• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Elessar

Parthadan

Pirata Autista Bebado e não um
Já li "O Manuscrito Perdido", e conheço as versões sobre a Pedra Elessar.

Olórin (tokienianos.com) disse:
"..foi feita por Enerdhil, joalheiro de Gondolin, considerado o maior na sua arte a seguir a Fëanor.(...) Deu essa gema a Idril, filha do Rei Turgon e ela usou-a ao peito; e assim foi salva do incêndio de Gondolin. E quando Idril partiu (...) deixou a Elessar com o seu filho Eärendil, para que pudesse sarar algumas feridas na Terra Média, infligidas por Morgoth(...)Mas quando Eärendil iniciou as suas grandes viagens por mar usava a Elessar ao peito, pois no meio de tudo o que procurava nunca o abandonara o pensamento de que talvez pudesse reencontrar Idril. E foi assim que a Elessar desapareceu, pois Eärendil não regressou mais à Terra Média..

Após isso, uma outra Elessar apareceu na Terra Média.
Uma das versões da história diz que Gandalf a trouxe de volta, pela graça dos Valar, e ele passou à Galadriel.

Olórin (tokienianos.com) disse:
"Não é assim" afirmou Olórin (Gandalf). "Os olhos deles não estão obscurecidos nem os seus corações endurecidos. Como prova, olhai para isto!" E colocou diante dela (Galadriel) a Elessar, e ela olhou-a e maravilhou-se. E Olórin disse: "Isto vos trouxe de Yavanna. Usai-a como quiserdes e durante algum tempo fareis da terra da vossa residência o lugar mais belo da Terra Média. Mas não é para a possuirdes. Entregá-la-eis quando o momento chegar, pois, antes de vos cansardes e finalmente abandonardes a Terra Média, alguém virá que deverá recebê-la, e o seu nome será o da pedra: Elessar será chamado".

Outra versão é que que Celebrimbor fez uma nova Elessar para Galadriel, pois ele sofria com o desaparecimento de todas as coisas belas.

Olórin (tokienianos.com) disse:
"Que quereis então?" perguntou Celebrimbor.
"Gostaria de ter à minha volta árvores e erva que não morressem... aqui, na terra que é minha - respondeu ela - que aconteceu à arte dos Eldar? E Celebrimbor disse: "Onde está agora a pedra de Eärendil? E Enerdhil, que a fez, partiu".
"Atravessaram o mar - disse Galadriel - como quase todas as coisas belas. Mas terá a Terra Média de fenecer e perecer para sempre?"
"É esse o seu destino, creio - respondeu Celebrimbor - Mas sabeis que vos amo (embora vos tenhais voltado para Celeborn das árvores) e, por esse amor farei o que puder, se acaso, pela minha arte, o vosso sofrimento puder ser diminuído". Mas não disse a Galadriel que ele próprio tinha sido de Gondolin e um amigo de Enerdhil, embora em muitas coisas o amigo o suplantasse.
E assim fez para Galadriel a maior das suas obras - exceptuando apenas os três aneis. Essa jóia era mais súbtil e clara do que a de Enerdhill e a sua luz tinha menos poder, pois a de Enerdhill era iluminada pelo Sol ainda na sua juventude e a de Celebrimbor, quando foi feita, já o Sol tinha "enegrecido" com a sombra de Morgoth(...)

Uma outra Versão ainda é muito parecida com essa, apenas Exclui Enerdhil (Que aliás, me corrijam se estiver errado, não aparece mais em lugar algum) e Galadriel, ao receber Nenya, o Anel Branco, deu a Elessa à Celebrian, que por sua vez passou-a a Arwen, que pediu a Galadriel que a entregasse a Aragorn.

Dei esta pedra a minha filha, Celebrían, e ela à sua; e agora passa para as suas mãos, como penhor de esperança. Nesta hora assuma o nome que lhe foi destinado, Elessar, o Pedra Elfa da Casa de Elendil!


o que me intriga é como o nome de Aragorn está envolvido nessa história.
peço ajuda, já que vasculhei por muitos lugares e nada encontrei que me dissesse porque Aragorn foi destinado a ter e esse nome e receber essa pedra (exceto, é claro, isso que lhes mostrei)
 
Aragorn era chamado de Elessar, o Pedra-Elfo! Infelizmente não me lembro de ler o porquê, mas quando Galadriel o conheceu, com certeza compreendeu os desígnios do que lhe tinha sido dito!

;D
 
Foi predito que Aragorn subiria ao trono com o nome de Elessa, a pedra elfica.
E que esse nome seria escolhido pelo povo, como realmente ocorreu
 
muito obrigado amigos de Silmarillië, mas acho que me expressei mal.

Foi predito que Aragorn subiria ao trono com o nome de Elessa, a pedra elfica.
E que esse nome seria escolhido pelo povo, como realmente ocorreu

já imaginava isso, mas foi predito por quem?
ou onde isso está escrito?
 
foi predito no dia em que Arathorn deu a seu filho o nome de Aragorn por Ivorwen, mãe de Gilraen e avó de Aragorn, sobre o nome ela disse: "Valor Real" (pois assim esse nome é interpretado) "esse ele deverá possuir, mas vejo em seu peito uma pedra verde, e dela seu verdadeiro nome e fama virão, pois ele será um renovador e um curador"-The History of Middle-earth, vol. XII, The People of Middle-earth:Foreword, p.xii

Como a Elessar tinha o poder de renovar as coisas e ainda lembrando que ela pertenceu à Eärendil, ancestral da familia a qual Aragorn pertence, fica subentendido que Ivorwen se referia à ela, à elessar quando fala na pedra verde de sua visão.
 
Última edição:
Nossa! mais um detalhe para eu anotar, eu nunca imaginei q o nome do rei Aragorn teria esse significado todo! Valeu hein pessoal!!!
 
Uma dúvida: o suposto poder de cura de Aragorn (demonstrado nas casas de cura após a batalha do Pellenor) seria atribuído ao fato de ele ser rei (como aquela mulher das casas de cura disse) ou ao fato de ele ter a Elessar (e admitindo que esta era a pedra original)?
 
Ao fato de ser rei.

A Curandeira de que não me lembro o nome disse:
"As mãos de um rei são as mãos que curam"

este era um ditado popular em Gondor, segundo ela =D

Mas creio que Aragorn tinha esse poder de cura por nenhum desses motivos, mas sim por ter sido um andarilho por muito tempo e por sabe ministrar ervas que podem parecer comuns aos olhos do resto da população.
 
Ioreth, penso ser o nome dela!

Acho que ele tinha aliado à capacidade curativa digna de um caminhante, o "poder" élfico (se é que ainda restava algum) que corria no sangue dos grandes de Númenor! Além disso, como dizia o ditado, o Rei tinha mãos que curavam e creio que isso é realmente referente ao sangue élfico dos reis de Númenor!

A Elessar talvez fosse uma ajuda, mas não tinha o papel principal!

;D
 
acho que o fato de ele ser um andarilho teria ajudado sim, a saber a erva certa para usar, mas acho que nenhum outro Guardião seria capaz de curar Éowin, Faramir e Merry como Aragorn foi capaz.
As mãos de um rei são mãos que curam.
Aragorn tinha um poder próprio.
já a Elessar, nõ acredito que tivesse muito poder de cura física, mas psicologica.
diz-se que ela fazia as coisas ficarem belas,e talvez esse poder tenha ajudado nas casas de cura..

mas convenhamos, Aragorn foi andarilho, e ele é o herdeiro, e a ele pertencia a Elessar.
só ele mesmo, teria o poder para curar, de onde quer que venha esse poder.
 
Se a Elessar do Aragorn era a mesma feita por Enerdhil, não há como negar sua capacidade de cura, basta ler no Contos Inacabados a história da Elessar para ver que ela não era uma simples ajuda.

Sobre a questão do Aragorn, dêem uma olhada neste tópico, onde é discutida a questão da capacidade subcriativa. O post abaixo é onde começa a ser discutida a capacidade de cura do Aragorn (mas é bom conferir se não tem nenhum antes):

Poder subcriativo é algo que não está muito claro pra mim ainda. Acho que faz bastante sentido o que o Minduim disse (no post do Haran) sobre o homem não possuir esse poder de subcriatividade, considerando que esse poder está ligado com a essência de Arda e os homens não pertencem a ela. Mas se for assim o poder de cura do Aragorn tem que ser explicado de outra forma.

Queria saber se tem alguma informação se esse poder subcriativo é finito? Ele pode acabar? Como por exemplo, Sauron não podia mais ter uma forma física bela, isso está ligado a "quantidade" de poder subcriativo gasto?
 
Última edição:
Eu não vejo poder nenhum ai. Conhecimento puro.

não acho que seria só conhecimento.
o mestre das casas de cura mesmo, diz que a planta Athelas não tem nenhum poder de cura, e que apenas exala um cheiro bom quando se amassa e ferve.
e foi exatamente o que Aragorn fez, amassou e ferveu as folhas da planta, e com o seu poder (e talvez, algum poder da Elessar) conseguiu reanimar Éowin, Faramir e Merry.
 
O mestre da casa de curas não viajou pela Terra Média por sei lá quantos anos.

não mesmo, mas ele também é um conhecedor das ervas de cura.

e Aragorn fez exatamente a mesma coisa que, segundo o mestre, apenas causaria um "cheiro agradável".

o "apelido" de Folha-do-Rei, não é por acaso. Só o Rei, creio eu, conseguiria liberar o poder de cura daquela erva. Nisso vemos o poder de Númenor presente em Aragorn, herdeiro do trono de Gondor.
 
As hióteses são as seguintes, na minha opinião:

1) A Elessar de Aragorn é uma réplica da de Enerdhil, sem poder algum. Neste caso, as curas ministradas por Aragorn seriam fruto de seu conhecimento de ervas ou de um poder oculto dele (ou a soma dos dois);

2) A Elessar de Aragorn é a mesma de Enerdhil e, por isso, dotada de poder de cura. Nesta hipótese, é óbvio que Aragorn a usaria para curar os enfermos, ainda que com o auxílio de de seu conhecimento de ervas medicinais ou um eventual poder mágico (ou a soma dos dois).

Na segunda hipótese, seria muito esquisito se Aragorn tivesse a Elessar original e não a usasse para a cura, valendo-se apenas de outros meios. Pela descrição de Tolkien da ocasião em que Aragorn curou os doentes, eu não me lembro de a Elessar te sido mencionada em momento algum (o que seria estranho se ela de fato tivesse poderes de cura). Portanto, o que me parece mais plausível é a hipótese de a Elessar do Aragorn ser uma réplica sem poder e ele se valer de uma combinação de poderes inatos e conhecimento de ervas medicinais para curar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo