mor Bush: "Me derrubaram duas torres, eu destruo um país".

Difícil pensar em ignorância maior que essa... mas essa é uma outra história...
 
COVEIRO!!

Sei lá, depende do ponto de vista. Rohirrim matavam Drúedain por esporte (aliás, já foi dito aqui), mas a guerra era parte da cultura de Rohan, então fica difícil dizer que eles eram maus, apenas estavam seguindo seus hábitos, afinal, poderiam muito bem pensar que os Drúedain eram só animais e nada mais, e os caçavam como se caça um bicho. E nossos colegas haradrim e orientais realmente viam Gondor como o maior centro dos homens bons da Terra-média. É meio difícil catalogar cada povo como "bom" ou "mau", porque todos têm seus atos de honra e seus podres na história. Esta é minha opinião.
 
Bom, devemos lembrar que os Rohirrim são claramente baseados nos Vikings, ou eu sou burro de nascença. E os vikings eram vistos como bárbaros pelos "donos" das terras que eles invadiam, graças aos seus costumes completamente diferentes.

Vejam:

Os Rohirrim vieram do norte, como os vikings. Vieram pra lutar, e depois de lutar ganharam uma terra nova (no caso dos vikings, lutaram pelo poder da terra).

Os Rohirrim eram troncudos e usavam tranças nos cabelos. Além de escudos grandes.


A única diferença grande, era que os Rohirrim andavam a cavalo e usavam mais lanças. Mas nisso eles se encaixam em outro povo bárbaro: os Hunos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo